Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 03:41:11


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Economizar em pedais  (Lida 31882 vezes)
gabiru
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 95

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 4


« Responder #60 : 07 de Março de 2012, as 15:26:15 »

A meu ver, o custo da mão-de-obra é muito importante, mas é de uma natureza um pouco diferente do que o restante dos custos, pelo simples fato que não sai nem mesmo um trocado do bolso do cara que investe seu trabalho no produto, enquanto tem que pagar por todos os outros materiais. Isso significa que ele mesmo fazer o seu pedal barateia o processo todo - e, consequentemente, o preço final. Numa situação similar, mas que houvesse a necessidade de se pagar um funcionário para fazer o pedal, o custo seria da mesma natureza que o de comprar componentes ou pagar o silk na carcaça.

Prum cara que teria que juntar 400 mangos pra comprar um TubeScreamer na Teododo, fazer um por 120 e ignorar o custo de sua mão-de-obra é um negócio sensacional.

No entanto, esse barateamento do produto é, na verdade, o empobrecimento do produto. Porque pro cara fazer um pedal à mão de qualidade top de linha, como muitos dos colegas aqui fazem, ele vai investir muito mais do que os 400 mangos do TS que ele não comprou na Teodoro. Placas perdidas, componentes queimados, fiação mal-feita, pintura que deu errado etc etc etc, sem contar no tempo, nos livros, nos eventuais cursos, e na disposição pra aprender.

Isto posto, também acho que nós todos - handmakers e não-handmakers - compramos muito mal. Normalmente, preferimos parcelar do que juntar a grana pra pagar à vista e com desconto; compramos a quantidade que vamos usar imediatamente por um preço maior do que se comprássemos para estocar. E outros exemplos mais.

Ou seja, dá pra reduzir custos sem precisar prejudicar a qualidade do pedal. Mas, me parece, isso depende de experiência, conhecimento e um tanto de know-how.
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #61 : 07 de Março de 2012, as 16:06:38 »

É isso mesmo Gabiru. Você entendeu o Q da questão. Tudo é relativo.

Claro que para mim o valer a pena é o aprendizado junto com experiência e principalmente(acho que a maioria aqui também tem isso), o massageamento do Ego quando alguém fala: baita som maneiro que esse pedal têm viu? Foi você mesmo que fez? Faz um pra mim? Eu pago!

Mesmo que você não pense em vender, mas só ouvir isso dá um oxigênio extra nos seus pulmões e o peito enche mais rápido e assim dizemos: Poxa, sou D+. mesmo! Palmas


Foi isso que ouvi no cubo. Enquanto a galera da banda aqui tem vergonha de ligar os amps deles e a guitarra no seco, eu levo o meu e ligo apenas a guitarra e todo mundo fala... puts, que som massa velho. Queria que o meu fosse assim, mas preciso da pedaleira! Mesmo que eu tenha gastado muito mais que um original, o meu está ao meu modo e ao meu gosto, dando um resultado show!

Isso que me faz investir, mesmo que seja a mais para fazer o material.

Voltando aos pedais, estou agora tentando fazer da forma mais correta. Estou comprando uma protoboard para fazer os testes (antes eu fazia a placa e ia soldando e dessoldando), isso fazia perder peça e placas, aumentando ainda mais o custo. Sei que era o jeito errado, mas eu estava apenas iniciando a jornada e não sabia o quanto era importante testar e variar as peças para ter os resultados.

Aos que vão fazer um pedal ou outro e se agradam com o som do jeito que ele é, recomendo fazer e pronto (vai economizar muito).
Aos que querem testar, ver como se comporta, funções das peças naquela área do circuito, mods, etc... compra uma protoboard que vai reduzir alguns custos depois de um tempo.

Quanto ao estoque de peças, sempre compro a mais para guardar aqui. Praticamente não preciso mais comprar resistores por exemplo. Capacitor ,Led, só quando é muito específico, mas tenho aqui uns estoques tmb. Compro apenas trimmers, LDR, Ci's , coisas do tipo.

Abraços.

Engraçado como ficou polêmico esse tópico hein?

A meu ver, o custo da mão-de-obra é muito importante, mas é de uma natureza um pouco diferente do que o restante dos custos, pelo simples fato que não sai nem mesmo um trocado do bolso do cara que investe seu trabalho no produto, enquanto tem que pagar por todos os outros materiais. Isso significa que ele mesmo fazer o seu pedal barateia o processo todo - e, consequentemente, o preço final. Numa situação similar, mas que houvesse a necessidade de se pagar um funcionário para fazer o pedal, o custo seria da mesma natureza que o de comprar componentes ou pagar o silk na carcaça.

Prum cara que teria que juntar 400 mangos pra comprar um TubeScreamer na Teododo, fazer um por 120 e ignorar o custo de sua mão-de-obra é um negócio sensacional.

No entanto, esse barateamento do produto é, na verdade, o empobrecimento do produto. Porque pro cara fazer um pedal à mão de qualidade top de linha, como muitos dos colegas aqui fazem, ele vai investir muito mais do que os 400 mangos do TS que ele não comprou na Teodoro. Placas perdidas, componentes queimados, fiação mal-feita, pintura que deu errado etc etc etc, sem contar no tempo, nos livros, nos eventuais cursos, e na disposição pra aprender.

Isto posto, também acho que nós todos - handmakers e não-handmakers - compramos muito mal. Normalmente, preferimos parcelar do que juntar a grana pra pagar à vista e com desconto; compramos a quantidade que vamos usar imediatamente por um preço maior do que se comprássemos para estocar. E outros exemplos mais.

Ou seja, dá pra reduzir custos sem precisar prejudicar a qualidade do pedal. Mas, me parece, isso depende de experiência, conhecimento e um tanto de know-how.
« Última modificação: 07 de Março de 2012, as 16:08:40 por designermx2 » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #62 : 07 de Março de 2012, as 16:37:48 »

Saudações,

Designer, isso que você falou é a mais pura realidade. Montei 3 vezes o mesmo projeto soldadando e retirando soldas e componentes e fazendo gambiarras pra aproveitar o layout pra saber como chegar no que eu queria. Ainda assim o terceiro permanece no quase pois a placa já está muito deteriorada. Na quarta vez sai... Mas é isso. A protoboard evita esse atraso.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #63 : 07 de Março de 2012, as 22:54:50 »

Por essas e por outras, eu escolho qual pedal comprar e qual fabricar.  O tempo que perco com um pedal não é grande, pois o faço em intervalos e horas vagas (até como terapia ocupacional), sem prejudicar as horas de meus trabalhos principais.   Roll Eyes

Tenho alguns projetos a longo prazo, pois não tenho como tocá-los agora por pura falta de tempo e excesso de trabalho, como a programação da memória do Fraverb (que já se encontra montado e funcionando, com o soquete para as memórias, já adquiridas), os ajustes finais do circuito do Shelob (basicamente, otimizar valores de capacitores), um looper lo-fi (o integrado já está aqui) e o Micro Synth (já estou com todas as peças).  

Não cheguei a um consenso com a placa da antena do WH-10/4093, e o projeto está guardado, montado e funcionando fora da caixa - comprei o Weeping Demon.  O Shelob ficou muito legal, mas é monofônico e tem limitações que já eram óbvias desde o projeto inicial - comprei o PS-6.  Eu tenho a intenção de usar o Fraverb para fazer um Freeze e um POG - de novo o PS-6 e o próprio Freeze da EHX estão ali no porão.

No meu caso, como no caso de muitos aqui da comunidade, o grande problema é a mão-de-obra, mesmo.     Ui

Além de tudo isso, trabalho em dois lugares, na minha oficina de manutenção de aparelhos eletrônicos, sozinho, e minhas aulas na universidade.  

Tenho pouco mais de uma centena de modelos plásticos variados para modificar, montar e pintar, e uns projetos de robótica, a princípio com base em Arduíno, em casa e no trabalho, jogos de RPG, etc.    Wink

Tenho minha família, que vale muito mais que tudo isso.

Quem sabe, depois que me aposentar?    Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy

Gostei de ver os seus comentários ponderados.
« Última modificação: 07 de Março de 2012, as 23:00:45 por Adiel » Registrado

Güero 2.0
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.817

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 55


Kiss the frog


« Responder #64 : 07 de Março de 2012, as 23:04:19 »


... jogos de RPG, etc.    Wink


Pô, me interessa isso aí hein !?
Eu poderia ser um ladrão  Cheesy
Registrado

"A Oceânia está em guerra com a Lestásia."
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #65 : 07 de Março de 2012, as 23:07:23 »

Pô, me interessa isso aí hein !?
Eu poderia ser um ladrão  Cheesy


Fábio, você tem que vir a Vassouras...    Cheesy Cheesy Cheesy
Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #66 : 07 de Março de 2012, as 23:17:37 »

A maioria esquece de contabilizar tempo/mão de obra na hora de ver o custo de um pedal.

Ai fica tudo barato mesmo.

Pois é... Por isso que desanima total
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #67 : 08 de Março de 2012, as 21:40:47 »

... agora tentando fazer da forma mais correta. Estou comprando uma protoboard para fazer os testes (antes eu fazia a placa e ia soldando e dessoldando), isso fazia perder peça e placas, aumentando ainda mais o custo. Sei que era o jeito errado, mas eu estava apenas iniciando a jornada e não sabia o quanto era importante testar e variar as peças para ter os resultados....

.... Montei 3 vezes o mesmo projeto soldadando e retirando soldas e componentes e fazendo gambiarras pra aproveitar o layout pra saber como chegar no que eu queria. Ainda assim o terceiro permanece no quase pois a placa já está muito deteriorada. Na quarta vez sai... Mas é isso. A protoboard evita esse atraso....

Protoboard é boa pra certas coisas.  Pra circuitos de alto ganho, o melhor é testar na placa...  pelo menos a parte de alto ganho.  Circuitos auxiliares e de polarizaçõa, terras virtuais e etc são mais fáceis em protoboard.

Existem coisas que por serem montadas em protoboard passam uma falsa impressão que geram/captam ruído demais, o que pode não ser verdade quando estão soldados em placa e envolvidos em carcaça metálica.  Até mesmo capacitores de desacoplamento não funcionam direito no protoboard, dependendo do lugar onde estejam.

Loops de terra também podem aparecer em protoboard, gerando oscilações, que às vezes nem ouvimos, mas que atrapalham no funcionamento geral do circuito.

O senso crítico deve ser muito exercitado ao optar por um ou outro meio de testes.  Eu prefiro corroer uma "placa padrão" e fazer ligações de fios e resistores pra testar do que protoboard, em muitos casos...  Uma placa de metal abaixo do protoboard(ou placa) ligada ao GND também pode ajudar bastante.  Depois de algum tempo, isso se tornou um habito.

Relato minhas conclusões.  Mas cadum-cadum... 

T+

Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #68 : 08 de Março de 2012, as 22:00:16 »

Concordo patines, mas o negócio é que sou ousado e penso já em fazer meus próprios projetos. Estou inventando umas coisas aqui que acho que vai ser legal para a galera, mas tenho que testar antes de colocar e corroer uma placa sem ter certeza que o circuito ao menos funciona fica difícil, mas concordo com você em cada palavra!

Lembre também que testar um ci tirando e colocando solda já compromete bem... não falei isso só por resistores e capacitores, mas no todo, ok?

Abraços.
Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #69 : 08 de Março de 2012, as 22:02:41 »

Quando se monta pedais para VENDER, sim, se deve contabilizar o tempo gasto profissionalmente. Caso contrário, ninguém cozinharia, pois o tempo gasto na arte é perdido e se poderia aproveitar para fazer uma atividade que gerasse renda suficiente para pagar o almoço pronto e ainda lucrar, mas ainda sim se faz pelo prazer e economia de fazer a própria comida, eu não estou dizendo que são todos os casos, peloamordedeus, vamos ser realistas, 80% dos integrantes do site fazem pedal pra economizar, e no primeiro que fazem, já abrem uma loja "FulanoBReffects" "Pedais Customizados para Guitarra", e economizam ao extremo para fazer um pedal, não é porquê vendo componentes que puxo a sardinha pro meu lado, mas pra vender pedais tem que manter um padrão de qualidade para não ficar mal-falado, isso é pra quem vende, pra quem se satisfaz com qualquer pedaço de placa no set, aí é pessoal

abraços  Roqueiro
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #70 : 08 de Março de 2012, as 22:20:24 »


Lembre também que testar um ci tirando e colocando solda já compromete bem... não falei isso só por resistores e capacitores, mas no todo, ok?

Abraços.

E os soquetes?
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #71 : 08 de Março de 2012, as 23:11:51 »

Saudações,

Patines, como nunca usei protoboard não sabia desses contras. A dica da placa de metal em baixo da protoboard é legal. Desanimei em comprar uma pois minha situação está bem apertada e com todo esses fatores ela vai ficar pra depois. Valeu pelas dicas.

Abraço
« Última modificação: 08 de Março de 2012, as 23:19:48 por Plautz » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
designermx2
Visitante
« Responder #72 : 08 de Março de 2012, as 23:27:47 »


Lembre também que testar um ci tirando e colocando solda já compromete bem... não falei isso só por resistores e capacitores, mas no todo, ok?

Abraços.

E os soquetes?

Aqui onde moro, nem os do tl072 eu acho fácil. Quando dou sorte de ter no estoque, compro logo 4 ou 5 pra usar um só, mas quando não tem, fico na velha solda e trocando ci's como tl022 , 62 , etc... isso para ver como fica o som. Atualmente estou querendo substituir tudo por esses aqui: http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=120773003998

Mas como disse antes, essa coisa de soldar, protoboard e necessidades para custo depende de N fatores. Meu caso não é igual ao seu que não é igual ao do apache, tiarlei , etc. Acho que as pessoas aqui tem que parar um pouco e ver o que se adequa a cada situação para depois montar, pensar, comprar, modificar, etc...

No meu caso, vou precisar de uma proto, já o Victor, acha melhor não.

Uma proto simples no Dealextreme sai por 6 doletas (umas dez dilmas), mas aqui onde moro, a mais simples da loja custava 96 reais e só tinha uma (acho que era de 250 pontos, algo do tipo).

Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #73 : 09 de Março de 2012, as 00:48:19 »

Saudações,

Meu caso nem chega a ser tanto não querer/precisar. Sempre que dá em meio aos pedais, cordas, regulagens, vida social, eu acabo comprando alguma ferramenta ou componentes para ter em casa quando precisar. No momento não é uma prioridade para mim embora mesmo com todos os fatores citados pelo nosso amigo Patines, eu teria evitado montar várias vezes o mesmo projeto. No final das contas as vezes você até consegue trocar/vender aquele que você montou e não ficou como você queria. Obviamente esclarecendo o cara as condições que estão a placa, componentes e caixa. Acaba tendo um prejuízo reduzido. Tem vezes que dá até pra tirar o valor que gastou mas óbvio que nisso não entra a mão de obra.

Abraço a todos
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Fabio D.
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 547

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52


« Responder #74 : 09 de Abril de 2012, as 12:09:02 »

Aproveitando o tópico(procurei e não encontrei muitas informçaões)
Qual seria as melhores marcas de resistores pra se comprar?
E capacitores os epcos são bons?
Obrigado Legal!
Registrado

ex fabio123,nick novo Fabio D.
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.058 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal