Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 16:06:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Teste de placa em curto  (Lida 18297 vezes)
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #30 : 08 de Novembro de 2018, as 19:42:18 »

Aqui estão as fotos, não consegui hospedar, tentarei pelo link direto das imagens.

Blackstar HT Dual



Blackstar HT Metal

Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #31 : 08 de Novembro de 2018, as 19:44:30 »

Gente estou com o pedal aqui e aberto se precisarem de fotos de alguma parte eu já roubo o celular da minha mulher e mando Legal!
« Última modificação: 08 de Novembro de 2018, as 20:19:03 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #32 : 09 de Novembro de 2018, as 07:53:36 »

Então temos um mistério a desvendar ou a Blackstar faz mágica. Com 22Vdc só se os dois reguladores forem 7809 e 7909  pra alimentar os AOs. Com reguladores de 15V  precisaria ter pelo menos uma diferença de 34V entre os pontos de entrada dos reguladores. E pelas fotos que o Paulo postou da placa não tem nada que pareça mais um conversor de tensão.

A fonte usa dois retificadores de meia-onda, um para a meia-onda positiva e outro, para a meia-onda negativa, gerando duas tensões simétricas, +/- 22 V ( conforme esquema ). 22 V é suficiente para alimentar os reguladores de 15 V sem problemas.

Não é um "dobrador". O circuito é o mesmo, mas as tensões de saída são referenciadas no ponto médio, entre os dois capacitores de filtro. É diferente.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2018, as 07:57:03 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #33 : 09 de Novembro de 2018, as 10:04:52 »

Então temos um mistério a desvendar ou a Blackstar faz mágica. Com 22Vdc só se os dois reguladores forem 7809 e 7909  pra alimentar os AOs. Com reguladores de 15V  precisaria ter pelo menos uma diferença de 34V entre os pontos de entrada dos reguladores. E pelas fotos que o Paulo postou da placa não tem nada que pareça mais um conversor de tensão.

A fonte usa dois retificadores de meia-onda, um para a meia-onda positiva e outro, para a meia-onda negativa, gerando duas tensões simétricas, +/- 22 V ( conforme esquema ). 22 V é suficiente para alimentar os reguladores de 15 V sem problemas.

Não é um "dobrador". O circuito é o mesmo, mas as tensões de saída são referenciadas no ponto médio, entre os dois capacitores de filtro. É diferente.

A questão é que com 22V DC  nem se for dobrador ou 2 de meia onda ou o nome que quiser dar pro arranjo vai funcionar.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #34 : 09 de Novembro de 2018, as 12:32:49 »

Perdão ao nobre colega, mas quanto um regulador de 15 V precisa na entrada, para funcionar corretamente ?

Ah, sim, agora é que entendi. Estão falando de dois pedais diferentes. Sinal que o circuito da fonte do "metal" não é igual ao que foi mostrado antes.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2018, as 12:41:58 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #35 : 09 de Novembro de 2018, as 15:03:39 »

Hoje troquei o ic os reguladores ( os dois) um resistor queimado (22r) ao ligar continuou a ferver os diodos e o mosfet, vou atrás de uma fonte correta para efetuar teste. Quando senti que esquentou já desliguei.A luta continua companheiros. Guitarrista
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #36 : 09 de Novembro de 2018, as 16:05:43 »

Trocou o CI UC3843?
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #37 : 09 de Novembro de 2018, as 16:12:01 »

Hoje troquei o ic, e os reguladores ( os dois) e um resistor queimado (22r) ao ligar, continuou a ferver os diodos e o mosfet, vou atrás de uma fonte correta para efetuar teste. Quando senti que esquentou já desliguei.A luta continua companheiros.

Paulo, como você vai realizar testes com uma fonte novinha, se ainda não resolveu a etapa principal que é justamente a etapa onde se conecta a fonte externa?

É preciso identificar quais foram os componentes afetados da etapa da smps e trocar eles, só depois plugar uma fonte e ver como se comporta.

Com certeza tem diodo ou capacitor em curto nesse pedal, isso se o circuito integrado da smps não se danificou também, não adianta trocar um outro componente e ir testando.

Eu trocaria todos os componentes da smps.

Uma opção seria arranjar uma placa smps separada, ou montar uma, eliminar a trilha que alimenta com alta tensão no pedal e testar com a smps nova, assim você já evitaria muita dor de cabeça, isso levando em conta que outras partes do pedal não foram afetadas.

Plugar uma fonte novinha sem resolver a etapa danificada na smps do pedal, corre-se o risco de danificar mais o pedal e ainda danificar a fonte nova.


Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #38 : 09 de Novembro de 2018, as 16:19:57 »

isso se o circuito integrado da smps não se danificou também, não adianta trocar um outro componente e ir testando
Exatamente isso que venho insistindo desde que fiz a primeira postagem nesse tópico. Troque o CI da smps!
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #39 : 09 de Novembro de 2018, as 18:08:28 »

isso se o circuito integrado da smps não se danificou também, não adianta trocar um outro componente e ir testando
Exatamente isso que venho insistindo desde que fiz a primeira postagem nesse tópico. Troque o CI da smps!

 Cheesy verdade!
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #40 : 09 de Novembro de 2018, as 20:21:26 »

Eu troquei o ic uc 3843an( ja comprei 2 em caso problemas e soquetes para evitar soldar o i.c),toquei o mosfet irf 830, dois reguladores 7815 e 7915, um resistor de 22r que estava torrado.Estou tentando achar o resistor de numero r100( que não vejo em lugar nenhum na placa, ate dormi procurando),quando liguei para teste a primeira vez tem um Led amarelo ficou piscando e não esquentou não fez nada,desliguei a tomada fui fazer uns trabalhos quando voltei liguei novamente o Led ficou aceso e começou a esquentar novamente.Eu medi as saídas dos reguladores mas somente a 15+ deu resultado.Na minha cabeça seguindo o que já foi postado ate agora a alimentação correta para testes tem de ser a indicada afinal essa e de notebook esta abaixo da indicada e esse comentário sobre alimentar 15+ 15- me confundiu a cabeça.A luta continua companheiros Guitarrista.

-----
trocar tudo acho meio radical.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2018, as 20:25:58 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #41 : 10 de Novembro de 2018, as 03:46:31 »

Eu troquei o ic uc 3843an ( já comprei 2 em caso problemas e soquetes para evitar soldar o i.c), troquei o mosfet irf 830, dois reguladores 7815 e 7915, um resistor de 22r que estava torrado.

Estou tentando achar o resistor de numero r100 ( que não vejo em lugar nenhum na placa, ate dormi procurando), quando liguei para teste a primeira vez, tem um Led amarelo, ficou piscando e não esquentou, não fez nada, desliguei a tomada fui fazer uns trabalhos quando voltei liguei novamente, o Led ficou aceso e começou a esquentar novamente.

Eu medi as saídas dos reguladores, mas somente a 15+ deu resultado. Na minha cabeça seguindo o que já foi postado ate agora, a alimentação correta para testes tem de ser a indicada, afinal essa é de notebook, está abaixo da indicada e esse comentário sobre alimentar 15+ 15- me confundiu a cabeça.

A luta continua companheiros Guitarrista.

-----
trocar tudo acho meio radical.

Paulo, de acordo com o esquema o resistor R100 é um resistor de 150R que está conectado ao R1000, indutor, C94, C95, achando um resistor de 150R, é so ir verificado com um multímetro se ele se conecta nas peças citadas, ele deveria estar logo na entrada da fonte, lembrando que as vezes o nome das peças pode estar um pouco diferente no esquema e na placa, veja se o resistor R1001 é de 150R, ele está logo acima de R107 e R110 na placa.

Então, não pode trocar uma ou outra peça e ligar para testar sem ter a certeza de que não existe nenhuma peça a mais danificada, senão vira um ciclo vicioso de defeitos, se somente o +15 deu resultado, existe mais coisa com defeito.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #42 : 10 de Novembro de 2018, as 08:14:28 »

Mallermb estou procurando e não encontro esse r100 nem por simpatia ou reza braba,não sei se eu estou errado ou tem algo de muito diferente nesse esquema pois comecei a ver um a um resistor e no caso de alguns onde no esquemático tem valor,na placa tem jumper, c94 c95 indutor mosfet estão conectados a r1000, r110 107 e r1000 são 10k 2w agora o tal do r100 só Deus sabe onde esta.

-----
Tirei mais uma foto agora acho que esta melhor de se ver, se alguem conseguir ver o r100, agradeço.
https://flic.kr/p/2bFZepC
« Última modificação: 10 de Novembro de 2018, as 08:24:24 por Paulo Shure » Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #43 : 10 de Novembro de 2018, as 08:36:12 »

Você não precisa necessariamente achar onde está o R100 pra medir a resistência dele.  Basta tirar o ci UC3843 (que você sabe onde é) do soquete, colocar uma das pontas de prova do multímetro no pino 7 do soquete e o outro num dos terminais do indutor (qualquer um, já que deve ter resistência baixa no fio do indutor  que você também sabe onde é).  Esse resistor R100 apenas rebaixa a tensão de 22V para alimentar o ci com 18V (regulado pelo zener de 18V).

Na foto não dá pra ver direito a cor da terceira faixa do R1001, mas as duas primeiras listras acho que são marrom e verde, deve ser ele.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2018, as 08:46:07 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Paulo Shure
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.066

Obrigado
-Dado: 961
-Recebido: 85


O limão é uma laranja de mau humor.


« Responder #44 : 10 de Novembro de 2018, as 08:49:31 »

xformer chega 19 e pouco no multimetro
Registrado

Não perca seu tempo, conquiste-o.
Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal