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Autor Tópico: amplificador cortando som  (Lida 1915 vezes)
marcao_cfh
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« Responder #15 : 30 de Novembro de 2018, as 11:41:29 »

(no CON3 só tem o escrito e não achei onde ele é ligado depois).
Na primeira página, ele está exatamente no meio da fonte do enrolamento "de baixo" do transformador, perto de um zener e de um transistor.
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e^(i x pi)+1=0


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« Responder #16 : 30 de Novembro de 2018, as 11:48:31 »

Eu achei.  Então verifique esse circuito do standby (transistor 2SC3198, o zener de 6V8 e resistores e capacitores). Já que está intermitente e sensível a pancadas.
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O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
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« Responder #17 : 30 de Novembro de 2018, as 11:50:48 »

Vou verificar. No caso de ter que trocar o transistor, poderia usar outro NPN mais comum, como o 2N5089?
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marcao_cfh
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« Responder #18 : 02 de Dezembro de 2018, as 11:14:09 »

Continuando a saga. Troquei os capacitores do standby, o diodo 1n4148, o zener e o transistor (usei um NTE85). Liguei o amplificador, e em menos de 2 minutos cortou o som... Como eu tinha que repassar algumas músicas, continuei tocando com ele e, em mais uns 5 minutos, cortou novamente. Depois disso, toquei mais 40 minutos sem problema algum.
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« Responder #19 : 02 de Dezembro de 2018, as 11:52:43 »

Marcao_cfh.

Por acaso você já verificou os potenciômetros, para ver se não tem nenhum com algum pino, ou então com a trilha quebrados?
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« Responder #20 : 02 de Dezembro de 2018, as 21:33:03 »

Proponho que faça um teste com lâmpada em série. Um teste à toa, só se já tiver tudo montado, se não deixa pra lá. Tiraria a dúvida de se a tensão está ativando proteção, como pessoal falou lá pra trás. E a lâmpada deve acender mais fraco quando cortar, mas se ficar mais forte tem algo diferente acontecendo.
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« Responder #21 : 04 de Dezembro de 2018, as 10:13:17 »

Me lembro que algum tempo atras alguem tinha postado um problema similar em um Marshall, no grupo do FB.
Segundo o relato o problema era o falante.
Experimente testar outro falante, ou outro amp com este falante.


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marcao_cfh
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« Responder #22 : 04 de Dezembro de 2018, as 10:47:37 »

Por acaso você já verificou os potenciômetros, para ver se não tem nenhum com algum pino, ou então com a trilha quebrados?
Não verifiquei em relação a abrir e olhar por dentro. Mas acho que descobri o problema (vou comentar abaixo).

Proponho que faça um teste com lâmpada em série.
Foi a primeira coisa que fiz. Depois que mexi no amplificador do outro amigo, que vivia queimando a saída, não ligo nada sem a lâmpada Cheesy.

Experimente testar outro falante, ou outro amp com este falante.
Foi a segunda coisa que fiz. Testei o amplificador montado, com o falante original, na casa do amigo. Trouxe somente o chassis e circuitos para casa, e testei num falante jensen. Depois testei numa 4x12. Apresentou o corte em todos eles.

Enfim, devido à correria só consegui fazer mais testes hoje. Fiz uma lista de coisas a serem testadas, mas resolvi começar logo pela mais "bruta": caso o problema seja realmente mecânico, umas pancadas deveriam provocá-lo. Foi o que fiz Cheesy e o problema apareceu. Aconteceu no canal limpo e no canal de drive, e com um cabo conectado ao loop de efeitos para eliminar a possibilidade de ser problema nos jacks do loop. Com esse teste, acredito fortemente que o problema está no potenciômetro de master volume, pois ele é uma das poucas coisas que podem dar falha mecânica e que estão no caminho entre o pré e o falante (as outras são conector para a placa do tda, conector para a placa do jack de saída e o próprio jack de saída).
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« Responder #23 : 04 de Dezembro de 2018, as 11:44:02 »

Conectores sempre dão problemas de mau contato.

Ja peguei potenciometros com problema, mesmo que nao faziam ruidos ou raspados.

Voce pode pegar uma chave de fenda ou outra ferramenta (exceto martelo, marreta, etc _) e bater com o cabo de leve no eixo dos potenciometros e conectores, e nos jacks tambem. bata na lateral, em cima, pelo lado da placa, de todas formas possiveis.

Nao suspeite apenas do potenciometro master, ja peguei problema que era um dos potenciometros do equalizador.

Jacks podem dar problemas de cortes por causa de oxidaçao com o tempo.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2018, as 21:09:48 por xformer » Registrado

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« Responder #24 : 04 de Dezembro de 2018, as 14:13:44 »

Jack eu confirmei que não é. Troquei por um novo. Ao bater nos potenciômetros, às vezes corta, às vezes não. Mas ao dar uma leve batida na placa, perto dos conectores, o som corta. Vou tentar limpá-los com álcool isopropílico.

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Joguei álcool isopropílico nos conectores e fiquei colocando e tirando algumas vezes. Após secar, testei novamente e, ao bater no chassis, o problema ainda continua. Então dei uma forçadinha nos conectores com a mão e descobri que se trata de mau contato no conector entre a placa e o tda. Vou refazer as soldas do conector. Algo mais que eu possa tentar? Porque já estou pensando em remover o conector e soldar os fios diretamente na placa  Evil. São 15 fios, não sei para que tanta coisa assim. A maioria deles possui 3 fios para a mesma função.
« Última modificação: 04 de Dezembro de 2018, as 15:06:38 por marcao_cfh » Registrado
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« Responder #25 : 04 de Dezembro de 2018, as 15:24:21 »

  Evil. São 15 fios, não sei para que tanta coisa assim. A maioria deles possui 3 fios para a mesma função.

Já ouviste falar em coeficiente de c@g@çº ?  Cheesy
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« Responder #26 : 04 de Dezembro de 2018, as 16:37:18 »

Já sim! E pelo visto o coeficiente foi mal dimensionado, pois ocorre o mau contato mesmo com 15 fios fazendo a função que 6 fios dariam conta Cheesy.

Refiz as soldas, o problema continua. Estou me preparando psicologicamente para remover esse conector e soldar os 15 fios diretamente à placa.
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« Responder #27 : 04 de Dezembro de 2018, as 17:25:40 »

Porque não tenta soldar primeiro só os tais 6 fios que dariam conta do recado?
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« Responder #28 : 04 de Dezembro de 2018, as 17:47:56 »

O trabalho maior vai ser para remover o conector da placa. Tendo feito isso, soldar os fios é tranquilo. Aí pensei em soldar todos para não deixar fios soltos e a coisa ficar feia Cheesy e para aproveitar e fazer só um trabalho de desmontagem e montagem.

Os fios são a entrada inversora, entrada não inversora (e ligada ao terra), terra do sinal, standby, dois fios para o terra da alimentação (e ligados ao terra do sinal na placa principal), três fios de saída, três fios para a alimentação com tensão negativa e três fios para a alimentação com tensão positiva. Resumindo, a entrada inversora, standby, terra, saída, alimentação positiva e alimentação negativa dariam conta, com 6 fios.
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« Responder #29 : 05 de Dezembro de 2018, as 13:57:15 »

Os conectores nem sempre resolvem apenas limpando, encaixando e soltando algumas vezes, principalmente em ocasioes onde passam corrente mais alta, como por exemplo a alimentaçao e sinal power.
Esses terminais acima mencionados se dilatam e causam mau contato, unica soluçao é troca dos conectores ou soldar direto mesmo.
Nesse caso de ter 3 conexoes, basta usar um fio com uma espessura compativel à corrente, nao sendo necessario usar 3 vias.

Recomendaria que para a conexao da entrada fossem usado fios tipo RCA (ou outro blindado) e obviamente soldar a malha ao terra.

Por precauçao e nao ser surpreendido, veja bem cuidadosamente se nao tem trilha partida-trincada nessas trilhas do conector.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2018, as 21:08:28 por xformer » Registrado

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