Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 05:39:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: dúvida sobre corrente na fonte "nixie" com 555  (Lida 20909 vezes)
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #45 : 09 de Março de 2018, as 01:46:08 »

Tem aqueles de reator eletrônico também. Imagino que não sejam tão bons como os de núcleo E, e parecem ter um gap dentro do carretel, mas achei bem fácil desmontar aqui. A propósito, grande idéia a de pôr em banho maria. Obrigado aos envolvidos pela dica.


http://drive.google.com/file/d/1v1chcvPklOH8eL3oR9rYz9o_JzGvL0Dm/view?usp=sharing

 P.S.: Como faz pra imagem aparecer?
« Última modificação: 09 de Março de 2018, as 01:55:47 por Questão » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #46 : 09 de Março de 2018, as 02:46:09 »

P.S.: Como faz pra imagem aparecer?

Pelo visto você tem que clicar na própria imagem e copiar o link diretamente nela: ( https://lh3.googleusercontent.com/26mU5bhMrFNEfF6AwjLhCH7ddoeElRXf5l3tmznJhpPrrEAVmAy8WXFux8MBIPrj4ShSJwgo4DjO_tjmYKjd=w1366-h611 )



 Smiley
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #47 : 12 de Março de 2018, as 13:37:23 »

P.S.: Como faz pra imagem aparecer?

Abra o link que você postou, clique na imagem com o botão direito, depois clique em "copiar endereço da imagem", e cole entre os códigos de imagem, assim (sem os espaços, claro!):

[ img ] linkdaimagem [/ img ]

Ela vai aparecer assim:



Sempre faça pré-visualização das imagens postadas. se ficar grande demais pra página, coloque ela em "spoiler":

[ spoiler ] [ img ] linkdaimagem [/ img ] [/ spoiler ]

Vai ficar assim:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #48 : 12 de Março de 2018, as 14:02:51 »

Sempre faça pré-visualização das imagens postadas. se ficar grande demais pra página, coloque ela em "spoiler":

Tenho mais uma dica: há uma limitação de tamanho da imagem que o fórum aceita, se passar, ele automaticamente redimensiona o tamanho pra ficar no aceitável.  Mas você pode redimensionar manualmente a imagem, desde que saiba mais ou menos a proporção entre altura e largura em pixels.
No primeiro [ img]  basta definir a altura e largura em pixels, exemplo: [ img height=480 width=640].  Se a imagem original tiver 800x600 pixels, ela vai aparecer como 640x480 na mensagem.  
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #49 : 12 de Março de 2018, as 14:17:39 »

Eu tentei isso, mas ele parece gerar um link temporário quando você copia direto da imagem. Deixa pra lá, não tem importância.

Sobre o gap, ele deve servir para evitar saturação ou algo assim, mas na minha cabeça ele diminui a indutância que pode ser alcançada. Mas eu garoteei. Para tirar é só desmontar 2 e inverter as metades de núcleo entre eles.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #50 : 13 de Março de 2018, as 01:39:50 »

Sobre o gap, ele deve servir para evitar saturação ou algo assim, mas na minha cabeça ele diminui a indutância que pode ser alcançada.

Sim, exatamente isso. O entreferro reduz a indutância e aumenta o valor de corrente no qual a saturação inicia. De nada adianta ter um indutor de indutância alta, se a corrente máxima não atinge o valor de pico que o circuito exige.
« Última modificação: 13 de Março de 2018, as 01:57:39 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #51 : 18 de Março de 2018, as 18:59:25 »

Pessoal, apesar da correria nessa semana, acabei encontrando um indutor com núcleo  tipo carretel que acredito atender os requisitos do projeto(xconverter), 140uH.
Logo mais posto as dimensões do mesmo.
Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #52 : 19 de Março de 2018, as 16:57:02 »

Pessoal, apesar da correria nessa semana, acabei encontrando um indutor com núcleo  tipo carretel que acredito atender os requisitos do projeto(xconverter), 140uH.
Logo mais posto as dimensões do mesmo.

Sim Hauf, na verdade eu prefiro o núcleo em carretelzinho pra esse conversor (o que eu uso no meu). Mas esse núcleo é mais difícil de se encontrar em aparelhos e lâmpadas. O que eu uso, eu tive que comprar o núcleo pra enrolar o fio (na Líder).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #53 : 19 de Março de 2018, as 17:22:51 »

Xformer, falando em núcleo carretel, aqueles ferrites que eram usados em rádios de AM antigos não daria para se enrolar nele , eles tem quase 1cm de diâmetro, eu não montei nada parecido com o circuito do bilé nervoso.. mas vocês falando de núcleo carretel e me lembrei do ferrite de rádio AM. pode ser uma saída ?

At Daniel
« Última modificação: 19 de Março de 2018, as 17:26:50 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #54 : 19 de Março de 2018, as 17:33:13 »

Daniel, vale uma tentativa sim. Na verdade esses núcleos em bastão usados nos rádios AM faziam o papel de antena, com um fio muito fio enrolado em muitas espiras. O chato é que o bastão é um pouco comprido, mas se espaço do conversor não for problema. Mas no carretel é mais fácil enrolar várias camadas. No bastão já fica um pouco mais difícil, depois da primeira camada, na segunda, o fio começa a encavalar na camada de baixo.
Mas se tem o ferrite à mão, experimenta com o que tem. Melhor que nada.  
« Última modificação: 19 de Março de 2018, as 17:34:55 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #55 : 22 de Março de 2018, as 03:08:21 »

Prezados, me equivoquei quanto ao valor do indutor que mencionei anteriormente. Na verdade ele é de 125uH, um outro que é de 40uH, não sei que confusão foi essa Batendo Cabeça.
Encontrei outros do tipo carretel de 1.12mH e 2.12mH.
As medidas são; 2cm de altura com 1,5cm de espaço com enrolamento para o de 125uH; 1,5cm de altura com 1cm de espaço com enrolamento para os de 1.12uH e 2,12uH; e 2,5cm com 2cm de enrolamento para o de 40uH.
Me lembrei que tem um carretel de ferrite nas buzinas de alarme com tensão contínua, usadas em alguns tipos de alarme da Positron(abri um danificado por curiosidade e lá estava o indutor e uma enorme cápsula piezo), caso alguém tenha acesso a isso, creio que dê para usar.

-----
https://drive.google.com/file/d/1ZNQecqtPzrvlyswXF6sOyIFI9MV6xtCM/view?usp=drivesdk
https://drive.google.com/file/d/1EXnLrTUOq6TwquYeRqx7JBXRfieWy4J3/view?usp=drivesdk
https://drive.google.com/file/d/1IPgs4DoCeQ1Qw-pILNJKel5oCSI3o2tD/view?usp=drivesdk

-----
O de 125uF já está abaixo do valor do projeto, devo enrolar outro ou posso usar ele sem alterações?
« Última modificação: 22 de Março de 2018, as 18:51:18 por hauf » Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #56 : 22 de Março de 2018, as 03:28:05 »

hauf

A unidade para se medir indutâncias são Henrys: H, mH, uH, etc. Como você trocou as unidades, sua postagem ficou bem confusa.

 Smiley
Registrado
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #57 : 22 de Março de 2018, as 18:55:41 »

Editado Matec!
Desculpem pelo erro.
« Última modificação: 23 de Março de 2018, as 06:29:56 por hauf » Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #58 : 23 de Março de 2018, as 00:49:44 »

Editado Xformer!
Desculpem pelo erro.

Eu ?

Não vão servir, os valores dos indutores são valores mínimos pra se obter o resultado. Além disso precisa ter a bitola do fio adequada, por isso talvez seja melhor  reenrolar a bobina pra ter o valor certo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #59 : 23 de Março de 2018, as 06:29:12 »

Mais uma gafe! Preciso mesmo descansar! Li um nome e escrevi outro.
Irei sim fazer um enrolamento adequado. Obrigado Xformer.
Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal