Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 18:56:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 36   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: The Secret Weapon - Preamplificador de guitarra completo (Canal Clean + Sujo)  (Lida 326351 vezes)
igoraraujo
Visitante
« Responder #30 : 02 de Fevereiro de 2010, as 12:32:20 »

E me descuple, Igor, se a impressão de minha outra mensagem foi grosseira. Não foi mesmo minha intenção.

Sem stress.

Abraços.

haha
Imagina... no stress mesmo...

Valeu pela atenção e explicação  Wink

Outra coisa:
O LM3886 em ponte dá 100W com o transformador que vc está usando?
Qtos quilos de dissipador? hehe

Abraços!!!
Registrado
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #31 : 02 de Fevereiro de 2010, as 13:49:47 »

Plautz,

 Só uma dúvida besta quanto ao layout: Na lista de componentes, na parte dos capacitores especifica o tipo de capacitor (poliester, ceramico), aqui em casa tenho pouquíssimos de poliéster são quase todos cerâmicos, dá alguma diferença em usar cerâmicos (1nF, 10nF, 15nF, 22nF, 47nF, 220nF, etc)?
 Nunca tive essa dúvida p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) nos pedais nunca nem olhei esse detalhe e sempre funcionaram, mas nesse amp quero caprichar Wink

abraço!
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2010, as 13:51:35 por nader » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #32 : 02 de Fevereiro de 2010, as 19:54:59 »

O LM3886 em ponte dá 100W com o transformador que vc está usando?

Rapaz, eu não montei (ainda) esse layout. Usei o esquema publicado no audiotrecos (um blog que tem por ai). Refiz o layout porque o postado pelo autor do tópico continha alguns erros.

Não sei te informar qual transformador usar para ele.

Quando comprei o meu transformador, tinha em mente montar com um CI só, para 50W. Então foi esse de 24+24, que depois de retificado / filtrado dá +/- 32 ~ 34 volts.

Posso estar falando besteira, e me retifiquem se assim for, mas assumindo que um CI entrega 50W (em falante de 8 ohms) com tensão de +/- 32 ~ 34 volts e 3 ~ 3,5A, é intuição assumir que a mesma tensão (+/- 32 ~ 34 volts), mas com a corrente dobrada (3 ~ 7 A), fariam dois CI's entregarem 100W em falante de 8 ohms.

Citar
Qtos quilos de dissipador? hehe

Abraços!!!

Muitos, não sei precisar, pois a montagem que fiz (e sumiu daqui de casa Cry), utilizei um transformador inadequado para o CI (12+12 x 2A) só pra testar. E usei uma chapa de aluminio de mais ou menos 10 x 5 x 2 cm (L x A x C) como dissipador.

Abraços.

Plautz,

 Só uma dúvida besta quanto ao layout: Na lista de componentes, na parte dos capacitores especifica o tipo de capacitor (poliester, ceramico), aqui em casa tenho pouquíssimos de poliéster são quase todos cerâmicos, dá alguma diferença em usar cerâmicos (1nF, 10nF, 15nF, 22nF, 47nF, 220nF, etc)?
 Nunca tive essa dúvida p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) nos pedais nunca nem olhei esse detalhe e sempre funcionaram, mas nesse amp quero caprichar Wink

abraço!


Para capacitores abaixo de 1nF (470 pF, 220 pF, 100 pF, etc) use cerâmicos, até porque vai ser difícil achá-los de poliéster.

Para os outros, com valores em nF use todos de poliéster.

Para os com valores em µF use eletrolíticos.

Mas atenção: como explicado, a exceção são os capacitores de 1µF na saída do quinto operacional (CI-5), que são de poliéster.

Como capacitores de poliéster com valores iguais ou maiores a 1µF são meio difícieis de achar, há duas possíveis soluções:

1) Colocar dois capacitores de 470nF em paralelo; ou
2) Usar um capacitor multicamada de 1µF.

A opção 2 é a melhor, e os capacitores multicamada tem a aparência da foto em anexo.

Abraços.
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #33 : 02 de Fevereiro de 2010, as 22:52:21 »

Eu comprei um pacote com 100 desses multilayer no ebay... de 1uF... são minúsculos...

E pra valores de 220nF, 470nF, que pelo menos pra mim, são difíceis de encontrar em tamanho pequeno, comprei no ebay eles cerâmicos axiais.. são minúsculos também...
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #34 : 02 de Fevereiro de 2010, as 23:32:59 »

Nader,

Acho que não tinha entendido sua pergunta direito, que era se fazia diferença entre usar de cerâmico ou poliéster.

Por minhas experiências, embora ambos façam o mesmo papel neste circuito, dê preferência aos de poliéster e utilize os cerâmicos apenas para os pequenos. Isso porque os cerâmicos comuns (não estou falando dos de precisão) costumam apresentar uma variação muito diferente da especificada, o que pode influenciar ligeiramente no resultado final (um pouco mais de agudos, ou um pouco menos de graves, por exemplo).

BigLouis,

Eu parei de usar capacitor cerâmico com valor a partir de 1n justamente pelo que disse pro Nader.
Como você comprou lá de fora, pode ser que sejam bons, mas aí só com capacímetro pra ter certeza.

Abraços.
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #35 : 02 de Fevereiro de 2010, as 23:48:11 »

Pois é Plautz... eu não disponho de um capacímetro, mas lembro-me do seu problema com os cerâmicos... variações absurdas de valor ein...

Vou ver se consigo medir esses aqui...
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #36 : 10 de Fevereiro de 2010, as 09:39:45 »

Barci,

Boa montagem e divirta-se.

Forte abraço.

Igor,

Respondi o e-mail no mesmo dia.

De qualquer maneira, estou mandando novamente neste momento.

Se não chegar por ai, me manda uma mensagem privada para vermos o que está acontecendo.

Forte abraço.
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #37 : 21 de Fevereiro de 2010, as 22:23:08 »

Estou no aguardo de 3 placas... uma pra mim, uma pro guita da minha banda e a outra é para um aluno meu...

O interessante é que farei 3 montagens diferentes, no que diz respeito aos componentes usados...

No meu, resolvi usar o máximo de qualidade que posso dispor... então encomendei capacitores WIMA, pots Alpha, e resisotres Vishay/Dale de precisão...

Pro pré do outro guita da minha banda, serão resistores de metal film daqueles azuizinhos e capacitores mais comuns... talvez pots Alpha... estamos vendo ainda...

E o que farei pro meu aluno será com componentes ordinários...

Vai ser interessante fazer um teste com os 3.. pra saber se haverá diferença considerável...

Usarei também o mesmo power para os 3... provavelmente usando o LM3886
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #38 : 23 de Fevereiro de 2010, as 15:50:15 »

...
PS: Coitado do seu aluno  Cheesy Cheesy

Aposto que o dele ficará igual aos demais! com a vantagem de ser mais barato!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #39 : 23 de Fevereiro de 2010, as 16:12:34 »

Não duvido disso não Haroldo... mas resolvi "ver pra crer"...

Eu não sou do tipo com ouvidos muito apurados pra notar esses detalhezinhos... mas vai saber...

Resolvi pedir os tais componentes também pois ja estava pedindo outras coisas na mesma loja...
Registrado
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #40 : 26 de Fevereiro de 2010, as 10:21:54 »

 Cheesy Grin Cheesy Grin Cheesy Grin Terminei de montar o meu TSW ontem a noite! Cheesy Cheesy   Simplesmente EXCELENTE!!

O canal clean simplesmente CLEAN, limpíssimo, o tonestack perfeito, as freqüências muito bem definidas dá pra ouvir realmente o que é grave, médio e agudo.

Agora o canal hot, o que é aquilo Huh? Huh? nunca vi igual! vai de um overdrive transparente e aveludado até um heavy metal  Evil"Metallica puro"Evil, distorção pesada sem embolar, sem aquele fuzz de excesso de ganho, com o controle de contour dá pra tirar qualquer som, o grave até dá aquela rebombada no falante quando abafa a guitarra, os controles de médio e agudo também muito bem definidos.

E olha que eu testei com uma potencia bem ruinzinha e caixa com falante de 8" mesmo assim ficou o absurdo!

Como prometido, a mudança de canais é simplesmente "POPLESS", não tem absolutamente nenhum ruído, pop ou coisa parecida.

Eu testei em cima da minha mesa sem aterramento nenhum e mesmo assim o ruído foi mínimo, quase imperceptível mesmo no canal sujo, imaginem quando estiver aterrado e dentro do amp, vai parecer q tem até noise gate hehehe.

Ainda não testei com pedais, pois já passava da  meia noite  e minha esposa já estava gritando lá do quarto pra eu parar com o barulho  Toma na Cabeça Toma na Cabeça Toma na Cabeça

A fonte foi aquela que está no projeto mesmo cuja placa ganhei de brinde na compra da placa TSW, usei um trafinho de 250mA 12+12, os reguladores sem dissipador não esquentaram absolutamente nada.

Acho que vão chegar hoje as peças e transformador do power com 7294 de 100W, paguei R$55,00 do transformador. Vou montar em forma de cabeçote, ainda estou estudando o modelo. E num futuro próximo vou montar uma caixa 4x12" angulada com falantes eminence 1258 num total de 300W rms. Por enquanto vou me contentando com 1x8" sem aumentar o volume.

Eu tirei umas fotos dele pronto depois do teste, a única parte q ficou meio feinha na minha placa foi que como eu não consegui encontrar pra comprar em nenhum lugar o capacitor de poliester de 1uF, então eu coloquei em paralelo um de 680nF e 330NF, ficou meio abaixo do nível profissional comparando com a qualidade da placa, mas é handmade né, fazer oq Anjo Anjo  Evil Evil







« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2010, as 13:37:01 por nader » Registrado
Andre_
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 462

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 4



« Responder #41 : 26 de Fevereiro de 2010, as 11:26:49 »

Qual o tamanho da placa ?
Registrado
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #42 : 26 de Fevereiro de 2010, as 13:32:28 »

Qual o tamanho da placa ?

23,3 x 4,5 cm
Registrado
Andre_
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 462

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 4



« Responder #43 : 26 de Fevereiro de 2010, as 13:53:17 »



to pensando seriamente em pegar uma dessa ! pra monta com um power de 200w  com 2x TDA7294
Nader você tem ideia +/- quanto você gastou pra monta ?
Valeu
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2010, as 13:56:50 por Andre_ » Registrado
nader
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 402

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 2



« Responder #44 : 26 de Fevereiro de 2010, as 15:49:39 »

     Pior que eu nem faço idéia de quanto eu gastei, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) eu tinha praticamente tudo aqui, mas são todas peças muito baratas, os resistores e capacitores na maioria não chegam a R$ 0,50 cada, pra vc ter uma noção a peça mais cara, que eu me lembre, foi o transformador 12+12 que paguei R$ 7,70 e o relê que foi R$ 4,50.

Mas monta sim, garanto que é sem arrependimento.

Se por acaso vc desistir de montar com power (porquê é a parte mais cara dependendo de sua escolha), na pior da hipóteses vc vai ter um ótimo preamp com excelente distorção pra usar em gravações ou pra tocar ao vivo.

abraço!
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 36   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal