Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 12:48:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fontes de alta tensão para projetos valvulados  (Lida 15444 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #30 : 11 de Novembro de 2021, as 18:48:08 »

Eu tenho montado vários projetos de fontes chaveadas aproveitando sucatas de fontes de PC, TV e etc. Tenho interesse neste projeto, podes me enviar o esquema e os detalhes?

Podes dividir os resultados seus projetos que tens montado por ai ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #31 : 11 de Novembro de 2021, as 19:07:37 »

Podes dividir os resultados seus projetos que tens montado por ai ?

A maioria delas é retirada do site Eletrônica Silveira, todas as citadas abaixo são funcionais e possuem arquivos no fórum.
EX800, MK1000, NS450, Fonte 10X10-IR2153.

https://eletronicasilveira.forumeiros.com/t5380p100-fonte-chaveada-compacta-ir2153d-10-x-10-cm
Registrado
PauloC81
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 13

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 0


« Responder #32 : 12 de Novembro de 2021, as 12:04:18 »

Pessoal, visitante de longa data e primeira postagem. Como ainda estou me acostumando com o regramento do fórum, vou colocar tudo o que tenho encontrado a respeito de fontes chaveadas de alta tensão em valvulados no spoiler adiante - conforme ia escrevendo fui vendo que a postagem ficou gigante... Obviamente, na maioria trata-se de adaptações de equipamentos genéricos prontos-para-uso e não de implementações específicas e com dimensionamentos corretos, mas o resultado parece positivo.


Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #33 : 12 de Novembro de 2021, as 16:38:42 »

Pessoal, visitante de longa data e primeira postagem. Como ainda estou me acostumando com o regramento do fórum, vou colocar tudo o que tenho encontrado a respeito de fontes chaveadas de alta tensão em valvulados no spoiler adiante - conforme ia escrevendo fui vendo que a postagem ficou gigante... Obviamente, na maioria trata-se de adaptações de equipamentos genéricos prontos-para-uso e não de implementações específicas e com dimensionamentos corretos, mas o resultado parece positivo.


Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Olá PauloC81. Muito boa postagem para iniciar.

Sobre essas fontes do Ali, existe a comodidade de se comprar algo que funciona, a preços não excessivos, (pelo menos se não forem taxados). Então para quem não tem muito tempo ou conhecimento pra pesquisar e fabricar sua própria fonte, é um bom começo. Eu estive vendo as fontes dos anúncios e vi que ou são baseadas em datasheets de CIs específicos, (um deles consegui identificar como o SG3525AP da ST  https://datasheet.octopart.com/SG3525AP-STMicroelectronics-datasheet-14277.pdf), e outros são feitos com outras técnicas, como o A.Sim utilizou, de utilizar componentes discretos.

Existem sempre os detalhes: de se comprar uma fonte genérica pronta, e ela não ter exatamente os requisitos necessários que se necessita; Soft-start, corrente insuficiente, falta de outras tensões necessárias, além dos filamentos de alta corrente; como a tensão de bias, negativa, e ainda alguma outra, caso seja necessário um circuito auxiliar com operacionais.

O ponto nesse caso, é que é sempre necessário adequar o projeto á fonte, e não o contrário, quando ela é comprada pronta. Ou então aprender como fazer a fonte ideal para o projeto.

Já vi aqui no forum, várias tentativas de utilização dessas fontes. Para projetos menores funcionaram, para os maiores não lembro de ter visto algum que tenha tido sucesso.

Esses projetos que aparecem no Eletrônica Silveira são interessantes, mas não específicos para valvulados, então tem de testar as modificações necessárias. No entanto se houver alguém disposto a isso, eu acho excelente.

E voltando à temática do tópico, acho ótimo que cada um que encontrou soluções para suas necessidades, que podem ser compradas em lojas virtuais, apresentem aqui suas experiências, como próprio o Blackcorvo. Roqueiro

Minha opinião sobre as fontes chaveadas é que são ótimas. No entanto, à partir de certa potência, passam à ficar grandes também, talvez não o transformador, que pode se utilizar frequências mais altas, mas o próprio circuito em si. Já consertei equipamentos potentes em que a fonte chaveada tomava a maior parte do espaço da placa do circuito do equipamento. E eram equipamentos modernos, não fontes antigas. E os defeitos encontrados eram totalmente diferentes do que se costuma encontrar em fontes normais, devido à frequência e à corrente pulsante. É um campo novo pra mim e creio que pra muitos. Eu ainda não estou a par de todos os detalhes pra recomendar sem restrições.
 Smiley
« Última modificação: 12 de Novembro de 2021, as 16:40:51 por Matec » Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal