Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 17:35:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda para "Pedaleira Analógica"?  (Lida 24309 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« : 01 de Maio de 2011, as 19:43:50 »

Olá a todos;
Não sei se é o local correto, caso não seja, por favor Moderadores, reloquem!

Baseado na "Pedaleira" do "Jorge R" que aparece neste post: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=318.0
Gostaria do auxílio de vocês na indicação de alguns pedais, para incluir na pedaleira que pretendo fazer.  Sei que muitos irão dizer que depende do som que quero fazer.
Então explico qual é a intenção; meu filho de 16 anos resolveu que quer de presente uma "guitarra", depois de ter visto alguns dos pedais que fiz para um amigo.  Logo para reduzir custos eu vou montar um set de pedais em uma só caixa (pedaleira).  Isto porque vai ficar mais prático na hora do transporte quando o ensaio(barulheira) não for aqui em casa.  A idéia inicial segue abaixo, logo depois vou montar o "cubo" que já estão montados o pré limpo site e o Marshallize como sujo e um amp transistorizado do "Carlos Mergulhão" (DX Blame") numa caixa 1x12.
Segue abaixo o pdf com a ideia inicial da pedaleira!
Registrado

Audrec
Visitante
« Responder #1 : 01 de Maio de 2011, as 19:57:12 »

Olá Alfredo,
Bom como você mesmo citou, depende muito do estilo de som, mas vou citar alguns efeitos que são aplicáveis a vários estilos, dentre eles o Wah-Wah, o Chorus, o Delay e o Reverb, são os mais usuais, um equalizador também cairia bem no seu set. Dai tem outros mais especificos, porém um delay você consegue colocar em qualquer som, eu por exemplo, gosto muito de usar delay para tocar metal, dai vai do gosto do guitarrista, espero ter ajudado...
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #2 : 01 de Maio de 2011, as 20:07:32 »

Audrec;
Obrigado em se dispor a ajudar, como eu disse na realidade eu ainda não sei qual o "estilo" de som, já que meu filho e uns amigos de escola, vão começar, creio eu, mais que fazer barulho do que "tirar um som" e por isto pretendo fazer algo bem "basicão", até mesmo porque as vezes ele é meio "fogo de palha" começa alguma coisa e depois desiste.
Registrado

Jorge R
Visitante
« Responder #3 : 01 de Maio de 2011, as 21:36:46 »

Alfredo

Uma coisa que notei é que tem vários pedais do mesmo tipo, como os de alto ganho. Talvêz fosse mais útil substituir algum deles por outro mais útil em outros estilos musicais, como o delay e chorus sugeridos pelo
Audrec. Não esquece de um buffer.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #4 : 01 de Maio de 2011, as 21:48:10 »

Jorge;
Obrigado pela atenção, quanto ao buffer, irei usar exatamente o que tem no seu tópico "Buffer Peter Cornish G2", colocando um no início e um no fim da cadeia.
A idéia deste tópico é exatamente colher opiniões dos mais experientes; dei a idéia inicial com o desenho mostrado apenas para dar o pontapé inicial, para colher idéias.
Obrigado a todos que estão contribuindo
Registrado

flaviobei
Visitante
« Responder #5 : 01 de Maio de 2011, as 22:09:47 »

e ai alfredo, b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum)?

cara, eu tenho muitos pedais, mas obviamente nunca uso todos juntos (ainda bem..hahaha) e nem carrego todos no pedalboard, mudo a configuração dependendo do som que vou levar, as vezes levo uma distorção mais forte, as vezes uma mais "crunch", dependo do som.. mas basicamente, o que sempre carrego é:

1 drive (que alterno dependendo do som, as vezes uso o blues driver da behringer, as vezes o bluesbreaker)
1 distorção (as vezes uso mais peso, as vezes menos)
1 chorus - meu ce-2 não sai do set por nada
1 delay - as vezes analógico, as vezes digital, depende da idéia

isso sempre tem no meu set, é quase obrigatório, dai dependendo do que vou tocar, coloco um envelope, um, booster, um ts9, varia muito... mas um basico pra quase todo som (na minha humilde opnião) são esses ai de cima, distorção, chorus e delay, sempre tem uso pra eles, de pop a metal
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #6 : 01 de Maio de 2011, as 22:26:43 »

Alfredo, vou dar minha humilde opiniao:
Como é para "começar", pedais basicos sao fundamentais.
De minha opiniao os mais basicos sao: overdriver, chorus, delay.
Dependendo do orçamento que se pretende usar, pode-se incluir: phaser, tremulo, wha-wha.
Na minha opiniao, esses sao os mais fundamentais, que nao podem faltar.
Um passo a mais, ai voce começa a colocar efeitos de mesma categoria, como uma distorçao basica e uma distorçao de maior ganho, efeitos mais sofisticado como oitavador, shifter, e assim em diante...

Enfrento o mesmo caso que voce, tenho que fazer um set basico para meu filho que esta iniciando.
Por enquanto só decidi o amp, e estou estudando uns efeitos para ele.
To pensando em algo mais basico, como no exemplo que te dei. Penso em um TubeScreamer, CE2, e um delay baseado no PT2399.
Por enquanto ele ta começando e só toca na igreja, entao acho que esses se encaixam bem para ele.
NAo pretendo fazer algo sofisticado, para nao ter perda de interesse, e para dar um maior valor.
Penso que se de inicio tiver muitos recursos (no set), pode nao haver muito aproveitamento e logo abandonar.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 01 de Maio de 2011, as 22:34:51 »

Nào sou uma pessoa humilde, entào vou dar uma opiniào modesta: O importante é aprender a tocar a guitarra. Acho que pedais só irào atrapalhar, distrair. sinceramente. Mas como o barulho é uma coisa importante e ligada aos hormônios, acho que uma boa distorção vai dar o grau de tempero necessário. Assim já terá dois timbres básicos paralidar: limpo e sujo. Acho que mais do que isso, nem irá aproveitar muito, será mais coisas pra tirar o foco do principal que é tocar algo. Head Banger
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
flaviobei
Visitante
« Responder #8 : 01 de Maio de 2011, as 22:41:18 »

é, isso é importante, se ele ta aprendendo ainda, muitos efeitos mais atrapalham do que ajudam
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 01 de Maio de 2011, as 22:51:00 »

Eu sempre achei que efeitos tem duas maneiras de aparecer na minha vida: por eu sentir necessidade de algo mais que os recursos que tinha não compreendiam e coisas que me excitaram e despertaram a minha criatividade quando tive contato com as mesmas. E sempre achei que a melhor maneira de aprender a usar efeitos foi eu ter um pedalzinho de cada vez. Tirar o máximo de um e quando adicionava outro, parecia que as possibilidades se multiplicavam em vez de apenas se somarem.

Hoje em dia é aquela coisa, todos tem um set careta de drive, distortion, chorus e eco. E tiram as mesmas combinações, normalmente ruins. Mas isso já é viagem particular minha... O que importa é que seu filho se divirta com os amigos. E ainda acho mais interessante fazer o pedal para usar com bateria, sem precisar de fonte externa. Drive/distortion consome pouco. Ficam só guitarra, dois cabos, pedal e amplificador e pronto!
« Última modificação: 02 de Maio de 2011, as 11:07:34 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Gustavo Soares
Visitante
« Responder #10 : 02 de Maio de 2011, as 00:55:13 »

Bem, eu sou um dos que acha que ter um equipamento básico decente só ajuda a evoluir mais rapidamente. Passei quase 8 anos da minha vida com uma guitarra que era um lixo por falta de grana para comprar uma melhor que parei de tocar depois de uns anos e só voltei quando troquei de guitarra, pois a velha machucava meus ouvidos com a escala toda errada.

Tem uns meses (falta tempo e $ para acabar) que eu estou fazendo a minha própria pedaleira
e estava esperando ficar pronta para postar coisas dela aqui e os agradecimentos, mas vai uma foto de prévia dela.
Está sendo montada em uma bandeja de alumínio pintada de preto. Ia ser branca, com os layouts dos pedais impressos em transparencias, depois coladas e envernizadas, mas como disse, a grana ta curta e resolvi fazer uma primeira versão assim mesmo.

Pelo meu gosto, eu optei por essa sequencia de efeitos

Ross comp ( perfeito rs.)
MXR microamp booster
TS-9 overdrive
MXR Distortion +
Big Muff ( Meu querido!)
Shred Master
Tremulus Lune
CE-2 chorus ( o espaço preto)
Phase 90
Rebote delay 2.5

Peguei essa sequencia por me atender bem nas minhas necessidades, mas tem uma overdose na seção de overdrive/distortion.

Faz uma para seu filho que tenha minimamente:

compressor
Overdrive
Distortion
Chorus
Delay

que ele já vai poder tocar trocentas músicas de diversas bandas ( e compor) e provavelmente vai ficar feliz e satisfeito por um tempo razoável.

http://img716.imageshack.us/i/pedaleirafrente.jpg/



Uploaded with ImageShack.us
« Última modificação: 02 de Maio de 2011, as 00:57:56 por Gustavo Soares » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #11 : 02 de Maio de 2011, as 14:04:56 »

Obrigado a todos pelas sugestões;
Pelas opiniões aqui dispostas, resolvi que a "pedaleira" ficará disposta da seguinte maneira:
1 - Compressor (Ross Compressor - Tonepad) Já tenho a placa
2- Distorção (Falta definir qual) - Já tenho a placa do "Rat", mas poderá ser outro
3 - Drive (tenho as placas do "Crunch Drive", "OCD" e "COT 50") acho que vou usar o Crunch Drive
4 - Delay (Já tenho a Placa do Rebot Delay 2.5)
5 - Chorus (?) Falta definir
6 - Phase (Já tenho os componentes do Phase 90) vou aproveitar e fazer a "mod" para "Vibrato"
7 - Booster (Já tenho a placa do "Super Hard ON")

Continuo aceitando opniões. Informo ainda que a intenção é ter algo que seja prático para transportar, e que será usado por um "iniciante" de 16 anos,
que provávelmente vai começar com uma guitarra modesta tipo "Gianini GGX-1S ou GGX-1HH".

Abraços,
Alfredo J. Santos
Registrado

Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #12 : 02 de Maio de 2011, as 14:23:54 »

Montei uma pedaleirinha para um amigo com os seguintes:

1 - Dynacomp (mod de attack)
2 - Shred Master (mods de ganho, volume, graves e agudos)
3 - CE-2 (mod chaveamento de capacitores)
4 - Rebote delay 2.5

O cara adorou, pricinpalmente o Shred Master pela versatilidade. Ele não é iniciante, toca na noite há bastante tempo.

Uma opinião quanto ao delay:
depois de montar o Yerasov DM-5 (muito bom), nem ligo mais pro Rebote.  Wink
« Última modificação: 02 de Maio de 2011, as 14:26:43 por Marcos Câmara » Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #13 : 02 de Maio de 2011, as 14:41:02 »

eu colocaria o speaker sim do tonepad no final da cadeia, ele da "vida" ao meu GT-2 E outros Drives...

 Guitarrista Guitarrista Guitarrista
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #14 : 02 de Maio de 2011, as 15:04:04 »

Markb,

você usa o simulator com amplificador?
Parece que no tonepad, este layout não existe mais. Você poderia passar?

Abraço.
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal