Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 07:39:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ajuda com ajuste de bias (duovox 120g)  (Lida 36016 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 28 de Setembro de 2018, as 17:04:39 »

Finalmente tomei vergonha na cara e decidi finalizar os reparos do meu Duovox 120G. Agora, falta só ajustar o bias. Estou usando o método "transformer shunt" descrito aqui: http://www.duncanamps.com/technical/lvbias.html. Li sobre todos os cuidados necessários, por isso esperei por um dia que eu estivesse com bastante tempo e calma para fazer o ajuste.

Pois bem, ajustei o trimpot para a menor tensão negativa no pino 5 (cerca de -70V), coloquei as válvulas, esperei uns 5 minutos, tirei do standby. Medi a tensão de placa (inicialmente deu 480V Huh?) e a corrente de metade do primário do transformador de saída. Dividi a corrente por 2 (metade para cada válvula ligada a essa metade do primário), e calculei a dissipação, deu por volta de 10W.

A 6L6GC suporta até 30W de dissipação, sendo 21W considerado um bias quente, 18W um bias moderado e 15W um bias frio. O meu está quase congelando de tão frio Cheesy então fui mexer no trimpot. Ao girá-lo, a corrente foi aumentando, subi até cerca de 50mA, o que daria 25mA para cada válvula, e medi a tensão da placa para conferir novamente. A tensão diminuiu (não tenho o valor exato anotado), mantendo a potência em cerca de 10W. Testei vários ajustes do trimpot (sem chegar perto do máximo, claro), e a relação tensão de placa x corrente continua dando cerca de 10W de dissipação. Atualmente, está ajustado para 358V na placa e corrente de metade do primário em 59,58mA (29,79mA para cada válvula), dando uma dissipação de 10,7W para cada válvula.

Desliguei tudo, pois não quero correr o risco de fazer coisa errada, e resolvi vir perguntar aqui: o que estou fazendo de errado? Quero deixar o bias moderado (em torno de 18W), mas a potência dissipada insiste em permanecer em 10W.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 28 de Setembro de 2018, as 18:18:05 »

Marcao, só pra confirmar:

1 - Você não está tentando ajustar o amplificador com a lâmpada em série na entrada de força né ?

2 - Você leu no procedimento que precisa usar um multímetro bom (na página ele dá 3 opções de marca: Fluke, Fluke e Fluke) que tenha uma resistência muito mas muito baixa (<1ohm) no modo miliamperímetro.  Isso procede no seu caso ?  

Esse método de medir a corrente de placa faz com que quase toda a corrente tenha que passar pelo multímetro (miliamperímetro), desviando do enrolamento do primário do transformador de saída.  Se a resistência do amperímetro for alta, a corrente medida não vai ser a correta (vai passar uma parte da corrente pelo enrolamento e não vai ser medida).  Meça quanto é a resistência do fio de meio primário do transformador de saída e compare com a especificação do seu multímetro.

Outro ponto é que se a fonte de alta tensão estiver boa, a tensão na placa não deveria cair tanto assim e ficar mais ou menos estável, mesmo com o aumento do consumo de corrente, já que praticamente a placa estaria ligada quase que em curto com o B+ (exceto pela resistência do amperímetro em paralelo com o do enrolamento primário).  Nesse caso, a sua fonte pode não estar conseguindo fornecer a corrente necessária e derruba a alta tensão.  Você mexeu na fonte ?

Agora o curioso é que no esquema do Duovox 120G que o Matec forneceu uma vez numa coletânea de esquemas da Gianinni, tem 4 válvulas de saída e não duas como no seu.

 
« Última modificação: 28 de Setembro de 2018, as 18:23:23 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #2 : 28 de Setembro de 2018, as 19:22:06 »

1- sim, está com a lâmpada em série. Devo retirá-la?
2- não é um Fluke. Eu pesquisei outras páginas por informações sobre esse método, e elas não mencionam nada sobre o multímetro. Apenas essa página menciona, então achei ser uma certa "implicância" do autor. Não sei qual é a resistência interna do amperímetro.

A fonte foi mexida por uma empresa que revisou o amplificador antes de eu comprar. Entrei em contato, e me informaram que foram trocados os capacitores (de todo o circuito) e o transformador de força.

O meu Duovox tem 4 válvulas, mas mencionei duas considerando metade do primário (duas válvulas para cada metade).
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 28 de Setembro de 2018, as 19:43:29 »

Aaaaaahhh   Batendo Cabeça

Essa lâmpada série é uma praga. A coisa mais mal usada pelo pessoal. Ela só serve pra uma coisa: ligar o amplificador pra ver se não tem nada em curto no circuito dele.  Depois que se verifica que não tem curto é pra deixar de usá-la.  
Ninguém vai usar ou ajustar algo com a lâmpada em série.  Lógico que a tensão no B+ e na placa caem, pois se você aumenta a corrente consumida, aumenta a tensão que cai sobre a lâmpada, consequentemente, diminui a tensão que sobra para o amplificador e sua fonte. Nem precisa perguntar se é pra ligar e ajustar sem a lâmpada.

Sobre a resistência do amperímetro, sim, é gozação do Duncan. Mesmo um multímetro baratinho (o amarelinho) que eu tenho aqui tem resistência de 3 a 4 ohms na escala de 200mAdc.  Se comparar com uma resistência de 100 ohms que pode ter numa metade de primário, até que o erro vai ser pequeno.

No esquema do Duovox, duas das válvulas de saída tem um resistor de 100 ohms antes das placas, isso faz com que a corrente não seja dividida igualmente entre as duas de cada perna do primário (mas as válvulas provavelmente não serão iguais mesmo).

« Última modificação: 28 de Setembro de 2018, as 19:48:12 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #4 : 28 de Setembro de 2018, as 20:31:10 »

Hummmmm.

Esse Duovox 120G é daqueles que tem tensão de placa das 6L6 acima dos 700v. Pode ter sido mexido para que a tensão nas placa das 6L6 fique com 400V ou algo assim.

Se for isso, esses -70v do Bias vão deixar as 6L6 muito frias mesmo.

Foi feita uma modificação pela metade nesse amplificador.  Batendo Cabeça
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #5 : 28 de Setembro de 2018, as 20:51:38 »

Depois que se verifica que não tem curto é pra deixar de usá-la.
Ótimo saber! Já sei que não há curto, o que é uma boa notícia. Vou removê-la.

Sobre a resistência do amperímetro, sim, é gozação do Duncan.
Imaginei mesmo Cheesy

No esquema do Duovox, duas das válvulas de saída tem um resistor de 100 ohms antes das placas, isso faz com que a corrente não seja dividida igualmente entre as duas de cada perna do primário (mas as válvulas provavelmente não serão iguais mesmo).
Estava me questionando justamente sobre isso hoje de tarde. Vi os resistores no esquema, mas não os vi no amplificador. Não fiquei procurando muito, mas aparentemente eles foram removidos. Seria uma boa ideia adicioná-los? E as válvulas são casadas usando o tal do Apex, que não sei exatamente se é um método ou aparelho, então acredito que sejam o mais iguais possível.

Esse Duovox 120G é daqueles que tem tensão de placa das 6L6 acima dos 700v. Pode ter sido mexido para que a tensão nas placa das 6L6 fique com 400V ou algo assim.
Como foi trocado o transformador de força, acredito sim que as tensões tenham sido alteradas. Infelizmente não posso confirmar isso com exatidão, pois quem fez a manutenção nele foi o Jorge Luthier, relativamente conhecido e que já faleceu.

Se for isso, esses -70v do Bias vão deixar as 6L6 muito frias mesmo.
Os -70V foram medidos com o trimpot no mínimo. Devo medir com ele no máximo (sem as válvulas, claro. E sem a lâmpada em série)?

Foi feita uma modificação pela metade nesse amplificador.  Batendo Cabeça
Ou eu que estou fazendo as coisas incorretamente, o que acho mais provável Cheesy
« Última modificação: 28 de Setembro de 2018, as 20:53:17 por marcao_cfh » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #6 : 28 de Setembro de 2018, as 21:11:36 »

Citar
Citar
Foi feita uma modificação pela metade nesse amplificador.  Batendo Cabeça
Ou eu que estou fazendo as coisas incorretamente, o que acho mais provável  Cheesy
Não está não.

O pessoal tem mania de dizer que fez uma alteração nesses Gianninis, mas fazem tudo errado. Deixam o amplificador desregulado e com um quarto da potência.
Que adianta um amplificador enorme, pesado, com 4x 6L6, e que entrega menos de 40W?

 Toma na Cabeça
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #7 : 28 de Setembro de 2018, as 21:19:38 »

Que adianta um amplificador enorme, pesado, com 4x 6L6, e que entrega menos de 40W?

Menor consumo das válvulas  Cheesy (e um som ruim lógico...)
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #8 : 29 de Setembro de 2018, as 13:29:46 »

Com o trimpot no máximo (sem as válvulas, claro), a tensão de placa está em 257V e a tensão no pino 5 é de -38V. Isso imediatamente ao ligar o amplificador, pois percebi que esses valores mudam um pouquinho após um tempo. Mesmo esses valores deixam as 6L6 frias?

O que seria necessário para fazer a alteração correta?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #9 : 29 de Setembro de 2018, as 15:44:16 »

Rapaz! acho que seu transformador de força não está suprindo a quantidade de corrente necessária não. Se teve esses valores de tensão e corrente sem válvulas, imagine quando puser as válvulas  Huh?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #10 : 29 de Setembro de 2018, as 15:58:12 »

Os valores da primeira postagem são com as válvulas. Só esses últimos valores que são sem elas.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #11 : 29 de Setembro de 2018, as 17:06:45 »

Os valores da primeira postagem são com as válvulas. Só esses últimos valores que são sem elas.

Sim, estou usando esses últimos como referência ao escrever
« Última modificação: 30 de Setembro de 2018, as 21:27:28 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 29 de Setembro de 2018, as 18:12:28 »

Eu estou com o Bossman, acho que nada aí tem pé nem cabeça.
Se você antes tinha 480V com as válvulas e -70V na fonte negativa de bias (e olha que usando a lâmpada) e agora só tem 257V e -38V sem as válvulas (a fonte de bias nem carga tem, exceto o trimpot de ajuste e o resistor), pra onde foram os mais de 200V de diferença na placa ? A fonte de alta tensão sem carga (já que você mede o ponto de placa sem a válvula, praticamente tá medindo o B+) tem tensão menor do que com a válvula ?

E se conforme os relatos, a fonte original fornecia quase 800V para as 6L6 e com a subtituição do transformador de força foi feita com valores de tensão errada, e pelo que entendi o transformador de saída não foi trocado, então vai ficar tudo errado, pois a impedância do primário define a reta de carga e com valor de B+ muito menor, vai ficar errado.

Estou vendo muita confusão (nas medições, nos procedimentos, nas substituições das peças).  Ou está muito mal explicado.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
casacunha
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 759

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 63


page & stratocaster


« Responder #13 : 29 de Setembro de 2018, as 18:49:35 »

Detalhe bobo: Checou se o seletor de voltagem esta na posição correta? chavinha na posição 127 volts para uma rede de 127 volts?
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #14 : 29 de Setembro de 2018, as 18:51:50 »

Desculpe, foi erro meu. Fiz as medições com o amplificador em standby  Batendo Cabeça.

Sem as válvulas, sem a lâmpada, trimpot no máximo.
B1, B2 e B3: todos em aproximadamente 516V, oscilando alguns centésimos de volts
B4: 515V
Tensão de bias: aproximadamente -38V
Tensão de placa: 512,2V

Detalhe bobo: Checou se o seletor de voltagem esta na posição correta? chavinha na posição 127 volts para uma rede de 127 volts?
Está em 220V. Não sei se o transformador de força foi feito para 127V ou 110V, então na dúvida deixei em 220V mesmo e depois comparo as tensões.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2018, as 18:54:15 por marcao_cfh » Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal