Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Junho de 2024, as 13:51:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 9   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fender Champ 5F1 - Diário de Construção.  (Lida 43398 vezes)
druidamaluco
Visitante
« Responder #60 : 06 de Julho de 2013, as 13:58:27 »

Acredito que com o maior volume tenha mais cheiro por conta da válvula estar sendo mais exigida.

Era isso mesmo, deixei um bom tempo ligado com trimpot no máximo e volume máximo, e o cheiro apareceu, ficou cerca de 15 minutos, depois reduziu muito, quase nem se percebe. _
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.120

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #61 : 06 de Julho de 2013, as 15:07:51 »

Druida, verifique se a valvula não esta excedendo o limite de dissipação maxima...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
druidamaluco
Visitante
« Responder #62 : 06 de Julho de 2013, as 15:12:41 »

Druida, verifique se a valvula não esta excedendo o limite de dissipação maxima...

Olá Kem, está tudo ok, a verdade é que eu estava é com medo de aumentar o bichinho, as Válvulas soltaram cheiro, mas como o Eduardo disse, sumiram..., sumiu o cheiro forte que estava antes..., agora está tudo ok, porém, meu transformador de saída, por pura desatenção, não é o apropriado para o projeto, pois é de 5k no primário, ou seja, quando se aumenta o volume depois do meio, ele oscila bastante, se colocar um de 8k, provavelmente vai estabilizar, de problema mesmo, só este do transformador, até agora..., o resto foi tudo resolvido.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #63 : 06 de Julho de 2013, as 17:01:58 »

Oi Druida

Dois pontos para esclarecer:

1- Não precisa retificar a tensão dos filamentos das válvulas. Eu nunca faço isso. Numa montagem bem feita, o ruído é zero. Se tiver algum ruído, a causa menos provável será a CA dos filamentos. Sem contar que vai te dar um belo trabalho.

2- Pode por a 6V6 na placa de circuito sem se preocupar. Ela não é uma 6L6GC! O aquecimento que vai produzir é menor que o que muitos transistores de potência fazem.

3- Se você está obtendo apitos, é porque o primário do transformador de saída deve ser invertido. Ligue o fio que está no +B na válvula e o da válvula no +B. Isso deve cortar de vez o apito. O fato da impedância estar descasada vai criar uma perda de potência, mas não deve gerar apitos.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
druidamaluco
Visitante
« Responder #64 : 06 de Julho de 2013, as 17:42:40 »

Oi Druida

Dois pontos para esclarecer:

1- Não precisa retificar a tensão dos filamentos das válvulas. Eu nunca faço isso. Numa montagem bem feita, o ruído é zero. Se tiver algum ruído, a causa menos provável será a CA dos filamentos. Sem contar que vai te dar um belo trabalho.

2- Pode por a 6V6 na placa de circuito sem se preocupar. Ela não é uma 6L6GC! O aquecimento que vai produzir é menor que o que muitos transistores de potência fazem.

3- Se você está obtendo apitos, é porque o primário do transformador de saída deve ser invertido. Ligue o fio que está no +B na válvula e o da válvula no +B. Isso deve cortar de vez o apito. O fato da impedância estar descasada vai criar uma perda de potência, mas não deve gerar apitos.

Abraços

Eduardo

Olá Eduardo, obrigado novamente, então, o problema do Terra, já está resolvido, era apenas uma questão de arrumar tudo direitinho, mesmo assim, depois de sua explicação sobre o calor da 6v6 na placa, resolvi fazer outra placa onboard..., vamos que vamos, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ.

Não tenho nenhum apito gerado, quanto a isso, está tudo ok..., o único problema mesmo, é a oscilação e drive esquisito quando passa da metade do volume..., sai meio que embolado, vou conferir algumas peças, principalmente resistores, pois posso ter deixado passar algum com valor alterado..., caso tudo estiver ok, ainda tenho dúvidas sobre o transformador de saída, pois acabei encontrando um cara com o mesmo problema que eu, e o dele era o transformador de saída com impedância menor..., mas é isso ae, aprendendo, vivendo e desfrutando. obrigado a todos pela ajuda mais uma vez....,
Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #65 : 06 de Julho de 2013, as 21:45:56 »

Ola druida, acho que tendo este mesmo problema que você a respeito de uma distorçao bem embolada no twin reverb+IALL que montei, mandei um cara aqui da cidade enrrolar o transformador de saida de acordo com o projeto do Hgamal, mas ele nao uso o ferro GO e acho que fez alguma coisa errada pois quando coloco o ganho no maximo e vou aumentando o volume apartir de 12 horas aparece uma distorçao beeeeeeeem embolafa
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
druidamaluco
Visitante
« Responder #66 : 06 de Julho de 2013, as 22:08:05 »

Ola druida, acho que tendo este mesmo problema que você a respeito de uma distorçao bem embolada no twin reverb+IALL que montei, mandei um cara aqui da cidade enrrolar o transformador de saida de acordo com o projeto do Hgamal, mas ele nao uso o ferro GO e acho que fez alguma coisa errada pois quando coloco o ganho no maximo e vou aumentando o volume apartir de 12 horas aparece uma distorçao beeeeeeeem embolafa

Olá Marcos KB, já testou com algum outro transformador de saída? não seria necessário ser GO para fazer o teste, desde que respeite a impedância no primário, se mesmo assim embolar, ou sair um drive estranho tipo chocho, feio, especialmente em notas únicas tipo solo, pode ser que o problema esteja em algum componente tipo resistor ou caps.

Também não tenho conhecimento mais aprofundado no assunto, mas eu testaria desta forma que citei, o eduardo também recomenda fazer o teste de inversão dos fios no transformador de saída, caso apresente apitos...,

realizei mais alguns testes, e percebi que existe algo de estranho no meu Pot de volume de 1M, fiz teste deixando ele em meio dia, e regulei o trimpot de feedback para sentido horário, e consegui um bom nível de distorção sem embolar..., pode ser que esteja ae o problema..., e não no transformador de saída, enfim, estou testando todas as possibilidades também...,

-----
Uma Dica para quem for montar o 5f1...,

Caso forem utilizar um Trimpot no Feedback..., utilizem um Trimpot de qualidade ou um Potenciômetro de qualidade, resolvi os problemas de notas rachadas e solos rachados, utilizando um Trimpot de qualidade e com ajustes mais finos, resolvendo assim, a dúvida que eu tinha a respeito do transformador de saída.

Portanto, fica ae a dica.

Abraços a todos.
« Última modificação: 07 de Julho de 2013, as 14:04:48 por druidamaluco » Registrado
druidamaluco
Visitante
« Responder #67 : 12 de Julho de 2013, as 15:29:57 »

Fiz o teste com a nova Placa, quase tudo onboard e de cara gostei, porque?

Porque percebi que os ruidos sumiram ainda mais, ficando apenas os ruidos de aterramento básico, ao chassi.

Porém, me surgiram dois problemas interessantíssimos.

1- O tone stack que coloquei se mostrou maravilhoso e muito funcional, deu uma cara nova ao som do ampli, bem mais dinâmico e encorpado. Mas, onde era treble ficou como Bass, isso não entendi...,
2 - Pluguei um pedal overdrive Boss od1- handmade, e antes, na placa antiga funcionava normal, mas nesta placa nova, o pedal ficou com som mais baixo..., que o ampli em som limpo.

E diga-se de passagem, o od-1 neste ampli fica com um som simplesmente maravilhoso.



-----
Fiz o teste com a nova Placa, quase tudo onboard e de cara gostei, porque?

Porque percebi que os ruidos sumiram ainda mais, ficando apenas os ruidos de aterramento básico, ao chassi.

Porém, me surgiram dois problemas interessantíssimos.

1- O tone stack que coloquei se mostrou maravilhoso e muito funcional, deu uma cara nova ao som do ampli, bem mais dinâmico e encorpado. Mas, onde era treble ficou como Bass, isso não entendi...,
2 - Pluguei um pedal overdrive Boss od1- handmade, e antes, na placa antiga funcionava normal, mas nesta placa nova, o pedal ficou com som mais baixo..., que o ampli em som limpo.

E diga-se de passagem, o od-1 neste ampli fica com um som simplesmente maravilhoso.



Atualização: Descobri o problema no tone stack, liguei invertido os Pots..., estava tão animado que nem prestei atenção em algo tão simples..., paciência..., agora, fazer uma nova Placa..., de testes, estou amando este ampli...,

-----
Galera apresento o novo Layout do meu 5f-1.

O que foi alterado ou adicionado:

Acrescentei um tone stack típico Fender..., fica bem melhor o som (testei).
Acrescentei um Pot para Volume, pois antes, ele era um único Pot, tanto para ganho quanto para Volume, agora tem os dois.
Aumentei o tamanho da Placa.
Aumentei a distância das trilhas de maior voltagem
Aumentei a extensão de Terra
Adicionei um Pot traseiro para controle de feedback.

Futuras modificações:

Adicionar um Drive ou valvulado ou transistorizado, com chaveamento.

Por favor me digam o que acharam do novo Layout.

Link para imagem: http://img13.imageshack.us/img13/2197/xrpb.png

----------------LAYOUT NÃO TESTADO-----------------------




« Última modificação: 14 de Julho de 2013, as 09:34:19 por Eduardo » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.925

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #68 : 15 de Julho de 2013, as 14:41:11 »

druidamaluco

Parabéns pelo belo layout.

Agora eu queria fazer um comentário.
Pelo que eu vi, nesse layout você optou por inserir o tone stack entre o primeiro e o segundo estágio das 12AX7. Até aí normal.

Entre o segundo estágio e a 6V6 você inseriu o potenciômetro de volume. Ok! Opção sua.
A única ressalva que eu tenho a fazer nesse último arranjo é que o Feedback vai ficar dependente do volume, (não sei se você está ciente disso).

Nesse caso quando o volume está baixo o Feedback não vai atuar quase nada. Em compensação com o volume alto ele pode atuar mais que o necessário e gerar algum tipo de oscilação. Eu vi que você está com a opção de alterar o FB á vontade, e está gostando do som assim.

A maioria dos fabricantes não disponibiliza esse tipo de ajuste (por ele ser meio perigoso para a garantia), já  que oscilações de alta frequência não são audíveis e podem destruir alguns dos componentes da saída.

 Smiley
« Última modificação: 04 de Junho de 2017, as 13:12:20 por Matec » Registrado
druidamaluco
Visitante
« Responder #69 : 15 de Julho de 2013, as 14:47:31 »

druidamaluco

Parabéns pelo belo layout.

Agora eu queria fazer um comentário.
Pelo que eu vi, nesse layout vc optou por inserir o tone stack entre o primeiro e o segundo estágio das 12AX7. Até aí normal.

Entre o segundo estágio e a 6V6 vc inseriu o pot de volume. Ok! Opção sua.
A única ressalva que eu tenho a fazer nesse último arranjo é que o Feedback vai ficar dependente do volume, (não sei se vc está ciente disso).

Nesse caso quando o volume está baixo o Feedback não vai atuar quase nada. Em compensação com o volume alto ele pode atuar mais que o necessário e gerar algum tipo de oscilação. Eu vi que vc está com a opção de alterar o FB á vontade, e está gostando do som assim.

A maioria dos fabricantes não disponibiliza esse tipo de ajuste (por ele ser meio perigoso para a garantia), já  que oscilações de alta frequência não são audíveis e podem destruir alguns dos componentes da saída.

Abs.


Matec, você acertou em cheio, é exatamente isso, o controle de feedback, se mostra bem perigoso em volumes altos, tanto que já penso em deixar o original, ou seja, 22k mesmo, pois já tenho o tone stack, que ficou bom pacas nele..., mas Matec, o controle de Volume e ganho, ficou interessante, bastaria apenas deixar o feedback como 22k nativo. Não teria problemas, acredito eu, mas ainda estou na fase de testes, o tone stack, ficará isso tenho quase que certeza, _, valeu pela força, abração.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.120

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #70 : 15 de Julho de 2013, as 14:49:42 »

druida... tão importante (ou mais) quanto a imagem do layout, é o esquema...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
druidamaluco
Visitante
« Responder #71 : 15 de Julho de 2013, as 14:53:06 »

druida... tão importante (ou mais) quanto a imagem do layout, é o esquema...


Putz, é mesmo, sempre esqueço dele..., postarei ele assim que der, pois estou trabalhando e sem acesso ao esquema, acho que a noite já estará postado.
Valeu pela dica.

-----
Bom, segue o Esquema que fiz e estou utilizando no momento.


« Última modificação: 15 de Julho de 2013, as 16:10:58 por druidamaluco » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.925

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #72 : 15 de Julho de 2013, as 17:45:11 »

druidamaluco

Pois é, a gente chega como amigo, se sente em casa, e logo depois já começa a criticar e a fazer alterações.

Você pediu ali atrás a opinião sobre o layout, então aqui vai:

Porque não colocar o botão de médios entre o grave e o agudo?

Eu sei que condutores de maior corrente não devem ser misturados com outros circuitos.
O circuito dos filamentos deveria estar totalmente isolado do resto em especial do terra.
Crie condutores exclusivos para eles.
Se por algum motivo isso não for possível faça assim mesmo o circuito isolado e conecte ao terra em um único ponto, bem próximo aos capacitores da fonte.
Ou ainda, se quiser balancear em vez de ligar uma fase ao terra ligue cada fase ao terra através de um resistor de 100 Ohms naquele ponto próximo aos capacitores.
Desse modo a corrente AC que iria circular o tempo todo pelo circuito, criando sei lá quantos tipos de interações e ruídos, fica restrita a seus devidos condutores.
Essa dica também vale para circuitos de filamentos retificados.

Do mesmo modo essa ligação à terra do potenciômetro de médios após a fonte e separado do terra do potenciômetro de  gain, é um loop de terra perfeito para gerar ruídos.

Quando a gente olha um terra, tem que imaginar pequenos resistores entre cada conexão e a próxima de modo que no final o circuito de um acaba influenciando no outro. E criando comportamentos totalmente inesperados.

Talvez não seja um problema do usuário, e sim do autoroute dos programas de desenhos de placa que nesse ponto é bem burrinho. É uma ótima ferramenta, mas não confie nela.

Por hora é só.
 Smiley


« Última modificação: 04 de Junho de 2017, as 12:37:38 por Matec » Registrado
druidamaluco
Visitante
« Responder #73 : 15 de Julho de 2013, as 20:33:58 »

druidamaluco

Pois é, a gente chega como amigo, se sente em casa, e logo depois já começa a criticar e a fazer alterações.

Vc pediu ali atrás a opinião sobre o layout, então aqui vai:

Porque não colocar o botão de médios entre o grave e o agudo?

Eu sei que condutores de maior corrente não devem ser misturados com outros circuitos.
O circuito dos filamentos deveria estar totalmente isolado do resto em especial do terra.
Crie condutores exclusivos para eles.
Se por algum motivo isso não for possível faça assim mesmo o circuito isolado e conecte ao terra em um único ponto, bem próximo aos capacitores da fonte.
Ou ainda, se quiser balancear em vez de ligar uma fase ao terra ligue cada fase ao terra através de um resistor de 100 Ohms naquele ponto próximo aos capacitores.
Desse modo a corrente AC que iria circular o tempo todo pelo circuito, criando sei lá quantos tipos de interações e ruídos, fica restrita a seus devidos condutores.
Essa dica também vale para circuitos de filamentos retificados.

Do mesmo modo essa ligação à terra do pot de médios após a fonte e separado do terra do pot gain, é um loop de terra perfeito para gerar ruídos.

Quando a gente olha um terra, tem que imaginar pequenos resistores entre cada conexão e a próxima de modo que no final o circuito de um acaba influenciando no outro. E criando comportamentos totalmente inesperados.

Talvez não seja um problema do usuário, e sim do autoroute dos programas de desenhos de placa que nesse ponto é bem burrinho. É uma ótima ferramenta, mas não confie nela.

Por hora é só.
Abs




Olá Matec, desculpe a demora em responder..., obrigado pelas dicas, esta parte das trilhas de terra, me confundem bastante, mas da forma que você explicou consegui entender de vez, ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ, a única coisa que estou em dúvida é a respeito do resistor de 100 ohms, se eu colocar um resistor para cada ponto como seria, pois uma das saídas de 6.3 volts, vai direto para o Terra, sendo que se colocar o resistor, a ponta do mesmo, irá para o Terra, como assim?? isso que não entendo. quanto ao layout, tentarei melhorar mais ainda.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.925

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #74 : 15 de Julho de 2013, as 23:37:29 »

druidamaluco

Eu disse o seguinte: caso não haja um necessidade absoluta de se se ligar diretamente uma das fases do circuito de filamento no terra, (o que me parece ser o seu caso, pelo seu esquema). Não faça essa ligação.

Em vez disso ligue um resistor de 100 Ohms entre uma fase e o terra, e outro resistor de 100 Ohms  entre a outra fase e o terra.

Vai ficar assim: Fase-Resistor-Terra-Outro Resistor-Outra Fase. Nenhum contato mais.

Dúvida?
Escreva.
Abs
Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 9   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal