Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 02:59:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Placas de fibra com ilhoses para valvulados  (Lida 27398 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« : 27 de Março de 2012, as 09:39:37 »

Pessoal, estou oferecendo placas de fibra de vidro para montagem de circuitos valvulados com ilhoses de latão (não são de ferro latonado) feitas por mim mesmo. Podem ser usadas tanto pra montagem de prés como de power valvulado.  A placa da foto tem as seguintes especificações:
- Fibra de vidro espessura 1,6mm - apresenta boa rigidez e isolação.
- Dimensões: 19cm x 8,5cm
- 45 pontos de solda (ilhoses de latão)
- dois furos (19mm diâmetro) para soquetes de válvula 9 pinos
- 4 pontos para fixação furo 3mm (M3)
- espaçamento entre ilhoses: 10mm e 32,5mm (centro a centro)

Preço por placa R$ 30,00 + despesas de postagem (estou em São Paulo - SP)
Posso fazer em outros tamanhos, configurações de ilhoses e válvulas (mande seu desenho e eu vejo se dá pra fazer - escreva uma MP pra mim).

Vejam as fotos (espaçadores e soquetes não acompanham a placa - apenas para fim ilustrativo)

<script src='http://img214.imageshack.us/shareable/?i=img3399h.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>
<script src='http://img525.imageshack.us/shareable/?i=img3400r.jpg&p=tl' type='text/javascript'></script><noscript></noscript>
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 28 de Março de 2012, as 13:35:00 »

Da pra fazer desse jeito???



ou desse?




Assim fica bom para um ampli completo com as valvulas no PCB... Mantendo a ligação PTP...
« Última modificação: 28 de Março de 2012, as 13:44:37 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #2 : 28 de Março de 2012, as 13:52:34 »

Muito legal.. Legal!

Pena que não tenho tempo... nem experiência para fazer um valvulado!!!

Boas vendas!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 28 de Março de 2012, as 14:41:40 »

Oi Kem !

A segunda placa deve ter as dimensões das placas que eu tenho aqui, a primeira deve ser mais comprida, mas sem saber a dimensão fica difícil saber (é que eu tenho umas sobras aqui de placas, mas dependendo do tamanho do interessado teria que arrumar pedaços de placas maiores).  Gostei das configurações de furos e ilhoses, é possível fazer diversos layouts de ilhoses e furos para soquetes.  É possível colocar ilhoses nos espaços perto dos soquetes, continuando a fileira de ilhoses perto das bordas longitudinais, ficando assim mais pontos para soldagem de componentes ou fios.  A imaginação é o limite (e as dimensões...).

Oi Lamer !

Tempo é mais difícil de arrumar, mas experiência só se adquire fazendo experimentos e montando as coisas. Um valvulado não é coisa do outro mundo (eu acho até mais simples que um circuito transistorizado), só que fica um pouco mais caro, mas o som é mais legal. Tem uma frase que vejo muito em outro fóruns que é mais ou menos assim; "Fine wines come from glass bottles, fine sounds (or electrons) come from glass too." traduzindo: Vinhos finos vem em garrafas de vidro, um bom som também vem do vidro (as válvulas).

Montagens de valvulados em placas de ilhoses, ponte de terminais ou placas de turrets são mais flexíveis do que em circuito impresso e permitem que a gente faça várias modificações (trocar componentes, mudar de lugar, ligar fios, etc) sem muitos problemas. São ideais para experimentos e montagens definitivas.

« Última modificação: 28 de Março de 2012, as 15:08:39 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
fallout
Visitante
« Responder #4 : 28 de Março de 2012, as 17:47:47 »

 Oi xformer. Você vai montar as placas por encomenda? Bom ja montei algumas desse jeito, tem uns ilhoses menores que fica com um visual muito legal e são baratinhos, não me lembro a empresa onde comprei mas entregaram os pacotinhos pelo correio.
 
O mais dificil de montar placas desse jeito é aplicar os ilhoses, se não tiver aquela prensa da muito trabalho.

Bom, boa sorte nas vendas.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 28 de Março de 2012, as 20:54:40 »

Oi xformer. Você vai montar as placas por encomenda? Bom ja montei algumas desse jeito, tem uns ilhoses menores que fica com um visual muito legal e são baratinhos, não me lembro a empresa onde comprei mas entregaram os pacotinhos pelo correio.
 
O mais dificil de montar placas desse jeito é aplicar os ilhoses, se não tiver aquela prensa da muito trabalho.

Bom, boa sorte nas vendas.

Oi Fallout !

Na verdade não vou ficar fazendo e vendendo essas placas continuamente. É que eu comprei algumas pra fazer uns amplificadores e tem sobra (delas e dos ilhoses). Então resolvi oferecer pra quem precisar e agregar algum valor nelas, pois não é fácil encontrar esse tipo de placa.  Realmente dá um trabalho colocar os ilhoses, além de furar a placa certinho.  Os ilhoses de latão são os mais caros. De ferro, de níquel e os latonados de ferro são mais baratos, mas não servem.  Eu prefiro também usar ilhoses maiores, assim o furo fica maior e mais fácil de inserir os terminais de componentes, fios, etc.  Fica mais fácil de soldar também.  Mas cada um tem suas preferências. Veja a foto da plaquinha que fiz de uma etapa de amplificação com triodo, pra você ter idéia da dimensão do furo com o tamanho dos terminais e dos componentes.  Valeu ae !

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #6 : 28 de Março de 2012, as 22:25:31 »

xformer

parabéns pela iniciativa.. é desse tipo de coisa que o handmade nacional tem falta, os gringos tem tanta variedade de placas, possibilidades etc e eu fico só babando.. dá uma olhada no www.tubesandmore.com

é uma pena vc fazer só até acabar os materiais..
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 29 de Março de 2012, as 10:32:43 »

xformer

parabéns pela iniciativa.. é desse tipo de coisa que o handmade nacional tem falta, os gringos tem tanta variedade de placas, possibilidades etc e eu fico só babando.. dá uma olhada no www.tubesandmore.com

é uma pena vc fazer só até acabar os materiais..

Oi Vision !

As vezes a gente tem que partir pro "faça você mesmo" por falta de opções mesmo, diferentemente de homemakers nos EUA, Europa ou no Japão que fazem DIY mais pelo desafio do que por falta de produtos. Aqui e no resto do mundo é mais difícil conseguir todas as peças e componentes. Por outro lado ajuda na criatividade e na invenção.

Seguem algumas artes finais de outras opções de placas com ilhoses e alguns componentes colocados:

Esta placa pode ser dividida (destacada) por causa do picote (dim 7x20cm ou 5 de 4x7cm):


Placa de 8,5cm x 19cm:


Placa de 7cm x 20cm


Placa de 8,5cm x 19cm

« Última modificação: 29 de Março de 2012, as 10:37:41 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
ApAcHe*
Visitante
« Responder #8 : 29 de Março de 2012, as 11:18:24 »

O bom é usar Ilhós menores, pois assim a montagem fica mais precisa e não se usa tanta solda, esses grandes devem dar muito trabalho pra deixar belezinha
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 29 de Março de 2012, as 12:59:41 »

O bom é usar Ilhós menores, pois assim a montagem fica mais precisa e não se usa tanta solda, esses grandes devem dar muito trabalho pra deixar belezinha

Oi Apache !

Sim, concordo que esteticamente um ilhós menor ficaria mais bonito, mas explico porque usei desse tamanho. Não é fácil achar um ilhós de latão que seja pé alto e de pequeno diâmetro (pé alto = a altura dele tem que ser suficiente para atravessar a placa de fibra e sobrar um pouco pra ser "amassado" do outro lado) .  Deve haver uma proporção entre o diâmetro e a altura do ilhós, de forma que não encontrei um que fosse mais estreito e ainda alto o suficiente. Pra piorar tem que ser de latão (pra pegar a solda), que não tem muita saída por ser mais caro (o pessoal que faz outras coisas vai preferir de níquel ou de ferro, mais baratos) e por consequência com menor variedade de tamanhos. Tem muito ilhós pequeno mas que não tem pé alto, portanto não passa numa placa de boa espessura. Bom, como eu disse anteriormente, vou acabar de usar os que tenho disponíveis (além disso, se mudar o tamanho, precisa arrumar outra matriz de prensagem), então só vou poder fazer com esse tamanho mesmo.

Sobre a quantidade de solda, não precisa usar muita solda. Basta dobrar os terminais e soldar somente no ponto onde eles encostam no ilhós. Veja a foto.


Uploaded with ImageShack.us
A solda pega muito fácil no ilhós de latão.  Não aconselho preencher o furo com solda porque senão fica muita massa e precisa de muito mais tempo de soldagem, o que pode danificar algum componente. Além disso, pra dessoldar vai demorar muito e precisa esquentar bastante. A vantagem do ilhós é que a placa fica virtualmente indestrutível (menos na marretada, etc) a solda-dessolda-solda-dessolda. O que não acontece com placas de circuito impresso que começam a soltar as ilhas depois de algumas dessoldagens.

Enfim, ilhós pequeno ou grande é questão de preferência como escrevi em outro post, mas nesse caso querer não é poder, tem que jogar com a bola disponível. Tem mais uma vantagem do furo desse tamanho que percebi depois: dá pra passar os fios pelos furos dos ilhoses oque ajuda em algumas montagem, ajudando a passar e prender a fiação, entre as faces da placa.
« Última modificação: 29 de Março de 2012, as 13:02:16 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #10 : 29 de Março de 2012, as 14:27:50 »

Olhando esses esquemáticos.. bem que poderia existir um esquemático ponto a ponto do Baby Wonder (por exemplo), seria um bom começo para treinar este tipo de montagem.

Abraço
Registrado
Epron
Visitante
« Responder #11 : 29 de Março de 2012, as 15:42:57 »

Olá,
Desculpe pela falta de sabedoria, é que eu queria saber como é a placa por trás... Os pontos são interligados igual a uma protoboard ?
Eu ainda não estudei muito sobre valvulados.. hehe

Abçs!
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #12 : 29 de Março de 2012, as 16:28:50 »

Não existe trilhas, os ileoses substituem as trilhas, fazendo com que os terminais dos componentes sejam soldados diretamente em um ponto, por isso a montagem chama-se ponto-a-ponto!

Abraço
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #13 : 30 de Março de 2012, as 16:14:54 »

Olhando esses esquemáticos.. bem que poderia existir um esquemático ponto a ponto do Baby Wonder (por exemplo), seria um bom começo para treinar este tipo de montagem.

Abraço

Oi Lamer e Epron, para mostrar como seria o desenho do Babywonder e as interligações do outro lado vejam o desenho (não testei se funciona, só desenhei - fica a título de exemplo).



Uploaded with ImageShack.us
« Última modificação: 30 de Março de 2012, as 16:41:29 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Epron
Visitante
« Responder #14 : 30 de Março de 2012, as 17:48:59 »

Anhh, agora sim!
Entendi perfeitamente! =)
Muito legal!
Mas o que compensa mais ? Fazer o circuito impresso ou usar uma dessas placas ?

Abçs!
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal