Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 21:46:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dica de compra: Osciloscópio Tektronix Farnell  (Lida 42022 vezes)
juniorJLC
Visitante
« Responder #45 : 15 de Março de 2014, as 09:36:59 »

Entendi. E um gerador de função com funcionalidades adicionais. Bom, como ainda estou pesquisando um osciloscópio, tenho visto um monte de "probes" (acho que são as pontas de prova) avulsas para vender. Uma vez que um amp valvulado tem alta voltagem nas válvulas e alta amperagem na saída para os falantes, será que as pontas originais de testes suportam? Se não, quais seriam os modelos mais recomendados para usar com um osciloscópio, para comprar tudo junto?

-----
Pessoal, voltou o desconto do osciloscópio de 999,00 na Farnell. Não sei se vale a pena.
« Última modificação: 15 de Março de 2014, as 12:50:31 por juniorJLC » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #46 : 15 de Março de 2014, as 13:56:17 »

 Olá!

 Eu tenho um DSO1052B, a versão de 50MHz e posso dizer que esse scope é realmente muito bom (antes tinha adquirido um tek, mas acabei revendendo devido a falta de algumas funções que eu necessitava).

 Uma das funções muito interessantes são os filtros digitais (passa baixa, alta, faixa) em cada canal, a possibilidade de zoom de uma forma de onda com a tela dividida, modo de aquisição com disparos alternados dos dois canais, tamanho maior de visualização das formas de onda com menu que recua, 16k pontos de aquisição (é bom pois você consegue analisar um tempo maior da forma de onda quando pausada), o uso de botões push button que facilita muito a navegação, zoom das formas de onda, ajuste fino, etc.

 Outro ponto alto (pelo menos para mim) é a FFT, você consegue dividir a tela entre a forma de onda e a FFT, mudar a escala entre dB e mV, usar 4 tipos de janelamentos diferentes para uma precisão maior nas medições.

 O manual dele:

 http://cp.literature.agilent.com/litweb/pdf/54139-97004.pdf

 O preço sugerido para ele é de U$ 830,00!! Eu não sei o que a Farnell faz para conseguir vender aqui no Brasil (leia-se: impostos de importação, dólar a R$ 2,40, frete, etc) a R$ 999,00.

 http://www.home.agilent.com/en/pd-2115426-pn-DSO1072B/oscilloscope-70-mhz-2-channel?pm=PL&nid=-34250.1016318&cc=US&lc=eng

 Enfim, ao meu ver, é um investimento excelente.

 Um abraço,

 Eduardo
 
Registrado
juniorJLC
Visitante
« Responder #47 : 15 de Março de 2014, as 18:05:22 »

Obrigado pela dica, acabei comprando o osciloscópio. Agora e esperar chegar. Sabe dizer se para trabalhar com alta vontagem das válvulas de um amp pra guitarra vou precisar de pontas de prova diferentes das que vem com ele?

Agradeço.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #48 : 15 de Março de 2014, as 18:12:45 »

Obrigado pela dica, acabei comprando o osciloscópio. Agora e esperar chegar. Sabe dizer se para trabalhar com alta vontagem das válvulas de um amp pra guitarra vou precisar de pontas de prova diferentes das que vem com ele?

Agradeço.
Então... eu achei estranho isso.
Quinta passada (ante-ontem) liguei lá e a previsão de chegada de novos scopes era pra abril, mas eles aceitavam encomendas (vocês pagava e esperava).
Será que de quinta a hoje chegou um lote? Tentei ligar lá hoje e não tem ninguém. Segunda ligo pra confirmar, mas se for encomenda, é roubada, como disse o xformer...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #49 : 15 de Março de 2014, as 18:27:34 »

Obrigado pela dica, acabei comprando o osciloscópio. Agora e esperar chegar. Sabe dizer se para trabalhar com alta vontagem das válvulas de um amp pra guitarra vou precisar de pontas de prova diferentes das que vem com ele?

Agradeço.

 As pontas que vieram no meu são com atenuação de 10x, medir alta tensão não é problema.

 Um abraço

 Eduardo
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #50 : 15 de Março de 2014, as 21:07:17 »

Na página do produto na farnell, diz que tem 16 peças em estoque local:

http://www.farnellnewark.com.br/dso1072bosciloscopiodigital2canais70mhz,product,AGL0575,0.aspx
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #51 : 15 de Março de 2014, as 23:14:28 »

Na página do produto na farnell, diz que tem 16 peças em estoque local:

http://www.farnellnewark.com.br/dso1072bosciloscopiodigital2canais70mhz,product,AGL0575,0.aspx
Anteontem não tinha nenhum e a previsão de chegada era abril...
Falei umas 3x com uma vendedora lá. Será que ontem chegou um lote que não estava previsto ou é encomenda?

-----
Bom... comprei... não podia deixar passar mais uma vez.
Frete free pela UPS (achei mais seguro que correios).
Agora é esperar chegar... mas realmente é incrivel o preço... olha ele la fora na mesma loja: http://www.newark.com/agilent-technologies/dso1072b/oscilloscope-2-analogue-70mhz/dp/85T8669?ost=DSO1072B
« Última modificação: 17 de Março de 2014, as 17:16:01 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
juniorJLC
Visitante
« Responder #52 : 17 de Março de 2014, as 19:24:50 »

Legal,

      Hoje o estoque local está só com 2 peças.

http://www.farnellnewark.com.br/dso1072bosciloscopiodigital2canais70mhz,product,AGL0575,0.aspx

      Quando chegar o seu, me dá umas dicas de como testar o meu. Acredito que cheguem juntos.

      O débito ocorreu na mesma hora do meu cartão de crédito (recebo msg no celular), e recebi um e-mail confirmando a compra. Entretanto, não recebi nada a respeito da confirmação de pagamento por parte da Farnell (conforme consta no e-mail).

      O e-mail também indica que o prazo de entrega é de 3 dias úteis após a coleta pela transportadora. Também não recebi nenhum aviso de coleta ainda.

      Vamos aguardar.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #53 : 17 de Março de 2014, as 21:06:29 »

Quando eu comprei hoje após o almoço tinham 11... vai acabar amanhã isso ai.
Eu recebi um email com a nota fiscal eletronica.
O frete UPS foi pelo telefone... Não tem essa opção na compra pelo site...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
juniorJLC
Visitante
« Responder #54 : 18 de Março de 2014, as 15:12:42 »

Pessoal,

         Liguei lá e foi faturado ontem (segunda), sendo que deve chegar aqui no DF amanhã (quarta). O que falta no sistema deles, segundo a atendente, é o rastreamento. O falta também, segundo minha experiência com outras lojas via Internet, é me informarem (pelo menos pelo e-mail ou celular), os passos de aprovação, coleta pela transportadora, e recebimento de compra.

         Também vi que eles renovaram o estoque local para mais 20 unidades, na data de hoje. 

Junior.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #55 : 18 de Março de 2014, as 18:39:38 »

O meu chegou... to de saida e não vou conseguir abrir a caixa... Na volta abro...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #56 : 28 de Março de 2014, as 14:20:36 »

E aê moçada,

Sou novo no fórum e esse é meu primeiro post. Um prazer poder ter contato com caras que a meses tenho lido posts como o Eduardo, Ledod, Guilherme, Kem entre outros.

Bom, semana passada comprei um Rigol na Deal Extreme, o famoso 1052. COmo tenho um analógico da Philips em casa, não tenho pressa.

Opiniões sobre esse aparelho? Sei que tem o problema de controle único para os dois canais e ventoinha barulhenta. Mas memória bem maior é uma vantagem. Eu ia comprar o Agilent na Farnell, mas no dia não tinha. As specs desse Rigol são melhores?

E uma dúvida sobre o funcionamento. Tenho um colega que me dá dicas sobre eletrônica e eu havia perguntado se aqueles aparelhos da HP para medir THD dos amplificadores era um equipamento fundamental para quem quer trabalhar com amplificadores HIFI. Ele me recomendou comprar um osciloscópio digital pois com o recurso de FFT eu poderia medir o THD pelo espectro do sinal.

Porém, não tenho achado informação sobre isso. Realmente consigo medir o THD (mesmo que seja manualmente através de anotações visualizadas) pelo FFT de um scope digital?

Desde já, obrigado.

[]´s
Registrado

Juliano Oliveira
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #57 : 28 de Março de 2014, as 20:24:16 »

E uma dúvida sobre o funcionamento. Tenho um colega que me dá dicas sobre eletrônica e eu havia perguntado se aqueles aparelhos da HP para medir THD dos amplificadores era um equipamento fundamental para quem quer trabalhar com amplificadores HIFI. Ele me recomendou comprar um osciloscópio digital pois com o recurso de FFT eu poderia medir o THD pelo espectro do sinal.

Porém, não tenho achado informação sobre isso. Realmente consigo medir o THD (mesmo que seja manualmente através de anotações visualizadas) pelo FFT de um scope digital?

Primeiramente bem vindo ao fórum.

Sobre a sua questão, com o recurso de FFT do osciloscópio você consegue visualizar as componentes espectrais de um sinal e mais ou menos seus valores, mas não vai conseguir medir nem calcular facilmente a THD (distorção harmônica total) do mesmo.

Por exemplo se injetar e visualizar um sinal (o azul) como o abaixo que tem uma senoide fundamental (vermelho a 100%), um terceiro harmônico de 33,3333% e um quinto harmônico de 20% veria algo assim (domínio do tempo, a escala horizontal é tempo, a vertical é a amplitude do sinal em volts):


Usando o FFT (no scope, não fica um histograma/barras certinhas, mas uma linha contínua com picos e vales indicando as amplitudes - em dB) a imagem apareceria mais ou menos assim:  (no domínio da frequência, a escala vertical é de amplitude relativa e a escala horizontal representa as frequências):
[/url]

Veja que a 3.a harmônica tem 33%  (-9,5dB) e a 5.a harmônica tem 20% (-14dB), seria uma soma de 53%, mas a distorção harmônica total é calculada sobre o valor RMS da soma das harmônicas, que na verdade nesse caso é de 38,9%.

O que um medidor de distorção harmônica faz é retirar o sinal da fundamental (usando um filtro rejeita faixa de altíssimo Q - ou seja bem estreito e seletivo) e medir o valor RMS do resíduo (as harmônicas).  Seria como retirar o sinal senoidal fundamental do nosso sinal e medir o que sobrasse (o azul):

Esse sinal azul tem valor RMS igual a 38,9% do valor da fundamental e representa a THD do sinal.

Se o sinal com distorção contiver apenas um componente harmônico (o que é raro), aí daria pra saber a distorção harmônica, pois seria o valor da única. Mas quando tem mais de uma componente, elas interagem e o valor RMS não é igual ao valor da soma simples de cada componente.


 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #58 : 29 de Março de 2014, as 10:34:41 »

 Eu acho que até dá para calcular a THD, mas vai precisar de um pouco de paciência (anotar todos os valores das harmônicas) e utilizar o janelamento correto para a FFT, para diminuir ao máximo o erro da amplitude (no caso, estou utilizando a de Blackman).

 A Rigol é de fato a fabricante do DSO da Agilent, talvez possuam um hardware pouco diferente (ou não!), mas o firmware dele é idêntico. O da Rigol também tem um "hack" no firmware para que ele "se transforme" em um com maior largura de banda (parece que o hardware é exatamente o mesmo, sendo limitado apenas pelo firmware).

 De qualquer forma, a FFT desse scope dá para fazer inúmeras medições, abaixo duas imagens da forma de onda de teste, quadrada de 1KHz:

 


 A primeira mostra o menu da FFT, dá para dar zoom, e movimentar a forma de onda. A escala pode ser Vrms ou dBV, o janelamento da FFT tem 4 possibilidades, cada um com uma melhor resolução (ou para frequência ou para amplitude ou para nenhuma que é a retangular  Cheesy).

 Para uma melhor medição, é melhor colocar a forma de onda completa na tela:

 Os cursores estão medindo a harmônica de 3KHz e a de 5KHz em seus valores RMS.

 

 A fundamental que medi foi de 1,39v.

 A relação da terceira harmônica é de 0,464/1,39 = 0,334
 A relação da quinta harmônica é de 0,280/1,39 = 0,201

 Muito próximas para uma onda quadrada teórica.

 A THD considerando apenas essas duas harmônicas apenas seria de:

 THD = sqrt(V3^2 + V5^2)/V1 (tudo em RMS)

 THD = sqrt(0,464^2 + 0,280^2)/1,39

 THD = 0,3898 

 THD =~ 39%

 Bem próximo do valor calculado pelo Xformer!

 Mas precisamos também atentar para a taxa de amostragem que utilizamos ao capturar o sinal, se você repararem há também harmônicas pares presentes (que não existem na realidade) isso se deve ao erro do cálculo da FFT, aproximação do janelamento e o número de períodos de aquisição da forma de onda, ou seja, não é tão direta a aquisição dos valores.
 Nas harmônicas de ordem mais elevada, as pares estão com maior amplitude do que as impares! Se não fosse uma onda quadrada, então não poderíamos desconsiderá-las.
 Ou seja, precisa ter paciência e analisar bastante para encontrar a THD real (isso inclui alterar a amostragem, janelamento, tipo de acoplamento AC ou DC - pelo manual, deve-se utilizar AC).
 
 De qualquer forma, dá para quebrar um galho se não possuir um medidor de THD...

 Um abraço,

 Eduardo

 PS: As formas de onda mais bonitas que analisei foram de um pentodo de entrada de pré, com o aumento da amplitude do sinal de entrada, a distorção por segunda e quarta harmônica aparecia muito evidente! Era possível perceber no domínio do tempo que havia um achatamento da senóide de forma quadrática, muito interessante.

 

-----
Ahh faltou dizer sobre a ventoinha...

 Realmente, para quem trabalha em local silencioso ela pode ser um incômodo. Mas o ruído que ela causa é mais para um ruído rosa do que para um som de ventoinha barulhenta de computador.

 Sobre a forma de onda com dois triggers, descobri que também é possível (disparo alternado), ele divide a tela em duas, cada uma com uma base de tempo diferente. Acaba deixando o scope mais lento, mas possui essa possibilidade sim.

 
« Última modificação: 29 de Março de 2014, as 10:57:24 por Ledod » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #59 : 29 de Março de 2014, as 18:45:08 »

Oi Eduardo ! Legal você ter feito a medição prática, depois de eu ter feito a "teórica".  Acho que realmente fica difícil fazer a medição da THD, ainda mais se houver uma série infinita ou grande de harmônicas, além disso se houver defasamento entre as harmônicas e a fundamental e entre elas, modifica o valor da THD mesmo mantendo as amplitudes de cada componente. Outro fator que pode dificultar é que o juloliveira pretende medir a THD em sistemas hi-fi, onde a distorção não costuma ser muito alta (de preferência menor do que 1%), o que começa a misturar com ruído e os erros de amostragem e do algoritmo como você citou. Acredito que os erros possam ser maiores que uma distorção harmônica de 0,1% por exemplo.  Esqueci de comentar que a fonte de sinal deve fornecer um sinal bem puro e com a menor distorção original possível, senão não estaremos medindo a distorção causada pelo elemento amplificador.

A presença de harmônicos pares na sua onda quadrada deve ser porque na verdade a onda quadrada não é perfeita, pois o slew rate não é infinito e as bordas de subida e descida devem ser na verdade rampas e não uma borda perfeitamente vertical.
« Última modificação: 29 de Março de 2014, as 18:52:19 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal