Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:21:55


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 38 39 [40] 41 42 ... 91   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: The 100Buck Amp - HB-1 Amp  (Lida 573018 vezes)
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #585 : 12 de Maio de 2013, as 19:49:48 »

Por hoje chega. Agora o amplificador se silenciou por inteiro e não faço ideia do que seja. Aconteceu depois que eu troquei potenciometro para 500kA, mas voltei par ao de 1M e continou mudo. Amanha tento resolver isso. Pior que o ruído é ver que ele parou de funcionar de vez!
Se a mudança foi só no potenciometro de entrada, pode ter certeza de que é uma coisa boba...



Bem, não sei o que está acontecendo agora, mas eu liguei o amp e ele continuou mudo. Comecei a mecher nos potenciometros e por alguns certos momentos quando eu mechia no pot de volume o som voltava. Achei que era o pot que estava com defeito, mas depois percebi que mechendo o chassi o som voltava, independente da posição do pot. Acho que tem alguma coisa dando curto, só não sei o que. Estou cansado agora, vejo isso amanha. Mas pelo menos sei que ainda está funcionando.

Ahhh, detalhe, quando voltava a funcionar o hum vinha junto  Tongue
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #586 : 12 de Maio de 2013, as 20:03:04 »

Esse seu amp tem servido pra mostra o quanto a turma aqui se empenha na solução do problema de um colega, Bom seria você encontrar o problema e dizer pra todos a solução, como evitá-lo. Mas eu acho que você devia enconstar esse e montar outro, reaproveitando válvulas, e transformadores. Montar exatamente como o kem fez.
Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #587 : 12 de Maio de 2013, as 20:07:26 »

Esse seu amp tem servido pra mostra o quanto a turma aqui se empenha na solução do problema de um colega, Bom seria você encontrar o problema e dizer pra todos a solução, como evitá-lo. Mas eu acho que você devia enconstar esse e montar outro, reaproveitando válvulas, e transformadores. Montar exatamente como o kem fez.

Pois, como disse, fico contente com isso e agradeço desde já o empenho de todos. E tambem já peço desculpas pelos incovenientes.

Quando voce diz "exatamente como o kem fez", o que voce quer dizer com isso? Posição dos componentes? PTP?

Estou me empenhando nele ainda porque outros componentes meus estão para chegar. Tenho outro projeto em mente que vai me tomar muito tempo tambem. Dai, retornaria ao amplificador quando estivesse com o multimetro em mãos.

-----
Galera, depois de ressucitar o amplificador coloquei o potenciometro de 500kA e testei novamente. O ruído continua. Gravei um vídeo, agora com o amplificador aberto em funcionamento e sem guitarra conectada ao GUITAR IN. POT de volume em 100% e Tone 100%. Reparem que o ruído aumenta quando eu encosto no potencometro de GAIN e que o ruído diminui bastante com o GAIN em 100%. Ruído máximo por volta dos 80%. Quando eu encostos nos outros 2 potenciometros nada acontece.

http://www.youtube.com/watch?v=danjmmX-CS0
« Última modificação: 13 de Maio de 2013, as 19:26:02 por Fusion » Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Epron
Visitante
« Responder #588 : 13 de Maio de 2013, as 19:54:19 »

Chegaram os componentes !! Quer dizer, parte dos componentes.. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Não tinha tudo na Altana, vou comprar o resto por aqui pela cidade mesmo ! Mas o principal chegou! rs

Seguem as fotos !





Vo terminar de comprar os componentes pra montar ! hehe
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #589 : 13 de Maio de 2013, as 20:09:47 »

Já monta no layout novo do xformer, parece que o layout ficou muito bom! Boa sorte! Legal!
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #590 : 13 de Maio de 2013, as 20:21:03 »

Galera, depois de ressucitar o amplificador coloquei o potenciometro de 500kA e testei novamente. O ruído continua. Gravei um vídeo, agora com o amplificador aberto em funcionamento e sem guitarra conectada ao GUITAR IN. POT de volume em 100% e Tone 100%. Reparem que o ruído aumenta quando eu encosto no potencometro de GAIN e que o ruído diminui bastante com o GAIN em 100%. Ruído máximo por volta dos 80%. Quando eu encostos nos outros 2 potenciometros nada acontece.

http://www.youtube.com/watch?v=danjmmX-CS0

Pelo som, parece que a entrada está ligada na carcaça do potenciômetro de ganho  Huh?

Tentou ligar o jack de entrada direto, sem o controle de ganho? Porque pelo que parece, é esse controle de ganho o vilão da história toda.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #591 : 13 de Maio de 2013, as 20:23:04 »

Citar
Galera, depois de ressucitar o amplificador coloquei o potenciometro de 500kA e testei novamente. O ruído continua. Gravei um vídeo, agora com o amplificador aberto em funcionamento e sem guitarra conectada ao GUITAR IN. POT de volume em 100% e Tone 100%. Reparem que o ruído aumenta quando eu encosto no potencometro de GAIN e que o ruído diminui bastante com o GAIN em 100%. Ruído máximo por volta dos 80%. Quando eu encostos nos outros 2 potenciometros nada acontece.

http://www.youtube.com/watch?v=danjmmX-CS0

Rapaz, descobri que o problema é o seu dedo !!!  Você é a fonte de ruído ! ha ha ha ha

Leandro, pegue seu ampli e tente ligá-lo em outro quarto, talvez outra casa.  Não sei se você está perto de alguma torre de alta-tensão, ou se o poste de energia fica perto do seu quarto/sala (apartamento). O negócio é que quando você encosta os dedos no pot de gain e, seu corpo vira antena pra frequência da rede. Esse bzzzzz pra mim é 60Hz que é amplificado pela EF184, e dependendo da posição do pot, forma um filtro excelente justamente pra essa frequência. Eu tenho ampli que faz isso, numa determinada posição do pot de entrada, mas num volume baixo.  

Uma outra opção é inserir na entrada um filtro passa altas com frequência de corte em 72Hz:
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #592 : 13 de Maio de 2013, as 20:40:47 »

xformer, o que você sugere é deixar o amp com uma entrada High e uma Low??
Registrado
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #593 : 13 de Maio de 2013, as 20:44:23 »

Rapaz, descobri que o problema é o seu dedo !!!  Você é a fonte de ruído ! ha ha ha ha

Leandro, pegue seu ampli e tente ligá-lo em outro quarto, talvez outra casa.  Não sei se você está perto de alguma torre de alta-tensão, ou se o poste de energia fica perto do seu quarto/sala (apartamento). O negócio é que quando você encosta os dedos no pot de gain e, seu corpo vira antena pra frequência da rede. Esse bzzzzz pra mim é 60Hz que é amplificado pela EF184, e dependendo da posição do pot, forma um filtro excelente justamente pra essa frequência. Eu tenho ampli que faz isso, numa determinada posição do pot de entrada, mas num volume baixo. 

Uma outra opção é inserir na entrada um filtro passa altas com frequência de corte em 72Hz:


Mas sem dedo não dá para tocar guitarra! Já testei em todas as tomadas de casa. A energia aqui é termo-elétrica, fornecida pela cidade vizinha que antigamente era um bairro aqui da cidade. Nunca tive grandes problemas de ruídos com outros aparelhos ou amplificadores de guitarra. Vou tentar colocar este filtro citado por voce.

Só vale lembrar que nos testes anteriores eu estava usando um Knob, justamente para não encostar nos potenciometros. E o que mais me encomoda não é o HUM de quando eu encosto no amp, mas o HUM que faz mesmo sem eu encostar no AMP.

-----
Galera, depois de ressucitar o amplificador coloquei o potenciometro de 500kA e testei novamente. O ruído continua. Gravei um vídeo, agora com o amplificador aberto em funcionamento e sem guitarra conectada ao GUITAR IN. POT de volume em 100% e Tone 100%. Reparem que o ruído aumenta quando eu encosto no potencometro de GAIN e que o ruído diminui bastante com o GAIN em 100%. Ruído máximo por volta dos 80%. Quando eu encostos nos outros 2 potenciometros nada acontece.

http://www.youtube.com/watch?v=danjmmX-CS0

Pelo som, parece que a entrada está ligada na carcaça do potenciômetro de ganho  Huh?

Tentou ligar o jack de entrada direto, sem o controle de ganho? Porque pelo que parece, é esse controle de ganho o vilão da história toda.

Eu até desconectei os potenciometros da carcaça porque imaginava que poderia ser isso. Como eu faço para testa o amp sem o POT de GAIN na jogada?  Tongue
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #594 : 13 de Maio de 2013, as 20:56:42 »

xformer, o que você sugere é deixar o amp com uma entrada High e uma Low??

Ihh rapaz, essa eu não entendi (eu não sou guitarrista).  Eu sugeri pra inserir um filtro RC antes da grade, de forma a atenuar esse ruído (já que não descobrimos a fonte do ruído - já que o Fusion não quer cortar os dedos ...),mas continua com só uma entrada. Lógico que vai ficar mais baixo o volume, mas é uma experiência pra reduzir o ruído.

Fusion, na etapa seguinte, podemos atenuar mais uma vez esse ruído, trocando o capacitor C5 de 10nF por 4,7nF formando outro filtro RC em 68Hz de corte.  Já que a guitarra só gera sinais acima de 80Hz, qualquer coisa abaixo você tenta atenuar.

Citar
Eu até desconectei os potenciometros da carcaça porque imaginava que poderia ser isso. Como eu faço para testa o amp sem o POT de GAIN na jogada?  

Ou você liga a entrada diretamente no capacitor de 22nF (lado esquerdo) e esquece o resto à esquerda ou você tira o pot de 1M e põe um resistor de 470k ou 1M no lugar e liga o lado esquerdo do cap de 22nF na junção entre o capacitor de 100nF  e o resistor de 470k ou 1M.

Citar
Mas sem dedo não dá para tocar guitarra! Já testei em todas as tomadas de casa. A energia aqui é termo-elétrica, fornecida pela cidade vizinha que antigamente era um bairro aqui da cidade. Nunca tive grandes problemas de ruídos com outros aparelhos ou amplificadores de guitarra. Vou tentar colocar este filtro citado por voce.

Só vale lembrar que nos testes anteriores eu estava usando um Knob, justamente para não encostar nos potenciometros. E o que mais me encomoda não é o HUM de quando eu encosto no amp, mas o HUM que faz mesmo sem eu encostar no AMP.

Mas em que cidade você mora, é na região norte ? Difícil a rede elétrica ser isolada e ser acionada por apenas uma usina (termoelétrica que seja), já que a maioria do Brasil faz parte de um sistema todo interligado, de forma que não se sabe de onde vem a energia usada nas casas.  Nesse seu caso, se a qualidade da energia elétrica não for muito boa ou muito carregada (muito ruído vindo pela rede, com motores e cargas não lineares) isso pode sim refletir na fonte do 100buck, como o Patines comentou e aparecer no aparelho. Você tem um filtro de linha pra experimentar ?
« Última modificação: 13 de Maio de 2013, as 21:24:40 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #595 : 13 de Maio de 2013, as 22:01:20 »

Eu até desconectei os potenciometros da carcaça porque imaginava que poderia ser isso. Como eu faço para testa o amp sem o POT de GAIN na jogada?  Tongue

Liga o ponto entre os resistores de 10k e 100k direto no capacitor de 100n, e tire o resto dos componentes do circuito. Se continuar com ruído, já saberemos que o problema não é o potenciômetro, então pode ser os resistores ou mesmo o capacitor. Se sumir, então já achamos o problema! Se quiser, pode seguir a idéia do VOX e fazer uma entrada High/Low à lá Fender que funciona tranquilo com a EF184.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #596 : 14 de Maio de 2013, as 07:56:16 »

O chassis está mal aterrado. Por isso está dando tanto ruído. Está faltando ligar o terra da fonte no chassis. Faça isso e o ruído vai parar.

-----
Não tinha tudo na Altana, .....

Oi Epron

O que exatamente você não encontrou na Altana?
« Última modificação: 14 de Maio de 2013, as 07:58:39 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #597 : 14 de Maio de 2013, as 08:28:20 »

O chassis está mal aterrado. Por isso está dando tanto ruído. Está faltando ligar o terra da fonte no chassis. Faça isso e o ruído vai parar.
Unindo a isso... confira se as carcaças dos potenciometros estão realmente aterradas.
Esse sintoma de encostar no potenciometro e aumentar o hum é carcaça de potenciometro mal (ou não) aterrada.
« Última modificação: 14 de Maio de 2013, as 09:44:40 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Epron
Visitante
« Responder #598 : 14 de Maio de 2013, as 09:03:47 »

Citar
Oi Epron

O que exatamente você não encontrou na Altana?

Tava em falta um potenciometro, agora não me lembro o valor, e vários capacitores.
Os resistores optei por comprar aqui perto de casa mesmo. Alguns eu tenho em casa.

Acho que foi só isso. O principal deu pra comprar ! ^^
Registrado
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #599 : 14 de Maio de 2013, as 10:00:55 »

Sobre o alto-falante para o 100Buck:

Pelo que sei, o falante para um amp valvulado tem que ter no mínimo três vezes a potência do amp.
Estou pensando em usar o 8AA da Acedo (8", 25 W, 8 Ohms), como já foi referido aqui no tópico em páginas anteriores por outros colegas.
Mas acredito que um falante de 10" tenha graves melhores que o de 8".Porém aí o falante normalmente é fabricado com potência maior, tipo 30 W.

Minha dúvida é:Usando um de 10", 30 W, 8 Ohms, não perderia sensibilidade, considerando que o amp tem 2,2 W RMS??
Registrado
Páginas:  1 ... 38 39 [40] 41 42 ... 91   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal