Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 03:38:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fender Champ 5F1(em andamento e com fotos)  (Lida 32855 vezes)
Rikrdo
Visitante
« Responder #45 : 04 de Maio de 2011, as 18:30:44 »

Gostaria de esclarecer algumas duvidas sobre o post do V_amp na página anterior desse tópico. Ele cita um esquema derivado do Champ comum porém com duas 6V6 em paralelo.

http://angela.com/angelasupersingle-ended6v6guitarampproject.aspx

Queria saber o quanto alto (volume) ficaria esse amp com os transformador de força e saída bem dimensionados e usando se possível duas 6L6 em paralelo. Aguentaria ensaio com bateria sem crunchar? Quantos Watts é possivel tirar desse amplificador nessas condiçoes?
Caso sejam possiveis essas mods o que teria de ser feito no circuito afim dele trabalhar o mais corretamente possivel com as 6L6?

Obrigado.
« Última modificação: 04 de Maio de 2011, as 18:34:13 por Rikrdo » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #46 : 04 de Maio de 2011, as 19:57:45 »

Rikrdo por que não utilizar uma válvula mais forte 6550 por exemplo ou mesmo utilizar essas 6L6 ai em push pull ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Rikrdo
Visitante
« Responder #47 : 04 de Maio de 2011, as 20:27:56 »

bossman
Tava olhando esse circuito mais pela sua simplicidade e porque tenho mais facilidade em conseguir/enrolar os transformadores pra ele.
Um amp com 6L6 em push-pull creio eu que renderia em torno de 50W e até seria mais interessante pra mim mas pra eu conseguir os transformadores de saida e de força seria mais dificil. Eu teria que "gastar" se é que me entende.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #48 : 04 de Maio de 2011, as 23:11:24 »

Oi Rikrdo

Esse circuito com duas 6V6 em paralelo é uma bomba. Não faça isso.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #49 : 04 de Maio de 2011, as 23:43:53 »

Cada dia estou mais apaixonado por amps SE... Tenho um Valve Jr com boas mods e um IALL 3.5 com um pré-Fender...

E já estou partindo para um Fender Champ!

Eduardo,

Quando voce usa a palavra "bomba", estaria se referindo ao resultado sonoro final, a algum perigo para as próprias válvulas de saída, ou ambas as coisas? A maneira das válvulas de saída "enxergarem" a carga mudaria completamente?

Agradeço de antemào sua resposta!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #50 : 05 de Maio de 2011, as 09:02:44 »

Oi Alex

O Designer3d montou este circuito ano passado. O suplício dele em fazer funcionar está todo no tópico:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1049.0

Primeiramente quem desenhou o circuito do superangela é um tapado que nunca viu válvula na frente. O circuito tem vários problemas de conceituação e é muito sujeto a oscilações parazitas de alta frequência. Isso torra tudo, da válvula ao twiter e o transformador de saída junto. O pior é que só dá para pegar isso com um osciloscópio.

Ontem mesmo tive na loja um cliente com um amplificador com oscilação em 50kHz. Queimava  um TDA2050 atrás do outro sem dar sinal de problema.

O que eu chamo de bomba é isso. O som dele é bom, mas o custo em peças e dor de cabeça não vale a pena. Melhor fazer um SE com uma EL34 ou 6L6 que usar duas 6V6 em paralelo.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #51 : 05 de Maio de 2011, as 09:54:53 »

Puxa, obrigado, Eduardo!

Ou seja com uma oscilaçào nessa faixa de frequencia, o sujeito nem ouve nada e sai torrando tudo! Bufando
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Rikrdo
Visitante
« Responder #52 : 05 de Maio de 2011, as 10:23:52 »

Obrigado pelas informações Eduardo!
Vou juntar mais R$ então e partir pra um push-pull tipo Bassman 5F6.

Abraço
« Última modificação: 05 de Maio de 2011, as 10:28:58 por Rikrdo » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #53 : 05 de Maio de 2011, as 10:45:28 »

Oi Alex

Ou seja com uma oscilação nessa faixa de frequência, o sujeito nem ouve nada e sai torrando tudo! Bufando

Você pegou a idéia! O maior problema em se fazer circuitos valvulados de alta potência é ter que lidar com válvulas em paralelo. Válvulas como EL34 e 6L6 já foram criadas com essa aplicação em mente, mas as menores não. Mesmo assim existem alguns cuidados para se ligar EL34 em paralelo.

Obrigado pelas informações Eduardo!
Vou juntar mais R$ então e partir pra um push-pull tipo Bassman 5F6.

Boa pedida! Um excelente projeto!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #54 : 05 de Maio de 2011, as 10:58:33 »

Obrigado pelas informações Eduardo!
Vou juntar mais R$ então e partir pra um push-pull tipo Bassman 5F6.

Abraço

Pode ir nesse que não vai se arrepender! Palavra de quem já montou um.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Rikrdo
Visitante
« Responder #55 : 05 de Maio de 2011, as 11:05:31 »

bossman
Opa! Bom ouvir isso. Você usou layout do Ceriatone ou algum outro?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #56 : 05 de Maio de 2011, as 11:09:47 »

bossman
Opa! Bom ouvir isso. Você usou layout do Ceriatone ou algum outro?

Usei o da Fender mesmo.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #57 : 31 de Maio de 2011, as 22:45:35 »

Só mais uma questão em relação a usar válvulas em paralelo...

Eduardo,

você citou as 6L6 e EL34 como mais "preparadas" para esse tipo de coisa. Mas e as EL84? Elas não seriam usadas numa configuração parecida no AC30 da VOX, por exemplo? Pergunto isso pois sou fã do som das EL84...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #58 : 10 de Junho de 2011, as 08:23:06 »

Oi Alex

Demorei, mas está aqui sua resposta.

No caso das EL84, é preciso tomar alguns cuidados extras para que não haja oscilação. O resistor de catodo precisa ser desacoplado e cada grade auxiliar precisa ter um resistor de carga separado. Quando se usa apenas duas em PP, o resistor de catodo é deixado sem desacoplamento e as grades vão direto para o +B.

Não é nada do outro mundo colocar pentodos em paralelo, mas se não tomar esses cuidados bobos, a coisa entra em oscilação fácil. Daí para torrar uma válvula ou um transformador de saída é um pulo.

No caso do Super Angela, que foi discutido aqui no forum, a orientação dada foi desacoplar os pentodos de saída, coisa que não foi feita no projeto. Acho bom frisar novamente que quem projetou o Super Angela foi um curioso que não sabe o que está fazendo. E como a internet dá voz igual a todos, ele acabou sendo ouvido por alguns mais iniciantes que ele.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fumaça
Visitante
« Responder #59 : 10 de Junho de 2011, as 09:12:26 »

No caso de oscilações em 6V6, poderia ser essa a causa misteriosa de queima de componentes dos Fender com 6V6 em PP que se clona internet afora e modifica-se a bel prazer? Digo isso porque tem muitos fóruns gringos que os caras chegam a modiicar cap. de filtragem, auto-bias das power e até voltagem mais alta de acordo com o datasheet, tudo em nome de "atualizar" o circuito. Já vi realimentação, troca de componentes de polarização e desacoplamento de estágios. Pretendo modificar um fender 5E3, colocando 6L6 e estou fazendo esse projeto (que rendederia em torno de 30W) desde julho de 2010... Minha idéia é tirar aquelas infinitas "in" dos circuitos fender e colocar uma só com uma chave seletora de "normal" e "bright", também modificar um pouco o controle tonal para uma gama mais ampla de frequências. Agora, as Válvulas do power preciso ainda calcular algumas coisas com relação à tensões de grade de blindagem e catodo, que precisa de um resistor dimensionado de acordo. Procede essa informação que as válvulas podem oscilar em frequências médias e torrar transformadores de saída? Uma solução seria um cap de desacoplamento de valor conveniente para bloquear as frequências acima de tal valor?
Desculpem o TEXTO gigante...
Abraços
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal