Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 06:29:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 91   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: The 100Buck Amp - HB-1 Amp  (Lida 572859 vezes)
Ftom
Visitante
« Responder #105 : 16 de Julho de 2012, as 20:30:53 »

Pessoal, desculpa a sumida, nao deu pra mexer no amp até ontem.
Quando fui ligar, os estalos sumiram.. nao sei como. Até confirmei se a cerca elétrica estava ligada _
O relógio, normalmente toco sem sim.

Bom, agora só ficou o barulho tipo de "transformador de rua". Gravei um audio pra identificar, mas nao consegui anexar aqui, se alguem souber como.. mas acho que é o chamado "HISS", achei esse video no youtube com o barulho parecido

http://www.youtube.com/watch?v=tyeeePZXsH0

Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #106 : 17 de Julho de 2012, as 11:50:09 »

Ftom, o cara mostra um monte de ruidos no ampli dele.
Sugestões.
-Aterre o negativo do falante
-Inverta o fio do primario do transformador de saida (teste com o ampli no volume maximo dos 2 jeitos e veja qual da menos ruido)
-Deixe os fios internos o mais curto possivel
-Faça um ponto central de terra no ampli e ligue todos os terras do circuito a ele
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ftom
Visitante
« Responder #107 : 17 de Julho de 2012, as 17:43:34 »

Kem,
Verdade, o cara mostrou de modos diferentes. Vou tentar upar o meu em algum lugar. O youtube nao aceitou audio, vou ver se faço video e coloco lá em ultima hipotese. Enquanto isso:

- O chassi está aterrado, e o negativo do J10 de saída está para o chassi.
- Ja inverti o primário uma vez. Mas como eu estava preocupado com o outro ruido, nao percebi esse. Vou testar de novo, já que não soldei.
- Pela foto, da pra ver que os fios dos transformadores estão sobrando mesmo. Eu deixei de propósito, para caso tudo estivesse perdido _ e meu layout fosse condenado, como válvula muito perto de transformador e coisa e tal, eu jogava tudo fora e começava de novo. Mas ninguem comentou sobre isso hehe entao vou reduzir esses fios hoje.
- Isso seria para prevenir "ground loop" né? Tem como identificar se é isso de alguma maneira? Porque mudar todos os terras vai ser complicado, principalmente porque alguns são parafusos de fixação das pontes..
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #108 : 17 de Julho de 2012, as 18:08:08 »

Faça o seguinte.
- Conecte os 3 terras do pedaço maior de barra de terminais com fio, e de um deles você liga um fio ao terra comum.
- Conecte o terra do jack de entrada, de VR1 e VR3 com fio e de um desses pontos sai um outro fio para o terra em comum. C7 você pode ligar ao pino 3 de VR3 (assim C7 não fica dependurado - mas cuidado com curtos).
- Por fim, ligue o terra da barra menor de terminais, terra do falante e pino 6 da EF184 a esse terra comum também.
São 5 fios ligados a esse terra central.
Eu fiz dessa forma, e ta zero de ruido.
« Última modificação: 17 de Julho de 2012, as 18:17:45 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ftom
Visitante
« Responder #109 : 18 de Julho de 2012, as 14:25:28 »

Mas Kem, tem um problema aí.. acho que pra dar certo eu teria que ter usado um chassis de plastico, não? como é de metal, ele dá contato nos parafusos.. no caso, o J10 de entrada e os parafusos de fixação das pontes estão aterrando os contatos no chassi.. só se houvesse como isolar esses contados, mas nao sei como isolar.. existe parafuso/porca/arruela de plastico? ou algum material isolante?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #110 : 18 de Julho de 2012, as 14:53:56 »

Não tem problema que o parafuso esteja em contato com o chassis, mas esse não deve ser o unico caminho pro terra.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ftom
Visitante
« Responder #111 : 18 de Julho de 2012, as 17:32:51 »

mas.. justamente, o "ground loop" nao acontece quando tem mais de um caminho para o terra?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #112 : 18 de Julho de 2012, as 22:01:20 »

mas.. justamente, o "ground loop" nao acontece quando tem mais de um caminho para o terra?
Ground loop é um assunto meio nebuloso... Não existe 100% de consenso.
Mas uma coisa que é sabida é que usar o chassis como condutor do terra é uma má ideia.
Você tem que criar um caminho mais curto...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ftom
Visitante
« Responder #113 : 18 de Julho de 2012, as 22:36:01 »

Entendi. Vou fazer assim então, vou juntar todos os terra num ponto só, inclusive dos J10, que nao tinha nem fio no negativo, eu estava fazendo pela carcaça. Ja digo o resultado.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #114 : 02 de Agosto de 2012, as 11:11:10 »

Ftom, novidades?
Pra quem intenção de montar o 100Buck, o Eduardo ja tem novamente a 25L6 na Altana.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #115 : 08 de Agosto de 2012, as 12:58:16 »

Oi Pessoal

Sobre as 25L6, o lote que a Altana Tubes adquiriu ainda está em faze de testes, mas já tem peças a venda.
Deixei minha secretária encarregada dos testes e ela percebeu que o lote não é homogêneo. Apesar de totas as peças serem da G&E, existem vários tipos diferentes misturados e que dão resultados ligeiramente diferentes.

Quem for pesquisar no site vai encontrar o tipo comum, equivalente ao que o Kem usou no protótipo original, e um outro que classifiquei como Extra Silent. Este segundo tipo apresenta um isolamento melhor entre o filamento e o catodo, o que diminui o nível de ruído da saída.

Para o 100buck essa característica não faz a menor diferença, já que os filamentos são alimentados por corrente contínua. Mas para os colecionadores de rádios esta característica é muito desejável.

Ainda vou incluir outros subtipos deste lote, como o topo limpo e a placa rugosa, mas quero deixar claro que a 25L6 de R$16,00 ainda é a peça de escolha para o 100buck.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 08 de Agosto de 2012, as 14:38:17 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
brunosousa
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 172

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 25



« Responder #116 : 21 de Agosto de 2012, as 15:03:42 »

Galera estou montando o 100buck amp e já tá em processo de finalização. Já instalei todos os componentes na caixa, transformadores, soquetes, as pontes estao com os capacitores e resistores e diodos. Está faltando apenas ligar a fiaçao e alguns capacitores entre os soquetes e os pots. O problema é que estou sem furadeira para furar a caixa e fixar as pontes de terminais.

Pergunta 1: posso fixar a Ponte de terminais nos parafusos de fixação dos transformadores, que já estão instalados, fazendo star ground neles?

Pergunta 2: ainda não sei fazer as ligações de energia entre os conectores tripolar, chave HH (110/220), portafusível e interruptor com led. Alguém tem isso em material?

Pergunta 3: Eita ainda não sei fazer as ligações. Os filamentos são os heaters do datasheet? Os fios deles devem ser trançados? E os de sinal são o cátodo e ânodo? Devem ser blindados? Desculpem a ignorância, to começando agora...

Abraço
« Última modificação: 21 de Agosto de 2012, as 20:36:47 por brunosousa » Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #117 : 22 de Agosto de 2012, as 07:08:06 »

Pergunta 1: posso fixar a Ponte de terminais nos parafusos de fixação dos transformadores, que já estão instalados, fazendo star ground neles?

Pode. Eu faço isso sempre.

Citar
Pergunta 2: ainda não sei fazer as ligações de energia entre os conectores tripolar, chave HH (110/220), portafusível e interruptor com led. Alguém tem isso em material?

O conector tripolar não tem segredo. O ponto central é o terra e os outros são de força. Sobre a chave 127/220, procure com atenção aqui no fórum que isso já foi mostrado muitas vezes.

Citar
Pergunta 3: Eita ainda não sei fazer as ligações. Os filamentos são os heaters do datasheet? Os fios deles devem ser trançados? E os de sinal são o cátodo e ânodo? Devem ser blindados?

Sim, os fios de filamento precisam ser trançados. "Heater" é o termo em inglês para designar o filamento das válvulas. Você precisa usar fio blindado onde houver sinais de pequena intensidade em linhas de alta impedância, ou seja, ligações a grade. Anodo e catodo não precisam de fio blindado na maioria dos casos.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #118 : 23 de Agosto de 2012, as 03:52:46 »

Eduardo... no 100Buck a alimentação dos filamentos é DC...

Bruno... certifique-se de que o lugar onde você for fazer o star ground tenha um bom contato com o chassis. As vezes é necessario raspar a tinta do chassis no lugar ou mesmo fazer uma solda.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #119 : 23 de Agosto de 2012, as 08:20:03 »

Os filamentos são os heaters do datasheet? 
Sim, os fios de filamento precisam ser trançados.
Eduardo... no 100Buck a alimentação dos filamentos é DC...
Certo, neste caso não faz diferença, mas é bom criar o costume de trançar.

Outra coisa importante de ser dita, que não ficou explicito até agora, é que os filamentos ficam flutuantes em relação ao aterramento. Isso quer dizer que não se deve aterrar o circuito de filamento ou haverá um curto no transformador.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2012, as 08:21:59 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 91   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal