Coil Winder

Started by hgamal, 01 de July de 2021, as 04:11:30

Previous topic - Next topic

cmeinberg

*
Iniciante
Quote from: xformer on 07 de July de 2021, as 19:12:31
Só falta alguém escrever o sketch     :D
boa  :D no final de semana vou escrever algo e aviso aqui.

O DRV8825 pode fornecer até 2.5A por fase, deve ser suficiente para bastante coisa.

Subi um repositório no github para ir jogando os arquivos (código, modelos 3d, etc)
https://github.com/ClaudioMeinberg/coilwinder-handmades

Quem quiser subir coisa lá, me chama que adiciono o usuário.

Fiz uma pesquisa rápida considerando motores Nema 17 6,5 Kgf.cm para enrolador e 4,2 Kgf.cm para guia; o custo do material ficou em R$600 e R$400.
O estudo esta aqui: https://github.com/ClaudioMeinberg/coilwinder-handmades#lista-de-componentes

raphaelCoelho

Colaborador
Quote from: cmeinberg on 07 de July de 2021, as 20:03:50
boa  :D no final de semana vou escrever algo e aviso aqui.

O DRV8825 pode fornecer até 2.5A por fase, deve ser suficiente para bastante coisa.

Subi um repositório no github para ir jogando os arquivos (código, modelos 3d, etc)
https://github.com/ClaudioMeinberg/coilwinder-handmades

Quem quiser subir coisa lá, me chama que adiciono o usuário.

Fiz uma pesquisa rápida considerando motores Nema 17 6,5 Kgf.cm para enrolador e 4,2 Kgf.cm para guia; o custo do material ficou em R$600 e R$400.
O estudo esta aqui: https://github.com/ClaudioMeinberg/coilwinder-handmades#lista-de-componentes

Pelo que vi no estudo, o carrinho vai ser impresso em uma impressora 3D. Como ele vai "andar" sobre o fuso e as guias?
Grande abraço, Raphael!

cmeinberg

*
Iniciante
Quote from: raphaelCoelho on 07 de July de 2021, as 22:42:40
Pelo que vi no estudo, o carrinho vai ser impresso em uma impressora 3D. Como ele vai "andar" sobre o fuso e as guias?

No carrinho vão presos a castanha do fuso, e os rolamentos lineares (estes não estão no descritivo, obrigado).

Atualizei o projeto com o modelo.

raphaelCoelho

Colaborador
Quote from: cmeinberg on 08 de July de 2021, as 02:45:32
No carrinho vão presos a castanha do fuso, e os rolamentos lineares (estes não estão no descritivo, obrigado).

Atualizei o projeto com o modelo.

Entendi. Muito bom, fica perfeito  :tup

Mas olha, eu realmente não sei quanto a modelos/tipos de fusos, guias, castanhas e rolamentos lineares. Comprei esse material para a minha em uma empresa que vende materiais para cnc's e impressoras 3d.
Porém quando alinha os 3 eixos, tem uma folga no carro, e eu estou utilizando a castanha "anti-folga" que é aquela em 2 peças com uma mola entre elas.
Eu não sei se tem outros modelos de fusos/castanhas e guias/rolamentos, mas pelo que lí, todas que achei tem alguma folga, inclusive isso é apresentado na documentação das peças.

Tem diversas formas de tirar essa folga, sendo a mais prática e que MENOS vai pesar o carro, usar um carro "duplo" com 2 rolamentos em cada guia e 2 castanhas no fuso mantendo uma distância entre eles.

Em máquinas cnc, como tem mais eixos, é mais dificil perceber esta folga, pois um eixo ancora no outro.
Essa  folga é lateral, justamente o movimento que o carro vai fazer, no meu caso aqui, chegou a quase 1mm.

Eu sugiro aumentar o tamanho do fuso e das guias, e fazer um "carro dobrado".

Outra coisa que lembrei é colocar no projeto, um mancal rolamentado pro fuso, éle deve ser ancorado em ambos os lados (um lado vai no motor via o acoplador, do outro nesse mancal, tem modelos laterais deles, que facilitam). E pras guias lineares, são dois suportes pra cada uma.

Baita projeto!!!
Grande abraço, Raphael!

Jimi

*
Iniciante
Projeto muito interessante, eu gostaria de montar só para fazer captadores. Tenho duas impressoras aqui que ainda funcionam, mas pelo que li nos comentários, os motores dela não servem para o projeto original.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: Jimi on 07 de March de 2022, as 13:34:41
Projeto muito interessante, eu gostaria de montar só para fazer captadores. Tenho duas impressoras aqui que ainda funcionam, mas pelo que li nos comentários, os motores dela não servem para o projeto original.

De que tipo são os motores dessas impressoras ?  Motores de passo ou motores elétricos comuns ?
Motores de passo geralmente são muito lentos para usar num enrolador de captador, que precisa de muitas espiras e pouco torque.  Demoraria muito tempo. 
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Jimi

*
Iniciante
QuoteDe que tipo são os motores dessas impressoras ?  Motores de passo ou motores elétricos comuns ?
Motores de passo geralmente são muito lentos para usar num enrolador de captador, que precisa de muitas espiras e pouco torque.  Demoraria muito tempo.  

Não desmontei as impressoras ainda.