Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 12:35:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pré-amplificador para violão Crate  (Lida 9105 vezes)
Rafael F.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 21

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 0



« Responder #15 : 11 de Fevereiro de 2021, as 04:48:10 »

Ué, se tem alto THD não serve? THD é um número, e serve bem pra quem se importa com ele.

Talvez eu que não cheguei lá ainda nesse conceito, por favor não me entenda mal.  Smiley
Mas é que sempre pensei na distorção harmônica como vilã da alta fidelidade, e num circuito como esse que se preza pela clareza do instrumento, pensei que seria aquela coisa de reduzir ao máximo essa distorção.
Sempre quando vejo amplificadores desse tipo, vejo a referência de 0,01THD ou até muito menos que isso. Ou seja, sempre se coloca esse baixo nível de distorção como característica positiva.
Mas talvez eu que esteja confundindo mesmo.
 Batendo Cabeça
Também sei que não dá pra fazer milagre com TDA. Mas imaginei ser algo do tipo de reduzir isso.
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2021, as 00:45:28 por Rafael F. » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #16 : 11 de Fevereiro de 2021, as 05:07:26 »


Talvez eu que não cheguei lá ainda nesse conceito, por favor não me entenda mal.  Smiley
Mas é que sempre pensei na distorção harmônica como vilã da alta fidelidade, e num circuito como esse que se preza pela clareza do instrumento, pensei que seria aquela coisa de reduzir ao máximo essa distorção.
Sempre quando vejo amplificadores desse tipo, vejo a referência de 0,01THD ou até muito menos que isso. Ou seja, sempre se coloca esse baixo nível de distorção como característica positiva.
Mas talvez eu que esteja confundindo mesmo.
 Batendo Cabeça
Também sei que não dá pra fazer milagre com TDA. Mas imaginei ser algo do tipo de reduzir isso.

Não se assuste! Cheesy Cheesy Cheesy

THD é um número pra quantificar o quanto um circuito consegue reproduzir um sinal sem introduzir distorções. Válido pra pessoas que projetam e fabricam esses equipamentos.

Esses valores de 0,001 são impossíveis de serem ouvidos ou percebidos.

Sobre o som de um HIFI ser de 0,001, ótimo. No entanto, vários audiófilos vão dizer pra você que o melhor som, vem de um amplificador valvulado, de tem em média THD entre 1 e 3 porcento, isso em volumes mínimos. E em muitos casos, eu tenho que concordar com eles.

Então qual o valor do THD?

 Grin
Registrado
Rafael F.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 21

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 0



« Responder #17 : 11 de Fevereiro de 2021, as 17:03:40 »

Então, o fato de aquele circuito limitador de potência inserir alguma distorção no TDA, ainda assim é preferível do que ele distorcer naturalmente pela saturação normal dele mesmo em altas potências?
Digo isso por que já montei alguns TDAs e sei que no final do curso do potenciômetro ele tende a distorcer mesmo. Natural desses circuitos integrados de potência.
O datasheet inclusive dá um valor de 10% de THD em 32W numa carga de 8R. Absurdo  Cheesy

Seria esse o caminho que justificaria o circuito limitador?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #18 : 11 de Fevereiro de 2021, as 17:11:21 »

Então, o fato de aquele circuito limitador de potência inserir alguma distorção no TDA, ainda assim é preferível do que ele distorcer naturalmente pela saturação normal dele mesmo em altas potências?
Digo isso por que já montei alguns TDAs e sei que no final do curso do potenciômetro ele tende a distorcer mesmo. Natural desses circuitos integrados de potência.
O datasheet inclusive dá um valor de 10% de THD em 32W numa carga de 8R. Absurdo  Cheesy

Seria esse o caminho que justificaria o circuito limitador?

Exatamente!

 Grin
Registrado
Rafael F.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 21

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 0



« Responder #19 : 11 de Fevereiro de 2021, as 17:16:22 »

Excelente, muito obrigado pela aula Matec. Foi muito esclarecedor!
Registrado
Rafael F.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 21

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 0



« Responder #20 : 15 de Fevereiro de 2021, as 00:49:46 »

Amigos, levando em consideração esse esquema do Crate CA30D:
https://drive.google.com/file/d/1zU8YYIuyDVBhTbtWyRF_faFgRAQh-cai/view?usp=drivesdk

A seção de Reverb não tem uma indicação do tanque usado.
Por esse esquema tem como saber qual a impedância dele?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #21 : 15 de Fevereiro de 2021, as 00:57:14 »

A seção de Reverb não tem uma indicação do tanque usado.
Por esse esquema tem como saber qual a impedância dele?

De onde saiu esse documento não tem um BOM ? (Bill Of Materials)
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #22 : 15 de Fevereiro de 2021, as 01:12:47 »

Amigos, levando em consideração esse esquema do Crate CA30D:
https://drive.google.com/file/d/1zU8YYIuyDVBhTbtWyRF_faFgRAQh-cai/view?usp=drivesdk

A seção de Reverb não tem uma indicação do tanque usado.
Por esse esquema tem como saber qual a impedância dele?

O tanque em que se utiliza uma só seção de Circuito Integrado pra funcionar, tem que ter uma impedância de média a alta. Isso elimina todos os de impedância baixa.... Cheesy

 Grin
Registrado
Rafael F.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 21

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 0



« Responder #23 : 15 de Fevereiro de 2021, as 14:33:13 »

De onde saiu esse documento não tem um BOM ? (Bill Of Materials)

Infelizmente não encontrei nada relacionado.  Embarrassed
 
Procurei bastante já, inclusive a imagem da PCI pra ver como ele foi construído originalmente, mas pelo menos em minhas buscas não tive resultado.

O tanque em que se utiliza uma só seção de Circuito Integrado pra funcionar, tem que ter uma impedância de média a alta. Isso elimina todos os de impedância baixa.... Cheesy

 Grin

Mas ainda deixa todos os de média a alta...  Cheesy
Vou procurar mais pela Net pra ver se encontro alguma indicação.
Talvez até em outros esquemas que tenham uma topologia similar.
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal