Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 14:13:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 16   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: HTM1-3 Diário de Montagem (O JTM1 Handmades)  (Lida 171853 vezes)
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #45 : 02 de Novembro de 2013, as 09:13:35 »

Ficou bonito mesmo! Explica como você fez o chassis!

O volume é legal? Quero dizer, sei que não é algo para estourar os tímpanos, mas dá para incomodar vizinho chato  Evil Evil Evil ?

Agora uma dúvida: o título do tópico diz "JTM1", mas o amp que você montou é o "JCM1", é isso mesmo ou eu é que estou perdido?

Só um comentário (nenhuma relação com a sua montagem): sempre que eu penso em "potência reduzida" eu fico querendo miniaturizar o chassis também... Neurose de ex modelista, acho que tudo tem que ser reduzido para a mesma escala...

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #46 : 02 de Novembro de 2013, as 09:44:12 »

Oi Marcio !

Parabéns pela montagem, esperamos pelo vídeo.  Chegou a fazer alguma medição da potência (se não houve alteração desde a última medição relatada, então ainda é 390mW) ?

abs
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #47 : 02 de Novembro de 2013, as 12:18:33 »

Finck

Citar
Ficou bonito mesmo! Explica como você fez o chassis!

Olha, eu reduzi os custos ao máximo: eu tinha uma chapa de aço de 31,5cm por 12cm, e tinha um perfil de alumínio novo, 5x2cm, régua de pedreiro, que é barata e tem em todo lugar. Abri o perfil no comprimento de maneira assimétrica, aí as bordas ficaram com 1,5 e 0,5cm e ficou desse jeito. a chapa é fina, boa de trabalhar, mas é resistente para coisas pequenas.

Citar
O volume é legal? Quero dizer, sei que não é algo para estourar os tímpanos, mas dá para incomodar vizinho chato     ?

Se vc mora em apartamento com certeza, de noite principalmente. Ontem à noite quando eu estava fazendo os testes eu não quis ficar barulhando depois das 10hs lá em casa para não incomodar, meus vizinhos são legais e eu toco mal. Ainda não implementei a saída 0,1W.

Eu montei o JTM1. O JCM1 falta um pouco do esquema. Ainda não é dessa vez.

Citar
Só um comentário (nenhuma relação com a sua montagem): sempre que eu penso em "potência reduzida" eu fico querendo miniaturizar o chassis também... Neurose de ex modelista, acho que tudo tem que ser reduzido para a mesma escala...

Eu também gosto de escalas!  Vc viu o JCM800 Minisub do Thomas_h? Eu pirei nesse micro ampli. Mas acho que ele teria o som mais legal com falantes de 12". Mesmo assim parabéns pro Thomas_h!
Têm coisas que começam a ficar complicadas: potenciômetros, chaves, válvulas, jacks, falantes e princialmente nossos dedos têm que ter um espaço para funcionar. Vc já digitou um texto longo num celular?
Sei lá, prá mim é complicado! Mas prá quem gosta, essa montagem ficaria com a metade do tamanho...

xformer

Olá! Esse ampli teve uma grande contribuição sua e eu que agradeço.
Ainda não fiz medições, não deu tempo.
Mas lembra que eu postei uma forma de onda simulada no outro tópico? Essa crista na frente da onda tem muito á ver com a potência "sentida" por quem ouve o ampli. Apesar do som estar parcialmente clipado, a percepção é do volume maior, quase com o dobro da potência. Uma sugestão: faça testes clipando o ampli, porém utilizando um alto-falante como carga. Vá variando as frequências e verifique o que estou relatando.
Obrigado.





Registrado
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #48 : 02 de Novembro de 2013, as 13:25:35 »

Que show Matec, esse é um amp que estou namorando faz horas!! Pelo que vejo na net você foi o primeiro a montar, parabéns mesmo, a montagem ficou linda!! Agora samples, samples,...  Smiley

Abraços!
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #49 : 03 de Novembro de 2013, as 07:46:27 »

Matec, eu fiz a pergunta sobre ser JCM1 ou JTM1 porque nas fotos que eu vi deste último ele não tinha o full tone stack, ao contrário do seu:



Quanto à "miniaturizar", não penso em fazer em escala "de verdade" (seria impossível!), mas quando montar o meu vou tentar enfiar num gabinete com no máximo uns 25 cm de largura, para deixá-lo um pouco menor do que os "lunch box" na faixa dos 15W que são vendidos comercialmente. Mas é só frescura minha mesmo...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #50 : 03 de Novembro de 2013, as 11:49:00 »

Nevio.

Obrigado. Quanto aos samples, mais para o fim dessa semana mesmo, agora estou em viagem. Se eu não encontrar um guitarrista, gravo eu mesmo (sic!).  Roll Eyes

Finck

Citar
Matec, eu fiz a pergunta sobre ser JCM1 ou JTM1 porque nas fotos que eu vi deste último ele não tinha o full tone stack, ao contrário do seu:

É que eu acho um desaforo estar todo o tone stack lá e só colocar o treble pra fora, "só pra ficar diferente dos outros modelos". Como não tenho esse compromisso, e sim o de fazer o ampli funcionar, que ele seja completo! Roqueiro

Citar
Quanto à "miniaturizar", não penso em fazer em escala "de verdade" (seria impossível!), mas quando montar o meu vou tentar enfiar num gabinete com no máximo uns 25 cm de largura, para deixá-lo um pouco menor do que os "lunch box" na faixa dos 15W que são vendidos comercialmente. Mas é só frescura minha mesmo...

Esse tamanho deve ficar ótimo! Legal!

Aquele gabinete que eu fiz, que aparece nas primeiras fotos tem Largura 36cm, Altura 17cm e Profundidade 16cm. Deve ser menor que o da foto acima.

Obrigado.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #51 : 15 de Novembro de 2013, as 01:56:54 »

Nestes dias não tenho tido muito tempo pra lidar com o HTM1-3 como deveria, mas um pouco que foi feito é bom mostrar aqui.

Em primeiro lugar as más notícias.... Bufando

Quando aqui no tópico o xformer fez as medições da impedância ideal para o transformador de saída, e o valor deu muito abaixo do que eu havia medido, eu achei estranho.
Apesar de ter feito várias verificações, essa diferença era muito grande (27k para o meu transformador e 20k para o transformador do xformer).
Bom, ontem após medir os valores de saída do ampli, resolvi conferir a impedância da minha caixa de 8Ohms que eu usei para chegar ao valor de impedância do transformador de saída.
E... o valor de resistência ficou em 4Ohms ou seja: Batendo Cabeça Batendo Cabeça Batendo Cabeça
Os cálculos foram feitos em cima da referência errada! O valor correto para a impedância primária do transformador do JTM1/JCM1 é mesmo os 20K do transformador do xformer ( o Renato não erra uma...) desse modo vou fazer uma correção no esquema.
Ou seja transformador de saída 20k /8R-16R..

O valor anterior não estraga nada, não está fora da realidade, mas não vai render o máximo do ampli.

Outra mudança que vai haver é o capacitor de brilho (acoplado ao potenciômetro de volume) que em vez de 1nF fica com 470pF.

Para o xformer que havia pedido algumas medições, aqui estão elas:

Amplitude máxima sem distorção:
   
Frequência em Hz   Amplitude: Resistor 8 Ohms    Amplitude: Alto-falantes 4 Ohms
                                         Volts PP                        Volts PP                      Potência estimada com falante de 4ohms
100                                         5,2                             5                                           0,78W
200                                         5,6                             4,8                                        0,72W
300                                         5,6                             4,8                                        0,72W
500                                         6,0                             4,7                                        0,69W
1000                                       6,1                             5,3                                        0,87W
2000                                       6,1                             6                                           1,125W
3000                                       6,1                             6,5                                        1,32W
4000                                       6,2                             6,5                                        1,32W
5000                                       6,0                             6,3                                        1,24W
6000                                       5,5                             6,2                                        1,2W
7000                                       5,5                             6                                           1,125W
8000                                       5,1   
9000                                       4,9   
10000                                     4,8



Agora a cara do ampli, um pouco mais acabado. O HTM1-3 (no caso o meu Head pra tirar um som do JTM1)













Samples? Mais um tempinho.... Roll Eyes

Abs.
« Última modificação: 15 de Abril de 2017, as 10:46:37 por Matec » Registrado
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #52 : 15 de Novembro de 2013, as 07:46:39 »

Ficou muito bom Marcio!!
Essa nova especificação do transformador de saída também vale para aquele esquema que me passou?

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #53 : 15 de Novembro de 2013, as 08:18:42 »

Nefi

Vale sim, a especificação é para a saída com 12au7 de qualquer circuito.
Eu já ia mandar uma MP falando isso.
Abs
Registrado
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #54 : 15 de Novembro de 2013, as 09:50:26 »

Marcio, obrigado!!

Já atualizei meus arquivos aqui. Valeu!!
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #55 : 15 de Novembro de 2013, as 11:36:18 »

Que massa, Matec!
Parabéns!
Doido pra ouvir os samples.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #56 : 16 de Novembro de 2013, as 09:39:18 »

Merece um faceplate profissa...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #57 : 16 de Novembro de 2013, as 11:13:13 »

Merece um faceplate profissa...

Sim , mas para um JCM1...., ficou com aparência de anos 80,  acho que vou mudar a frente do gabinete para anos 60. Undecided
Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #58 : 13 de Março de 2014, as 14:04:34 »

Oi,
estava procurando pelos equemas desses valvulados de ~1W, mas está difícil, ainda não vi uma foto do interiro do JMP1.

Em compensação achei o projeto do G1 num fórum francês, cujo kit é vendido na tube-town, e alguém fez uma versão com 12ax7 e 12au7 e postou algumas samples:

http://www.projetg5.com/phpbb3/viewtopic.php?f=10&t=3472

Agora estou na dúvida qual dos dois montar... Cheesy
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #59 : 13 de Março de 2014, as 20:28:19 »

Thomas_h

Parece que o pessoal desistiu em parte de querer os esquemas e também de tirar mais fotos internas dos 1W.

Do JMP1 achei essa foto e algumas outras, também pouco nítidas. Muito pouco para sequer tentar criar um esquema confiável.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


 O detalhe que mais me chama a atenção nesse pcb, é que as 2 12AT7  estão com todos os tríodos do estágio de saída em paralelo (note o detalhe da trilha que une os pinos dos cátodos, ligados ao resistor de cátodo e capacitor bypass). Realmente algo diferente, como disse o James M.

Achei o projeto do G1 bem interessante, e no final é parecido com o JTM1.  Provavelmente terá transformadores de saída parecidos também.

Obrigado por postar o link deste tópico no FSB.

Abs
« Última modificação: 31 de Agosto de 2014, as 12:10:44 por Matec » Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 16   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.07 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal