Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 16:45:55


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Área Internacional  (Lida 17663 vezes)
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« : 31 de Outubro de 2012, as 19:41:17 »

Senhores Administradores,

Eu sei que esseé um assunto delicado e que já gerou algumas discussões acaloradas mas, de qualquer forma, aquí vai minha sugestão (cuja dificuldade de implementar eu sinceramente desconheço, então se disserem que é impossível, eu não vou insistir).

Poderia haver no forum uma sala "internacional", usando o Inglês como "idioma oficial", para que assuntos diversos, técnicos ou "não tão técnicos" (sem bandalheira, claro) pudessem ser discutidos sem ser em Português?

Acredito nos seguintes benefícios:

- Permitir e incentivar contribuições de estrangeiros (que podem ser muito interessantes para nós todos);
- Evitar os resultados porcos da tradução direta, via Google, entre idiomas "exóticos" (e eu considero Português um idioma "exótico"). Convenhamos, quando o cara da Turquia tenta usar o Google dá vontade de chorar...
- Permitir que o pessoal do forum que já tem algum conhecimento em Inglês use o espaço para praticar (tá bom, isso é cretino, eu estou tentando "valorizar o passe").

Alguém vai dizer: "Ah, mas os usuários do forum que não dominam o Inglês vão ficar excluídos". Não vão não! Com tanta gente boa aquí na nossa comunidade, estou certo que qualquer pedido de ajuda será prontamente atendido!

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #1 : 31 de Outubro de 2012, as 19:46:36 »

Eu acho válida a iniciativa de tentar consertar o problema,
mas acho que se os tópicos servem justamente para organizar o conteúdo,
fica meio sem nexo, pensa a gente ta com um problema de um pop em um
pedal de efeito aleatório, então um gringo sabe solucionar de acordo com sua ideia ele faria o que?

Iria para área internacional postar la? Depois quando um membro pesquisasse e procurasse solução
para o tal pop, ia ter que alguém avisar que está na área internacional a solução, e estaria la
nessa área onde? Iriamos então replicar tópicos originais em português na área do em inglês?
Iriamos criar um balaio com as respostas em inglês?

Não pense que estou querendo apenas criticar ou reclamar, mas é que quando os gringos falaram
foi justamente pra contribuir em um tópico em português, então fico pensando como eles conseguiriam
ajudar tendo que postar em outro lugar, é quase que como, eles tivessem de passar por uma alfandega!

Fico feliz por mais alguém assim como se preocupar com os gringos, mas acho que esse não é o caminho...
Desculpe se pareci áspero, mas gostaria de manifestar minha opinião,

Obrigado e abraço  Smiley
« Última modificação: 31 de Outubro de 2012, as 19:48:11 por marcusbass » Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #2 : 31 de Outubro de 2012, as 19:49:29 »

parabéns Fink, boa a sua iniciativa. Bravo Espero que os administradores o façam.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #3 : 31 de Outubro de 2012, as 20:38:30 »

Por melhor intenção que esta proposta tenha, fica complicado
implementar algo assim "em paralelo" com os tópicos em português.

Acho que se pode manter contato com estrangeiros por MP e email,
sem ter que criar uma área para tal contato, e qualquer "lucro" que
este contato trouxer poderá ser postado pelo membro que fizer este
contato.

Eu me logo em outros forums gringos e eles são bastante zelosos com
a sua língua, então acho que devemos ser com a nossa também.

E não é somente em forums não, eu vivi oito anos nos EUA e europa e
sei como são rígidos quanto a falar na língua deles.

E embora tenhamos o brigtay e o godsavemetal, são tão poucos os
estrangeiros por aqui que uma comunicação por MP e email seria suficiente
por enquanto.

Acharia melhor o post bilingue, mas esta opção ainda não foi aceita pelos
administradores.

Isso dito, eu não seria contra uma decisão destas, até mesmo porque falo
inglês fluente.

Abraços. 

   
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #4 : 31 de Outubro de 2012, as 21:08:00 »

Marcusbass, discordar faz parte do jogo! Parto do princípio de que "toda unanimidade é burra"...

Eu estava pensando muito especificamente em gringos que desejam divulgar projetos (como por exemplo o nosso amigo turco) ou gringos que desejam pedir projetos ou explicações sobre projetos.

Neste último caso, nosso amigo turco é (de novo) um exemplo recente, mas, acredite, eu já ví, mais de uma vez, caras em foruns gringos falando que "acharam projetos interessantes num certo site brasileiro (adivinha qual?), mas que não avançaram com a montagem porque não tem a mínima idéia do que estava escrito".

Oras, os nobres projetistas e "layouteiros" do site são MUITO BONS, acho que seu trabalho não deve ficar "confinado" pelo idioma, ao contrário, deve ser divulgado ao Mundo (ia falar Universo, mas achei que seria muita arrogância...).

No meu trabalho, eu frequentemente tenho que interagir com estrangeiros. Sem querer parecer xenófobo, mas:

1) a grande maioria deles é TACANHA. Não chegam nem perto da criatividade dos brasileiros.

2) a grande maioria tem extrema dificuldade para lidar com qualquer idioma que não seja o seu próprio, materno  (excessão ao inglês, com o qual o mundo inteiro se vira).

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
y_killer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 48

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 6



« Responder #5 : 31 de Outubro de 2012, as 21:36:41 »

Acho de uma preguiça ímpar o cara falar que achou um projeto no handmades e não o seguiu porque não tinha idéia do que está escrito.

Eu ainda falo inglês fluente, mas já segui projeto em alemão (não só sobre pedais) e já li algumas coisas em sites russos com ferramentas de tradução tais como o próprio google tradutor. Por mais que não se tenha uma tradução perfeita, é muito possível se guiar pela tradução torta q o mesmo oferece. Basta vencer a preguiça, e saber usar ctrl+c e ctrl+v, e uma aba extra do navegador no tradutor.
E esta é uma via de mão dupla, se eu posso traduzir o que eu não entendo pro português, outros podem traduzir o português pra seus respectivos idiomas.

Seria terrível de se aplicar o tradutor aqui no fórum, se os usuários usassem gírias em excesso ou se aqui fosse permitido internetês, o que felizmente não acontece em ambos os casos.

Enfim, esta é a minha opinião a respeito, sintam-se livres pra discordar, afinal de contas, não passo de um novato no fórum.

Aquele abraço!!!
« Última modificação: 31 de Outubro de 2012, as 22:00:17 por y_killer » Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #6 : 31 de Outubro de 2012, as 22:15:39 »

Eu sou contra os Brazileiros bonzinhos.

O Névio está montando um amplificador de um site Polonês. PO - LO - NÊ - IS!

Só não se vira quem não quer.
Registrado
vinealonso
Visitante
« Responder #7 : 31 de Outubro de 2012, as 22:39:23 »

Acho que a questão não é tanto ele entender, por que isso nos obrigaria a postar tudo em bilíngue.

Mas acho que pelo menos quando um estrangeiro postasse, a mensagem bilígue seria de grande utilidade, pois mesmo o português traduzido porcamente pelo google poderá ser entendido, e o inglês faz uma ponte entre as línguas, facilitando o entendimento.

Acho que se os gringos gostam do fórum, tem vontade de participar e ajudar, e sendo também grande parte dos projetos que montamos, se não a maioria, pegos de sites estrangeiros, muitos deles mandam tudo bem mastigadinho, abrir permissão para posts bilíngues não faria mal algum, até por quê lá fora eles tem muito mais material do que nós.

Minha opinião é que se o objetivo do site é falar sobre handmaking, compartilhar conhecimento, experiência e conteúdo, devemos quebrar as barreiras que impedem esse processo, e não reforçá-las, claro, tudo com ordem.

Voto pela permissão de posts bilíngues para usuários estrangeiros. E preciso deixar registrado que o GodSaveMetal posta tudo em espanhol, e nunca vi ninguém falar nada. Podem ter falado, mas foi uma vez ou outra, já o birgtay sempre gera polêmica. Acho que mesmo que dê pra entender espanhol muito mais fácilmente do que inglês, espanhol não é português.
Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #8 : 31 de Outubro de 2012, as 22:58:07 »

Eu sugeri o post bilíngue no post da polemica então sou suspeito de falar dele,
mas continuo achando a melhor opção para resolver a situação, faz facultativo
e pronto quem consegue posta, e até mesmo os gringos posta em inglês e em português
mesmo que mal e porcamente traduzido!

A regra seria mais ou menos assim, pode postar em inglês, desde que junto
poste a tradução em Português!

Abraço
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
felfoldi
Visitante
« Responder #9 : 31 de Outubro de 2012, as 23:36:15 »

Pode ser egoísmo da minha parte mas, a maioria das soluções técnicas estão em inglês, seja na internet ou em manual de instruções, datasheets, databooks (independente sobre qual assunto estejamos procurando) e quando precisamos, temos que correr atrás da informação necessária para poder compreender.
Por que motivo eles não poderiam pesquisar o nosso idioma também?  Roll Eyes
Registrado
vinealonso
Visitante
« Responder #10 : 01 de Novembro de 2012, as 00:03:40 »

Por que motivo eles não poderiam pesquisar o nosso idioma também?  Roll Eyes

Então, a questão não é a pesquisa deles, quando quiserem informações vão ter que pegar o português e traduzir, mas sim facilitar a comunicação para que eles possam contribuir, é uma via de mão dupla.

A idéia não é que tenhamos obrigação de postar em inglês para que eles entendam, apenas deixar que eles postem, para que não deixem de contribuir, e para que nós entendamos.

Sinceramente, eu não entendo essa questão do "se eles fazem lá, por que não fazemos aqui também?", pra mim não faz muito sentido, sendo que agindo desta maneira, podemos estar abrindo mão de ótimas contribuições, por conta de um puro preciosismo sem muito sentido.

A regra do idioma é para manter a ordem do fórum, e isso não deve ser questionado. Mas eu deixo pra reflexão: é mais importante manter o idioma até o fim, de forma irredutível, apenas pra dizer "somos um fórum brasileiro, se vire!", ou ser um pouco flexível, e aceitar contribuições que podem ser muito bem vindas?
Registrado
Botti
Visitante
« Responder #11 : 01 de Novembro de 2012, as 00:16:54 »

 Acho que um dos pontos a serem considerados é que o português não é uma língua simples. Tem muitas regras, e nós as infringimos frequentemente (às vezes sem nem saber).
 A ideia é ótima, mas concordo com o que foi dito acima: acabaria criando um fórum em paralelo.
 
 Minha sugestão seria de deixar uma mensagem para estrangeiros, em algumas línguas diferentes, com dicas, ou até mesmo o nome de voluntários que se oferecessem para mediar a comunicação em traduções mais complexas.
Registrado
felfoldi
Visitante
« Responder #12 : 01 de Novembro de 2012, as 00:42:21 »

Citar
A idéia não é que tenhamos obrigação de postar em inglês para que eles entendam, apenas deixar que eles postem, para que não deixem de contribuir, e para que nós entendamos.
Pensando por este lado, eu concordo,você tem razão . Legal!
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #13 : 01 de Novembro de 2012, as 02:00:24 »

Entre o gringo ter que traduzir para o português e eu não entender nada, ou falar em alguma língua e eu mesmo traduzir e entender tudo, prefiro que o cara poste junto sempre o original.

Acho que a melhor solução é liberar tópicos bilíngues, que ai, os próprios brasileiros acabam criando as "entradas" na busca, o próprio Plautz foi bem flexível nesse ponto, não vejo porque os outros adms iriam ser mais rígidos.

Só traduzir todas as regras do fórum para inglês porém com uma adição:
- Every post in the mother tongue should be accompanied by corresponding translation into portuguese.
translate.google.com
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 01 de Novembro de 2012, as 07:08:53 »

A questão é de princípio, simples assim! O fórum é em português, essa é a característica dele. E assim deverá permanecer!

Eu propus a possibilidade de se ter alguns posts bilíngues na condição da língua estrangeira estar marcada como spoiler. Mesmo assim isso ainda não é regra, apenas um dispositivo emergencial.

Há muitos fóruns em outras línguas, quem quiser pode se virar pra conseguir informações neles. Neste aqui o que importa é que a informação esteja disponível em português.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal