Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 03:44:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 15   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bilé Nervoso - Fonte para prés valvulados  (Lida 89761 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #45 : 13 de Março de 2012, as 19:00:57 »

Se eu quiser montar o Bilé fazendo um layout bem pequeno (o menor possível), ou mesmo usando uma placa universal, isso traria alguma consequência ruim devido às características específicas deste tipo de circuito?

Os dois protótipos que eu fiz foram em placa universal e bem apertados.

Respondido?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
felixmeirelles
Visitante
« Responder #46 : 13 de Março de 2012, as 19:59:53 »

Eduardo teria como adaptar o bilé para dar +12v e -12v?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #47 : 13 de Março de 2012, as 22:35:45 »

Eduardo teria como adaptar o bilé para dar +12v e -12v?
Teria que criar um circuito bem diferente do original. É possível, mas não com este circuito.

Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #48 : 13 de Março de 2012, as 23:06:31 »

Eduardo teria como adaptar o bilé para dar +12v e -12v?

12v alimenta o circuito, mas tem como gerar -12V com 555.



Que potência??  Que potência dá este Bilé mesmo??  Varia??

T+
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #49 : 14 de Março de 2012, as 00:14:31 »

Primeiro, quero parabenizar o Eduardo e Plautz. Muito fxxa o trabalho . Infelizmente não pode xingar para expressar, mas achei fantástico.

Vantágens... Inimagináveis! Não adianta alguém querer questionar. Plautz tem razão. O bilé nervoso é só vantagem. Principalmente o que eu sempre queria mudar: Tamanho e peso de um amp, além do custo do transformador ser infinitamente maior. Claro que ainda falta muito para ter o trabalho funcionando num power para duas 6l6 por exemplo, que acredito ser uma medida ideal para todo guitarrista levar ao palco e microfonar (4 seria pedir muito do projeto, mas nada como duas placas).

Mas a coisa é fantástica.

Minha pergunta agora Eduardo e Plautz:

Vi que foi cogitado o uso de bateria, fonte já dos pedais ou pedaleira para alimentar, mas qual o consumo final de um pré com duas 12ax7, além do circuito?

Vi que usam duas baterias. Uma para os heaters e outra para o bias?

Qual o tempo médio de duração com aquelas Baterias alcalinas da Duracel? (acho que era essa a bateria).

Acho que nem vou dormir hoje pensando nas aplicações disso. Vou sonhar com válvulas nos pedais a noite toda... tremulos, compressor, wah, distorções... tudo valvulado! Falta agora inventar um mini tank de mola e fazer um reverb valvulado no formato de pedal com molinhas de pilha ou de mecanismos de fechar e abrir portas. Caraca... vai virar coisa de ninja isso! Deveria se chamar Bilé: O ninja nervoso do inferno!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #50 : 14 de Março de 2012, as 06:46:08 »

Oi Designer

Vi que foi cogitado o uso de bateria, fonte já dos pedais ou pedaleira para alimentar, mas qual o consumo final de um pré com duas 12ax7, além do circuito?

Depende do pré! Grosseiramente vai gastar algo entre 3,8W e 6,3W.

Citar
Vi que usam duas baterias. Uma para os heaters e outra para o bias?

Não. Eu estava alimentando o circuito com 18V. Baterias não gostam de fornecer grandes correntes. Com duas em série, a voltagem dobra e a corrente cai pela metade. O circuito se vira para acertar as duas saídas.

Citar
Qual o tempo médio de duração com aquelas Baterias alcalinas da Duracel? (acho que era essa a bateria).

A menos que você seja funcionário do Senado Federal, alimentar válvulas com baterias vai te levar a falência. Dura umas 5 horas. Eu liguei com baterias apenas para mostrar a flexibilidade do circuito.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #51 : 14 de Março de 2012, as 10:16:06 »

A menos que você seja funcionário do Senado Federal, alimentar válvulas com baterias vai te levar a falência. Dura umas 5 horas. Eu liguei com baterias apenas para mostrar a flexibilidade do circuito.

Essa foi boa... _

Mas até que está muito bom. Tenho aqui um fabtone que literalmente come bateria. O consumo dele é de 350mah.Se ele durasse 5h com uma bateria eu seria feliz.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #52 : 14 de Março de 2012, as 10:23:14 »

Se ele durasse 5h com uma bateria eu seria feliz.

Dura, mas é bom usar duas ou três baterias em série para que a corrente nelas caia e você possa aproveitar melhor a energia. Se você usar 3 em série, elas vão chegar no talo e o circuito ainda vai funcionar. Vai se comportar como bateria de celular, funciona a plena carga e de repente para. O legal mesmo é usar 8 pilhas de farolete!  Cheesy
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #53 : 14 de Março de 2012, as 11:08:44 »

Gostei disso de usar em série. Até porque aproveita melhor o preço de cada bateria (aqui onde moro custa 15 dilmas cada). Mas bateria recarregável também pode ser uma alternativa. Quanto as pilhas de farolete, não conheço... O nome é esse mesmo ou tem alguma especificação tipo XGA XA , como acontece como AA e AAA?

Pode-se também usar bateria de lithium recarregável, como aqueles de Brinquedos R/C.

Muito bom Eduardo. Estou vendo tanta aplicação para este circuito.... Já vejo que um transformador vai ser apenas para o power e seus respectivos heaters.


Quanto ao Heater ter fumaçado quando o Plautz testou, não seria porque a bitola do fio do indultor era muito fino para suportar todas as válvulas não?

Teoricamente, se ele fumaçou é porque aqueceu e o verniz derreteu, ou seria algo diferente? Se for como acontece com resistores, ele aquece e começa a fumaçar e queima. Seria o mesmo?


Se for, acho que tem solução para aumentar o fornecimento da amperagem para alimentar o heater de uma el84 por exemplo e uma 12ax7, ou teria muito mais coisas envolvidas (além dos resistores e zenners que você citou)?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #54 : 14 de Março de 2012, as 11:53:26 »

Quanto ao Heater ter fumaçado quando o Plautz testou, não seria porque a bitola do fio do indultor era muito fino para suportar todas as válvulas não?

Sim, isso está dito no documento. É só enrolar um indutor maior, com fio grosso, para ter mais corrente.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #55 : 14 de Março de 2012, as 12:12:09 »

Então daria para alimentar os heaters do pré e de um power fraquinho (não uma 6l6) , mas sim uma el34 da vida! Ficaria só faltando um meio de reduzir o tamanho geral originado pelo transformador de alimentação do power... Daqui a pouco os amplificadores valvulados poderão ter o tamanho de uma fonte grande ou de um GT-2!

Muito bom mesmo Eduardo. Esse projeto foi feito pra ficar e com certeza, será muito usado.


Acho que no forum teremos duas etapas... antes desse projeto e depois dele!


Onde consigo esses transistors? Fontes velhas? Aqui na cidade com certeza não vou ter! Alguma loja online vende isso? Solda fria ou algo do tipo?

Vi que no DOC você fala em não deixar o indutor com valor igual a 0R. Fiquei com duas coisas encucadas na cabeça:

1 - Porque não pode? A resistência do indutor é usado pelos transistors para gerar o resultado por uma "matemática logarítimica"? (não sei se me expressei bem). Qual a função do indutor nesse projeto? Seria a mesma de todos os outros que vi que era de reduzir ripple, ou falei bobagem e tem mais coisa ai?

2 - Se for igual a zero, o que acontece? Como só vi o layout montado e o layout de transferência, não entendi em que parte do circuito ele fica e por isso estou perguntando. (talve falando besteira).
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #56 : 14 de Março de 2012, as 12:57:54 »

Oi Designer

Você continua com o costume de se entusiasmar e não prestar atenção direito. Tá falando besteira sim. O que não pode ser zero é a indutância do indutor toroidal da saída. Em nenhum momento é falado de resistência.

Leia direito o documento e você vai ver que pode encontrar a maior parte das peças dentro de uma lâmpada fluorescente compacta. Com certeza isso tem na sua cidade. O componente mais chato é o MJE42 (ou KSP42 ou MPSA42 que são a mesma coisa). Mas tem fácil nas melhores casas do ramo.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #57 : 14 de Março de 2012, as 13:11:47 »

Então , o lance é que aqui no Opera o documento já abriu na última página e não vi todas as anteriores (não entendi bem o porque, mas não carregou tudo). Quanto a lâmpada econômica, abri uma agora e só tem dois transistores: os dois são o BU 102 , um transformador (acho que é transformador), um indultor, dois eletrolíticos, 6 diodos, 5 resistores e quatro capacitores que acredito ser de poliester.

Por isso que perguntei onde encontrar os transistores. Talvez apenas nessa marca que você citou (que nunca ouvi falar e procurei em todas aqui em casa) que tem.

Caso queira, posso postar até a foto da plaquinha que está agora na minha frente.

Quanto a resistência, falei errado, era valor da indutância mesmo (tanto que falei do indutor). Foi mal.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #58 : 14 de Março de 2012, as 13:48:48 »

Oi Designer

O que eu achei de dados sobre o BU102 diz que ele é do tipo do 2N3055. Bem grandão. Acho que o que você encontrou deve ter um encapsulamento diferente. Em todo caso, todas as lâmpadas que eu desmontei tinham transistores da família MJE1300X. Varia de 13001 a 13007. Qualquer um acima do MJE13002 funciona. No meu protótipo eu usei o 13002, 13003 e 13007. O plautz usou o 13005, se não me engano. O BU102 deve ser equivalente. Veja se a pinagem bate, com a base no pino 1, coletor no 2 e emissor no 3. Se for assim, pode usar.

Na lâmpada economica tem um anelzinho de ferrite com 3 fios enrolados. Isso é um transformador que você vai desenrolar para fazer o indutor da saída. A outra coisa que parece um transformador pequeno é um choque, ou seja, um indutor.

Na dúvida, você encontra todas as peças na mesma loja onde eu peguei as minhas Cheesy!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #59 : 14 de Março de 2012, as 14:09:56 »

Confesso que pensei que era o contrário. Pensei que o indutor fosse o anel de ferrite e o indutor verdadeiro fosse o transformador.

Vou ver se acho mais uma lâmpada aqui para poder retirar.

Só mais uma pergunta Eduardo. Vejo que toda lâmpada tem uma vida útil (assim como tudo na vida). Essa vida das lâmpadas se dá pelo gás que geralmente acaba primeiro ou esses circuitos são muito frágeis?

Só para saber se posso tirar de alguma que já parou de funcionar ou que aparentemente está no fim da vida (anel preto na lâmpada, demora para acender, piscando, etc...).
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 15   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal