Existe como fazer "alguma marcação" nas linhas de ligação dos componentes quando estamos no modo de esquema elétrico de tal forma que quando vamos para o desenho da placa "essa marcação" nas linhas que ligam os componentes apareça de forma diferente das demais.
Na realidade estou fazendo um layout de um amplificador e quero que nas trilhas onde existe menor intensidade de corrente uma espessura de 3mm e nas trilhas onde há maior corrente, de 5mm, iria fazer essa configuração ou "marcação no layout elétrico e quando no desenho do layout da placa, o eagle me mostraria qual trilha deveria ser de 3 e 5mm por exemplo.
Mensagem Mesclada
Definitivamente..acho que é impossível fazer isso no eagle!Será?
Vejamos.
01)
Options ->
Set ->
Misc;
02) Se a opção
Auto set route width and drill estiver desmarcada, marque-a;
03) Aproveitando, se a opção
Auto set junction não estiver marcada, marque-a;
04) Dê ok;
05) Ao desenhar o esquema, utilize o
NET ao invés de
wire. Com isso, a trilha, ao terminar em outra, automaticamente colocará a junção no lugar (por isso o item 3);
Agora, imaginemos que estamos trabalhando com uma fonte, no qual as trilhas de saída (positiva e negativa) tenham que ser mais grossas (exemplo para melhor entendimento, claro). Após terminado o desenho do esquema
06) Vá em
Edit ->
Net Classes;
07) Atenção aqui, pois os parâmetros são em milímetros (pelo menos em meu micro), não em
mil (décimo de polegada), nem em polegada
(inch);
08) Na primeira linha (
Nr 0), campo
name dê um nome sugestivo para a trilha como, por exemplo,
Normal, para indicar as trilhas que não terão seus parâmetros alterados. O parâmetro
drill é para criar vias (ligação entre a face de cima e a de baixo). O item
clearence serve para indicar a distância entre esta trilha e outras trilhas / ilhas. Como exemplo, coloquemos Normal em
Name, 0.8 em
Width e 0.5 em
Drill;
9) Clique no campo
Name na segunda linha (
Nr 1). Os outros campos irão ser habilitados;
10) Coloquemos então o nome de
Power (indicando as linhas que terão mais corrente), e os valores de 5 em
Width e 1 em
Drill. Dê Ok para sair desta tela;
11) Vá à placa do circuito desenhado e altere a posição dos componentes da forma como achar melhor;
12) Agora tem duas opções de roteamento: a dos preguiçosos (
Autoroute) e a dos não preguiçosos (na marra mesmo -> função
route do Eagle). Escolha a sua e veja os resultados.
Parece muita coisa, mas não é.
Abraços.