The 100Buck Amp - HB-1 Amp

Started by kem, 01 de April de 2012, as 17:12:53

Previous topic - Next topic

Ftom

Guest
Pessoal, desculpa a sumida, nao deu pra mexer no amp até ontem.
Quando fui ligar, os estalos sumiram.. nao sei como. Até confirmei se a cerca elétrica estava ligada _
O relógio, normalmente toco sem sim.

Bom, agora só ficou o barulho tipo de "transformador de rua". Gravei um audio pra identificar, mas nao consegui anexar aqui, se alguem souber como.. mas acho que é o chamado "HISS", achei esse video no youtube com o barulho parecido

http://www.youtube.com/watch?v=tyeeePZXsH0

kem

DIY Freak
Ftom, o cara mostra um monte de ruidos no ampli dele.
Sugestões.
-Aterre o negativo do falante
-Inverta o fio do primario do transformador de saida (teste com o ampli no volume maximo dos 2 jeitos e veja qual da menos ruido)
-Deixe os fios internos o mais curto possivel
-Faça um ponto central de terra no ampli e ligue todos os terras do circuito a ele
I don't want to die young...
I want to diode!

Ftom

Guest
Kem,
Verdade, o cara mostrou de modos diferentes. Vou tentar upar o meu em algum lugar. O youtube nao aceitou audio, vou ver se faço video e coloco lá em ultima hipotese. Enquanto isso:

- O chassi está aterrado, e o negativo do J10 de saída está para o chassi.
- Ja inverti o primário uma vez. Mas como eu estava preocupado com o outro ruido, nao percebi esse. Vou testar de novo, já que não soldei.
- Pela foto, da pra ver que os fios dos transformadores estão sobrando mesmo. Eu deixei de propósito, para caso tudo estivesse perdido _ e meu layout fosse condenado, como válvula muito perto de transformador e coisa e tal, eu jogava tudo fora e começava de novo. Mas ninguem comentou sobre isso hehe entao vou reduzir esses fios hoje.
- Isso seria para prevenir "ground loop" né? Tem como identificar se é isso de alguma maneira? Porque mudar todos os terras vai ser complicado, principalmente porque alguns são parafusos de fixação das pontes..

kem

DIY Freak
Faça o seguinte.
- Conecte os 3 terras do pedaço maior de barra de terminais com fio, e de um deles você liga um fio ao terra comum.
- Conecte o terra do jack de entrada, de VR1 e VR3 com fio e de um desses pontos sai um outro fio para o terra em comum. C7 você pode ligar ao pino 3 de VR3 (assim C7 não fica dependurado - mas cuidado com curtos).
- Por fim, ligue o terra da barra menor de terminais, terra do falante e pino 6 da EF184 a esse terra comum também.
São 5 fios ligados a esse terra central.
Eu fiz dessa forma, e ta zero de ruido.
I want to diode!

Ftom

Guest
Mas Kem, tem um problema aí.. acho que pra dar certo eu teria que ter usado um chassis de plastico, não? como é de metal, ele dá contato nos parafusos.. no caso, o J10 de entrada e os parafusos de fixação das pontes estão aterrando os contatos no chassi.. só se houvesse como isolar esses contados, mas nao sei como isolar.. existe parafuso/porca/arruela de plastico? ou algum material isolante?

kem

DIY Freak
Não tem problema que o parafuso esteja em contato com o chassis, mas esse não deve ser o unico caminho pro terra.
I want to diode!

Ftom

Guest
mas.. justamente, o "ground loop" nao acontece quando tem mais de um caminho para o terra?

kem

DIY Freak
Quote from: Ftom on 18 de July de 2012, as 17:32:51
mas.. justamente, o "ground loop" nao acontece quando tem mais de um caminho para o terra?
Ground loop é um assunto meio nebuloso... Não existe 100% de consenso.
Mas uma coisa que é sabida é que usar o chassis como condutor do terra é uma má ideia.
Você tem que criar um caminho mais curto...
I want to diode!

Ftom

Guest
Entendi. Vou fazer assim então, vou juntar todos os terra num ponto só, inclusive dos J10, que nao tinha nem fio no negativo, eu estava fazendo pela carcaça. Ja digo o resultado.

kem

DIY Freak
Ftom, novidades?
Pra quem intenção de montar o 100Buck, o Eduardo ja tem novamente a 25L6 na Altana.
I want to diode!

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Pessoal

Sobre as 25L6, o lote que a Altana Tubes adquiriu ainda está em faze de testes, mas já tem peças a venda.
Deixei minha secretária encarregada dos testes e ela percebeu que o lote não é homogêneo. Apesar de totas as peças serem da G&E, existem vários tipos diferentes misturados e que dão resultados ligeiramente diferentes.

Quem for pesquisar no site vai encontrar o tipo comum, equivalente ao que o Kem usou no protótipo original, e um outro que classifiquei como Extra Silent. Este segundo tipo apresenta um isolamento melhor entre o filamento e o catodo, o que diminui o nível de ruído da saída.

Para o 100buck essa característica não faz a menor diferença, já que os filamentos são alimentados por corrente contínua. Mas para os colecionadores de rádios esta característica é muito desejável.

Ainda vou incluir outros subtipos deste lote, como o topo limpo e a placa rugosa, mas quero deixar claro que a 25L6 de R$16,00 ainda é a peça de escolha para o 100buck.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

brunosousa

*
Iniciante
Galera estou montando o 100buck amp e já tá em processo de finalização. Já instalei todos os componentes na caixa, transformadores, soquetes, as pontes estao com os capacitores e resistores e diodos. Está faltando apenas ligar a fiaçao e alguns capacitores entre os soquetes e os pots. O problema é que estou sem furadeira para furar a caixa e fixar as pontes de terminais.

Pergunta 1: posso fixar a Ponte de terminais nos parafusos de fixação dos transformadores, que já estão instalados, fazendo star ground neles?

Pergunta 2: ainda não sei fazer as ligações de energia entre os conectores tripolar, chave HH (110/220), portafusível e interruptor com led. Alguém tem isso em material?

Pergunta 3: Eita ainda não sei fazer as ligações. Os filamentos são os heaters do datasheet? Os fios deles devem ser trançados? E os de sinal são o cátodo e ânodo? Devem ser blindados? Desculpem a ignorância, to começando agora...

Abraço

Eduardo

Hand MasterMind
Quote from: brunosousa on 21 de August de 2012, as 15:03:42
Pergunta 1: posso fixar a Ponte de terminais nos parafusos de fixação dos transformadores, que já estão instalados, fazendo star ground neles?

Pode. Eu faço isso sempre.

Pergunta 2: ainda não sei fazer as ligações de energia entre os conectores tripolar, chave HH (110/220), portafusível e interruptor com led. Alguém tem isso em material?

O conector tripolar não tem segredo. O ponto central é o terra e os outros são de força. Sobre a chave 127/220, procure com atenção aqui no fórum que isso já foi mostrado muitas vezes.

Pergunta 3: Eita ainda não sei fazer as ligações. Os filamentos são os heaters do datasheet? Os fios deles devem ser trançados? E os de sinal são o cátodo e ânodo? Devem ser blindados?

Sim, os fios de filamento precisam ser trançados. "Heater" é o termo em inglês para designar o filamento das válvulas. Você precisa usar fio blindado onde houver sinais de pequena intensidade em linhas de alta impedância, ou seja, ligações a grade. Anodo e catodo não precisam de fio blindado na maioria dos casos.

Abraços

Eduardo

kem

DIY Freak
Eduardo... no 100Buck a alimentação dos filamentos é DC...

Bruno... certifique-se de que o lugar onde você for fazer o star ground tenha um bom contato com o chassis. As vezes é necessario raspar a tinta do chassis no lugar ou mesmo fazer uma solda.
I want to diode!

Eduardo

Hand MasterMind
Quote from: Eduardo on 22 de August de 2012, as 07:08:06
Quote from: brunosousa on 21 de August de 2012, as 15:03:42
Os filamentos são os heaters do datasheet? 
Sim, os fios de filamento precisam ser trançados.
Quote from: kem on 23 de August de 2012, as 03:52:46
Eduardo... no 100Buck a alimentação dos filamentos é DC...
Certo, neste caso não faz diferença, mas é bom criar o costume de trançar.

Outra coisa importante de ser dita, que não ficou explicito até agora, é que os filamentos ficam flutuantes em relação ao aterramento. Isso quer dizer que não se deve aterrar o circuito de filamento ou haverá um curto no transformador.