Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 10:55:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 12   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Restauro de um Tremendão SL - O que fazer?  (Lida 51301 vezes)
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #120 : 23 de Março de 2021, as 21:33:11 »

Entendo que a voltagem é menor que a mínima para o circuito, mas não ser polarizado é um problema nesse caso?

É uma fonte não é mesmo?! E devidamente polarizada.
Não sei na prática qual diferença faria, mas EU usaria capacitores polarizados, eletrolíticos, como todos incluindo a indústria usam...
Registrado

Grande abraço, Raphael!
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #121 : 23 de Março de 2021, as 21:33:46 »

Outra vantagem desses resistores vai ser que eles descarregarão lentamente os capacitores quando o amp for desligado.
« Última modificação: 23 de Março de 2021, as 21:40:27 por darkislanio » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #122 : 23 de Março de 2021, as 21:34:06 »

Já eu usaria pequenos escondidos embaixo dos capacitores, soldados diretamente neles hehehe

Já vi assim, fica bem bom também hehehe

-----
Outra vantagem desses resistores vai ser que eles descarregarão lentamente os capacitores quando o amo for desligado.

Essa é uma grande vantagem, já que todo banco HT vai ter eles.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #123 : 23 de Março de 2021, as 21:37:35 »


É uma fonte não é mesmo?! E devidamente polarizada.
Não sei na prática qual diferença faria, mas EU usaria capacitores polarizados, eletrolíticos, como todos incluindo a indústria usam...
Sim, concordo, mas acredito que seja apenas questão de custo. Dá mesma forma que não utilizamos resistores de 5W em partes do circuito que exigem um mínimo de 1/8 W. Não é tecnicamente proibido, mas não é exigido.
Mas vou fazer alguns experimentos nesse sentido, trocando o capacitor em alguma fonte por um de igual valor desses não polarizados, pra ver se tem alguma interferência.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #124 : 23 de Março de 2021, as 21:42:17 »


É uma fonte não é mesmo?! E devidamente polarizada.
Não sei na prática qual diferença faria, mas EU usaria capacitores polarizados, eletrolíticos, como todos incluindo a indústria usam...
Sim, concordo, mas acredito que seja apenas questão de custo. Dá mesma forma que não utilizamos resistores de 5W em partes do circuito que exigem um mínimo de 1/8 W. Não é tecnicamente proibido, mas não é exigido.
Mas vou fazer alguns experimentos nesse sentido, trocando o capacitor em alguma fonte por um de igual valor desses não polarizados, pra ver se tem alguma interferência.

É um bom experimento. Sei que capacitores tem outras variáveis além da capacitância, tensão e temperatura... Não sei se alguma delas pode de fato atrapalhar, até pela frequência de trabalho de uma fonte linear ser muito baixa...
Alguns casos critícos já exigem capacitores de certos materiais, que não devem ser substituidos por outros.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #125 : 23 de Março de 2021, as 21:44:02 »

Sim o bias atua só nas válvulas de saída.

Ok. Achava que era só nas de saída, mas como eu falei em possivelmente ter UM par casado, fiquei em dúvida se o ajuste de Bias seria apenas para duas ou para as quatro válvulas de saída. Eu precisaria ter quatro ajustes individuais, caso não casassem as válvulas, certo?

Acabei de confirmar que tenho disponíveis 5 válvulas 6L6GC casadas.


(Às vezes me pergunto o quanto você realmente entende o que está sendo dito aqui.... Roll Eyes  .)
Às vezes eu entendo, outras vezes eu vou pesquisar melhor o que é dito pra ver se entendo, e algumas vezes eu não entendo, aí pergunto sobre.  Legal!
Se eu estiver perguntando mais do que devia, ou que preciso estudar mais antes de perguntar mais, pode me dizer, não quero causar desconforto a ninguém do fórum, muito menos a quem tanto ajudou.

Abraços.
« Última modificação: 23 de Março de 2021, as 21:51:38 por Pedro Augusto » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #126 : 23 de Março de 2021, as 21:48:44 »

Sim, um capacitor eletrolítico real é bem mais próximo de um sistema formado por um capacitor, um indutor e duas resistências.
Alguém que saiba, poderia me tirar uma dúvida para a qual não acho solução na internet: qual o tipo que se classifica o capacitor de partida? É um eletrolítico não polarizado? Ou outro material?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #127 : 23 de Março de 2021, as 22:10:17 »

Citar
Às vezes eu entendo, outras vezes eu vou pesquisar melhor o que é dito pra ver se entendo, e algumas vezes eu não entendo, aí pergunto sobre.  Legal!
Se eu estiver perguntando mais do que devia, ou que preciso estudar mais antes de perguntar mais, pode me dizer, não quero causar desconforto a ninguém do fórum, muito menos a quem tanto ajudou.

Aqui é um fórum, perguntas e respostas são o que justifica a sua existência.

É que ás vezes, as perguntas me deixam perplexo, pela simplicidade, e pelo tipo de resposta que basicamente é uma só. Creio que na sua função, você deve se deparar com situações semelhantes. Mas pergunte sempre.
« Última modificação: 23 de Março de 2021, as 22:14:54 por Matec » Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #128 : 23 de Março de 2021, as 22:59:20 »

Sim, um capacitor eletrolítico real é bem mais próximo de um sistema formado por um capacitor, um indutor e duas resistências.
Alguém que saiba, poderia me tirar uma dúvida para a qual não acho solução na internet: qual o tipo que se classifica o capacitor de partida? É um eletrolítico não polarizado? Ou outro material?

O da foto postado pelo Pedro é dos mesmos que já trabalhei, são de polipropileno. Eu usei destes capacitores apenas para partida de motores elétricos e para divisores de frequência de sistemas de som.
Aliás, esses capacitores de partida de motores funcionam e muito bem para divisores de frequência passivos. Fabriquei alguns de 12 e 18db/oitava de 2 e 3 vias alguns anos atrás, e usei muitos desses capacitores.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #129 : 24 de Março de 2021, as 16:18:06 »

A tensão no amplificador vai depender da tensão da rede. Se vai ser utilizado em redes de até 117v, a tensão da fonte ficará pouco abaixo dos 450v , no limite, mas utilizável. Redes de 127v (ou 134v em alguns casos) a tensão da fonte pode chegar nos 490v ou 500v aí pode ser problemático.
Concordo, acho o uso dos capacitores em série a melhor opção. Você vai aumentar a tensão sem gastar horrores.

Aqui na minha região é quase tudo 127V. Para amenizar problemas e não ter que mexer nos transformadores de força dos meus amplificadores antigos, encomendei um transformador com primário 127V e 3 secundários 105/110/115. Sempre uso ele com os Tremendões e com o Duovox, que eram originalmente 110V.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #130 : 24 de Março de 2021, as 18:00:04 »

A tensão no amplificador vai depender da tensão da rede. Se vai ser utilizado em redes de até 117v, a tensão da fonte ficará pouco abaixo dos 450v , no limite, mas utilizável. Redes de 127v (ou 134v em alguns casos) a tensão da fonte pode chegar nos 490v ou 500v aí pode ser problemático.
Concordo, acho o uso dos capacitores em série a melhor opção. Você vai aumentar a tensão sem gastar horrores.

Aqui na minha região é quase tudo 127V. Para amenizar problemas e não ter que mexer nos transformadores de força dos meus amplificadores antigos, encomendei um transformador com primário 127V e 3 secundários 105/110/115. Sempre uso ele com os Tremendões e com o Duovox, que eram originalmente 110V.

Perfeito. Melhor utilizar um transformador assim, do que correr o risco de ter componentes sobrecarregados ou válvulas exauridas com excesso de tensão nos filamentos. Ainda não fiz todos os testes  com os transformadores de todos os modelos da Giannini, mas estou propenso a crer que os modelos Duovox já tinham transformadores fabricados para 115v. Mesmo se isso for correto, ainda é muito longe de 127v...

 Roqueiro


Registrado
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #131 : 24 de Março de 2021, as 19:46:03 »

Falando em transformadores, hoje eu tive a coragem de testá-los sem usar a lâmpada em série.
A dica do xformer de usar uma barra de conectores Sindal contribuiu bastante.
Foram testados dois transformadores:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

No primário do primeiro, liguei os fios azul e vermelho (marcados na foto com 4 ohms) à rede elétrica com uma tensão de 112V.
A partir dessa tensão eu medi as tensões nos demais fios.
Nos fios amarelo e preto do primário (marcados com 3.7 ohms) havia uma tensão de 112V.
Entre os fios vermelhos do secundário (18.6 ohms) eu aferi 325V (seria o HT Vac?).
Entre os vermelhos e o amarelo (9.4 ohms) do secundário aferi 162V.
Entre os fios verdes (0.3 ohms) do secundário aferi 6.6V (filamentos Vac?).
Entre os verdes e o amarelo, 3V.
Entre os laranjas do secundário (15.3 ohms), 62.4V (Bias Vac?).

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Liguei os fios azuis do primário (33.3 ohms) à rede elétrica com uma tensão de 111.6V.
No secundário aferi a tensão entre os fios preto e verde (0.4 ohms), 5.4V.
Entre o preto e o amarelo, 6.7V.
Entre o verde e o amarelo, 0.8V.

Conforme aconselhado pelo Silvio, estou verificando essa tabela que o Márcio fez e sempre está atualizando no tópico "Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção", mas não estou vendo os números baterem com os que eu aferi, será que estou com problema no transformador, ou eu que não estou mesmo sabendo fazer a leitura da tabela?

(clique na foto para aumentar)

O reverb deste SL é um Wilkason AG 4004. Na tabela ainda não tem dizendo qual é.
« Última modificação: 24 de Março de 2021, as 22:06:45 por Pedro Augusto » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #132 : 24 de Março de 2021, as 22:18:04 »

Primeiro, Parabéns, seus transformadores estão funcionando!  Palmas

Citar
Falando em transformadores, hoje eu tive a coragem de testá-los sem usar a lâmpada em série.

 Huh?

Citar
No primário do primeiro, liguei os fios azul e vermelho (marcados na foto com 4 ohms) à rede elétrica com uma tensão de 112V.
A partir dessa tensão eu medi as tensões nos demais fios.
Nos fios amarelo e preto do primário (marcados com 3.7 ohms) havia uma tensão de 112V.
Entre os fios vermelhos do secundário (18.6 ohms) eu aferi 325V.
Entre os vermelhos e o amarelo (9.4 ohms) do secundário aferi 162V.
Entre os fios verdes (0.3 ohms) do secundário aferi 6.6V.
Entre os verdes e o amarelo, 3V.
Entre os laranjas do secundário (15.3 ohms), 62.4V.

Existem alguns valores diferentes do esperado. Mas estão bons, dentro da tolerância... Pra essa safra de transformadores está bom. Apesar do valor da tensão do filamento, insistentemente mais alta nos Willkasons, o resto está mais baixa, o que pode indicar que esse transformador já seria pra 115v....  Roll Eyes

Citar
Liguei os fios azuis do primário (33.3 ohms) à rede elétrica com uma tensão de 111.6V.
No secundário aferi a tensão entre os fios preto e verde (0.4 ohms), 5.4V.
Entre o preto e o amarelo, 6.7V.

111,6 / 6,7 = 16,65 => 16,65^2 = 277,44  => 277,44 * 8 = 2219ohms    (Valor correto)

111,6 / 5,4 = 20,66 => 20,66^2 = 427,11 => 427,11 * 4 = 1708 ohms    (Valor incorreto)

A segunda leitura está correta, mas o valor da impedância não. Então a impedância desse secundário não pode ser 4ohms....

Logo 2219 / 427,11 = 5,2 ohms que é o valor da segunda impedância, que equivale à aproximadamente 16/3 (3 falantes de 16ohms em paralelo... ou 3 series de falantes de 8 ohms em paralelo...)


Citar
Conforme aconselhado pelo Silvio, estou verificando essa tabela que o Márcio fez e sempre está atualizando no tópico "Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção", mas não estou vendo os números baterem com os que eu aferi, será que estou com problema no transformador, ou eu que não estou mesmo sabendo fazer a leitura da tabela?

Como eu citei acima, existem pontos inexplicáveis nas leituras das tensões desses transformadores, mas o seu está dando 162,5-ct-162,5v. Nas tomadas do dia a dia esse valor provavelmente fique maior.

Citar
O reverb deste SL é um Wilkason AG 4004. Na tabela ainda não tem dizendo qual é.

Mais uma atualização a caminho.... Batendo Cabeça Batendo Cabeça

Obrigado!

 Legal! Legal!

Citar
(seria o HT Vac?),(filamentos Vac?), (Bias Vac?)

Exato, exato, exato.
« Última modificação: 24 de Março de 2021, as 22:20:38 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #133 : 25 de Março de 2021, as 00:17:54 »

Citar
Liguei os fios azuis do primário (33.3 ohms) à rede elétrica com uma tensão de 111.6V.
No secundário aferi a tensão entre os fios preto e verde (0.4 ohms), 5.4V.
Entre o preto e o amarelo, 6.7V.
Entre o verde e o amarelo, 0.8V.

Você mediu essas tensões com o multímetro novo ?  Porque aqueles multímetros baratinhos amarelinhos medem tudo errado essas tensões AC de valor baixo. Era pra tensão de 0,8 V mais o 5,4 V resultar 6,2 V e não medir 6,7 V.
« Última modificação: 25 de Março de 2021, as 00:22:06 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #134 : 25 de Março de 2021, as 00:49:16 »

Obrigado por conferir as tensões, Márcio!

Você mediu essas tensões com o multímetro novo ?  Porque aqueles multímetros baratinhos amarelinhos medem tudo errado essas tensões AC de valor baixo. Era pra tensão de 0,8 V mais o 5,4 V resultar 6,2 V e não medir 6,7 V.

Utilizei um Minipa ET1002
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Ele estava mais fácil na hora. Vou refazer os testes com o Aneng para ver a diferença.
Registrado
Páginas:  1 ... 7 8 [9] 10 11 12   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal