Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 22:03:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dica de compra: Osciloscópio Tektronix Farnell  (Lida 41415 vezes)
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #60 : 29 de Março de 2014, as 19:55:28 »

 Pois é, para uma análise mais simples a FFT dá conta! Quando há duas frequências bem distintas para análise, como por ex, ruído de uma fonte chaveada com frequência acima da audível na linha do áudio, ela é bastante útil, pode-se visualizar bem a raia do sinal e portanto, facilita o reparo de um equipamento.

 Caso seja a questão de distorção de 1%, 0,5%, 0,1%, ai é necessário realmente um medidor de THD, como o xformer comentou.

 O osciloscópio com FFT quebra o galho, mas não espere muita precisão!

 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #61 : 30 de Março de 2014, as 10:54:13 »

Oi Pessoal

Medir THD com precisão é uma tarefa tediosa. Eu tenho um Ferrograph RTS2, que é um aparelho que mede distorção (TDH) e ruído. Fazer uma medição de distorção com ele é algo que consome uns 15 minutos, devido aos muitos ajustes necessários para fazer o cancelamento da fundamental e medir o que sobra. Para avaliar a curva de distorção de um amplificador, são necessários vários pontos. Fiz isso algumas vezes e é um processo que costuma consumir uma tarde ou uma manhã de trabalho.

Usando um osciloscópio é possível ter uma estimativa grosseira do valor da THD, e em muitos casos isso é o bastante. Mas para medições como 1% ou menos, tem que usar algo como o Ferrograph ou um modelo digital mais moderno. Mesmo assim, será uma tarefa tediosa.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #62 : 31 de Março de 2014, as 17:28:14 »

Obrigado pelas explicações.

Acho que num primeiro momento, como estou ainda na longa fase de estudos, me servirá, trabalhando da forma que o Ledod mencionou.

@Eduardo,

Caramba, mesmo com equipamento é uma tarefa árdua. Também pudera, é um comportamento bem complexo e específico.

Quando chegar a hora de comprar um equipamento desse porte eu volto a pedir uns conselhos de vocês.

Notei que o fórum é 90% voltado a amplificadores para guitarras.
Achei poucos tópicos sobre HIFI. Existe alguma 'regra' ou isso é devido a amplificadores de guitarra ser um equipamento mais desejado devido aos guitarristas?

Se não me engano, a maior diferença entre um amp de guitarra e um hifi é a linearidade. Se importar se eu iniciar um tópico sobre o assunto?

Valeu

[]´s
Registrado

Juliano Oliveira
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #63 : 31 de Março de 2014, as 18:33:55 »

...
Notei que o fórum é 90% voltado a amplificadores para guitarras.
Achei poucos tópicos sobre HIFI. Existe alguma 'regra' ou isso é devido a amplificadores de guitarra ser um equipamento mais desejado devido aos guitarristas?

Se não me engano, a maior diferença entre um amp de guitarra e um hifi é a linearidade. Se importar se eu iniciar um tópico sobre o assunto?

Valeu

[]´s
90% aqui são guitarristas...  Guitarrista
Mas temos grandes nomes que são da linha do HI-FI, como o Eduardo, o Guilherme e o xformer...
Fique a vontade de abrir um topico sobre o assunto, mas de uma pesquisada antes porque tem bastante coisa aqui no forum.

Quando ao Agilent na Farnell.... Agora o estoque local é de 95 peças...  Shocked
Acho que tão descarregando esses scopes aqui no Brasil... hehehe
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #64 : 31 de Março de 2014, as 18:44:16 »

@kem,

Estou pesquisando antes mesmo. Vi que o Eduardo tem um ECL82, eu comprei duas PCL82, usadas mesmo, pra testes. Ainda estou procurando um bom arranjo.

Eu vi os scopes na farnell! No dia seguinte que eu comprei o Rigol, atualizaram o estoque com 135 unidades!

O Rigol tem mais memória (1Mb contra 16k do Agilent). Qual a vantagem em ter mais memória?

[]´s
Registrado

Juliano Oliveira
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #65 : 31 de Março de 2014, as 19:43:05 »

O Rigol tem mais memória (1Mb contra 16k do Agilent). Qual a vantagem em ter mais memória?

Se você tiver mais memória no osciloscópio digital, conseguirá capturar mais tempo do sinal pra ser visualizado na tela.
Por exemplo, se a taxa de amostragem for de 1 Gsample/s, com 16 mil pontos (cada byte ou posição de memória representa ou armazena o valor discreto de um ponto do sinal), poderá capturar até 16000/1000000000 = 16us do sinal. Com 1Mbyte, conseguirá 1ms. Isso é útil para por exemplo conseguir visualizar um trem de pulsos (aleatórios ou não), e se a salva de pulsos for mais longa que o período de tempo que a memória consegue armazenar, você perderá uma parte do sinal. Logicamente, o osciloscópio (ou o usuário) ajusta a taxa de amostragem de acordo com a frequência do sinal e do nível de detalhe desejado para aproveitar melhor a memória. Tem que lembrar que se usar dois canais, a memória será repartida entre os dois sinais, diminuindo o tempo. Por outro lado, a tela dificilmente terá uma largura em pontos (pixels) superior à quantidade de pontos armazenáveis na memória, então é possível ficar navegando no tempo (um cursor aparece para mostrar qual a faixa de captura está sendo visualizada na tela).
Se o sinal for periódico e repetitivo, não há muita preocupação quanto a isso.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
ljulio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10



« Responder #66 : 09 de Agosto de 2015, as 14:23:27 »

Pessoal gostaria da opinião de vocês sobre o Osciloscópio que esta em promoção na Farnell, como não conheço muito sobre o assunto, gostaria de saber se essa marca KEYSIGHT e esse osciloscópio seria uma boa compra?

A compra seria dividida em 3 pessoas, eu e meus dois irmãos, eles vão usar para testar placas de arcade e eu para os projetos aqui do forum, como compraríamos em 3 e possivelmente parcelado, seria uma boa oportunidade, se esse produto for bom, para iniciante pelo menos.

OSCILOSCOPIO DIGITAL KEYSIGHT 70MHZ 2 CANAIS 1GSPS
Registrado

"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
lucastor4
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 33

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 3


« Responder #67 : 10 de Agosto de 2015, as 01:21:05 »

Olá amigo, ele é Agilent. Comprei o meu na Farnell também. Ótimo equipamento, recomendo!

https://drive.google.com/file/d/0ByZjShWcKYHiZDVadE41YllTT0E/view?usp=docslist_api

Um abraço!
Registrado
ljulio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10



« Responder #68 : 10 de Agosto de 2015, as 17:38:33 »

lucastor4 valeu pela dica, depois eu acabei descobrindo que ele é agilent, que o pessoal aqui já havia recomendado, já fiz a compra agora é esperar chegar e aprender a usar.
Registrado

"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
Páginas:  1 ... 3 4 [5]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal