Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:44:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificadores Palmer : Esquemas para Manutenção  (Lida 120428 vezes)
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #165 : 02 de Novembro de 2019, as 21:43:33 »

Chegou meu transformador re-enrolado pela eletro transformadores de BH, mantendo os valores de correntes originais mas agora com 3 possibilidades te tensão de alta, 220V, 200V, 185V, ct, 185V, 200V, 220V 3A.
Foi ótimo ter mandado refazer o transformador pois já estava quase em curto.
Montei e testei o transformador em 200V ct 200V, medido com carga deu.
Ficou melhor que antes com tensão de B+ em 540V, ainda alto para as especificações das 6550 antigas, mas a cada dia que passa mais acho que alguns fabricantes nomeiam as kt88 como 6550.
De todo modo agora posso escolher a tensão de HT e usar KT88 ou 6550 no amplificador, com tensão de anodo em 600V, 540V ou 500V.
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #166 : 24 de Novembro de 2019, as 11:44:15 »

Troquei os resistores do catodo das 6550 todos por resistores de exatamente 47 ohms, levei o multímetro e medi uns 15 para achar 4 no valor exato.
Medi novamente a tensão no pino 8 e não ficou igual novamente com a tensão da v4 maior que as demais e v5 menor.
Invertí as vlavulas e os valores mudaram com v5 ficando a 2,615V e v4 em 2,195V.
Quarteto casado pero no mucho....
Ficou assim:
v4 2,195V
v5 2,615V
v6 2,357V
v7 2,540V

Vou fazer um rodízio das válvulas e para "casar" melhor a tensão, ou então trocar um resistor do catodo por um valor um pouquinho maior (48.7 ohms) para equilibrar as coisas.

Troquei os capacitores do acoplamento da inversora dos originais 0.47 uf para .1uf e acho que ficou melhor o som, com mais um pouquinho de agudos e menos anasalado. Sou melhor baixista que técnico em eletrônica.
Talvez eu faça um modificação para poder chavear as duas opções.

-----
Confirmei que trocando as válvulas de posição a variação na tensão no pino 8 é de apenas 0,1V, e elas continuam descasadas.
O quarteto casado da multicomercial é mais para dois pares mais ou menos casados.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2019, as 12:53:41 por Paulorpcf » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #167 : 24 de Novembro de 2019, as 15:14:27 »

Você está confundindo as coisas, não são os resistores de catodo que determinam o balanceamento das correntes nas válvulas. Os resistores só são usados para poder medir a corrente de catodo indiretamente medindo-se a tensão que aparece neles com a corrente que passa.  Se quiser, pode até curto circuitar os 4 resistores, ligando os catodos diretamente ao terra, nesse caso, ainda assim as correntes em cada válvula serão diferentes.
As suas válvulas é que estão descasadas. Válvulas casadas teoricamente conduzem a mesma corrente quando se aplica a mesma tensão (negativa no caso) nas grades de controle. A simples variação (pequena) no valor do resistor de catodo não influencia quase nada no valor da corrente que a válvula conduz.  
O que você pode fazer é combinar os pares de válvulas de forma que cada dupla ligada nas pontas do primário, conduza corrente somada igual (ou perto) da corrente somada da outra dupla na outra ponta do primário, de forma que a médias das tensões nos resistores fiquem o mais iguais possíveis.
Agora, outro jeito mais complicado de se balancear as correntes (mas mais efetivo), seria implementar um ajuste de bias negativo individual para cada válvula.

O fato de agora você ter 4 resistores de valor igual, apenas ajuda na comparação, pois as tensões em cada uma sejam diferentes, demonstram que as correntes também são diferentes. Antes, com os resistores de valores um pouco diferentes um do outro, o simples fato de que as tensões eram diferentes, não significava que as correntes eram diferentes, pois teria que fazer a conta da corrente = tensão / resistor.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2019, as 15:25:08 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #168 : 24 de Novembro de 2019, as 19:13:48 »

Como já disse, estou aprendendo, e não fico nem um pouco chateado com correções, muito pelo contrario.
Acabou ficando
v4 2,75v
v5 2,63v
v6 2,42v
v7 2,58v

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #169 : 24 de Novembro de 2019, as 19:24:47 »

E agora, o som está  melhor?
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #170 : 24 de Novembro de 2019, as 19:39:38 »

Ficou muito bom, principalmente com os novos capacitores de acoplamento da inversora.
Vou comprar dois mallory e trocar os capacitores epcos que coloquei lá.
Agora não preciso deixar o agudo no máximo e os médios fechados, ficou mais equilibrado e menos boomie.
Estou decidindo se vou fazer alguns mods e colocar chaves mudando os valores dos capacitores ou fazer uma modificação em um dos canais pois os dois são muito parecidos.
Quero testá-lo em uma caixa diferente da minha que é uma 1x15 com JBL 15pw5 numa caixa de 120L dutada.
Em breve trago novidade com o gabinete montado e se possível um vídeo com ele na banda.
Se houver alguma banda de BH que quera participar do vídeo será muito bom.
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #171 : 05 de Dezembro de 2019, as 09:54:20 »

Voltando ao palmer modulo 120, mais algumas fotos e valores dos capacitores:





Matec, se precisar de mais algum valor para terminar o esquema me fale.
O amplificador parece todo original a menos de uma modificação que parece ser uma entrada para pular o pré amplificado ou para pular o power, não tenho conhecimento para decifrar.
Um send ou um return solteiro.
Que eu me lembre componentes não originais são os capacitores laranjados e um resistor pequeno do mod, e os capacitores azuis de acoplamento da inversora.
Os capacitores que não dava pra ler os códigos foram medidos com um capacímetro.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #172 : 05 de Dezembro de 2019, as 12:46:13 »

Olá Paulorcpf

Obrigado pelas fotos. Praticamente só  preciso do valor do resistor de cátodo da primeira válvula do pré.  Aquele que fica em paralelo com o capacitor eletrolítico de 220uF. Pode ser de 820R mas não tenho certeza.
 Legal!  
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2019, as 12:49:49 por Matec » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #173 : 05 de Dezembro de 2019, as 15:57:15 »

uma modificação que parece ser uma entrada para pular o pré amplificado ou para pular o power, não tenho conhecimento para decifrar.
Um send ou um return solteiro.
Acredito ser um return. Se for um return, você pula o pré e usa qualquer outro pré direto no power dele, obtendo assim uma potência monstruosa. Se for um send, a pessoa pode usar somente o pré para ligar em outras etapas de saída (o que pode não fazer muito sentido) ou para usar em gravações (o que pode fazer sentido). Mas isso induziria ao pensamento de que pode-se ligar o amplificador sem conectar falantes na saída, afinal só o pré está sendo usado. E ligando ele sem falantes, pode dar tchau pro transformador de saída. Por esses motivos faz mais sentido achar que é um return, mas não dá pra ter certeza sem conferir a ligação.
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #174 : 07 de Janeiro de 2020, as 13:25:17 »





Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #175 : 20 de Março de 2020, as 20:44:01 »

Verifiquei que tenho mais dois modelos de valvulados da Palmer aqui guardados. Como isso não ajuda ninguém, vou postar agora, para melhorar ainda mais o Topico. Wink

Essa faz parte de uma linha que seria para PA. Basicamente para voz. (Apesar dos circuitos serem os mesmos daqueles para instrumentos)

Primeiro o modelo V5. Basicamente um Major/Palmer. Com um canal, sem controle de médios, e sem a presença. Mas ainda um circuito utilizado em instrumentos.





Esquema:




Link para imagem original: https://postimg.cc/jwwcrtHR

Outro é o modelo V3. Esse basicamente só um Power, sem pré. Um controle de volume.
Poderia ser a saída de um Tremendão II. Utiliza o mesmo conjunto de transformadores.






Esquema:





Link para imagem original:https://postimg.cc/bD7TyWgk

Até a próxima!

 Legal! Legal!
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #176 : 02 de Maio de 2020, as 19:06:02 »

Resolvi finalmente montar o amplificador dentro do gabinete, depois de um mês de rinite alérgica....
Na hora de ligar consegui ligar o conector do cabo speakon errado, entrou, mas ao ligar fez um barulho de uns 120HZ no falante e as válvulas de potência ficaram com uma luz azulada nelas. Parece que queimei o transformador de saída pois não mexi em mais nada, ou então o amplificador está de birra.
« Última modificação: 02 de Maio de 2020, as 19:08:32 por Paulorpcf » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #177 : 02 de Maio de 2020, as 19:13:24 »

Pode ter queimado, mas acho que não. Revise o que você fez antes é vá  com calma, SEMPRE que você fizer alguma alteração no Ampli, ao ligar utilize a lâmpada em série.

 Angry
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #178 : 02 de Maio de 2020, as 19:21:33 »

Medi a tensão no catodo das válvulas 6550 e v4 está com 16V, as outras com pouco mais de 1V..... Cry
Ontem toquei por um tempão e o som estava perfeito, nenhum barulho, nada.
A única mudança foi virar de cabeça pra cima e conseguir ligar o speakon invertido, mesmo teoricamente o conector sendo a prova de burrice e trogloditice...
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #179 : 02 de Maio de 2020, as 20:43:29 »

Troque a válvula v4 de lugar. Se o problema seguir a válvula é  problema nela. Se o problema ficar na mesma posição pode ser soquete, ou solda fria.

 Smiley
Registrado
Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal