Pré-amplificador para violão Crate

Started by Rafael F., 06 de February de 2021, as 18:21:05

Previous topic - Next topic

Rafael F.

*
Iniciante
Quote from: Matec on 11 de February de 2021, as 03:46:47
Ué, se tem alto THD não serve? THD é um número, e serve bem pra quem se importa com ele.

Talvez eu que não cheguei lá ainda nesse conceito, por favor não me entenda mal.  :)
Mas é que sempre pensei na distorção harmônica como vilã da alta fidelidade, e num circuito como esse que se preza pela clareza do instrumento, pensei que seria aquela coisa de reduzir ao máximo essa distorção.
Sempre quando vejo amplificadores desse tipo, vejo a referência de 0,01THD ou até muito menos que isso. Ou seja, sempre se coloca esse baixo nível de distorção como característica positiva.
Mas talvez eu que esteja confundindo mesmo.
)>|
Também sei que não dá pra fazer milagre com TDA. Mas imaginei ser algo do tipo de reduzir isso.

Matec

Hand MasterMind
Quote from: Rafael F. on 11 de February de 2021, as 04:48:10

Talvez eu que não cheguei lá ainda nesse conceito, por favor não me entenda mal.  :)
Mas é que sempre pensei na distorção harmônica como vilã da alta fidelidade, e num circuito como esse que se preza pela clareza do instrumento, pensei que seria aquela coisa de reduzir ao máximo essa distorção.
Sempre quando vejo amplificadores desse tipo, vejo a referência de 0,01THD ou até muito menos que isso. Ou seja, sempre se coloca esse baixo nível de distorção como característica positiva.
Mas talvez eu que esteja confundindo mesmo.
)>|
Também sei que não dá pra fazer milagre com TDA. Mas imaginei ser algo do tipo de reduzir isso.

Não se assuste! :D :D :D

THD é um número pra quantificar o quanto um circuito consegue reproduzir um sinal sem introduzir distorções. Válido pra pessoas que projetam e fabricam esses equipamentos.

Esses valores de 0,001 são impossíveis de serem ouvidos ou percebidos.

Sobre o som de um HIFI ser de 0,001, ótimo. No entanto, vários audiófilos vão dizer pra você que o melhor som, vem de um amplificador valvulado, de tem em média THD entre 1 e 3 porcento, isso em volumes mínimos. E em muitos casos, eu tenho que concordar com eles.

Então qual o valor do THD?

;D

Rafael F.

*
Iniciante
Então, o fato de aquele circuito limitador de potência inserir alguma distorção no TDA, ainda assim é preferível do que ele distorcer naturalmente pela saturação normal dele mesmo em altas potências?
Digo isso por que já montei alguns TDAs e sei que no final do curso do potenciômetro ele tende a distorcer mesmo. Natural desses circuitos integrados de potência.
O datasheet inclusive dá um valor de 10% de THD em 32W numa carga de 8R. Absurdo  :D

Seria esse o caminho que justificaria o circuito limitador?

Matec

Hand MasterMind
Quote from: Rafael F. on 11 de February de 2021, as 17:03:40
Então, o fato de aquele circuito limitador de potência inserir alguma distorção no TDA, ainda assim é preferível do que ele distorcer naturalmente pela saturação normal dele mesmo em altas potências?
Digo isso por que já montei alguns TDAs e sei que no final do curso do potenciômetro ele tende a distorcer mesmo. Natural desses circuitos integrados de potência.
O datasheet inclusive dá um valor de 10% de THD em 32W numa carga de 8R. Absurdo  :D

Seria esse o caminho que justificaria o circuito limitador?

Exatamente!

;D

Rafael F.

*
Iniciante
Excelente, muito obrigado pela aula Matec. Foi muito esclarecedor!

Rafael F.

*
Iniciante
Amigos, levando em consideração esse esquema do Crate CA30D:
https://drive.google.com/file/d/1zU8YYIuyDVBhTbtWyRF_faFgRAQh-cai/view?usp=drivesdk

A seção de Reverb não tem uma indicação do tanque usado.
Por esse esquema tem como saber qual a impedância dele?

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Rafael F. on 15 de February de 2021, as 00:49:46

De onde saiu esse documento não tem um BOM ? (Bill Of Materials)
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Matec

Hand MasterMind
Quote from: Rafael F. on 15 de February de 2021, as 00:49:46
Amigos, levando em consideração esse esquema do Crate CA30D:
https://drive.google.com/file/d/1zU8YYIuyDVBhTbtWyRF_faFgRAQh-cai/view?usp=drivesdk

O tanque em que se utiliza uma só seção de Circuito Integrado pra funcionar, tem que ter uma impedância de média a alta. Isso elimina todos os de impedância baixa.... :D

;D

Rafael F.

*
Iniciante
Quote from: bossman on 15 de February de 2021, as 00:57:14
De onde saiu esse documento não tem um BOM ? (Bill Of Materials)

Infelizmente não encontrei nada relacionado.  :-[

Procurei bastante já, inclusive a imagem da PCI pra ver como ele foi construído originalmente, mas pelo menos em minhas buscas não tive resultado.

Quote from: Matec on 15 de February de 2021, as 01:12:47
O tanque em que se utiliza uma só seção de Circuito Integrado pra funcionar, tem que ter uma impedância de média a alta. Isso elimina todos os de impedância baixa.... :D

;D

Mas ainda deixa todos os de média a alta...  :D
Vou procurar mais pela Net pra ver se encontro alguma indicação.
Talvez até em outros esquemas que tenham uma topologia similar.