Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 15:43:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Giannini Thor Contrabaixo modificação na fonte (dobrado de tensão)  (Lida 29567 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #30 : 14 de Fevereiro de 2021, as 03:26:24 »

Emanuel o melhor a se fazer é recondicionar esse transformador as suas necessidades. Como o Rafael bem escreveu... se não fosse esse prblema da tensão dos filamentos estar tão alta assim ainda dava pra aproveitar
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #31 : 14 de Fevereiro de 2021, as 14:24:21 »

Filamentos com carga (válvulas) - 4,11Vac-CT-4,11Vac
OBS: medição da rede 134,4Vac
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2021, as 14:35:05 por emanuelneto » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #32 : 14 de Fevereiro de 2021, as 16:14:41 »

Filamentos com carga (válvulas) - 4,11Vac-CT-4,11Vac
OBS: medição da rede 134,4Vac
Se o amplificador for trabalhar nessas tensões mesmo, aí não tem jeito. Tem que reformar. Ou usar um transformador o tempo todo.
 Batendo Cabeça Batendo Cabeça
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #33 : 14 de Fevereiro de 2021, as 16:16:18 »

Se ainda houver espaço para enrolar fio no carretel do transformador, uma tentativa seria enrolar a quantidade de espiras suficientes de fio de bitola igual ao do primário (estimado ou mesmo mais grosso) e fazer o complemento da tensão com esse novo enrolamento. Assim não precisaria refazer todos enrolamentos, principalmente se o primário estiver embaixo de todos os secundários.



Uma opção de experimento: se você tiver um dimmer com triac de uns 1000 W, tente usar na entrada de força do amplificador, e com um multímetro true rms ajuste para 110 Vrms. Provavelmente vai gerar muito ruído, mas se não acontecer de ter muito ruído, pode resolver a parada.  Aí é só montar um circuito com triac para disparar com 75° no ângulo de condução, o que reduz mais ou menos de 134 Vrms para 110 Vrms.


« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2021, as 16:27:18 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #34 : 14 de Fevereiro de 2021, as 16:43:45 »

Estou há dias tentando localizar meu variac em casa para fazer as últimas medições antes de decidir refazer este transformador. Nesta hora sem as ferramentas certas a gente fica meio perdido.

Em casa possuo micrometro (medir a bitola do fio), vários carreteis entre os fios 22 ao 35 awg, bobinadeira, então refazer este transformador não seria problema, porém quero realizar alguns testes antes, e o jeito vai ser mudar a chave para 220Vac e medir em outra tomada em casa
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #35 : 14 de Fevereiro de 2021, as 16:48:09 »

Então faça um transformador novo, com carretel novo e chapas novas. Dá tanto trabalho desmontar um transformador velho que não vale a pena. Se tiver as especificações do transformador fica fácil e como você tem bobinadeira e material, nem pense em perder tempo desmontando.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #36 : 14 de Fevereiro de 2021, as 16:53:21 »

Então faça um transformador novo, com carretel novo e chapas novas. Dá tanto trabalho desmontar um transformador velho que não vale a pena. Se tiver as especificações do transformador fica fácil e como você tem bobinadeira e material, nem pense em perder tempo desmontando.

Eu estou precisando da corrente dos secundários, e com essa retificação em ponte eu fiquei meio em dúvida como efetuar o cálculo
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #37 : 14 de Fevereiro de 2021, as 17:00:54 »

Se você souber qual a corrente contínua consumida depois da retificação em ponte, para o enrolamento a corrente AC eficaz precisa ser o dobro do valor da corrente DC.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #38 : 14 de Fevereiro de 2021, as 17:52:12 »

Neste caso realmente eu não sei qual corrente contínua consumida, pois esta é a primeira vez que pego esta topologia de fonte em valvulados durante manutenções

-----
Conseguir medir variac... entrei com 110V na entrada e medi

HT 291,1Vac - CT - 291,1Vac
Bias - 66Vac
Fil - 3,84Vac - CT - 3,84Vac
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2021, as 18:36:24 por emanuelneto » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #39 : 14 de Fevereiro de 2021, as 18:36:35 »

Neste caso realmente eu não sei qual corrente contínua consumida, pois esta é a primeira vez que pego esta topologia de fonte em valvulados durante manutenções

Faça uma estimativa. Pelo que escrevi ali atrás um valor de bias quente seria de 26mA por cada 6L6, isso com 800v de fonte, o que daria 104mA sem sinal. Com sinal, esse valor pode ser triplicado. Vamos dizer então que um bom valor seria de 350mA

Resta saber agora se você vai fazer as modificações de fonte, e de impedância, para que as válvulas fiquem em condições mais comuns de trabalho. Nesse caso os transformadores teriam que ser todos recalculados...

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Outra coisa é que se você fosse fazer o transformador novamente, bastaria utilizar a mesma bitola dos fios, fazendo apenas o ajuste das tensões...

 Roqueiro

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Citar
Conseguir medir variac... entrei com 110V na entrada e medi

HT 291,1Vac - CT - 291,1Vac
Bias - 66Vac
Fil - 3,84Vac - CT - 3,84Vac

Com as válvulas?
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2021, as 19:08:35 por Matec » Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #40 : 14 de Fevereiro de 2021, as 18:46:28 »

Neste momento o transformador está fora do chassis e usei o variac medido em 110V (testes sem carga)
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #41 : 14 de Fevereiro de 2021, as 18:54:23 »

Neste momento o transformador está fora do chassis e usei o variac medido em 110V (testes sem carga)

Ok! Com carga tem uma chance dessas tensões caírem um pouco. Costuma-se dizer que esses transformadores teriam uma tensão de 6,6V pro filamento( não muito correto). O que significa que as tensões ainda estão muito altas... Batendo Cabeça
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #42 : 14 de Fevereiro de 2021, as 19:51:24 »

Creio que vou fazer o trio de transformador deste equipamento para trabalhar com tensões menores. Me sinto bem mais confortável trabalhando com tensões até 500Vdc do que 800Vdc
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #43 : 14 de Fevereiro de 2021, as 20:48:55 »

Creio que vou fazer o trio de transformador deste equipamento para trabalhar com tensões menores. Me sinto bem mais confortável trabalhando com tensões até 500Vdc do que 800Vdc

Perfeito, utilize um conjunto de transformadores semelhantes aos dos Duovox de 100w, ou Tremendões... Com as tensões corretas...

Obs. O choque é o mesmo.
Registrado
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #44 : 14 de Fevereiro de 2021, as 21:58:30 »

Matec

Neste caso específico, de acordo com o esquema da primeira página, é possível retirar a tensão B+ no ponto conforme mostrado abaixo ?
Seria mais ou menos a tensão dentro daquilo que o Emanuel deseja, 932v/2=466v.

Poderia usar um outro transformador exclusivo para os filamentos ?


Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal