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Autor Tópico: Laney CUB12  (Lida 11678 vezes)
Matec
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« Responder #30 : 14 de Junho de 2020, as 02:15:16 »

Se quiser que não V1A não distorça, coloque um resistor de 3.3k em paralelo com R27 (10k).

 Legal! Legal!
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JB.Santos
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« Responder #31 : 14 de Junho de 2020, as 02:43:20 »

O que o Matec disse está certo mas vai mudar o timbre do amplificador, talvez pra melhor, talvez você goste.

Pelo que entendi o VR1B é o controle Gain real e o VR1A é um Boost encima do catodo V1A.
A distorção é feia mesmo, eu tentei uma vez bypassar um resistor de bias frio de 10k e ficou horrível, tive que colocar resistores atenuando a entrada e saída do capacitor.
O bom seria um Boost encima do catodo V2B resistor R48 ( 820R ) ou um simples capacitor de poliéster de 1uf ou 0,68uf bypassando o resistor.
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xformer
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e^(i x pi)+1=0


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« Responder #32 : 14 de Junho de 2020, as 14:05:00 »

Usando os dados que constam no esquema do amplificador (220Vdc na fonte do estágio da V1A), este é o ponto de polarização do triodo:



Veja que a polarização (ponto quadrado vermelho) está bem perto do corte, por isso o sinal não tem excursão num semiciclo, pois o ponto fica muito perto de uma das extremidades da reta de carga (reta azul).

Se você soldar o resistor de 3k3 em paralelo com 10k (resultando em uns 2k5) como o Matec sugeriu, a polarização fica assim:



O ponto de polarização se move um pouco mais para o centro da reta de carga e permite que o sinal de saída excursione mais para o semiciclo que estava cortado. Mas o ponto ainda não está no meio da reta.

Se usar um resistor de 1800 ohms no lugar do de 10k (solde um de 2k2 em paralelo), pode deixar o ponto de polarização mais perto do meio, mas ainda com uma pouca distorção do sinal:


 
Se fizer citação desta mensagem, retire as imagens de dentro da citação.
« Última modificação: 14 de Junho de 2020, as 15:02:02 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Jean Lxs
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« Responder #33 : 14 de Junho de 2020, as 23:48:23 »

Maravilha de análise,Xformer!Muito obrigado por gastar seu tempo ajudando!
Eu acabei trocando C6,ele parecia apresentar fuga ao ser energizado;estava causando oscilações no timbre.Instalei o resistor de 3K3,deu uma melhora bem legal !
Infelizmente o dono teve que buscar pois é de uma cidade distante e estava aqui na minha cidade por poucos dias,oque inviabilizou de fazer mais testes.
Agradeço todos vocês pela ajuda!Forte abraço ! Legal!
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« Responder #34 : 15 de Junho de 2020, as 22:19:03 »

Olá Jean,
Vi que já devolveu o amplificador, mas não tive a oportunidade de te responder antes. Fica para o registro caso alguém necessite no futuro.

Tenho um amplificador bem similar a este, o Cub-head.
Essencialmente ele é um CUB12R (com reverb) sem o falante e as diferenças dele estão na placa do loop de efeitos, onde está o CI do reverb, e do falante.

As modificações que fiz no meu para soarem melhor foram:
1. Retirar a metade do potenciômetro GAIN do circuito que era responsável por fazer um bypass variável no resistor de catodo da V1A, com isso o resistor R27 de 10k está presente sem o efeito dos capacitores C22 e C6. Para fazer isso basta retirar o fio #3 do HD3 ou do HD30.

2. Colocar um resistor de 820R com um capacitor de bypass (1u~10u) em paralelo com R27, isso vai como o xformer bem mostrou levar a polarização mais para o centro e aumentar a disponibilidade de amplitude para o sinal de saída antes de distorcê-lo. Isso pode ser feito soldando o resistor em paralelo com o capacitor no pino 8 da V1 e em algum GND próximo. Como R27 é SMD pode não ser tão simples soldar os terminais dos novos componentes nos mesmos pads. Essa mod pode ser feita com uma chave para comutar entre o 10k e o 820||1u, o resistor efetivo vai ficar em torno de 750R mas isso não me pareceu um problema.

A primeira modificação na minha opinião tirou os agudos estridentes que haviam no amplificador e deixou a distorção dele muito mais agradável.
A segunda me deu uma possibilidade de tocar com som limpo em volumes muito mais altos do que poderia sem ela, parece que ela aproveita melhor o headroom dos estágios seguintes.

Tenho uma terceira modificação que planejei a muito anos atrás mas acabei não realizando pois sai da banda e não tive mais a necessidade de usar este amplificador volumes mais altos. Consiste em substituir o transformador de saída por um Schatz 18.60.B que é adequado para a saída deste amplificador e certamente terá uma resposta muito melhor do que o original que é bem pequeno e provavelmente não entregará a potência máxima.
Além disso vou precisar de conectores similares aos do amplificador para fazer as conexões de forma que possa volta-lo ao estado original se necessário.

Também mudei ele de 220V para 127V alterando as ligações do transformador de força conforme o manual de serviço da Laney e substituindo o fusível por um valor adequado e troquei o plug original (padrão inglês) para um do padrão brasileiro 3 pinos.

É um amplificador muito bom que eu tive a oportunidade de adquirir por um preço muito bom também devido ao antigo dono não gostar do som da distorção.
O esquema dele é bem comum e sem complicações com exceção dos componentes SMD que podem dar um pouco mais de trabalho.
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Jean Lxs
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« Responder #35 : 16 de Junho de 2020, as 11:39:09 »

Ótimas dicas ,Mkslwsk!
Em uma próxima oportunidade,farei isso.Muito obrigado e abraço
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Matec
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« Responder #36 : 16 de Junho de 2020, as 15:36:56 »

Excelente resposta mkslwsk!!!
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MARFU
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« Responder #37 : 11 de Janeiro de 2021, as 17:02:38 »

Bom dia caros amigos.
Ganho e volume no zero significa que a realimentação está acontecendo do controle de volume para a frente. Há um capacitor de compensação entre as placas da ECC83, 220 pF, que se estiver aberto vai produzir o defeito que está sendo observado. Trocar o potenciômetro de 220k não vai resolver o problema.

E esse amplificador tem realimentação negativa; como outro colega já falou, tente inverter as ligações do primário do transformador de saída. Dada a realimentação negativa, C27 sem capacitância também pode criar a microfonia.
Troquei os capacitores o defeito persistiu.
Depois de relutar bastante resolvi inverter o transformador,(pois ele era igual),inverti o transformador sumiu o apito, e o controle tone ficou operando normalmente.
Vou continuar os testes e voltar os componentes originais aos seus devidos lugares.(Terminei os testes já era bem tarde)

Por hora muito obrigado aos amigo, pois não teria conseguido sem o conhecimento de vocês.

 Legal!
Otimo.
Que bom que resolveu !
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