Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 07 de Junho de 2024, as 23:12:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: MGV 30 com defeito.  (Lida 37149 vezes)
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #60 : 25 de Fevereiro de 2014, as 17:58:27 »

 Oi pessoal não consegui ir hoje Sad, tive imprevistos ao retirar outros materiais. Bom por email e por telefone o Adriano foi bem atencioso e tudo mais, ele assina os emails da lider como engenheiro eletricista e mecânico. Acabei pegando o "vicio" de escrever errado, acho que porque o pessoal (que trabalhou comigo) fala "Efigenia" ao invés de ler "Ifigenia". Como o restante do material que vou retirar amanhã é nas lojas perto da Lider, ja levo o transformador para ele dar uma olhada e fazer o orçamento e levo as notas de cálculo que o Xformer fez.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2014, as 18:14:26 por Cidão » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.266

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #61 : 25 de Fevereiro de 2014, as 18:31:39 »

Se prepara para a facada da Líder (o orçamento que eu pedi lá uma vez foi desanimador - mas foi com o Gilberto)

Pra não ter dúvidas:


Ótimo esse servidor de imagens (postimg.cc que testei e usei agora) que o Tiagojoy indicou, rápido, sem precisar cadastro. Ideal para imagens sem compromisso ou que não necessitam de gerenciamento.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #62 : 25 de Fevereiro de 2014, as 18:35:22 »

 Ja estou preparado, eu acho Cheesy. Bom só falando a potencia, quantidade e o modelo das valvulas utilizadas, a impedancia do falante, ele orçou por R$176 um transformador em cima desses dados. Bom saber dessa outra opção para hospedar imagens.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.266

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #63 : 25 de Fevereiro de 2014, as 18:41:46 »

Até que esse preço tá razoável. Há uns 4 anos, o Gilberto me pediu R$ 180,00 pra fazer um transformador de isolação de 115V para 115V de 50VA. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #64 : 26 de Fevereiro de 2014, as 17:46:35 »

 Acabei de chegar, consegui falar com o Adriano e orçar, ele bateu o olho e apontou mais dois problemas. O primeiro é que está usando laminas para transformador de força e o segundo problema, segundo ele o transformador é pequeno para 30W. Ele pegou uma pasta com dados de outros transformadores e uma nota com as especificações de um transformador para 50W, o valor já com IPI é de R$192,50 com 1 ano de garantia. Vou ver com o dono do amp se ele autoriza e vou encomendar.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.266

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #65 : 26 de Fevereiro de 2014, as 18:45:57 »

O preço não está ruim não, ainda mais que pelo visto ele vai usar núcleo de grão orientado.  De que tamanho é o transformador atual ? (meça a maior dimensão do núcleo  e a altura do empilhamento das lâminas que dá pra sabermos).  Ex. 96mm e 32mm     ou  75mm e 25mm
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #66 : 26 de Fevereiro de 2014, as 19:30:40 »

 Hospedei no postimage.org e realmente, o site é muito bom.
Tirei umas fotos do transformador:

transformador fechado, note o seguinte, os fios vermelho, azul e verde são do primário. O vermelho é o tapcentral, o fio verde tem a bitola maior que os fios vermelho e azul, achei isso estranho como comentei antes. Os fios preto e amarelo são do secundário.


transformador aberto, o papel parece bem ressecado, ao pegar nele fica a mesma sensação de pegar uma folha seca de árvore. Tem algumas espiras que esse papel branco está cobrindo, por cima tem o final de cada enrolamento soldado nos fios coloridos.



Medidas do núcleo


 Xformer, qual a finalidade de usar um transformador de isolação?
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, as 19:43:08 por Cidão » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.266

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #67 : 26 de Fevereiro de 2014, as 19:51:07 »

Na verdade as medidas das chapas seriam dadas em polegadas. Assim a largura (29) do meio dessa chapa seria de 1 e 1/8 de polegada = 28,575mm e a janela (13,9) e a lateral (14,2) teriam a mesma largura, com metade de 28,575 = 14,28mm. E a dimensão maior é 3x a largura do meio, portanto 3x28,575 = 85,725mm
Como a altura do empilhamento é de 39mm, até que a secção do núcleo não é pequena para 30W. Mas se ele vai fazer maior e pra 50W, provavelmente vai usar chapa de 1 e 1/4 de polegada (31,75mm).

Sobre o transformador de isolação, praticamente todas fontes de alimentação usam transformadores de isolação, onde não há ligação elétrica (galvânica) entre o primário e o secundário, isolando o equipamento alimentado da rede elétrica.  O mesmo não ocorre com os auto transformadores, que só tem um enrolamento e tiramos as tensões de tomadas (taps ou derivações) do mesmo enrolamento. Dessa forma um equipamento não fica isolado da rede elétrica.
No meu caso eu precisava de um transformador de isolação de 115V para 115V (mesma tensão no primário e no secundário) para usar com meu osciloscópio.  Pra poder medir sinal da rede elétrica diretamente, o osciloscópio precisa estar isolado dela. Se ele for alimentado diretamente da rede elétrica, pode acontecer de ao conectar a garrinha do terra da ponta de prova ao circuito da rede, a ponta vaporizar por curto-circuito. Obs. isso é uma coisa perigosa (usar o transformador de isolação pra alimentar o scope), e só deve ser feita se souber o que está fazendo. Ao deixar o scope isolado e sem o pino de terra conectado, o chassis pode ficar vivo quando você ligar a garrinha da ponta de prova em um ponto de potencial não zero. O ideal é sempre o scope ter o aterramento e os sinais a serem medidos estarem isolados da rede elétrica.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, as 21:38:37 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #68 : 26 de Fevereiro de 2014, as 19:55:17 »

 Legal, e sobre as chapas desse serem de GNO? Lembro de ter lido em algum lugar que as chapas de GO tem cor diferente das chapas GNO utilizadas em transformadores de força, essas aqui estão da mesma cor das chapas dos transformadores de força que tenho em outros aparelhos. Essa informação da cor é correta?

 Interessante, seria parecido à idéia de usar um opto-acoplador em circuito eletronico para "isolar" (de modo e finalidade diferente desse caso) partes diferentes de algum circuito qualquer.
 Estou lendo novamente o seu post sobre os cálculos feitos para um transformador equivalente para esse amp, os 80mA (100mA arredondado) no primário, eu não consegui chegar nesse valor. Poderia explicar como foi feito esse cálculo?
 Se fosse o processo inverso, eu tivesse o transformador e as válvulas e fosse montar um power para um amp qualquer de 30W e falante de 8ohms, seria só dimensionar a fonte para esses parametros calculados, alimentação dos filamentos e bias certo?
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, as 20:05:35 por Cidão » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.266

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #69 : 26 de Fevereiro de 2014, as 20:12:40 »

Legal, e sobre as chapas desse serem de GNO? Lembro de ter lido em algum lugar que as chapas de GO tem cor diferente das chapas GNO utilizadas em transformadores de força, essas aqui estão da mesma cor das chapas dos transformadores de força que tenho em outros aparelhos. Essa informação da cor é correta?

Sim, a cor e a espessura das chapas são diferentes.  Os GO da Líder tem uma cor mais escura e a espessura é de 0,27mm (chapas M4). Os de chapa para transformadores de força são mais claros e brilhantes e tem espessura de 0,5mm.  Tem vários tipos, mas são esses que eu sempre compro com eles.  Fora o preço, o GO é 4x mais caro.  Quando for lá pede pro Adriano te mostrar as chapas.  Eu vou por uma foto aqui, mas não fica muito bom pra perceber. Tem que ver e pegar pessoalmente. A chapa de cima é a GO.



Citar
Estou lendo novamente o seu post sobre os cálculos feitos para um transformador equivalente para esse amp, os 80mA (100mA arredondado) no primário, eu não consegui chegar nesse valor. Poderia explicar como foi feito esse cálculo?

Partindo do secundário, você entendeu ? Tendo 30W nos 8 ohms, precisaria de 15,5Vrms e quase 2Arms de corrente.  Se transformarmos esses valores para o primário, usando a relação de espiras (relação de transformação) de 27,38, você multiplica a tensão por 27,38 e divide a corrente por 27,38, obtendo os valores para o primário (isso sem perdas), então chegaria nos 424Vrms e 73mA, mas arredondando a corrente um pouco pra cima (pra usar fio pra 100mA).

 
Citar
Se fosse o processo inverso, eu tivesse o transformador e as válvulas e fosse montar um power para um amp qualquer de 30W e falante de 8ohms, seria só dimensionar a fonte para esses parametros calculados, alimentação dos filamentos e bias certo?

Se você tem o transformador de saída, sabe qual a impedância do primário, aí teria que fazer o projeto da etapa de saída usando os valores dele. Mas não é qualquer transformador que se adapta a todas válvulas. Elas preferem alguns valores de impedância que dão melhor rendimento e potência, usando melhor as curvas das válvulas. Pra isso precisa estudar um pouco.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, as 20:30:42 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #70 : 26 de Fevereiro de 2014, as 20:20:35 »

 Se o transformador fosse ideal e não tivesse perdas, essa corrente seria de 70mA? Com os valores do post, a potência que as válvulas entregam no primário é de 33,92W, que é aprox 13,06% a mais para compensar as perdas, é isso?
 Provavelmente terei que ir na Ifigenia novamente essa semana, até para fazer o pedido do transformador e peço para ver as chapas.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, as 20:22:29 por Cidão » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.266

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #71 : 26 de Fevereiro de 2014, as 20:23:14 »

Se o transformador fosse ideal e não tivesse perdas, essa corrente seria de 70mA? Com os valores do post, a potência que as válvulas entregam no primário é de 33,92W, que é aprox 13,06% a mais para compensar as perdas, é isso?

É dá uma folguinha no fio do primário, fazendo pra 100mA, o fio fica mais grosso e com menos resistência, portanto menos perdas.  Pode ver os valores de resistência do fio que você mediu ontem, que não são tão baixos assim.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #72 : 10 de Março de 2014, as 19:06:35 »

Sábado peguei o transformador, veio sem identificação dos fios, como preferi não arriscar a identificar os fios com multímetro e identificar errado, pedi para o Adriano me enviar a identificação dos fios e ele enviou o seguinte:
Primário Az-Vm-Mr 0-1900-3800 Ohms (está bem abaixo dos 6kohms sugeridos, ele seguiu uma "receita" dos arquivos que eles mantém la no escritório, lembro de ver ele procurando entre várias "receitas", as anotações do modelo de 50W para 2 valvulas 6L6.)
Secundário  Pt-Vd-Am-Vm 0-4-8-16 Ohms

As medidas do núcleo são (não consegui colocar todas porque senão tenho que abrir e pode dar problema com a garantia, porque vai ficar marcado na tinta):


 Xformer, é só seguir a "receita" do seu outro post para descarregar os capacitores, ajustar BIAS etc certo? Alguns amps tem uma "proteção" para não queimar o transformador de saída caso seja ligado sem os falantes (carga), como é feita essa proteção?
« Última modificação: 10 de Março de 2014, as 19:08:43 por Cidão » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.266

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2019


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #73 : 10 de Março de 2014, as 20:11:41 »

Sábado peguei o transformador, veio sem identificação dos fios, como preferi não arriscar a identificar os fios com multímetro e identificar errado, pedi para o Adriano me enviar a identificação dos fios e ele enviou o seguinte:
Primário Az-Vm-Mr 0-1900-3800 Ohms (está bem abaixo dos 6kohms sugeridos, ele seguiu uma "receita" dos arquivos que eles mantém la no escritório, lembro de ver ele procurando entre várias "receitas", as anotações do modelo de 50W para 2 valvulas 6L6.)
Secundário  Pt-Vd-Am-Vm 0-4-8-16 Ohms

As medidas do núcleo são (não consegui colocar todas porque senão tenho que abrir e pode dar problema com a garantia, porque vai ficar marcado na tinta):

 Xformer, é só seguir a "receita" do seu outro post para descarregar os capacitores, ajustar BIAS etc certo? Alguns amps tem uma "proteção" para não queimar o transformador de saída caso seja ligado sem os falantes (carga), como é feita essa proteção?

Começando pela pergunta mais fácil:
- Para evitar que o secundário fique sem carga em algum momento, basta deixar ligado permanentemente no secundário (nos terminais de 8 ohms por exemplo) um resistor de valor alto como 1k ohm 1W pelo menos. Ao desligar (retirar) o falante de carga do secundário, o resistor fará esse papel e como o valor é alto em relação aos 8 ohms ou 4 ohms do falante, quase não vai influenciar na impedância equivalente (resistor em paralelo com o falante).

- Pelas dimensões e secção do núcleo, esse transformador vai aguentar com folga os 50W.

- Aí entra a incompreensão das especificações e fiação dos transformadores de saída. Os fios azul - vermelho - marrom, deveriam significar placa (da válvula) - center tap (B+) - placa (da outra válvula).  Não tem sentido dizer que os fios representam 0 - 1900 - 3800 ohms, pois essas impedâncias são apenas reflexo do que você ligar no secundário. Além disso só é verdadeiro que haveria 3800 ohms refletidos no primário de placa a placa (terminais extremos do primário), mas não que um terminal é o 0 ohms e o outro de 1900 ohms (nem deveria ser metade, mas 1/4 de 3800 ohms, pois cada metade do enrolamento teria refletido 950 ohms).  Bom, eu acho que com 3800 ohms vai funcionar, mas talvez você não consiga obter os 50W, um pouco menos, mas nem vai notar a perda.

- Use a conexão com o resistor de 10 ohms para fazer a medição da corrente de repouso (sem sinal e medindo a tensão DC sobre o resistor e fazendo a conta da lei de ohm  I = V / R) ajustando o trimpot de bias.
Releia o que foi discutido no tópico sobre isso.

Boa sorte aí.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #74 : 10 de Março de 2014, as 22:01:35 »

 - Esse resistor sozinho refletido no primário ligado no enrolamento para 8ohms vai ser 475k, fazendo a corrente ficar em aproximadamente 0,8mA para 380Vdc? Em paralelo com o falante a Req fica aproximadamente 7,9ohms, então a corrente em 30W (potencia do amp) que vai circular pelo resistor é de aproximadamente 15mA?
 - As fórmulas desse link http://www.py2bbs.qsl.br/transf_audio.php podem ser consideradas para dimensionar corretamente o núcleo do transformador de saída?
 - Os valores de impedância ele me passou quando eu pedi para enviar a identificação dos fios, foi uma tentativa de me ajudar a identificar porque ele tinha explicado o mesmo que tinha aqui no fórum de medir impedâncias, a maior é no primário etc, como comprei o transformador novo eu achei o mais correto também de me enviarem essa informação igual outros fabricantes fazem com etiquetas. Não sei se tem alguma norma relacionada à cor de cabos usados em transformadores.
 -  Vou conferir e instalar o transformador, obrigado pela ajuda.
Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.062 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal