Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 12:23:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Restauração Tremendão T3  (Lida 42611 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #45 : 25 de Fevereiro de 2021, as 04:39:13 »

Essas válvulas estão cansadas, prepare o bolso !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #46 : 25 de Fevereiro de 2021, as 05:18:08 »

Nem me fale, só de olhar o preço do quarteto casado na Multcomercial quase caí da cadeira.
Antigamente tinha um rapaz no RS que vendia, mas parece que saiu do circuito já há algum tempo. Alguma indicação?

-----
Citar
Para saber algo mais sobre as válvulas seria bom conferir a corrente que passa por elas, a tensão que está na grade, e quem sabe um teste de emissão. Mas uma coisa é certa. Essas válvulas que apresentam as manchas como se estivessem descascando, com certeza já deram tudo que podiam, e estão fazendo hora extra forçada.

Medir as tensões até vai, mas o teste de emissão vou precisar levar esse amplificador a algum lugar que tenha um testador, acho que vai complicar, ao menos por enquanto. Pelo que você falou do aspecto manchado e pelo que o bossman citou, parece que vou ter que me preparar para a "facada" de 4 novas 6L6. Isso se não precisar também trocar as de pré, aí eu me lasco com força.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2021, as 05:37:44 por silvioalvim » Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #47 : 25 de Fevereiro de 2021, as 07:27:12 »

Nem me fale, só de olhar o preço do quarteto casado na Multcomercial quase caí da cadeira.
Antigamente tinha um rapaz no RS que vendia, mas parece que saiu do circuito já há algum tempo. Alguma indicação?

Eu realmente não sei a tensão entre placa/catodo desse amplificador. Mas umas semanas atrás, o Thomas que é um colega de um grupo, trocou as válvulas de um tremendão por um quarteto desses que vou deixar o link abaixo. Alertei ele que a tensão e potência máxima na 5881 eram menores, ele fez alguns ajustes e o amplificador ficou sensacional. Pode ser algo para pesquisares, se ela servir (eu acho que serve, com alguns ajustes simples), está bem barato e com frete grátis.

https://a.aliexpress.com/_m0qeMB5
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2021, as 07:29:33 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #48 : 25 de Fevereiro de 2021, as 14:43:28 »

Citar
Eu realmente não sei a tensão entre placa/catodo desse amplificador. Mas umas semanas atrás, o Thomas que é um colega de um grupo, trocou as válvulas de um tremendão por um quarteto desses que vou deixar o link abaixo. Alertei ele que a tensão e potência máxima na 5881 eram menores, ele fez alguns ajustes e o amplificador ficou sensacional. Pode ser algo para pesquisares, se ela servir (eu acho que serve, com alguns ajustes simples), está bem barato e com frete grátis.
https://a.aliexpress.com/_m0qeMB5

Coincidência, comprei esse quarteto mesmo, agora de manhã ao acordar. Já estava na minha "wishlist" do Aliexpress ontem quando fui dormir, achei logo depois de ter enviado a mensagem no fórum. Obrigado!
Dando uma lida a respeito dessa, encontrei que provavelmente o amplificador vai perder um pouco de headroom e que, em tese, ela deveria suportar as tensões designadas para a 6L6GC.
https://www.ampvalves.co.uk/5881-6l6gc-valve-differences/
Quando puder, veja com seu amigo que tipo de modificação ele precisou fazer.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #49 : 25 de Fevereiro de 2021, as 15:45:53 »

Eu realmente não sei a tensão entre placa/catodo desse amplificador. Mas umas semanas atrás, o Thomas que é um colega de um grupo, trocou as válvulas de um tremendão por um quarteto desses que vou deixar o link abaixo. Alertei ele que a tensão e potência máxima na 5881 eram menores, ele fez alguns ajustes e o amplificador ficou sensacional. Pode ser algo para pesquisares, se ela servir (eu acho que serve, com alguns ajustes simples), está bem barato e com frete grátis.

O Emanuel Neto estava pra fazer essa mesma modificação com a equivalente russa da 6L6. Não sei se chegou a concretizar.
Sobre válvulas da Multcomercial tenho lido algumas pessoas que tiveram problemas com as válvulas vindas de lá... Há um tempo atrás elas estavam com valores promocionais e você sabe que quando a esmola é demais o santo desconfia ! Pode até comprar mas, é bom ficar esperto e testar assim que chegar pra conseguir o uso da garantia caso venham falhar em condições normais de uso
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #50 : 25 de Fevereiro de 2021, as 17:17:31 »

Nessa loja tem a 6L6GC. Mesma marca e mesmo preço.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #51 : 25 de Fevereiro de 2021, as 17:41:10 »

Citar
Nessa loja tem a 6L6GC. Mesma marca e mesmo preço.

Caramba, isso realmente me escapou. Mas pelo que vi agora, é a 6L6WGC (não vi 6L6GC), que em todo lugar diz que é a mesma coisa da 5881. Acho que estaríamos na mesma.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #52 : 25 de Fevereiro de 2021, as 18:14:55 »

No caso a 5881A parece ser a mais adequada, mesmo sendo folheto pra vendas....

Descrição do produto
Marca: ShuGuang
Tipo:5881
 
O shuguang 5881a é o melhor do tubo de 6l6 5881 séries, shuguang 5881a é melhor do que 5881
O 5881a é o equivalente elétrico aos tipos 6l6 e 6l6g exceto que as classificações da dissipação da placa e da tela foram aumentadas aproximadamente 20 por cento
O 5881a é o mesmo que o 5881 com uma base do tamanho completo para a instalação fácil em projetos do ampère do vintage
O 5881a entrega um tom quente, redondo que "adoça" qualquer vintage ou design moderno do amplificador da guitarra construído aos padrões militares rígidos, o 5881a tolerará tensões mais altas do que qualquer outro 6l6
Incorpora um redesenho mecânico completo que resulta em maior resistência ao choque e à vibração.


Nada comprovado!
 
 Batendo Cabeça Batendo Cabeça
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2021, as 18:51:46 por Matec » Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #53 : 25 de Fevereiro de 2021, as 18:24:53 »

Citar
Eu realmente não sei a tensão entre placa/catodo desse amplificador. Mas umas semanas atrás, o Thomas que é um colega de um grupo, trocou as válvulas de um tremendão por um quarteto desses que vou deixar o link abaixo. Alertei ele que a tensão e potência máxima na 5881 eram menores, ele fez alguns ajustes e o amplificador ficou sensacional. Pode ser algo para pesquisares, se ela servir (eu acho que serve, com alguns ajustes simples), está bem barato e com frete grátis.
https://a.aliexpress.com/_m0qeMB5

Coincidência, comprei esse quarteto mesmo, agora de manhã ao acordar. Já estava na minha "wishlist" do Aliexpress ontem quando fui dormir, achei logo depois de ter enviado a mensagem no fórum. Obrigado!
Dando uma lida a respeito dessa, encontrei que provavelmente o amplificador vai perder um pouco de headroom e que, em tese, ela deveria suportar as tensões designadas para a 6L6GC.
https://www.ampvalves.co.uk/5881-6l6gc-valve-differences/
Quando puder, veja com seu amigo que tipo de modificação ele precisou fazer.


Nesse link que tu mandou, ele diz o que todos dizem. Resumindo, é ok trocar 5881 por 6l6gc, o contrário tem que ter cuidado. As diferenças "que importam" entre a 6l6gc e a 5881 são as seguintes:

6l6gc  -  30W  - 500V
5881   -  23W  - 400V

O que tu precisa ter certeza é que a tensão entre placa e catodo não ultrapasse os 400V e que a regulagem do bias fique dentro dessa potência. Feito isso, vai estar seguro.

Datasheet da shuguang 5881a:

https://datasheetspdf.com/noad-file/1243762/Shuguang/5881A/1

-----

Eles tem vários tipos de 6l6, a maioria é WGC e WGB, que tem as mesmas especificações da 5881. Existe a 6L6GC da shuguang, mas além de mais dificíl de encontrar, ela é mais cara.

Abaixo um link da 6l6GC, tem frete, mas o vendedor casa as válvulas e envia mais de uma no mesmo valor:

https://www.ebay.com/itm/6L6GC-SHUGUANG-NEW-BOXED-VALVE-TUBE/273731636919
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2021, as 18:30:52 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #54 : 25 de Fevereiro de 2021, as 18:50:09 »

Eu ia falar que talvez as especificações dessas novas válvulas poderia ser melhor... Embarrassed Mas era mesmo só papo de vendedor... Batendo Cabeça

SPECIFICATION
Filament Heating
UH ………………………6.3 V
IH…………………………0.9 V

Maximum Ratings

Plate voltage……………………..……400 V
Capacitance between grid No.2 and
heater……………………………..……400 V
Plate power dissipation………………23 W
Second grid power dissipation…………3 W
Geater voltage between
cathodes……………±200 V
First grid resistance
For self-biasing………………………0.5 MW
For fixed-biasing……………………0.1 MW

Aliás, que datasheet shit!

 Bufando

« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2021, as 20:31:58 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #55 : 25 de Fevereiro de 2021, as 20:23:24 »

Pior que, olhando com calma essas 6L6WGC dessa loja, apesar de não ter nenhuma foto dela "de frente", elas me parecem muito com as 6P3S que eu tenho.
Bom... Ainda na mesma loja, as EL34 estão até mais baratas...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #56 : 25 de Fevereiro de 2021, as 20:27:03 »

Citar
6l6gc  -  30W  - 500V
5881   -  23W  - 400V
O que tu precisa ter certeza é que a tensão entre placa e catodo não ultrapasse os 400V e que a regulagem do bias fique dentro dessa potência. Feito isso, vai estar seguro.

Esses 400V é a medida entre a placa e o chassi, certo? Já que o catodo dessas válvulas de power são aterrados. Me orientem aí, por favor.

Então acho que nessa aí eu dancei, comprei essas válvulas achando que poderia ser compatível... não medi ainda, mas certamente deve dar mais de 400V na placa
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #57 : 25 de Fevereiro de 2021, as 20:38:10 »

Esses 400V é a medida entre a placa e o chassi, certo? Já que o catodo dessas válvulas de power são aterrados. Me orientem aí, por favor.

Então acho que nessa aí eu dancei, comprei essas válvulas achando que poderia ser compatível... não medi ainda, mas certamente deve dar mais de 400V na placa

Medidos da placa ao cátodo. No seu caso sim.

As tensões do T3 costumam ficar entre 430 e 460v.
Caso você não consiga trocar essas válvulas, você pode vender por aqui, (no caso, pra mim...  Grin Grin Grin)
Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #58 : 25 de Fevereiro de 2021, as 21:07:02 »

Trocar não parece uma opção no momento, mesmo porque na loja do Aliexpress onde comprei não teria outra alternativa. As tais 6l6WGC são, na prática, a mesma coisa, pelo que andei lendo (estou enganado?).
Como poderia baixar essa tensão da placa para essa faixa de 400V? Não me importo de perder um pouco da potência, já que perderia de qualquer forma. Diminuir a tensão das placas, através de resistores grandes, por exemplo, não seria uma possibilidade?
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2021, as 21:20:50 por silvioalvim » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #59 : 25 de Fevereiro de 2021, as 21:51:19 »

Trocar não parece uma opção no momento, mesmo porque na loja do Aliexpress onde comprei não teria outra alternativa. As tais 6l6WGC são, na prática, a mesma coisa, pelo que andei lendo (estou enganado?).
Como poderia baixar essa tensão da placa para essa faixa de 400V? Não me importo de perder um pouco da potência, já que perderia de qualquer forma. Diminuir a tensão das placas, através de resistores grandes, por exemplo, não seria uma possibilidade?

Seria uma gambiarra das boas. Eu imagino que se você procurar, vai encontrar as 6L6GC corretas. Melhor pagar um pouco mais, mas ter o amplificador funcionando de modo conveniente.
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal