Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:18:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 39 40 [41] 42 43 ... 91   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: The 100Buck Amp - HB-1 Amp  (Lida 573014 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #600 : 14 de Maio de 2013, as 10:19:37 »

VOX, a sensibilidade não depende do tamanho do falante, e sim do projeto dele.
Nas especifições do falante traz sensibilidade de cada um (pelo menos devia).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #601 : 14 de Maio de 2013, as 10:40:36 »

kem, trata-se daquele parâmetro normalmente expresso em dB??
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #602 : 14 de Maio de 2013, as 11:02:53 »

kem, trata-se daquele parâmetro normalmente expresso em dB??
Legal!
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #603 : 14 de Maio de 2013, as 11:23:49 »

O chassis está mal aterrado. Por isso está dando tanto ruído. Está faltando ligar o terra da fonte no chassis. Faça isso e o ruído vai parar.

-----
Não tinha tudo na Altana, .....

Oi Epron

O que exatamente você não encontrou na Altana?

Olá Eduardo. O que posso fazer para melhorar o aterramento do chassi? Qual é a melhor forma de ligar o terra da fonte ao chassi? Pelo teste de condutividade (moderno, com um led e uma bateria 5v) há contato entre o terra e os diversos pontos do chassi.

-----
O chassis está mal aterrado. Por isso está dando tanto ruído. Está faltando ligar o terra da fonte no chassis. Faça isso e o ruído vai parar.
Unindo a isso... confira se as carcaças dos potenciometros estão realmente aterradas.
Esse sintoma de encostar no potenciometro e aumentar o hum é carcaça de potenciometro mal (ou não) aterrada.

Eu tentei lixar a a parte traseira do potenciometro e soldar diretamente ao terra comum dos outros potenciometros, mas isso não diminuiu o ruído  Sad. Vou tentar soldar direto ao GND STAR.

O potenciometro por sí só, de estar conectado/parafusado ao chassi já não faz o aterramento de sua carcaça?

-----
EDIT:

Liguei o terra do POT de GAIN diretamente no GND STAR. O ruído que encostar nele sumiu, mas o ruído com ele aos 80% continua inalterado!  Embarrassed
« Última modificação: 14 de Maio de 2013, as 13:01:20 por Fusion » Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #604 : 14 de Maio de 2013, as 16:57:29 »

Liguei o terra do POT de GAIN diretamente no GND STAR. O ruído que encostar nele sumiu, mas o ruído com ele aos 80% continua inalterado!  Embarrassed

Sem dúvida você está com problema de aterramento generalizado. Você ligou o terra da fonte no terra do chassis também? Isso é importante!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #605 : 14 de Maio de 2013, as 20:31:56 »

Liguei o terra do POT de GAIN diretamente no GND STAR. O ruído que encostar nele sumiu, mas o ruído com ele aos 80% continua inalterado!  Embarrassed

Sem dúvida você está com problema de aterramento generalizado. Você ligou o terra da fonte no terra do chassis também? Isso é importante!

Acredito que tenha ligado sim. Todos os pontos de aterramento indicados no projeto foram aterrados. (eu acho)
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #606 : 14 de Maio de 2013, as 20:39:15 »

Leandro faça um reporte de todas as ações que foram sugeridas e que foram tomadas por você (e as que não foram).

Por ex. alguém sugeriu aterrar uma das tomadas do secundário do transformador de força com o alto-falante.
O Eduardo falou pra fazer uma ligação do terra central do circuito com o chassis (solde um fio no terra e aparafuse a outra ponta do fio no chassis com uma porca e arruela metálicas (seu chassis é metálico sem pintura ou película isolante ?)
Você tinha os componentes pra inserir o filtro RC e alterar o RC do segundo estágio ? Deu pra fazer o teste (eu acho que sumir não iria com o ruído, mas poderia atenuar bastante).  Mudou de lugar de teste (fisicamente mais longe dessa sala ?).

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #607 : 14 de Maio de 2013, as 21:11:22 »

Leandro faça um reporte de todas as ações que foram sugeridas e que foram tomadas por você (e as que não foram).

Por ex. alguém sugeriu aterrar uma das tomadas do secundário do transformador de força com o alto-falante.
O Eduardo falou pra fazer uma ligação do terra central do circuito com o chassis (solde um fio no terra e aparafuse a outra ponta do fio no chassis com uma porca e arruela metálicas (seu chassis é metálico sem pintura ou película isolante ?)
Você tinha os componentes pra inserir o filtro RC e alterar o RC do segundo estágio ? Deu pra fazer o teste (eu acho que sumir não iria com o ruído, mas poderia atenuar bastante).  Mudou de lugar de teste (fisicamente mais longe dessa sala ?).


Bem, vamos lá.

- [realizado] Primeira coisa foi organizar os fios do GNDSTAR, que todos os terras estava indo para lá, criando um emaranhado de fios. Recomedam que eu fizesse o aterramento em blocos.
- [realizado] Construção PTP
- [realizado] Alterar o primário do transformador de saída. Fiz isso umas 4 vezes
- [realizado] Utilizar fios blindados
- [realizado] Inverter os capacitores de mesmo valores do HT
- [realizado] Aterrar uma das tomadas do secundário do transformador de força com o alto-falante
- [realizado] Fazer uma ligação do terra central do circuito com o chassis. Chassi sem pintura e sem película
- [realizado] Retirar o LED
- [realizado] Utilizar outras tomadas, outros cabos, outras guitarras
- [realizado] Lixar os pinos das valvulas

- [NÃO realizado] Filtro RC. Ainda não tive tempo! Nme conferí se tenho os componentes.


É isso que eu me lembro agora.
« Última modificação: 14 de Maio de 2013, as 21:13:19 por Fusion » Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #608 : 14 de Maio de 2013, as 22:55:30 »

Fusion... não sei nem mais o que sugerir...
Talvez esperar ou layout em PCB funcional ou fazer exatamente como ta no layout...  Roll Eyes

Mas boas noticias pra quem ainda vai montar o 100Buck... Na Altana baixaram transformadores de força e saida (esse ultimo tinha baixado desde semana passada) e capacitor 47uF 250V (deve pode usar no lugar do de 200V).
Logo o 100Buck vai custar menos que R$100,00... Smiley
Dei uma verificada na Altana e o unico capacitor que não tem é o de 470uF 50/63V (CF6)... O resto tem todos (eletroliticos). Mas esse é facil de achar.
C3 usar 22uF 63V. C8 tem. CF1/CF2 tem. CF3 usar 100uF 250V. CF4 e CF5 usar 47uF 250V.

Os ceramicos / poliester tem todos (alguns com tensão bem mais alta, mas isso não tem problema, muito pelo contrario - e vai aumentar o custo em menos de R$1,00).
C6 pode ser substituido pelo 500pF de mica, C5/C7 10nF 400V, e os da entrada C1 e C2 (100nF e 1nF) podem ser usados os de 250V e 400V respectivamente.
C4 usar 100nF 250V.
« Última modificação: 14 de Maio de 2013, as 23:10:57 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #609 : 14 de Maio de 2013, as 23:02:39 »

Fusion... não sei nem mais o que sugerir...


Poxa, era isso que eu não gostaria de ouvir  Cry
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
brunosousa
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 172

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 25



« Responder #610 : 14 de Maio de 2013, as 23:17:54 »

Mais um demonstrativo depois de muito tempo...

http://www.youtube.com/watch?v=4rl3hbQTs-s
Registrado

Epron
Visitante
« Responder #611 : 14 de Maio de 2013, as 23:40:52 »

Poxa kem, dei mole, se tivesse me falado antes, teria comprado todos os componentes na Altana... hehe
Mas não tem problema, vou correr atrás dos outro componentes !

Será que usar carcaça de fonte de computador é uma boa ?

Abçs!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #612 : 15 de Maio de 2013, as 10:56:31 »

Um filtro EMI será que não resolveria o problema dele xformer?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #613 : 15 de Maio de 2013, as 12:33:04 »

Um filtro EMI será que não resolveria o problema dele xformer?

Normalmente o termo EMI (eletromagnetic interference) se refere a RF (frequências de rádio) geradas pelos circuitos eletrônicos e propagadas pelos meios físicos de forma a interferir em outros aparelhos (por ex. colocar um filtro supressor na entrada de uma fonte chaveada para que o ruído do chaveamento de alta frequência não volte para a rede elétrica).  No caso dele, o ruído é na faixa de áudio mesmo (baixas frequências).

Fusion, já que você consegue gravar vídeos com o ruído, seria mais útil se conseguisse gravar só o áudio do ruído e gerar um arquivo MP3 ou WAV. Assim a gente poderia analisar melhor a frequência e forma de onde do ruído. Já que você não tem um osciloscópio pra enxergar isso.

Além disso, mais uma sugestão (idéia do Vox), tente mudar o circuito de entrada para que a impedância de entrada caia bastante. No caso atual é basicamente o potenciômetro de 1M que está definindo a impedância de entrada e esses ruídos são captados por entradas de alta impedância. Se tiver um potenciômetro de valor bem menor (100k ou 50k) tente colocar no lugar do de 1M.  Alguns amplis (como o Vox) comentou tem entradas com impedância de 1M (alta) e 68k (baixa). Ou tira logo todo o circuito de entrada e deixe apenas aquele filtro RC (cap de 22nF e resistor de 100k) ligados na grade, só pra ver se reduz a captação de ruídos (principalmente quando a entrada está aberta, sem o cabo). 

Se depois de tudo, ainda continuar, vou começar a achar que é mesmo o tipo de solda que você usou ... (sem brincadeira).
« Última modificação: 15 de Maio de 2013, as 14:00:07 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #614 : 15 de Maio de 2013, as 12:49:47 »

Fusion... não sei nem mais o que sugerir...
Talvez esperar ou layout em PCB funcional ou fazer exatamente como ta no layout...  Roll Eyes
Acho que seria bem útil para as pessoas que vão montar valvulados, criar um documento com tudo QUE NÃO PODE FAZER.

Sobre os loops de terra, até numa revista antiga o CCDB  nos conta que nem ligar o GND do plugue de saída e o de entrada na carcaça pode.  Se deve ligar só o de entrada.  Veja então que as pisadas na bola que as pessoas faziam a anos até a Dunlop fez no Fuzz Face.  As fontes de múltiplas saídas e GND comuns continuam com tópicos sérios no Handmades e tudo mais, induzindo ao erro.   Ou deixando que ele aconteça. ..   Será que é pra deixar o "ver pra crer" convencer as pessoas?

Abraços, T+
Registrado
Páginas:  1 ... 39 40 [41] 42 43 ... 91   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal