The 100Buck Amp - HB-1 Amp

Started by kem, 01 de April de 2012, as 17:12:53

Previous topic - Next topic

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Eu também já ia trançar os fios do filamento, eu recebi tantas versões desse esquema, que achava que era AC. Só vi que na versão "d"  (25L6-002d) já tem a retificação, mas nas versões "b" e "c" ainda eram AC.  ha ha ha
A última é a "d" ?
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

kem

DIY Freak
Quote from: xformer on 23 de August de 2012, as 08:50:25
Eu também já ia trançar os fios do filamento, eu recebi tantas versões desse esquema, que achava que era AC. Só vi que na versão "d"  (25L6-002d) já tem a retificação, mas nas versões "b" e "c" ainda eram AC.  ha ha ha
A última é a "d" ?
xformer... você viu as previas... hehehe
Não lembro o nome do arquivo .gif, mas o esquema final ta no PDF na primeira pagina aqui...
Mas trançar não vai fazer mal nenhum...

Quote from: Eduardo on 23 de August de 2012, as 08:20:03
Outra coisa importante de ser dita, que não ficou explicito até agora, é que os filamentos ficam flutuantes em relação ao aterramento. Isso quer dizer que não se deve aterrar o circuito de filamento ou haverá um curto no transformador.
Exato... a alimentação dos filamentos não tem referncia ao terra do HT... se ligar junto, alguma coisa vai pipocar...  :D
I don't want to die young...
I want to diode!

brunosousa

*
Iniciante
Olá amigos Handmakers...

É com grande orgulho e felicidade que venho informar que o meu primeiro valvulado funciona e muito bem!!!
Funcionou quase de primeira não fosse eu ter esquecido de ligar o terra do conector tripolar ao terra comum, tinha ligado apenas ao terra do jack de saída. Som lindo, e bem mais alto do que imaginei.

Apenas se ouve um HUM grave com o ganho no máximo mas não muito alto, mas acho que isso é normal, me corrijam se estiver errado.

Enfim gostaria de agradecer enormemente a:

Ricardo J. de Paula - Kem
Eduardo Foltran
Alexandre Simionovski

...pela ajuda científica, técnica e também fornecimento de componentes. E também a todos os outros membros que de certa forma participaram, pois li muitos outros tópicos para me instrumentar.

Obrigado

PS: em breve fotos e vídeo.

kem

DIY Freak
Bruno... parabéns pelo ampli.
Começo a entender o orgulho que o HGamal diz sentir cada vez que ve um projeto seu ser montado...
Fico aguardando fotos e videos...

Quote from: brunosousa on 23 de August de 2012, as 15:07:37
...

Kem
Eduardo Foltran
Alexandre Simionovski...
Mas poxa... só eu não mereci meu nome real?  :-[
Tem no esquema do PDF...  ;D

I want to diode!

brunosousa

*
Iniciante
Mas poxa... só eu não mereci meu nome real?  :-[
Tem no esquema do PDF...  ;D

[/quote]Desculpa Kem, que heresia!!! o grande mestre desenvolvedor do projeto, como pude esquecer????
Mas sem demagogia, você merece muitos elogios, pois seu projeto é perfeito! Gostei do timbre, da equalização, tem presença de graves e agudos bem definidos....simplesmente excelente! (aplaus2)

Eu :  (guitar_player
Meus vizinhos :  )>|

:tup

ZAS

**
Freqüente
Um ao outro ajudou.
brunosousa, faz as fotos e o vídeo! A gente fica com inveja, incomoda o kem Ricardo, Eduardo e o Alexandre, mas se anima a montar logo o 'The 100Buck Amp'.
Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.

bossman

Administrator
DIY Freak
Ricardo será que vai rolar um 1000Buck's amp??  >d
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!

Ricardo J. de Paula - Kem
Eduardo Foltran
Alexandre Simionovski

Parabéns por sua montagem! Sei o quanto é gostoso usar um amplificador que se fez sozinho! Só não acho que minha participação tenha sido digna de nota. Você fez tudo sozinho!

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

hgamal

Hand MasterMind
Funcionou quase de primeira não fosse eu ter esquecido de ligar ...

A frase muda de dono, mas é sempre a mesma... Mas parabéns!

Quote from: kem on 23 de August de 2012, as 21:27:39
Começo a entender o orgulho que o HGamal diz sentir cada vez que ve um projeto seu ser montado...

Sinto orgulho quando os projetos são dos amigos também...

(será que você me considera um amigo?!??)
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

kem

DIY Freak
Quote from: ZAS on 23 de August de 2012, as 22:08:08
...incomoda o kem Ricardo, Eduardo e o Alexandre, mas se anima a montar logo o 'The 100Buck Amp'.
A mim não incomoda nem um pouco... To aqui aprendendo com todos vocês...

Quote from: bossman on 23 de August de 2012, as 22:47:21
Ricardo será que vai rolar um 1000Buck's amp??  >d
Po bossman... com orçamento de R$1000,00 fica facil demais...  :D
Logo depois que eu terminei o 100Buck me veio na cabeça a ideia de fazer algo parecido com ele, mas usando a 50L6 e uma 12AX7. transformador de 60+60V, dobrador... da pra tirar uns 4W...
O layout muda muito pouco do 100Buck. Ia ficar quase um P1, mas bem mais barato.
Eu queria poder usar uma 6BQ7A no lugar da 12AX7, mas a corrente do filamento não bate... Quem sabe uma 12AU6 pra não perder muito a caracteristica do projeto...

Quote from: hgamal on 24 de August de 2012, as 11:50:04
Quote from: kem on 23 de August de 2012, as 21:27:39

Sinto orgulho quando os projetos são dos amigos também...

(será que você me considera um amigo?!??)
Opa... você e muita gente aqui que tem me ajudado demais...

I want to diode!

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: kem on 24 de August de 2012, as 12:17:27
Po bossman... com orçamento de R$1000,00 fica facil demais...  :D
Logo depois que eu terminei o 100Buck me veio na cabeça a ideia de fazer algo parecido com ele, mas usando a 50L6 e uma 12AX7. transformador de 60+60V, dobrador... da pra tirar uns 4W...
O layout muda muito pouco do 100Buck. Ia ficar quase um P1, mas bem mais barato.
Eu queria poder usar uma 6BQ7A no lugar da 12AX7, mas a corrente do filamento não bate... Quem sabe uma 12AU6 pra não perder muito a caracteristica do projeto...

Isso! Vamos tentar usar válvulas desconhecidas e mais baratas, hehehe. Mas gastar 1000 dilmas pra tirar 4w de som fica tenso  :D Acho que se consegue válvulas que possam render um pouco mais. Quem sabe umas 6DQ6, 6F6, KT120, PL/EL36, EL156 sei lá.... tem muitas.
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

kem

DIY Freak
hehehe
bossman, o custo desse de 4W que falei deve ficar uns R$50,00~R$80,00 a mais que o 100Buck...
A 50L6 na altana custa até menos que a 25L6... Vai ser o custo adicional nos transformadores (uns 15%) e o custo da 12AX7.
I want to diode!

brunosousa

*
Iniciante
Olá galera obrigado pelo incentivo! As fotos prometo em breve pois procurei a câmera da minha irmã aqui mas acho que ela se perdeu na bagunça dela.

Mas agorinha tava tocando e pude botar ele no talo pra testar, pois não pude fazer isso antes, porém quando o pot VR3 quando passa de 70% de giro (posição de 2 horas) o som fica instável! ele fica meio zuado, se der uma batida nas cordas o som fica variando de altura. Mas antes disso o som tá perfeito. Parece um fuzz com mal contato.

brunosousa

*
Iniciante
Quote from: brunosousa on 24 de August de 2012, as 18:08:34
Olá galera obrigado pelo incentivo! As fotos prometo em breve pois procurei a câmera da minha irmã aqui mas acho que ela se perdeu na bagunça dela.

Mas agorinha tava tocando e pude botar ele no talo pra testar, pois não pude fazer isso antes, porém quando o pot VR3 quando passa de 70% de giro (posição de 2 horas) o som fica instável! ele fica meio zuado, se der uma batida nas cordas o som fica variando de altura. Mas antes disso o som tá perfeito. Parece um fuzz com mal contato.
Notei que isso só acontece depois de 1 minuto com o amp ligado. Antes disso o som sai limpo com o pot topado.

Eita.... RF1 (33R) queimou! será que foi da primeira vez que liguei sem o terra? Terei que trocar e conferir as tensões não é? Melhor nem ligar mais o amp?

Tenho outros resistores de 33R aqui mas parece que são pequenos, os de 1W daqueles marronzinhos são mais quase do mesmo tamanho dos de 1/4W?

Coloquei essa foto para comparar os tamanhos.

Uploaded with ImageShack.us

brunosousa

*
Iniciante
Olá pessoal,

Comprei o RF1 de 3W e troquei o que estava queimado.

Fiz as mediçoes de dois jeitos:

Com a lâmpada serial ligada:
B1 = 117 V
B2 = 111 V
B3 = 116 V

Ligado direto a rede:
B1 = 147 V
B2 = 138 V
B3 = 146 V

Tensão da rede medida com meu multímetro: 238 V

Será que essa alteração de valores tem a ver com a rede?