Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 22:51:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Testes com equipo "barato"  (Lida 79525 vezes)
zekkez
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 477

Obrigado
-Dado: 24
-Recebido: 33


« Responder #135 : 12 de Setembro de 2013, as 17:06:06 »

E o John Suhr que adora Basswood?  A coisa complica... Mas a questão do braço talvez seja mesmo a deciiva.

Isso me lembra o célebre violão do Luthier Torres, que ele construiu para demonstrar que as faixas, laterais e fundo, mesmo em "papier maché" não importavam, mas sim o tampo em madeira.
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Guitarra_de_Torres.jpg
http://en.wikipedia.org/wiki/Antonio_Torres_Jurado

Condição que nos leva de retorno aos modelos Ovation e Martin, com fundo e laterais em material alternativo, fibra e HPL.
E os braços Stratabond da Martin e dos antigos Framus. Os Martins com estes braços são tidos como excepcionalmente sonoros em sua faixa de preço, melhores até que violões mais caros.
E as guitarras Parker e antigas Kramer, com braços em grafite e alumínio...

Sou meio cético em relação a tudo isso.  Cheesy  Acho que muito disso vem do conservadorismo dos músicos.
Caso exemplar é o das Gibsons Tribute com o fretboard em Baked Maple. Pouco importa que o Maple seja usada em Stratocasters desde sempre, não serve para Gibsons.
Pouco importa que a Suhr use o mesmo material com outro nome Vulcanized Maple e isto valorize suas guitarras. Para a Gibson não serve !
O mesmo vale para a Sadowsky: http://www.sadowsky.com/stock/pop/roasted_maple.html

Acaba sendo uma questão de fé ! Classicismo ! Não importa...

Tinha levado fé nessa matéria até ler isso:

• What sounds better, Tube or Solid State? It’s about 50/50. the overwhelming percentage (high 90s) cannot tell the difference between a tube or SS amp.

Ai o rapaz forçou a barra, eu tenho um fender deluxe 112 plus, solid state, som lindissimo, massss, coloca um fender valvuladinho do lado, até no som limpo a diferença é anos luz. Então vou aceitar a opinião do cara com ressalvas.

Acho que o Ritchie Fiegler mostrou (e ele não é um simples rapaz), é que as pessoas (músicos) emprenham pelos olhos e opinião alheia, quando deveriam utilizar os ouvidos !  
E nem todos tem os ouvidos que imaginam !
« Última modificação: 12 de Setembro de 2013, as 17:50:50 por zekkez » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #136 : 12 de Setembro de 2013, as 17:16:10 »


Ai o rapaz forçou a barra, eu tenho um fender deluxe 112 plus, solid state, som lindissimo, massss, coloca um fender valvuladinho do lado, até no som limpo a diferença é anos luz. Então vou aceitar a opinião do cara com ressalvas.


E se você tapasse os olhos e testasse 2 amps bons e similares que não conhecesse? Conseguiria notar a diferença?

Existem amps solid state muitíssimo bons como: Handall, Rocktron, Jazz Chorus... E estão a anos luz de diferença de valvulados como Orange, Bugera e a maioria dos valvulados nacionais de fábrica.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2013, as 17:26:13 por Plautz » Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #137 : 12 de Setembro de 2013, as 17:43:06 »

Mas aí é que está, fazer comparações entre equipamentos de qualidades diferentes, apenas colocando um valvulado e outro transistorizado não dá. Tem que equiparar equipamentos de qualidade. O jazz Chorus da Roland já usei, e pra mim não chega nem perto do meu gianinni classic T que paguei 900 mais um dd3 boss. Agora, pega dois fender, um valvulado e outro não, dois marshalls, um valvulado e outro não, não tem nem comparação. Até gosto de alguns marshalls com pré valvulado, como o classico 8080, mas somente transistorizado não da pra competir na minha opinião. Mas graças a Deus existe gosto pra tudo nesse mundo.


Ai o rapaz forçou a barra, eu tenho um fender deluxe 112 plus, solid state, som lindissimo, massss, coloca um fender valvuladinho do lado, até no som limpo a diferença é anos luz. Então vou aceitar a opinião do cara com ressalvas.


E se você tapasse os olhos e testasse 2 amps bons e similares que não conhecesse? Conseguiria notar a diferença?

Existem amps solid state muitíssimo bons como: Handall, Rocktron, Jazz Chorus... E estão a anos luz de diferença de valvulados como Orange, Bugera e a maioria dos valvulados nacionais de fábrica.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #138 : 12 de Setembro de 2013, as 17:56:58 »

Resumindo: vendam essas porcarias de marcas caríssimas e peguem uma cópia de Tele Menphis importada pela Tagima!

É tudo bobagem para enganar a nós, trouxas, só pra encher os bolsos dos donos dessas grandes marcas.

É isso?

Mais uma interessante: a guitarra mais usada pelo Jeff Beck, que não é exatamente um abestalhado, tem o corpo feito de Basswood. Se não me engano feita pelo John Suhr quando esste ainda estava na Fender, entre 95 e 97.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2013, as 20:02:52 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #139 : 12 de Setembro de 2013, as 18:52:26 »

Eu o que estou falando é exatamente o contrário, braços de Fender americanas fazem a total diferença pra mim, pode falar o que quiser, é outro nível de instrumento.
Registrado
zekkez
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 477

Obrigado
-Dado: 24
-Recebido: 33


« Responder #140 : 12 de Setembro de 2013, as 20:06:40 »

Resumindo: vendam essas porcarias de marca caríssimas e peguem a cópia de Tele Menphis importaa pela Tagima!

É tudo bobagem pra encher os bolsos dos donos dessas grandes marcas.

É isso?

Menos, bem menos... Cheesy

O que eu acho é que não devemos nos prender à formulas, padrões e nomes. 
Por acaso alguém aqui acredita que o Alder/Ash das SX e Shelters é da mesma qualidade daqueles que a Fender, Suhr, Tom Anderson, Grosh e Tyler usam ?

Todas as empresas querem lucrar. Algumas, com mais história e renome também se preocupam com a valorização da marca e em razão disso se preocupam um pouco mais com a qualidade dos produtos.  O comprador sabe o que pode esperar da empresa fabricante e vendedora.

Não é o caso de alguns fabricantes asiáticos ou revendedores sul americanos, que surgem e desaparecem com uma facilidade incrível, cujos produtos só tem a marca, as vezes nem isso, pois tomam "emprestada" a de outros.

Minha regra de ouro é:
 
Veja por si mesmo, testando, experimentado. Informe-se tanto quanto possível para tomar a melhor decisão. Aprenda, leia, pesquise e não caia na conversa de vendedores. Se você gostar, dane-se o resto !  Cheesy  É o seu dinheiro e o seu ouvido.

Tem muita coisa boa entre as marcas tradicionais e coisa não tão boa.  Existem ótimos instrumentos entre as marcas asiáticas (que produziram muito tempo para Fender, Ibanez, Yamaha, Washburn). Cort , Crafter, Walden, JHS Vintage são exemplos de boas guitarras e violões. Mas não vá esperar que um instrumento "entry level" soe maravilhosamente.

Como diz o Zachary Vex. 95% da coisas são produzidas na China. Não há como fugir.  As empresas, para baratear custos e se manter competitivas no mercado, terceirizaram a produção aos orientais.  Como os Japoneses em 1970/80, eles aprenderem e agora fazem por si mesmo.

As ferragens da Jin-Ho e Sung-il coreanas são muito bem feitas. Produzem para marcas tradicionais como Wilkinson e outras. Não vou comparar com Schaller e Sperzel, mas rivalizam com a Grover, fácil.

Qualidade tem seu custo.  Verdade que existem alguns atalhos, mas nenhum tapete mágico !
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #141 : 12 de Setembro de 2013, as 20:12:44 »

Concordo plenamente!

Mas é isso, não tem mágica, mesmo os asiáticos, para fazerem um modelo de melhor qualidade gastam mais e repassam isso para frente. Na comparação, claro, acabam conseguindo um custo/benefício bem melhor.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #142 : 13 de Setembro de 2013, as 09:23:35 »


Uma outra coisa que penso ser importante salientar é que:

O equipamento de som PA e acústica da maioria das casas de shows, fazem que com o som que chega aos nossos ouvidos, seja muito difícil distinguir entre bons instrumentos e instrumentos medianos. Não vou nem falar das Igrejas, porque daí é covardia.

Entretanto, infelizmente, bons músicos podem ser subestimados por não empunhar um instrumento caro, sad but true!

Como diria um professor que deu aulas pra mim: Só se preocupe em tocar bem, o resto é firula.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #143 : 13 de Setembro de 2013, as 09:40:04 »

Um bom instrumento é importante para o bom músico, ponto!

Se o músico toca feliz, o público irá ganhar com isso imediatamente. Um bom instrumento não é apenas timbre, é tudo o que envolve a relação do músico com ele. Inclusive questões subjetivas e pessoais. Porém essas não nos caberia discutir aqui. Ficamos apenas com as mais objetivas então...

É como quando vem a conversa amp SS versus valvulado. A questão não está apenas no timbre, mas em como o amp se comporta em relação direta ao que vcê toca, como você toca.

Minha única experiência de tocar em igrejas foi há alguns anos atrás com um conjunto acústico num projeto do SESC de tocar temas eruditos com motivos religiosos, com resultados excelentes. Mas imagino que bandas com amps e baterias tenham certa dificuldade em lidar com o reverber excessivo.

Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #144 : 13 de Setembro de 2013, as 09:57:08 »

Frias

Concordo plenamente!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #145 : 13 de Setembro de 2013, as 11:15:40 »

Só uma coisa pessoal ( na verdade duas  Wink ) músicos em especial os guitarristas ouvem com os olhos! E ainda vou fazer minha telecaster TODA em pau marfim! Só pra ver que "bicho" vai dar.

Imagino que vá ficar pesadinha e com timbre diferente do que já ouvimos por ai porque nunca ouvi falar de um corpo feito em pau marfim.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #146 : 13 de Setembro de 2013, as 11:25:03 »

Além de tantas coisas já colocadas aqui, todas muito importantes, lendo o blog "Louco por Guitarra" lembrei de como é intrincada a relação do encaixe braço-corpo parafusado. Já tive experiências diretas muito confusas e também li coisas bem controversas de luthiers conhecidos. Alguns aconselhando evitar-se quaquer tipo de calço de angulação, outros achando a mesma coisa muito benéfica. Alguns dizem até se dever tirar a tinta do "neck pocket" e da base do encaixe no braço para haver melhor transmissão de energia mecânica por contato físico de toda a superfície...
« Última modificação: 13 de Setembro de 2013, as 11:27:53 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #147 : 13 de Setembro de 2013, as 11:48:29 »

Bom Alex, quanto a isso as lendas urbanas são inúmeras. Já ouvi até que as fender americanas com micro tilt tem o som pior que as outras pela diferença de contato da madeira com o corpo. Quanto aos calços, eu evito ao máximo, já usei lixa para isso uma vez, depois tirei e consegui regular sem ela, acho que o calço termina prejudicando, mas é só achometro mesmo.

Além de tantas coisas já colocadas aqui, todas muito importantes, lendo o blog "Louco por Guitarra" lembrei de como é intrincada a relação do encaixe braço-corpo parafusado. Já tive experiências diretas muito confusas e também li coisas bem controversas de luthiers conhecidos. Alguns aconselhando evitar-se quaquer tipo de calço de angulação, outros achando a mesma coisa muito benéfica. Alguns dizem até se dever tirar a tinta do "neck pocket" e da base do encaixe no braço para haver melhor transmissão de energia mecânica por contato físico de toda a superfície...
Registrado
zekkez
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 477

Obrigado
-Dado: 24
-Recebido: 33


« Responder #148 : 13 de Setembro de 2013, as 12:00:46 »

Encaixe corpo/braço ?

E o sistema da própria Fender (Micro Tilt) para alterar a angulação no neck pocket ?

http://www.fretnotguitarrepair.com/images/neck/micro-tilt-neck.jpg

O que dizer do sistema utlizado por YJM em suas stratos, usando Machine Screw Neck Mounting Inserts, pois ele substitui os parafusos de rosca para madeira, por outros com rosca tipo máquina, usando inserts de latão no braço :

http://www.fender.com/fr-NE/guitars/stratocaster/yngwie-malmsteen-stratocaster-scalloped-rosewood-fingerboard-vintage-white/
http://www.google.com.br/imgres?um=1&sa=N&biw=1600&bih=815&hl=pt-BR&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&tbnid=H_W8yr1LCHgXDM:&imgrefurl=http://www.strat-talk.com/forum/tech-talk/66914-threaded-neck-inserts.html&docid=WaYXoWjLA2UkqM&imgurl=http://i17.photobucket.com/albums/b80/bluemood/inserts.jpg&w=504&h=346&ei=byUzUt24IpDc8wSK9YGIBA&zoom=1&ved=1t:3588,r:29,s:0,i:174&iact=rc&page=2&tbnh=185&tbnw=271&start=29&ndsp=37&tx=150&ty=99
http://www.google.com.br/imgres?um=1&sa=N&biw=1600&bih=815&hl=pt-BR&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&tbnid=BS0IzZkgt-QiJM:&imgrefurl=http://vintageamps.com/plexiboard/viewtopic.php%3Ff%3D31%26t%3D80939&docid=pak386jyxs39ZM&imgurl=http://i57.photobucket.com/albums/g219/davida54/6687f3c4.jpg&w=700&h=525&ei=OSYzUpf8Go7O9ASSu4GYDg&zoom=1&ved=1t:3588,r:45,s:0,i:222&iact=rc&page=2&tbnh=194&tbnw=259&start=29&ndsp=37&tx=103&ty=76

Isso dá muito pano para manga...  Cheesy
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #149 : 13 de Setembro de 2013, as 14:13:16 »

não sei porque o Malmsteen precisa de uma guitarra com maior sustain, se as notas dele duram 1 cocoézimo de segundo...
Registrado
Páginas:  1 ... 8 9 [10] 11   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal