Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 14:01:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Placas de fibra com ilhoses para valvulados  (Lida 26923 vezes)
RenatoBrandão
Visitante
« Responder #15 : 30 de Março de 2012, as 18:36:01 »

Bom
« Última modificação: 16 de Julho de 2016, as 22:50:45 por RenatoBrandão » Registrado
t2guitarra
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 393

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 11



« Responder #16 : 30 de Março de 2012, as 18:45:41 »

o baby wonder já é simples e nessa placa parece ser mais simplessss ainda!  Huh?     Huh?   Huh? 
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #17 : 31 de Março de 2012, as 09:23:27 »

Anhh, agora sim!
Entendi perfeitamente! =)
Muito legal!
Mas o que compensa mais ? Fazer o circuito impresso ou usar uma dessas placas ?

Abçs!

Depende. Se você já tiver o layout da PCB feito e testado, então é muito mais barato e rápido montar nela. Além disso tem a questão do tamanho, na maioria das vezes (senão todas) a montagem em PCB fica muito mais compacta (vide ex. da placa que o Plautz desenhou para o Baby Wonder) que em montagens de ilhós ou turrets.

Agora se você não tem o layout pronto, ou não sabe rotear uma PCB, ou então está fazendo um projeto novo e montando um protótipo, então é mais rápido e barato fazer montagens assim. Porque demora um tempão pra fazer um layout decente e que funcione (precisa posicionar otimamente os componentes, fazer trilhas adequadas e mais curtas possíveis, tem limitação de passagem e espaço, cuidado com ruídos e interferências, se for face simples tentar ter o menor número de jumpers, etc) o que exige uma certa experiência do layoutista.
Na placas de ilhóses ou turrets, a placa e os pontos de solda são apenas pontos para fixação dos componentes, sendo que as ligações são feitas por fios. Ou seja, mesmo pra quem não tem experiência, basta colocar os componentes (mesmo que sem otimização alguma, em tese deve funcionar - foi o que eu fiz com o desenho da minha mensagem anterior, usando a placa "universal" que eu tenho, não customizada para o Baby Wonder, mas que demonstra a versatilidade dessas montagens), soldá-los e depois fazer as ligações necessárias com os fios . Depois se houver um erro ou falta de ligação, basta corrigir o erro. Numa PCB não aprovado e que contenha um ou mais erros, você precisa voltar pra prancheta e depois fazer outra placa, ou ficar cortando trilhas ou soldando fios. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #18 : 31 de Março de 2012, as 20:40:19 »

xformer..

pra um amp tipo esse.. eu iria de uma placa dessas... a manutenção e até mesmo chances de erro de montagem são muito menores..
« Última modificação: 31 de Março de 2012, as 20:46:09 por visioncb » Registrado
t2guitarra
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 393

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 11



« Responder #19 : 31 de Março de 2012, as 23:02:56 »

xformer..

pra um amp tipo esse.. eu iria de uma placa dessas... a manutenção e até mesmo chances de erro de montagem são muito menores..

concordo com você visioncb a chance de erro deve ser bem menor mesmo!
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #20 : 09 de Outubro de 2019, as 17:20:05 »

Boa tarde pessoal.
Xformer, gostaria de tirar uma dúvida com você, não sei se neste tópico seria o lugar certo, mas me pareceu apropriado.
Existe alguma distância mínima entre as bordas dos ilhoses? Tem algum perigo de centelhamento caso eles fiquem próximos uns dos outros?
Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #21 : 09 de Outubro de 2019, as 18:13:07 »

Raphael eu pesquisei em duas apostilas sobre circuito impresso, qual a distância mínima entre trilhas e condutores e acho que pode ser aplicada aos ilhoses (embora tenha uma forma diferente, redonda).

Numa delas diz que a tensão de ruptura é de aproximadamente 250V por mm. Então, para 500V, deveria haver pelo menos 2mm.

Em outra, havia este gráfico:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Que pelo primeiro critério (250V/mm) corresponderia mais ou menos à curva C, onde a curva D é a mais conservadora e segura.


Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #22 : 09 de Outubro de 2019, as 20:15:28 »

Muito obrigado Xformer.
A tensão dá fonte é aproximadamente 460V, e vai baixando, os 460V vão direto no transformador. A minha idéia é usar um espaçamento de 5 ou 6mm, então não terei problemas.
Logo vou laminar esta placa e depois posto os resultados!
Registrado

Grande abraço, Raphael!
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #23 : 14 de Dezembro de 2019, as 20:10:18 »

Boa noite Xformer. Como tinha dito anteriormente, laminei duas placas para o meu projeto. Já estou com todos os componentes das placas, e o layout desenhado, faltando apenas terminar os testes do circuito led/ldr que vai chavear os canais. Laminei a placa eu mesmo, pois além de ja ter resina e manta de vidro, a placa ficou um pouco grande, dificil de comprar sem ser uma chapa inteira (que sairia muito caro). Comprei também ilhoses de latão.
A minha duvida vem agora: como prender os ilhoses na placa, sem ter aquela prensa pra ilhoses?
Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #24 : 14 de Dezembro de 2019, as 20:50:05 »

Veja se consegue achar esse alicate aqui:





Só que precisa ter mão forte. Depois de prensar uns 30, a mão começa a doer.    Cheesy

Se fizer citação desta mensagem, retire as imagens de dentro da citação.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #25 : 15 de Dezembro de 2019, as 00:39:04 »

Pensei nesse alicate, pois ele é mais barato que o balancim. Vou ver se consigo com uma sapataria que tem aqui perto, senão, vou atrás do alicate.
Obrigado pelo retorno Xformer.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #26 : 15 de Dezembro de 2019, as 11:37:20 »

Esse alicate de ilhós só pode ser usado em placas onde o ilhós fica na sua borda, há algum com bicos compridos?
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #27 : 15 de Dezembro de 2019, as 13:37:19 »

Usa uma furadeira de bancada e faz uma matriz com um pino de ferro. Ou leva na sapataria, que lá devem ter o balancim...
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2019, as 13:39:34 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #28 : 16 de Dezembro de 2019, as 00:20:46 »

Pois eu pensei em fazer com a furadeira de bancada Alexandre. Vou olhar nas lojas de aviamentos o valor da matriz pro ilhós que eu comprei, se não for caro, talvez eu compre...
Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #29 : 16 de Dezembro de 2019, as 12:41:43 »

Esse alicate de ilhós só pode ser usado em placas onde o ilhós fica na sua borda, há algum com bicos compridos?

Se aumentar o tamanho dos bicos, tem de fazer mais força ainda na mão ou aumentar os braços do alicate.  Lembre-se que um alicate é uma alavanca.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal