Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 02:41:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Comparador Térmico?  (Lida 8576 vezes)
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« : 23 de Agosto de 2012, as 14:10:58 »

Olá galera! Primeiro post meu aqui na área voltada a amplificadores, e é uma dúvida. Consegui um bom negócio num Fender FM65R, que peguei já sabendo que tinha um defeito - depois de alguns minutos em volume de ensaio e show (entre o 3 e o 5, visto que a fender usa pots com a curva errada para controlar o volume) o som do ampli morre. Para voltar, você precisa recolocar o cabo da guitarra em um dos inputs algumas vezes, e mesmo quando volta, após segundos o som para de sair novamente. Já verifiquei os cabos (todos eles de alta qualidade, cabe ressaltar) e estão todos funcionando perfeitamente. Já abri o amplificador para fazer algumas modificações no tonestack e já procurei por capacitores se abrindo, diodos queimados ou qualquer outro defeito visível, já coloquei aquela pasta que serve pra dissipar calor nos reguladores e o ampli continuava a parar de sair som. Desisti e mandei para uma autorizada da Fender aqui na minha cidade. Depois de duas semanas o cara finalmente conseguiu diagnosticar e me falou que era o "comparador térmico". Monto pedais tem uns anos, e nunca ouvi falar no termo, e dei uma googlada aqui e não achei nada. Alguém aqui pode me dar uma luz sobre a natureza dessa tal peça/conjunto de peças) e se realmente é caro?
Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #1 : 23 de Agosto de 2012, as 16:34:36 »

Guilherme muito provavelmente ele deve estar falando do conjunto de diodos ou transistores que fica em contato com o dissipador de calor dos transistores de potência. Algum desses diodos/transistores deve estar desarmando o amp. pra evitar maiores danos.

Agora se é caro ou não ai depende de que tipo e modelo de peças são. Sugiro procurar o esquema do amp. pra te indicar
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #2 : 24 de Agosto de 2012, as 01:21:03 »

O que bossman o bossman fala faz sentido. Os transistores bipolares, quando esquentam, tem sua tensão de Base - Emissor alterada. Para minimizar este efeito, um outro transistor, ou diodo, é colocado colado ao dissipador. Assim é possível compensar a tensão de base dos transistores de saída, mantendo ele em uma condição segura.

mas se você olhar o esquema do amp:

http://support.fender.com/schematics/guitar_amplifiers/FM_65R_schematic.pdf

vai perceber que existe sim um termistor no circuito, justamente no circuito de potência. Na primeira página do esquema, na região AB-5 do esquema (primeira página): RT1 PTC1000

Este circuito é um tanto mais complexo. Olhando rapidamente, parece que ele monitora a temperatura do amp e desliga o power em caso de sobreaquecimento.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #3 : 24 de Agosto de 2012, as 03:02:12 »

Muito obrigado pelas respostas! O técnico disse a verdade em seu diagnóstico... fico dividido entre ficar feliz por isso, ou por ficar triste pela facada de quase 200 dinheiros de real que sairá a troca da peça + mão de obra. Googlei aqui pelo RT1PTC1000 e não achei para comprar em lugar algum, senão acho que arriscaria mexer por aqui.

Enfim, não me sobrará dinheiro pra cerveja, mas 
Registrado

Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #4 : 24 de Agosto de 2012, as 09:36:49 »

Enfim, não me sobrará dinheiro pra cerveja, mas 
Arrume sua ferramenta de trabalho que depois ela te dá a cerveja rs...
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 24 de Agosto de 2012, as 09:58:36 »

Procure por resistor PTC (positive temperature coeficient) de 1000 ohms, não é tão difícil de encontrar.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #6 : 24 de Agosto de 2012, as 17:30:47 »

Enfim, não me sobrará dinheiro pra cerveja, mas 
Arrume sua ferramenta de trabalho que depois ela te dá a cerveja rs...

Tem toda razão cara! Hehe

E valeu xformer, vou procurar aqui! Ele faz esse papel aí?

Ps.: peço desculpas a Moderação, só agora vi que fiz o tópico na área errada do fórum
« Última modificação: 24 de Agosto de 2012, as 18:00:28 por Battery Acid » Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 24 de Agosto de 2012, as 18:15:14 »

Você não iria encontrar um componente com referência RT1PTC1000, sem saber o que ele é. Nem olhou o esquema que o Hgamal indicou. Na verdade no esquema está escrito RT1  PTC 100.   RT1 é a referência do componente no esquema (deve ser resistor térmico 1 ou termistor, assim com D1 para diodo 1, Q1 para transistor 1, etc), PTC é um tipo de resistor (termistor) que aumenta a sua resistência se ele for esquentado, a resistência nominal dele à temperatura ambiente (ou às vezes a 0 graus) é de 100 ohms (não de 1000 como citei anteriormente). Ele faz papel de sensor de temperatura, e quando alguma coisa esquentar além do normal (por ex. os transistores de saída) ele faz alguma coisa desarmar (no caso a fonte).

Mas pode ser que o PTC esteja funcionando e outro componente desse sistema de desarme (o tal comparador) esteja com defeito (tem ainda um transistor, um zener e um outro diodo). Se você não entende nada de eletrônica, é melhor mandar pro técnico mesmo (pelo jeito não entende, porque não sabe o que é um PTC e nem se deu o trabalho de ver o esquema). Além disso o PTC deve estar grudado em algum dissipador ou perto dos transistores e precisa ver o encapsulamento dele e depois procurar um igual. E tem um monte de tipos de encapsulamento de termistores PTCs.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2012, as 18:17:38 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #8 : 24 de Agosto de 2012, as 19:17:00 »

Lá pelo esquema, ele não desarma é nada.  O Esquema está com erro.

T+
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 24 de Agosto de 2012, as 19:55:52 »

Lá pelo esquema, ele não desarma é nada.  O Esquema está com erro.

T+

Xii, se o esquema estiver errado, então nem adianta procurar por componentes, quem garante que os valores e as referências são os corretos.  O jeito vai ser morrer com a grana do conserto ...
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #10 : 24 de Agosto de 2012, as 21:32:04 »

xformer o Guilherme (BatteryAcid) entende de eletrônica sim mas, acho que mais direcionada a pedais.

-----
Lá pelo esquema, ele não desarma é nada.  O Esquema está com erro.

T+

Vixi! o esquema da própria Fender está errado ??
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #11 : 24 de Agosto de 2012, as 22:35:37 »

Vixi! o esquema da própria Fender está errado ??

Pelo esquema(nomeando nós por minha conta):
Nó 1: RT1 e emissor de Q22 no GNDA
Nó 2: RT1 e base de Q22 e R112
Nó 3: R112 e R113 ao  -16V
Nó 4: Coletor de Q22 e R113

O Nó 4 deveria acionar algo, já que o RT1 faz a base conduzir ao aumentar a temperatura de alguma coisa.  Nada ligado ao coletor do transistor segundo o esquema.

D29 e C61 ligados ao GNDA, não influenciam o circuito; D16 ligado ao -16V não influencia o circuito.

Explicado?
« Última modificação: 26 de Agosto de 2012, as 21:50:52 por Patines » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #12 : 24 de Agosto de 2012, as 23:59:39 »

Patines está certo. Olhem este outro esquema, com as partes que faltam:

http://support.fender.com/schematics/guitar_amplifiers/FM65_DSP_schematic.pdf

Na mesma região, há um circuito parecido. Ele introduz um circuito de "mute" também. O jack de entrada aciona uma chave que muta o power quando não há nada conectado.

Acho que funciona assim. Inicialmente, o transistor Q2 está sem conduzir. Quando a temperatura está muito alta, o PTC aumenta sua resistência, aparecendo uma tensão na base de Q2. Q2 começa a conduzir, cortando Q3. Q3 desligado, corta Q12 que muta o circuito. Um terra no "mute", corta Q3 também.

Estou certo Patines?

Assim sendo, no circuito original, falta apenas um fio ligando a base de Q21 ao coletor de Q22!
« Última modificação: 25 de Agosto de 2012, as 00:02:03 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #13 : 25 de Agosto de 2012, as 00:21:58 »

Explicadíssimo!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #14 : 26 de Agosto de 2012, as 19:01:48 »

xformer, eu olhei o esquema postado sim... como o bossman falou, eu nunca tive experiência em mexer com amplificadores, logo, não entendi. Aliás, se eu soubesse o que era a peça, sequer teria feito esse tópico aqui, certo? Dá até medo de ter dúvida desse jeito, rs.

-----
Enfim, pelo visto o amigo xformer também não havia analisado o esquema, heim? Muito fácil criticar e falar que o outro não entende, né... Valeu pela explicação detalhada. E me parece até recorrente essas omissões em esquemas por parte de fabricantes de eletrônicos em geral, acho que já vi outras reclamações desse tipo por aqui, no fsb e diystompboxes.

Valeu pela ajuda! Pelo menu atual "desconhecimento-de-eletrônica" e pela pressa que estou em ter o amplificador pronto, visto que é realmente minha ferramenta de trabalho, já mandei o cara da autorizada arrumar pra mim.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2012, as 19:08:13 por Battery Acid » Registrado

Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal