Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 15:23:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Gravação em Casa  (Lida 39004 vezes)
gil_holanda
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 229

Obrigado
-Dado: 13
-Recebido: 4



« Responder #15 : 26 de Janeiro de 2012, as 21:42:38 »

Muito bom mesmo PatraoGuitar!! PArabéns!!

É meu sonho gravar uns sons nessa qualidade!! Estava aprendendo a mexer no Reaper só que a porcaria da Latência ta me matando!! Já instalei aquele ASIO e nada!! To estudando aqui pra conseguir, uma hora dá!! HAsuhaush!! Abração!!

Nevio,dá para configurar o Asio4all e deixar com o minimo de latência.

deixo aqui minhas humildes gravações caseiras,feitas de maneira "mais simples impossível".
apenas trechos b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum). http://soundcloud.com/gilberto-holanda
Registrado
EVI
Visitante
« Responder #16 : 27 de Janeiro de 2012, as 01:12:38 »

Fala PatraoGuitar estou acompanhando o tópico que por sinal tá bem legal!!!
pretendo me aventurar em algumas gravações em breve mas tenho algumas dúvidas de leigo ainda.

quais as vantagens de fazer gravações com um axe fx ou um pod hd pro?
facilitaria bastante? ou engano meu?

valeu cara

Abraço
Registrado
Djentlemen
Visitante
« Responder #17 : 28 de Janeiro de 2012, as 21:17:10 »

Bom ver alguem do metal extremo com bons ouvidos, a coisa mais comum é ouvir guitarra com aquele som abelhudo. A sua gravaçao está excelente PatraoGuitar.

Vou contar minha esperiencia atá agora, talvez ajude o pessoal que vai começar...

Comecei ligando a guitarra direto no linein da placa de som onboard. Tentei em varias placas diferentes. O driver ASIO4ALL resolveu meu problema de latencia, mas o timbre da guitarra era horrivel, mais tarde descobri que era por causa da impedancia que era diferente. Comprei entao a interface de audio própria para guitarra Stealthplug, cara o som mudou da agua para o vinho. Tambem uso a Berhinger UCG102 GuitarLink, é muito boa tambem, latencia muito baixa e de qualidade similar a primeira que eu citei. A unica diferença que notei é que a Stealthplug tem mais ganho na entrada, pra quem gosta de distorçao dá pra perceber.

Atualmente tenho ótimos resultados com essas interfaces. Recomendo pra quem tá iniciando.
Utilizo Reaper, Revalver MKIII e alguns VSTs Free
depois vou gravar alguma coisa pra vocês ouvirem.

Minha dificuldade hoje está na criaçao da linha de bateria

Quanto a gravaçao dos samplers dos pedais da galera, tem 2 opçoes. Uma seria microfonar o amplificado, mas nao vai servir como parâmetro de comparação, pois todos teriam de ter o mesmo amplificador, microfone, mesma posição do microfone e etc... A segunda opçao e que tambem acho que seja a melhor, seria ligar da seguinte maneira: guitarra>pedal>interface>simulador de amplificador>simudador de caixa. poderiamos padronizar os parametros dos simuladores e usar VST free para que todos tenham acesso. Oque acha PatraoGuitar???

PS: Tambem sou da turma HighGain
Registrado
PatraoGuitar
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 5



« Responder #18 : 29 de Janeiro de 2012, as 12:28:43 »

Fala pessoal! Desculpem a demora em responder, tive uns problemas aqui, mas vamos lá:

Chris, no meu caso o mixer é usado pra preamplificar (tudo bem que preamp Behringer onboard é #$@&$@, mas dá pro gasto por enquanto) e facilitar as conexões de guitarra e baixo (pra não precisar usar adaptadores), e dá pra gravar até 2 instrumentos diferentes (guitarra/baixo, guitarra/guitarra...) simultaneamente. Eu uso por conta disso. Acho que um simulador de gabinetes com saída de baixa impedância resolve sim, até aonde eu sei o Direct Box serve pra casar a impedância, então se o simulador tiver sáida de baixa impedância pode usar numa boa.

Lamer, muito boa essa idéia! É isso mesmo que eu falei, algo simples e que todo mundo poderia montar, assim padronizaria o som para postar os samples.

Rikathu, valeu! Realmente dá pra fazer coisa boa fora de estúdio, o mais importante é saber o que está fazendo e como chegar no resultado que você quer.

Gil_holanda, muito boas as suas gravações! Parabéns!

EVI, aí você quebrou a galera, pô! POD HD PRO (http://www.youtube.com/watch?v=REGgmfYtztM) e AxeFX (http://www.youtube.com/watch?v=XAJfONBq89U) já são equipamentos top do top, aí não dá nem pra pensar em competir. Ai se eu tivesse dilmas para isso... Cheesy As vantagens seriam todas, o som deles é absurdo de bom. O problema seria ter o restante da estrutura para usar qualquer um dos dois, não adianta ter um deles e ligar na placa onboard, aí é jogar $$$$ fora. Teria que ter uma placa de som ou interface profissional, um senhor PC, monitores de referência... Haja grana.

Djentlemen, o que eu sugeri foi quase isso, só que eu sugeri o simulador de amp/gabinete como sendo algo físico, sem ser plugin. Acho que ficava mais fácil pro pessoal montar e utilizar, plugin por mais que seja simples às vezes dá trabalho pra usar e regular, sendo box acho que ficava mais simples de usar. Gostei desse Stealthplug, só o fato de ter entrada Hi-Z já é uma mão na roda, realmente o som vai ter mais ganho por conta disso. O único contra dele é a taxa de conversão ser 16-bits, se fosse 24 ficaria muito melhor. Eu, como uso (ainda) placa onboard mesmo, não posso falar com mais certeza sobre isso, mas sei que em todos os livros sobre gravação no PC que li a regra era gravar em 24 bits para utilizar os recursos do PC e dos efeitos ao máximo. Já ouvi algumas gravações gringas que foram feitas em 24 bits, e o som ficava muito melhor do que as minhas. Quais são as dificuldades para criar a bateria? Pra mim, a maior dificuldade é deixar a escrita natural, sem virar MIDI do baterista de 8 braços.

Abraço a todos! Em breve posto mais alguns materiais sobre gravação...
Registrado

Aprender, aprender e aprender.
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #19 : 30 de Janeiro de 2012, as 08:05:07 »

Estou achando muito interessante esse Tópico.
Gostaria de dar umas sugestões sobre a gravação para quem quer começar.
São coisas que eu já fiz também e ainda não vi comentadas por aqui.
Quando gravo guitarra, e no nos meus primeiros dias de testes, principalmente, eu gravava a guitarra limpa.
Ligo a guitarra na mesa sem efeito algum, principalmente delay e reverb, e sem distorção também. Pura mesmo.
Depois eu ia testando em cada plugin simulador de amp, de pedal e do que for.
Quando gravei uma guitarra já distorcida e depois de ouvir, reparei que estava com muito reverb...já era...tive que jogar fora.
Regravei. Não ficou igual...a mão não deu a levada igual da primeira tomada.
Tentei de novo e já chateado com a perda.
Piorou.
Por isso acho que é legal gravar o som puro. Deixo pra passar nos softwares depois. Testo um amp, um pedal....testo outros...coloco reverb, delay...tiro, aumento...deixo só delay...só reverb....e por aí vai.
Uma outra coisa importante é ter caixas neutras pra mixagem. Mixe o som. Ouça bem...verifique...pare.

Vá ver TV, vá ouvir um clássico, heavy....os sons da rua...qualquer outra coisa, diferente do que você estava gravando.
Depois pegue a sua mixagem e ouça no carro, no seu iPod, no seu Yopuedo, no seu som...onde for.
Você vai reparar que tá tudo errado...ou não....ou que algumas coisas estão ruins e outras boas.

Descanse o ouvido e comece novamente.

Mixe de novo e repita todo esse comportamento que 'zera' seus ouvidos e o fazem ficar imparcial quanto ao que VOCÊ está fazendo.

Um dia irá pegar o jeito de ouvir a sua caixa de mixagem....vai ver que não é preciso tanto reverb, tanto delay...ou não.

Outra coisa importante é a latência.
Poxa, para isso, não pensem em usar o mesmo micro que usam para acessar o Handmades, o www.sexo.sejalaoquefor.com.seilaonde.
Usem um mico dedicado a isso.
Sem msn, sem google, sem programas inúteis que só te atrapalham.
E pensem em ter o máximo possível de memória RAM disponível.

Eu tenho um hd com um boot só pra isso.
Não o uso para acesso à web. Apenas pra gravar.

Creio que sejam boas dicas pois já passei muito por isso também. E tenho certeza que muitas outras dicas irão aparecer por aqui.
Vamos continuar o debate.

Não citei nomes de softwares e não vou citar. Prefiro que cada um descubra o que é melhor pra sua máquina, pros seus dedos, pra sua guitarra, pro seu set de gravação aí.

abraços,
Roberto
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Djentlemen
Visitante
« Responder #20 : 30 de Janeiro de 2012, as 08:25:42 »

Roberto Alves, o que quer dizer com "caixas neutras pra mixagem"?
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #21 : 30 de Janeiro de 2012, as 08:29:14 »

Caixas de estúdio. Flat.
Sem agudo, médio e grave excessivos.
Aquelas que custam muito caro, infelizmente.

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #22 : 30 de Janeiro de 2012, as 08:56:45 »

São conhecidas como de referência e ajudam muito a não exagerar nem deixar faltar algo na mixagem final. Tanto na mixagem quanto na masterização é aconselhável experimentar o material em tipos diferentes de sistemas de som. Ajuda a ter uma idéia de como soará em diferentes situações.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
EVI
Visitante
« Responder #23 : 02 de Fevereiro de 2012, as 07:33:56 »

PatraoGuitar

Obrigado pela resposta, não tenho dinheiro para um Hd Pro agora Sad
mas final do ano quem sabe? Cheesy
enquanto isso vou ler mais sobre o assunto, acompanhando o tópico e ir me preparando!

Valeu cara abraço! 
Registrado
Djentlemen
Visitante
« Responder #24 : 21 de Fevereiro de 2012, as 23:59:48 »

Demorei mas gravei um cover usando o peavey ReValver em um canal e os plugins LePou que são free em outro canal, no video está explicando. Por favor comentem sobre a qualidade sonora.
http://youtu.be/uRJhhChu-w4
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2012, as 00:11:24 por Djentlemen » Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #25 : 22 de Fevereiro de 2012, as 07:42:38 »

Bem legal mas falta abrir um pouco mais as guitarras e baixo.
Estão um pouco abafados.
Pode ser do microfone na gravação ou da mixagem. Ou você gravou em linha?

Não conhecia essa música. Como sai do tempo pro contra-tempo a toda hora!
Não é fácil dar a virada da batera e cair ali.

E por gosto pessoal, eu colocaria um pouco de reverb na guitarra embora tenha visto que a original é exatamente igual.

abraço,
Roberto
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Djentlemen
Visitante
« Responder #26 : 22 de Fevereiro de 2012, as 08:16:32 »

Bem legal mas falta abrir um pouco mais as guitarras e baixo.
Estão um pouco abafados.
Pode ser do microfone na gravação ou da mixagem. Ou você gravou em linha?

Não conhecia essa música. Como sai do tempo pro contra-tempo a toda hora!
Não é fácil dar a virada da batera e cair ali.

E por gosto pessoal, eu colocaria um pouco de reverb na guitarra embora tenha visto que a original é exatamente igual.

abraço,
Roberto

Obrigado pelo comentário.

Eu só gravei a guitarra. Para o baixo e bateria eu estou utilizando um backtrack que baixei do site http://www.guitarbackingtrack.com/
Quanto aos efeitos e timbre da guitarra, tentei ser o mais fiel possível ao original.
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #27 : 22 de Fevereiro de 2012, as 08:50:40 »

Eu reparei.
Tá bem legal mesmo!
Mas você gravou em linha ou microfonou?

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Djentlemen
Visitante
« Responder #28 : 22 de Fevereiro de 2012, as 08:56:45 »

Eu reparei.
Tá bem legal mesmo!
Mas você gravou em linha ou microfonou?



Usei uma interface USB da Behringer modelo ucg102, a guitarra direto na interface, sem nenhum pedal, todos efeitos são dos plugins, inclusive a distorção.
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #29 : 22 de Fevereiro de 2012, as 10:24:31 »

Djentlemen

Você ou alguém que tenha essa behringer ucg 102 poderia me dizer qual a relação sinal/ruido na entrada dela?
Estou pensando em adquirir a UCA202 que creio ter funcionamento semelhante porém 2 canais. Por isso a pergunta.

Abraço!
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal