Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 12:48:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 11   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Testes com equipo "barato"  (Lida 82533 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #105 : 10 de Setembro de 2013, as 17:45:37 »

Poplar?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #106 : 10 de Setembro de 2013, as 18:34:13 »

O pior nem é o Poplar em si mas o tipo compensado que eles usam:
Tipo esses postado no fórum strat talk:


Eles colocam uma casca para disfarçar.
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #107 : 10 de Setembro de 2013, as 19:23:49 »

Isso aí parece a madeira da porta do meu quartinho aqui Cheesy
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #108 : 10 de Setembro de 2013, as 19:28:05 »

Então, Félix, eu achava que só quem comprava o modelo Standard, que entendo como o modelo de entrada da marca mexicana, seria premiado com essa artimanha. Mas eu me enganei, no blog "Louco por Guitarra" mostra que um modelo FSR, que é uma tiragem especial e limitada, veio com essa "invenção". É difícil, tem que pesquisar mesmo...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #109 : 10 de Setembro de 2013, as 19:46:08 »

E você paga quase 3000 luletas por uma guita feita de lenha comprada no posto de gasolina...
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #110 : 10 de Setembro de 2013, as 20:19:00 »

Achei interessante, apesar da necessidade óbvia, de ter esse rebaixo para a parte do corpo da guitarra onde fica encostado o braço do músico, uma Strat com certeza. E o corte de trás, da barriga? Se houver dá pra produzir guitarras sunburst sem problemas, é só fechar bem a cor das laterais.

Eu imagino que aqui a mão de obra é mais econômica que a matéria prima... Pois colar duas peças mais ou menos parecidas e mandar ver na CNC deve dar menos tabalho e levar bem menos tempo.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #111 : 10 de Setembro de 2013, as 21:50:04 »

Isso aí parece a madeira da porta do meu quartinho aqui Cheesy


Pensei a mesma coisa! _

Então, Félix, eu achava que só quem comprava o modelo Standard, que entendo como o modelo de entrada da marca mexicana, seria premiado com essa artimanha. Mas eu me enganei, no blog "Louco por Guitarra" mostra que um modelo FSR, que é uma tiragem especial e limitada, veio com essa "invenção". É difícil, tem que pesquisar mesmo...

Também li nesse blog que o autor processou a Tagima por causa de um corpo que a madeira é igual a da foto, e o anúncio estava como se a madeira fosse outra, dando a entender que era superior.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #112 : 10 de Setembro de 2013, as 22:39:08 »

Eles colocam uma casca para disfarçar.

Que coisa feia...

O custo de uma boa peça de madeira inteiriça é muito alto, mesmo, mas isso é apelar.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2013, as 22:52:11 por Plautz » Registrado

felixmeirelles
Visitante
« Responder #113 : 10 de Setembro de 2013, as 22:51:29 »

Se houver dá pra produzir guitarras sunburst sem problemas, é só fechar bem a cor das laterais.

Exatamente mestre, nos fóruns especializados gringos é apontado o escurecimento da cor lateral do sunburst (de marrom para bem preto) como uma das artimanhas adotadas pela Fender para disfarçar a madeira colada.
Temos também o mesmo "compensado" feito de outras madeiras como Alder, com até mais madeirinhas por dentro(até 10 pedaços!), como o Espanhol lembrou igual a porta de banheiro, porque eles botam uma folha marota para enganar os menos experientes.

A Fender cumpre a risca a designação da madeira, mas varia o número de "varetas". Nos fóruns é sempre comentado para quem tem dúvidas fazer uma consulta a Fender sobre o tipo de madeira/compensado utilizado informando o número de série, antes até de comprar a guitarra. Segundo eles as repostas são rápidas e costumam a ser exatas.

Entretanto, existem guitarras feitas de Poplar peça única, da própria Fender e de outros fabricantes, por ser uma madeira bem leve e macia, fica bem na onda dos basswood asiático utilizado nas Fender Japonesas.
Parece que a própria Fender Americana usou o Poplar maciço nas séries mais caras entre 92-94 e alguns períodos anteriores a 90, quando houveram proibições na venda ou escassez de Alder no mercado.

Eu particularmente sou da opinião que não podemos confiar em industrias, vemos isso diariamente por ai, igual aos Smartfones tops  da Samsung que teoricamente eram para vir com gorila glass vindo para o Brasil com vidro zuado, o mesmo modelo vendido lá fora com o Gorila.
Ou esses bichos e peças de maquinas que encontram dentro das comidas industrializadas diariamente por ai no Brasil.

Industria = Dinheiro Logo eles farão de tudo para chegar ao seu objetivo, se o público é exigente eles tomam cuidado, mas se o público é alienado, eles vendem chã como filé, que diga a Friboi...   Tongue
Como esse cara descobriu:
http://www.reclameaqui.com.br/6413453/jbs-alimentos-friboi/insastifacao-com-o-produto/
Ou esse:
http://www.reclameaqui.com.br/6408137/jbs-alimentos-friboi/fraldinha-cheia-de-quot-cebo-quot/
Ou esse:
http://www.reclameaqui.com.br/6396497/jbs-alimentos-friboi/carne-dura/

O que o Toni Ramos falaria se visse isso?
http://www.reclameaqui.com.br/indices/lista_reclamacoes/?id=8742&tp=9403f4c8cd5af61c485541e9444950c069c79ffa&subtp=c92a9bc341d739044ff5400661d44a60a808be22




« Última modificação: 10 de Setembro de 2013, as 23:13:50 por felixmeirelles » Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #114 : 11 de Setembro de 2013, as 00:07:11 »

Isso é uma sacanagem sem tamanho, acredito que aqui no brasil, pelo codigo de defesa do comsumidor, se o comprador quiser saber de quantos pedaços é feita a guita deve ter direito. Sera que as fenders antigas tambem sao assim? Nao me lembro deste top absurdo quando desmontei as minhas. Vou conferir no corpo que tenho aqui.
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #115 : 11 de Setembro de 2013, as 08:10:21 »

Neste assunto de madeiras lembro que quando eu trabalhava em uma oficina aqui em SP um cliente viu que estavamos fazendo um corpo de Strato (Hard Mapple se não me engano) e no corpo havia uma colagem, pois a madeira não tinha a largura exata.
O cara quando viu ficou criticando o fato da tal emenda.
Tivemos que mostrar para o cara uma Fender que estava lá para fazer pintura que nela havia duas colagens e não apenas uma com a guitarra que estavamos fazendo.
Muitos quando compram guitarras de marca nem imaginam como ela realmente é por baixo da pintura.
Uma coisa eu digo, lá faziamos (e ainda são feitas) guitarras que em termo de acabamento ficavam muito melhores doque muitas séries que pagamos os olhos da cara só por ter um instrumento daquela tal marca.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #116 : 11 de Setembro de 2013, as 08:31:54 »

Pois então, estamos aqui justamente tentando entender cada caso. Generalizar não me parece o melhor caminho...

Há excelentes instrumentos feitos por alguns luthiers, muito superiores aos fabricados industrialmente, mesmo que os de alto padrão. Usam madeiras bem escolhidas e tratadas, partes elétrica e de ferragens de primeira e o tempo gasto para se criar cada peça é bem maior que o gasto numa linha de série industrial. E obviamente o trabalho de um excelente profissional! Se com tudo isso o preço final for realmente baixo, alguma coisa estará errada, ou então é mágica!

Por outro lado já vi coisas absurdamente erradas e inadequadas produzidas por alguns que se intitulam profissionais... Ou seja, generalizar complica e atrapalha nosso entendimento!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #117 : 11 de Setembro de 2013, as 11:22:33 »

Como havia narrado, fui verificar um dos corpos de strato fender MIM que eu tenho, na cor vinho, lindíssimo. Então, coloco aqui as fotos para que vocês me ajudem a identificar as emendas, pois elas não estão tão evidentes quanto nas fotos do blog loucos por guitarra, esse corpo é de 2006:









Confesso que estou com dificuldades para ver as emendas, mas como é uma fender mexicana sei que elas existem e devem sere muitas.
Registrado
zekkez
Visitante
« Responder #118 : 11 de Setembro de 2013, as 15:52:54 »

Sinceramente...

Acho muito engraçado tudo isso. Todo mundo sabe que as madeiras estão escasseando, que muitas árvores abatidas não apresentam dimensões suficientes para a confecção de um corpo de guitarra "One Piece". Vejam este filme, em especial aos 50 segundos: http://www.youtube.com/watch?v=nswcAPvH0P8

Fica evidente que mesmo naquela época (1959) os corpos de stratocaster (cortados pelo pai do George Fullerton) eram em 03 partes. Talvez até mais, considerando que eles mostrariam o melhor da produção, jamais o pior (segundo a primeira lei de Ricupero !)

Hoje em época de escassez de matéria prima, as "chicanas" tem o dobro de peças de madeira !   Cry  Não me parece algo muito surpreendente.

Vejam o que a ultra-mega-super-clássica e vintage Martin Co. está usando como materiais alternativos. Além de madeiras sustentáveis (nem sempre tone woods clássicas) estão usando materiais sintéticos como Micarta e laminados como o HPL nas laterais e Stratabond nos bracos dos violões. HPL ( High Pressure Laminate ) é algo como os famosos pisos laminados !   Embarrassed
E o Stratabond... Bem imagens valem mais do que qualquer palavra.

http://www.elderly.com/images/new_instruments/10N/LXM_heel.jpg

http://www.google.com.br/search?q=martin+stratabond&hl=pt-BR&biw=1600&bih=815&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=4bowUqOQBIOc9QSliIDIDA&ved=0CDoQsAQ

http://uniqueguitar.blogspot.com.br/2010/01/guitars-produced-from-alternative-wood.html

Como vemos, o futuro já chegou para os instrumentos de madeira ! E eles são coisa do passado ! Resta saber como vão soar os atuais para nossos ouvidos...
Continuo achando que é melhor um instrumento com materiais alternativos que soe bem do que um instrumento, feito à moda antiga mas que use madeiras inadequadas.

Em tempo:
 
Alguma fábricas européias como Framus e Hopf j´usavam braços laminados, em razão de sua estabiidade e resistência.
http://www.euroguitars.co.uk/viewtopic.php?f=10&t=862
« Última modificação: 11 de Setembro de 2013, as 16:44:50 por zekkez » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #119 : 11 de Setembro de 2013, as 17:36:06 »

laerteandrade

Na primeira foto, noto uma secção na região do neck plate dividindo em duas partes, uma menor a direita, acho que se vc passar um paninho úmido será mais fácil notar, da pra notar nas outras fotos também.

zekkez

Nessa época eles tinham muito cuidado pra que as partes obedecessem certos padrões como o sentido e largura dos veios, não duvido que as madeiras fossem pesadas pra casar as peças.

Mas do jeito que foi apresentado na outra foto postada pelo felixmeirelles, é possível ver pedaços de madeira muito discrepantes entre elas.
Registrado
Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 11   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal