Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 12:05:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 15   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bilé Nervoso - Fonte para prés valvulados  (Lida 88618 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #15 : 11 de Março de 2012, as 15:26:29 »

Oi Pessoal

Além das vantagens que o Plautz colocou, tem ainda:

4- O circuito é regulado! A tensão de entrada pode variar como quiser que a saída se mantem estável.

5- A tensão de entrada é qualquer uma entre 9V e 30V. Funciona melhor com 12V. Então qualquer transformador que se tenha a mão pode ser usado, não importa se depois de retificado fica com 15V ou o que quer que seja.

6- O circuito é um conversor, e não um regulador linear. Ele conserva energia ao máximo!

7- A energia que sobra de um lado é usada do outro. Quando se faz o esquema dos dois transformadores, o montador precisa fazer o balanço da energia. Aqui ele sai de brinde.

8- Versatilidade. Com dois transformadores a tensão que sai do outro lado é uma incógnita. Aqui é conhecida e pode ser calculada. O protótipo do Plautz, que é o do documento, foi construido para gerar 160V. O meu eu fiz para 250. Alterando os zeners e os resistores, podemos produzir qualquer tensão! 

Quando o Plautz e eu estavamos preparando a documentação do projeto, tentamos colocar o máximo de informações. Hoje, antes de soltar a verção inicial, pensei em mais um punhado de coisas, mas nos dois chegamos a conclusão que as perguntas do fórum iriam enriquecer o documento mais que nossa criatividade. Questionamentos são bem vidos! Eles são necessários para que a versão seguinte do documeto seja mais completa.

E tem uma coisa que o Plautz me perguntou e eu só me toquei da solução agora. Se alguém quiser ligar 4 válvulas 12AX7 no Bilé Nervoso, pode! Alterando-se o zener do circuito buck para 12V e ligando as válvulas entre os pinos 4 e 5, a corrente cai para metade! Como a limitação do indutor é devido a corrente, elevendo-se a tensão, a limitação pode ser contornada! Desta forma o circuito pode aceitar 4 12AX7.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #16 : 11 de Março de 2012, as 15:31:40 »

Muito bom o material...  Legal!

Gostei da aula do Eduardo sobre os tipos de reguladores! Não é pra menos que ele é doutor, consegue ser bem objetivo em suas explicações!

E parabéns Plautz pelo layout!

Registrado
jboufelli
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 403

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 12



« Responder #17 : 11 de Março de 2012, as 15:34:41 »

Muito Bom ...... Parabéns aos Mestres
Registrado

yahooooooo 2a Estrelinha ....hahahaha rumo a 5a
Jupterra
Visitante
« Responder #18 : 11 de Março de 2012, as 15:35:20 »

Plautz e Eduardo.

Então pelo que entendi, posso utilizar o Bilé Nervoso, 'não só como pré de pedal' >> poderá ser utilizado como pré de  amplificador valvulado?
Claro que respeitando o "Bilé" para o pré e a fonte do power, separada. né?

Creio que fui claro.

Obrigado por mais um lindo projeto.

Abraços.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #19 : 11 de Março de 2012, as 15:45:44 »

Eduardo,

O que está no documento é que dá 160V.

Minha montagem está com 242V: R5 de 1M, R6 de 47K e Zener de 10V (Assim, 1000 / 47 * (10 + 1.4) = 242.55V).

Deixei esta tensão para depurar o HotBox do Güero que ajudei a montar.

Mas também já testei com o Baby Wonder (R5 em 1M e R6 em 82K -> 1000 / 82 * (10 + 1.4) = 139,02V.

O circuito é bastante útil, principalmente para quem, como nós, gosta de brincar com valvulados e não precisa ficar montando fontes enormes para testar circuitos pequenos.

JupTerra,

O Bilé não é pré! São circuitos conversores CC-CC.

Você pode usá-lo para alimentar o pré, e usar outra fonte para o power, embora não veja vantagem nisso (se há o transformador do power muito provavelmente a alimentação do pré já vem dele).

Agora, usar em um circuito híbrido, digamos um pré estruturado em torno de duas 12AX7 (um canal limpo, um sujo) alimentado pelo Bilé, e no power usar um LM3886 (o transformador do LM fornece tensão tanto para o CI quanto para o Bilé), você há de concordar que é bem interessante.

Abraços.
« Última modificação: 11 de Março de 2012, as 15:48:46 por Plautz » Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #20 : 11 de Março de 2012, as 16:25:38 »



Minha montagem está com 242V: R5 de 1M, R6 de 47K e Zener de 10V (Assim, 1000 / 47 * (10 + 1.4) = 242.55V).

Deixei esta tensão para depurar o HotBox do Güero que ajudei a montar.



Olá Plautz. Você usou os 242V para alimentar todos os pontos de alta tensão do HotBox? Segundo o esquema que eu tenho aqui, no pino 6 da segunda 12ax7 deve ir 250V. Essa tensão também é reduzida a 144V por meio de um resistor de 100K no pino 1 desta mesma válvula.

É possível obter essas duas tensões (242V e 250V) com o mesmo Bilé?

Obrigado.
Registrado

Guitar Craft
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #21 : 11 de Março de 2012, as 16:50:26 »



Minha montagem está com 242V: R5 de 1M, R6 de 47K e Zener de 10V (Assim, 1000 / 47 * (10 + 1.4) = 242.55V).

Deixei esta tensão para depurar o HotBox do Güero que ajudei a montar.



Olá Plautz. Você usou os 242V para alimentar todos os pontos de alta tensão do HotBox? Segundo o esquema que eu tenho aqui, no pino 6 da segunda 12ax7 deve ir 250V. Essa tensão também é reduzida a 144V por meio de um resistor de 100K no pino 1 desta mesma válvula.

É possível obter essas duas tensões (242V e 250V) com o mesmo Bilé?

Obrigado.

Pra conseguir outras tensões, é só usar filtros R-C na saída do seu B+, como em qualquer outra fonte pra valvulados.
Mas acho que uma mudança de menos de 10v num circuito valvulado é MUITO difícil de se perceber no ouvido...
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #22 : 11 de Março de 2012, as 17:01:02 »

Analisando de novo o projeto de vocês e o caminho e montagem, me lembrou bem o Inverter Card de notebook,
a sistemática me lembrou apenas,

Abraço
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
plautz
Visitante
« Responder #23 : 11 de Março de 2012, as 17:09:45 »

Olá Plautz. Você usou os 242V para alimentar todos os pontos de alta tensão do HotBox? Segundo o esquema que eu tenho aqui, no pino 6 da segunda 12ax7 deve ir 250V. Essa tensão também é reduzida a 144V por meio de um resistor de 100K no pino 1 desta mesma válvula.

É possível obter essas duas tensões (242V e 250V) com o mesmo Bilé?

Obrigado.

O esquema que foi usado para criar o pedal tem duas tensões: uma de 250V e uma d 242V. Estas tensões são obtidas através de resistores usados para diminuir a tensão. Não é possível apenas com um circuito do Bilé ter duas tensões de alta (seria o mesmo que ter dois transformadores de alta nos valvulados).

O Bilé, com as peças indicadas e pela matemática, dará cerca de 242.55V. Entretanto, isso pode variar um pouco devido a tolerância de dos componentes usados.

Ainda, no circuito que montei eram usados dois transformadores invertidos para gerar a alta, com um capacitor de 22uF x 450V (além dos outros dois de 22uF x 450V orignais do esquema).

Bom, o Bilé usado deu, em aberto (sem carga) 260V. Normal pelas minhas contas.

Ao ligar o HotBox, na entrada estava 250 e uns quebrados (não chegava a 255V). No ponto que no esquema estava indicando 250V, lá estava 252V; e no ponto de 242V no esquema, lá estava 243.4V. Excelente! (as variações de tensão, novamente, em virtude de tolerância, os capacitores utilizados, etc).

É isso.

Abraços.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #24 : 11 de Março de 2012, as 18:36:59 »

Cara... Eu ainda estou absorvendo o choque...

Daqui pra frente nada será como antes...

Imaginem o pré do fender twin valvulado num pedal, o pré do JCM800 valvulado num pedal, etc, etc... Huh? Huh? Huh? Huh?
Imaginem o tamanho das placas sem a retificação...

Transistor?  Que se danem os transístores!  Os prés valvulados dentro de um pedal vão ser o padrão!

Imaginem um pedal com um booster (o TS-808 por exemplo) e duas válvulas...
Um Crunch Drive boostando uma 12AX7...
O céu é o limite agora.

Sem palavras...

Eu confesso que estava meio morgado com o DIY.   Mas agora, é uma nova era!

Meus sinceros cumprimentos aos autores, Eduardo e Plautz, pelo feito. Legal! Legal! Legal!

Abraços

PS.: Segundo a Bovespa, as ações da FLC começaram a subir. Cheesy
       E segundo a policia, os roubos de lâmpadas nos condomínios e prédios públicos triplicaram neste fim de semana. Cheesy


TIAGOOOOOOO, faz a minha placa!
« Última modificação: 11 de Março de 2012, as 19:06:43 por Ferro_Velho » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #25 : 11 de Março de 2012, as 19:28:55 »

...E segundo a policia, os roubos de lâmpadas nos condomínios e prédios públicos triplicaram neste fim de semana. Cheesy

Te juro que toda vez que vejo uma lâmpada econômica já penso em adquirí-la.

Abraços.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #26 : 11 de Março de 2012, as 20:34:36 »

Vocês não fazem ideia da quantidade dessas plaquinhas de lâmpada econômica que eu juntei para este projeto! Parece coisa de esquisofrênico!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #27 : 11 de Março de 2012, as 20:46:50 »

Olá Plautz. Você usou os 242V para alimentar todos os pontos de alta tensão do HotBox? Segundo o esquema que eu tenho aqui, no pino 6 da segunda 12ax7 deve ir 250V. Essa tensão também é reduzida a 144V por meio de um resistor de 100K no pino 1 desta mesma válvula.

É possível obter essas duas tensões (242V e 250V) com o mesmo Bilé?

Obrigado.

O esquema que foi usado para criar o pedal tem duas tensões: uma de 250V e uma d 242V. Estas tensões são obtidas através de resistores usados para diminuir a tensão. Não é possível apenas com um circuito do Bilé ter duas tensões de alta (seria o mesmo que ter dois transformadores de alta nos valvulados).

O Bilé, com as peças indicadas e pela matemática, dará cerca de 242.55V. Entretanto, isso pode variar um pouco devido a tolerância de dos componentes usados.

Ainda, no circuito que montei eram usados dois transformadores invertidos para gerar a alta, com um capacitor de 22uF x 450V (além dos outros dois de 22uF x 450V orignais do esquema).

Bom, o Bilé usado deu, em aberto (sem carga) 260V. Normal pelas minhas contas.

Ao ligar o HotBox, na entrada estava 250 e uns quebrados (não chegava a 255V). No ponto que no esquema estava indicando 250V, lá estava 252V; e no ponto de 242V no esquema, lá estava 243.4V. Excelente! (as variações de tensão, novamente, em virtude de tolerância, os capacitores utilizados, etc).

É isso.

Abraços.

Resumindo, o esquema ficaria assim:

http://www.4shared.com/photo/xL5Pie_V/Hotbox1.html

http://www.4shared.com/photo/MhGmXXhk/Hotbox2.html

O alta e o Fil na segunda imagem vão para o Bilé Nervoso.

Obrigado pela ajuda.
Registrado

Guitar Craft
plautz
Visitante
« Responder #28 : 11 de Março de 2012, as 21:16:51 »

Cara, tá confuso pacas isso ai, além de não ter os capacitores de filtragem.

O esquema que usamos foi este aqui.

É só ligar da seguinte maneira:

1) GND no GND;

2) Positivo da alta no ponto em que as seguintes peças se unem (após o transformador no esquema acima): Catodos dos diodos, resistor 22K x 1W, resistor 4K7 x 1W e positivo do capacitor de 22uF x 450V;

3) Positivo dos filamentos da maneira como você quiser. Recomendo, para este caso, usar os filamentos em 6,3V, aterrando o terminal 9 e ligando terminais 4+5 ao positivo dos filamentos.

Ligando dessa maneira, após o resistor de 4K7 x 1W você terá uma determinada tensão (ex: 252V, como no meu caso). E após o resistor de 22K x 1W terá esta tensão menos cerca de 8V ou 9V (243.4V, no meu caso).

Não entendi nada do seu esquema.

Abraços.
Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #29 : 11 de Março de 2012, as 22:09:00 »

Plautz, e em relação a amperagem da fonte, por exemplo, no caso de eu querer alimentar o Pré 5150 daqui do site mesmo, qual seria a amperagem necessária para se obter total estabilidade? a maioria de nós usamos 9V/1A, dá pra alimentar?
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 15   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal