Construir osciloscópios em casa

Started by a.sim, 08 de April de 2012, as 20:48:54

Previous topic - Next topic

a.sim

Guest
Quote from: Eduardo on 10 de April de 2012, as 22:06:51
Instrumentos de medição precisam ter confiabilidade. Quando você testa um amplificador com o osciloscópio, não pode ficar na dúvida se o problema está no amplificador o no osciloscópio! Neste sentido, um osciloscópio analógico feito em casa vai ficar mais caro que um digital.

Abraços

Eduardo

Concordo, mas...

a) O pior osciloscópio é aquele que não se tem...

b) Mais vale 1 MHz feito em casa do que 100 MHz comprado.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Prof. Alexandre, uma dúvida:

Se caso de fazer um upgrade num scope de 10MHz dos antigos como foi citado e queremos que ele tenha resposta de 20MHz ou mesmo 40MHz, bastaria melhorar o circuito de varredura horizontal (base de tempo mais rápida) ou o TRC tem limitações de velocidade na deflexão do feixe (sei lá, carga e descarga das placas de deflexão) e portanto existe uma limitação.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

a.sim

Guest
Quote from: xformer on 11 de April de 2012, as 11:06:47
Prof. Alexandre, uma dúvida:

Se caso de fazer um upgrade num scope de 10MHz dos antigos como foi citado e queremos que ele tenha resposta de 20MHz ou mesmo 40MHz, bastaria melhorar o circuito de varredura horizontal (base de tempo mais rápida) ou o TRC tem limitações de velocidade na deflexão do feixe (sei lá, carga e descarga das placas de deflexão) e portanto existe uma limitação.

Boa pergunta.

Os TRC têm limitações quanto à frequência máxima de trabalho, inerente ao tempo de trânsito dos elétrons ao atravessar as placas defletoras verticais. Essa frequência é bastante elevada ( 100 MHz ou mais ) mesmo para os tubos mais simples.

A verdadeira limitação é dada pelo amplificador vertical, mas associada ao tubo. A carga imposta pelo tubo ao amplificador vertical é capacitiva, assim, o amplificador vertical precisa entregar mais corrente à medida que a frequência aumenta. Para uma dada capacitância de carga ( um dado tubo ) , há um ponto em que não se consegue mais fornecer a corrente necessária para a deflexão, com os componentes existentes, devido à dissipação de potência nos transistores de saída.

A solução é utilizar um outro tubo - com mais sensibilidade, menor capacitância entre placas, etc - a fim de reduzir os requisitos de potência necessária para a deflexão em alta frequência.

Fazer um upgrade de resposta num osciloscópio comercial só é válido se a largura de banda original é menor do que 10 MHz. Esse parece ser o limite para um osciloscópio feito em casa, dada a disponibilidade normal de componentes no mercado.

a.sim

Guest
Olá, colegas :

Tem um osciloscópio baratinho no ML, R$ 150,00 : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-236502760-ociloscopio-labo-modelo-c134-c-usado-vendotroco-_JM

Esse osciloscópio é ideal para reformar, sendo que os seus circuitos estão servindo de base para a reforma do Labo 325 de outro colega.

Quem quiser participar do grupo e reformar o seu é só mandar um email em pvt.

saul britto

Guest
Fugindo um pôuco e ao mesmo tempo ficando no assunto,alguem saberia me dizer p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) meu ICEL de 20 mhz no canal um reproduz a forma de onda quadrada com canto arredondados,ficando completamente diferente do canal 2,não é ponta de prova pois uso a mesma em outro tektronix de 60 mhz e fica perfeito,sem falar que no canal 2 t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) dele, fica t b (moderador, peço que me suspenda do fórum),tenho o esquema se alguem poder dar uma força agradeço.

a.sim

Guest
Quote from: saul britto on 11 de February de 2013, as 11:03:35
Fugindo um pôuco e ao mesmo tempo ficando no assunto,alguem saberia me dizer p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) meu ICEL de 20 mhz no canal um reproduz a forma de onda quadrada com canto arredondados,ficando completamente diferente do canal 2,não é ponta de prova pois uso a mesma em outro tektronix de 60 mhz e fica perfeito,sem falar que no canal 2 t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) dele, fica t b (moderador, peço que me suspenda do fórum),tenho o esquema se alguem poder dar uma força agradeço.

Olá.

Entre em contato comigo em pvt usando o email*********** . Solicito que envies junto a documentação que possuis.

para sua segurança, não divulgue e-mails na internet

saul britto

Guest
Quote from: a.sim on 11 de February de 2013, as 12:22:08
Quote from: saul britto on 11 de February de 2013, as 11:03:35

Olá.

Entre em contato comigo em pvt usando o email *************. Solicito que envies junto a documentação que possuis.

Ok amigo mandarei agora.

-----

a.sim>>> To querendo mandare a menssagem aqui de dentro do site com arquivo do ICEL anexada mas nao sei como fazer... _.

Perdão se infrinjo alguma regra do site,alguem me oriente por favor.

-----

http://www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func,fileinfo/id,20627/

quem precisar do esquema do ICEL os 2010

a.sim

Guest
OI :

Por favor, siga fazendo contato pelo email *************

para sua segurança, não divulgue e-mails na internet

saul britto

Guest
Ok a.sim ja fiz contato com vc pelo hotmail,inclusive te mandei esquema em PDF do scope,só não esta muito legivel pois achei num site que postei o link ai. obg pela atenção.

Att Saul Britto.

bossman

Administrator
DIY Freak
Porque o problema não pode ser esclarecido aqui no tópico Alexandre ?
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

a.sim

Guest
Olá.

A discussão do problema aqui no forum vai sobrecarregar o tópico de mensagens, que praticamente só farão sentido para mim e para o Saul.

Se o pessoal tiver interesse, eu posso descrever todo o diagnóstico no final. Acho que faz mais sentido.

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: a.sim on 11 de February de 2013, as 15:06:57
Se o pessoal tiver interesse, eu posso descrever todo o diagnóstico no final. Acho que faz mais sentido.

Entendido
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

saul britto

Guest
t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) faço questão de postar todo o desenrrolar da coisa!
Valeu galera!

gubterra

Guest
Nem me fale se eu tivesse um de 1mhz eu tava felizão com meus flangers regulados e etc... faz muita falta um osciloscópio!

a.sim

Guest
Quote from: gubterra on 11 de February de 2013, as 18:35:26
Nem me fale se eu tivesse um de 1mhz eu tava felizão com meus flangers regulados e etc... faz muita falta um osciloscópio!

Tem um osciloscópio no ML por 200,00 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-454966472-osciloscopio-leader-lbo-510-a-p-tecnico-eletronico-radio-tv-_JM. O único problema é que ele não tem varredura gatilhada, o que poderia ser resolvido com o implante de um pequeno circuitinho. Eu tenho o manual com esquemático, que é bem simples.

Dá para esperar mais um pouco e oferecer menos ainda pelo aparelho; dificilmente ele irá ser vendido mesmo por R$ 200,00 .