Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 18:29:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dica de compra: Osciloscópio Tektronix Farnell  (Lida 42021 vezes)
juniorJLC
Visitante
« Responder #30 : 11 de Março de 2014, as 16:26:04 »

Pessoal,

Sou novo no fórum e estou precisando comprar as ferramentas necessárias para iniciar um projeto de um amp valvulado para guitarra (sem definição de qual ainda). Nunca trabalhei de fato com eletrônica, mas tenho apenas um multímetro e ferro de solda (risos). Agora estou a procura de um osciloscópio. Gostei da dica deste tópico, mas o produto em promoção não está mais à venda.

Vocês poderiam me indicar um outro modelo, de boa qualidade, com as especificações necessárias para este tipo de trabalho (alta tensão, frequencia para o instrumento, etc), de até R$ 1.500,00. E sabem dizer o que mais seria interessante eu comprar (futuramente), para poder trabalhar com amps de guitarra ?

Não queria comprar um equipamento intermediário, com necessidade de troca no futuro, pois não quero ter que reinvestir dinheiro no mesmo tipo de produto. Também preciso saber de locais de confiança para compra. Sou do DF.

Grato.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Online Online

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #31 : 11 de Março de 2014, as 18:04:30 »

Bem vindo ao fórum Junior. 
Tinha duas promoções imperdíveis de osciloscópios na Farnell: esse Tektronix por R$ 1080 e um Agilent por R$ 999.   Pelo que fiquei sabendo, ambos se esgotaram e eram excelentes equipamentos. Vai ser difícil acontecer de novo.   Torça pra que eles façam essas promoções novamente.  Acredito que nenhum outro vendedor conseguiria vender a esses preços aqui no Brasil.  Não compre sem eles terem os produtos em estoque no Brasil, senão eles vão importar e o processo vai demorar muito e a Farnell tem um atendimento remoto muito ruim. Se não quiser passar nervoso, siga o conselho.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
felix
Visitante
« Responder #32 : 11 de Março de 2014, as 18:15:27 »

A dica que eu dou é o complemento do que o xformer já falou.

Guarde o dinheiro, nunca compre algo na hora achando que um dia irá precisar, se realmente precisar muito de uma coisa, pegue emprestado ou improvise, sempre.
Fique com o dinheiro na mão e na espreita que o bom negócio sempre aparece.

Essa matemática funciona para tudo na vida:
Compras + emoções + desconhecimento = mau negócio
Dinheiro na mão + oportunidades + conhecimento = bom negócio

Registrado
juniorJLC
Visitante
« Responder #33 : 11 de Março de 2014, as 18:26:05 »

Legal, obrigado pelas dicas.

A respeito das specs do osciloscópio da tektronix da promoção (que esgotou):

http://www.farnellnewark.com.br/tbs1062osciloscopio60mhz2ch1gsstbs1062tek00321,product,TEK00321,0.aspx

Elas atendem as necessidades de se trabalhar com tensão elevada, corrente, frequencia, válvulas, etc, de um amp. valvulado para guitarra ? Se sim, vou procurar outros produtos com características semelhantes.

Vi também que é bom possuir um gerador de função. Ele é a mesma coisa que o gerador de sinais, ou gerador de áudio ? Se não, um deles pode substituir a necessidade dos demais ?

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Online Online

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #34 : 11 de Março de 2014, as 18:35:24 »

Já que você escreveu que não queria um equipamento intermediário, esse modelo da Tektronix era mais do que suficiente para o que você intenciona fazer. Na verdade, um osciloscópio de 20MHz de resposta é mais do que suficiente para mexer com áudio.

Um gerador de funções é um equipamento um pouco mais sofisticado do que um gerador de áudio, e portanto pode fazer tudo o que um gerador de áudio faz.  Um gerador de áudio fornece um sinal na faixa de 10Hz a 200kHz (apesar da faixa de áudio ser de 20Hz a 20kHz) geralmente, com formas de onda senoidal e quadrada.  Um gerador de funções fornece sinais de frequência bem mais alta, pois não se restringe apenas a áudio. E possui mais formas de onda: senoidal, quadrada, triangular, dente de serra, varredura/sweep, modulação, etc. É um  aparelho bem mais completo, mas bem mais caro. Um gerador de áudio é suficiente para teste em áudio e amplificadores.  O gerador de áudio tem uma vantagem sobre alguns geradores de função  que é a maior pureza do sinal senoidal (sem distorção).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
juniorJLC
Visitante
« Responder #35 : 11 de Março de 2014, as 18:41:24 »

Rapaz, legal essas informações. Sobre algum modelo de gerador de funções na faixa de R$ 1.500,00, recomenda algum? Quais marcas são as mais indicadas para osciloscópio e gerador de função. A Minipa é boa? Rigol, Icel, etc ? Vi que para osciloscópio, a Tektronix tem tradição no mercado.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Online Online

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #36 : 11 de Março de 2014, as 18:59:24 »

Existem algumas marcas que você pode comprar sem medo: Tektronix, Fluke, Agilent (era HP).

Depois tem outras marcas (quase na totalidade com origem chinesa): Rigol (ela que fabrica os da Agilent , a ICEL tem acordo e traz os produtos dela sob OEM), a MINIPA é nacional (mas os produtos são trazidos da China e não sei a origem),  essas precisa estudar bem.

Dá uma olhada nas opções:
http://www.mreferramentas.com.br/
http://www.alphainst.com.br/
http://itest.com.br/Eletro-Eletronica/gerador-de-funcao/
« Última modificação: 11 de Março de 2014, as 19:07:32 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
juniorJLC
Visitante
« Responder #37 : 12 de Março de 2014, as 08:42:00 »

Rapaz, agradeço.

Vou acompanhar as promoções desses sites que você passou e assim que aparecer alguma coisa interessante, posto no forum.

Valeu.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #38 : 12 de Março de 2014, as 13:13:16 »

Nunca trabalhei de fato com eletrônica, mas tenho apenas um multímetro e ferro de solda (risos). Agora estou a procura de um osciloscópio. Gostei da dica deste tópico, mas o produto em promoção não está mais à venda.

Vocês poderiam me indicar um outro modelo, de boa qualidade, com as especificações necessárias para este tipo de trabalho (alta tensão, frequencia para o instrumento, etc), de até R$ 1.500,00. E sabem dizer o que mais seria interessante eu comprar (futuramente), para poder trabalhar com amps de guitarra ?

Não queria comprar um equipamento intermediário, com necessidade de troca no futuro, pois não quero ter que reinvestir dinheiro no mesmo tipo de produto.

 Um osciloscópio as vezes nem é tão necessário assim. Para o handmaker "médio" que apenas segue projetos funcionais, creio que um multímetro true RMS bom e outro analógico é suficiente.

 Por ex, um JTM marshall com duas EL34 e mais três 12AX7. Existe esquema mais difundido e funcional que esse?

 Se seguir os layouts disponíveis e realizar uma montagem bem feita e sem gambiarras, componentes confiáveis (ou novos), não errar os componentes e soldas, seguindo as técnicas corretas (loop de terra, utilizar cabos blindados em certas partes, etc) não haverá problemas.

 Já ara quem trabalha ou faz projetos eletrônicos, reparação de equipamentos, tanto digitais como analógicos ele é imprescindível, pois consegue-se depurar e observar o sinal e comparar com o conhecimento sobre o circuito ou o que ele deveria fazer.

 Ontem mesmo, um pedal que não funcionava eu visualizei no osciloscópio um nivel DC após um capacitor de acoplamento, ou seja, um capacitor defeituoso. Mesmo assim, com um multímetro seria possível medir esse nível DC, mas com o osciloscópio, a solução foi encontrada mais rapidamente.

 Agora depende, se você tem a intenção de ter um laboratório ou faz reparações ou projetos um osciloscópio (ainda os digitais com capacidade de armazenamento, FFT) é um equipamento de ótimo investimento.

 Se não, comprar um osciloscópio "só" para construir um valvulado, acho desperdício, melhor investir em um multímetro true RMS, para medições mais confiáveis.

 Um abraço!

 Eduardo

 
Registrado
juniorJLC
Visitante
« Responder #39 : 12 de Março de 2014, as 15:11:26 »

Eduardo, na verdade eu tenho dois valvulados (um mesa e um fender), só que não foram construídos por mim ... risos. Nada contra produtos de marca vs handmade, é que acredito que vou me divertir bastante com esse tipo de hobby, pois gosto de eletrônica e gosto de guitarras. Então estava pensando em começar com um Fender Champ (só com um pot. de volume), e ir evoluindo ... tipo, incluir um tone stack tipo fender, depois alterar para um tone estilo marshall, aumentar a quantidade de válvulas do pré, mudar as do power, etc.

Enfim, é um projeto sem prazo ou limitações, o que tiver vontade, tempo, e não ficar caro as peças, penso em fazer ... com objetivo de diversão e aprendizado. Dessa forma, acho que um osciloscópio seria de grande ajuda ... mas não tinha pensado no multímetro true RMS. O meu não é.

Sem ser aquele da marca mais cara (Fluke acho), qual marca e modelos mais em conta vc conhece ? Vou colocar mais esse equipamento, junto com o osciloscópio e o gerador de funções, na minha lista de compras. Quando encontrar preços razoáveis, faço a compra e aviso no fórum.

Grato.

Junior.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #40 : 12 de Março de 2014, as 16:35:21 »

 A Agilent possui instrumentos muito bons! São caros, mas passam de gerações e gerações quando usados de maneira correta. São muito recomendados.

 Aqui em casa o meu pai tem Fluke 8020b True RMS de quando ele trabalhava na Telesp que funciona perfeitamente até hoje! E continua sendo um instrumento de primeira linha, muito melhor que qualquer chinês.

 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Online Online

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #41 : 12 de Março de 2014, as 17:15:55 »

Tem dois fabricantes japoneses de multímetros muito bons: SANWA e HIOKI.   Mas acho mais difícil de encontrar os produtos deles aqui no Brasil.

Veja também  PROTEK e WAVETEK.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #42 : 12 de Março de 2014, as 19:04:45 »

Essa matemática funciona para tudo na vida:
Compras + emoções + desconhecimento = mau negócio
Dinheiro na mão + oportunidades + conhecimento = bom negócio

Sempre!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
juniorJLC
Visitante
« Responder #43 : 14 de Março de 2014, as 19:48:59 »

Pessoal,

          A marca BK Precision é boa ? O B&K Precision 4052 Function/Arbitrary Waveform Generator é a mesma coisa que um gerador de sinais normal? Ou tem funcionalidades diferentes?

          Grato.

Junior.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Online Online

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #44 : 15 de Março de 2014, as 05:44:52 »

Um gerador de forma de ondas arbitrárias é um modelo um pouco mais sofisticado do que os geradores de funções comuns. Ele pode gerar um sinal com uma forma de onda programada por você (você desenha o sinal que deseja, fornecendo os dados dos pontos). Esse processo é digital, conhecido como DDS, ao contrário dos geradores de funções analógicos que são baseados em cis como o MAX038 ou XR2206 que geram as formas de onda de forma analógica.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 2 [3] 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal