Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 09:53:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 23 24 [25] 26 27 ... 36   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: The Secret Weapon - Preamplificador de guitarra completo (Canal Clean + Sujo)  (Lida 329213 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #360 : 25 de Setembro de 2014, as 12:06:32 »

David Loos

O esquema que você está utilizando no seu ampli é aquele mesmo que você postou acima?
No caso desse esquema, nenhum dos eletrolíticos deve ser modificado.

Existem maneiras de se modificar a resposta de um ampli, dentro de alguns poucos parâmentros, ( os TDA729x não dão muitas opçoes de alteração em seu circuito básico)  mas o principal é que você vai ter que tentar várias combinações de valores para obter um som mais próximo do que pretende. Nem sempre essas alterações dão resultado, e algumas podem deixar o amplificador instável. Por isso é recomendável que você tenha pelo menos um gerador e um osciloscópio, para monitorar as alterações.

Abraço
« Última modificação: 25 de Abril de 2017, as 17:37:09 por Matec » Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #361 : 25 de Setembro de 2014, as 12:56:45 »

opa, então, o esquema que usei não era aquele, era o do próprio datasheet, http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/SGSThomsonMicroelectronics/mXqwvzw.pdf mas não lembro de cabeça o valor do capacitor, como comentei antes, estou na empresa, e logo mais posto os valores corretos! mas tenho quase certeza que era um poliéster de 1uF.

Sobre as medições, eu tenho gerador de funções, e osciloscópio, isso é tranquilo, posso fazer.

Eu só queria saber se realmente este capacitor faz tanta diferença, pois como comentei, o vídeo que assisti foi este: https://www.youtube.com/watch?v=biduUGToE9c é justamente esse o brilho que eu quero no meu amp! eu sei que a guitarra faz alguma diferença no som, mas testei com várias guitarras, vários falantes e vários gabinetes, o som realmente é fantástico, mas eu que sou um chato e gosto desse brilho estalado no som hehe

vou fazer umas experiências aqui e ver o que acontece!

terias algum procedimento para me passar e eu poder ir acompanhando os resultados? alguns valores já "consagrados" para os capacitores?

abraço!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #362 : 25 de Setembro de 2014, as 13:18:50 »

terias algum procedimento para me passar e eu poder ir acompanhando os resultados? alguns valores já "consagrados" para os capacitores?

Você não entendeu nada do que escrevemos aqui. O circuito da datasheet do TDA7294 é pra um amplificador hifi, ou seja já responde  por toda a faixa de áudio. Sendo assim, NADA do que você mudar nos componentes do amplificador de potência vai melhorar no ganho dos agudos.  Você tem que mudar o sinal no pré, de forma a dar mais ganho para altas frequências.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #363 : 25 de Setembro de 2014, as 13:36:27 »

Ou ainda dar uma verificada na montagem do pré, pois é mais provável que tenha trocado o valor de algum capacitor.  Como o circuito é comprovadamente funcional, e atendendo a toda gama de frequências já mostradas nos vídeos de quem montou.  Assim como foi testado antes de ser disponibilizado.

Então acho que antes de tentar fazer alguma modificação no pré; seja necessário achar o "gato na tuba"

Abraços,
Alfredo
Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #364 : 25 de Setembro de 2014, as 17:41:24 »

David Loos,

não é o capacitor o problema! O problema é a natureza do canal limpo do TSW. Ele é um pré limpo.

Quando você liga a guitarra em um pré Fender e escuta aquele som "cristalino" e "puro", você está sendo enganado! O pré distorce e produz harmônicos (são tênues, mas estão lá). Daí sai o som agudo que você tanto quer!

O canal limpo do TSW não produz harmônicos algum. Sai o que entra. Se você toca sua guitarra, e ela não tem harmônicos agudos, não adianta acentuar os agudos em 36 dB que ele não vai aparecer. Não dá para amplificar o que não existe!

Para as pessoas que vivenciam este problema, só posso recomendar um overdrive bem leve na entrada (já experimentou isso?).

Se você quer usar só somente TSW e guitarra, e não está satisfeito, o jeito é usar outro pré!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #365 : 25 de Setembro de 2014, as 18:01:21 »

entendi!

o que eu me refiro é que como estou com o capacitor do TSW e mais o capacitor do módulo do TDA, talvez esteja criando alguma forma de filtro e me tirando as frequências desejadas... Erro na montagem estou 100% garantido que não tem, pois montei 3 placas destas, e um outro colega aqui da cidade montou a dele t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) e fiz o teste com todas elas e todas tem o mesmo som...

farei o teste fazendo um jumper no capacitor do tsw e ver o que acontece!

outra coisa ora do contexto, se eu quiser colocar um reverb, em que ponto do circuito é mais aconselhável?

obrigado pela paciência e pelas respostas!

abraço

Não entendeu não e ainda usa internetês na resposta.  
O capacitor de saída do TSW mais o capacitor de entrada do TDA7294 e as resistências formam um FILTRO PASSA-ALTAS na entrada do power, que tem frequência de corte baixa (ou seja, acima dessa frequência passa tudo). Se esses componentes formassem um filtro passa-baixas é que poderia haver atenuação nos agudos.  Você precisa estudar mais eletrônica pra entender, ou acreditar no que escrevemos.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2014, as 18:12:18 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Leandro dkv
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 65

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 25



« Responder #366 : 14 de Junho de 2015, as 22:49:00 »

Boa noite senhores, fiz uma trilha sonora, meio que ao acaso para o tsw e percebi que serviria para a  trilha sonora da vw Rock in Rio.
Além disso serve como base para quem quer construir um bom, digo estupendo amp hi gain!!!

http://rockinrio.vw.com.br/trilha/4566#galeria

No youtube tem o video original:https://www.youtube.com/watch?v=5R2CZVaJ9u0
« Última modificação: 15 de Junho de 2015, as 11:14:56 por xformer » Registrado
otton
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 360

Obrigado
-Dado: 256
-Recebido: 45


rock in roll


« Responder #367 : 15 de Junho de 2015, as 10:59:00 »

Rapaz o negocio ficou bom ein   Legal! Legal! Legal!

O engraçado que eu fiz um HG-1 que é o canal sujo do TSW em forma de pedal
e to achando sem ganho, não chega nem Perto disso.

Acho que vou ter que fazer uns testes pra ver se melhora.

Forte Abraço.
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #368 : 15 de Junho de 2015, as 11:26:59 »

O meu TSW já é um item admirado por muitos, o som dele é show de bola.
Se combinado a afinações baixas e captadores de saida alta então.... Evil
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Leandro dkv
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 65

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 25



« Responder #369 : 15 de Junho de 2015, as 19:17:41 »

Antes que eu me esqueça,o som foi gravado com uma camera samsung es65.
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #370 : 27 de Junho de 2015, as 16:07:53 »

Oi, pessoal.
Saindo um pouco da linha dos pedais, decidi montar meu primeiro amplificador. Depois de acompanhar os relatos sobre o pre TSW, já estou fazendo o meu pedido da placa lá na Altana. Como este ainda é um terreno estranho para mim, estou com dúvida sobre qual o power que devo montar para ele. Por isso preferi recorrer aos mestres em busca de orientação.

Alguém poderia me dizer onde posso comprar uma placa de amplificador já testada e aprovada para o projeto? 

Encontrei um anúncio no ML http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-655988154-placa-para-montar-amplificador-100w-com-tda7294-c-fonte-_JM mas, diante das discussões na página 32 aqui no tópico, fiquei na dúvida, sobretudo se a fonte que vem projetada na placa é adequada. Também dei uma busca aqui no fórum, mas não encontrei uma informação sobre isso.

Enfim, só falta definir isso para colocar a mão na massa...

Agradeço a quem puder me orientar.

-----
Complementando, o que dizer do projeto do Power do Big Louis, utilizando o LM3886 e fonte de 5A? Seria apropriado para o TSW?
« Última modificação: 27 de Junho de 2015, as 17:23:06 por Sergiodam » Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #371 : 27 de Junho de 2015, as 18:07:01 »

a placa do power com TDA7294 parece boa, pelo que vi na imagem utiliza o padrão recomendado pela ST. sobre a fonte, para alimentar a placa do TSW terá que montar um regulador para utilizar a mesma fonte do power, ou montar uma fonte separada para o TSW com o transformador adequado. o LM3886 também é um excelente power para o TSW menos potente que o TDA e mais caro também. eu prefiro usar o TDA  gosto pessoal.
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #372 : 10 de Julho de 2015, as 19:03:08 »

Há pouco tempo uma conhecida minha, durante o ensaio em um estúdio, ficou agarrada às cordas da própria guitarra por causa de choque elétrico no amplificador. Ficou com a mão ferida. Conto isto porque estou quase concluindo a montagem do meu primeiro amplificador, o TSW, com power TDA 7294 mono, transformador de 24+24 5A, em um alto falante Selenium 10 pw7 e fiquei com a preocupação com o aterramento.

Minha pergunta é sobre que cuidados eu preciso tomar para o que aterramento desse ampli seja eficiente, já que a nossa rede elétrica não oferece e os edifícios também não...). É recomendado o aterramento tipo estrela? Qual a bitola de fios adequada? Se não fosse muito abuso, seria possível postar aqui um desenho esquemático do aterramento ideal para o ampli?

Não sei se eu pesquisei errado, mas dei algumas buscas e não encontrei uma orientação clara (pelo menos para mim, que estou pela primeira vez mexendo com este tipo de equipamento).

Obrigado pela ajuda. Legal!
« Última modificação: 10 de Julho de 2015, as 20:01:18 por xformer » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #373 : 10 de Julho de 2015, as 20:05:30 »

A questão mais relevante é ver se na rede elétrica onde os equipamentos elétricos são ligados tem o aterramento (correto). Não adianta nada  o equipamento ter ligação do chassis com o fio de terra, se ao chegar na tomada ele não tiver ligação com nada ou se o aterramento for mal feito.

Bom, no equipamento, o fio terra do cabo de força tem que ter ligação com o chassi metálico. O fio terra que vem do cabo de força ou do conector deste, deve ser soldado ou crimpado num terminal (olhal ou U limpo e sem oxidação) e este preso a um ponto com parafuso, arruela de pressão estrelada e porca (também metálicos) no chassi. Assim qualquer ponto metálico que possa ter contato físico com o corpo (mãos, dedos, etc) estará aterrado.


« Última modificação: 10 de Julho de 2015, as 20:33:00 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #374 : 10 de Julho de 2015, as 23:30:50 »

Citar
Minha pergunta é sobre que cuidados eu preciso tomar para o que aterramento desse ampli seja eficiente, já que a nossa rede elétrica não oferece e os edifícios também não...).

De nada adianta o seu amplificador estar corretamente aterrado se a rede elétrica não estiver, porque você pode levar choque mesmo.

Um aterramento seguro, normalmente, é feito enterrando-se 3 barras de cobre de 10 mm de diâmetro e 1 metro de comprimento cada, no quintal da casa de modo a formar um triângulo equilátero de 60 cm de lado e interligando-se essas 3 barras de cobre por um fio que vai ser o terra. Mas, se você morar num apartamento isso é inviável.

Por isso, passo aqui a dica que sempre dou (e utilizo) que é a de utilizar o terra de algum serviço de tv a cabo ou internet que, por acaso, você tenha no seu apartamento. Pra isso basta conectar um fio que ligue o chassis do seu amplificador ao terra do serviço.

« Última modificação: 11 de Julho de 2015, as 00:41:50 por Ramsay » Registrado
Páginas:  1 ... 23 24 [25] 26 27 ... 36   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal