Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 07:15:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte Regulada de Alta Tensão para bancada  (Lida 39755 vezes)
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« : 01 de Abril de 2014, as 11:53:28 »

A algumas semanas tenho pesquisado bastante em como montar uma fonte regulada de alta tensão para minha bancada.
Algumas especificações são o range de voltagem entre 100 a uns 350, 400 volts (talvez mais) e com limite de carga na casa dos 200, 300mA. Acho que com essas especificações teria uma fonte que poderia testar qualquer tipo de amplificador com qualquer arranjo de válvulas.

A princípio quero fugir dos varicaps.

Minha visão inicial era uma topologia de uma fonte com um LM317/338, ou seja, regulando a saída (com outro circuito, obviamente)... porém, completamente inviável dissipar 60, 70 watts.

Eu vi uma fonte regulada valvulada, está disponível no site do Luciano Peccerini, porém, achei muito complexa. Eu sou adepto do "quanto mais simples, melhor"  Wink

Num outro fórum me deram a sugestão de fazer a regulagem no primário, ou seja, controlar a AC que vem direto da tomada através de chaveamento. A sugestão inicial foi com um 555 chaveando um MOSFET.

Abaixo segue um desenho da sugestão:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Gostaria da opinião de vocês e se tem alguma sugestão para um equipamento desses.

Desde já, obrigado

[]´s
Registrado

Juliano Oliveira
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 01 de Abril de 2014, as 14:03:27 »

Varicap? Não seria Variac? Pessoalmente, não vejo uma maneira mais confiável de atender sua necessidade.

Mas já que você não gosta desta solução, poderia pensar em usar no primário do transformador um dimmer "com Triac", mais parrudo e adequado para aplicações "brutas".

Imagino que serão necessários cuidados adicionais com a filtragem na saída da fonte.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #2 : 01 de Abril de 2014, as 14:10:35 »

Oops! Isso! Variac! Desenterrei um varicap não sei de onde...  Cheesy

Eu pensei num triac, mas como me disseram que não seria uma boa, não sei o motivo já que um circuito com o MOSFET faria algo 'parecido' que é mexer no sinal que entra no primário.

Sendo através do Triac ou MOSFET, tomando as devidas precauções de filtragem, quais as desvantagens dessas abordagens?

Esse esquema do MOSFET que me foi sugerido foi testado em uma furadeira de 450W.

[]´s
« Última modificação: 01 de Abril de 2014, as 14:27:00 por juloliveira » Registrado

Juliano Oliveira
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 01 de Abril de 2014, as 14:29:37 »

Onde fica o artigo sobre isto no site do Luciano Peccerini? Quak URL?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #4 : 01 de Abril de 2014, as 14:30:42 »

Eu não sou tão entendido da teoria eletrônica, mas vou tentar...

O dimmer com triac funciona por ceifamento ("picotamento") da senoide, o que reduz a tensão RMS. Isso introduz harmônicos que podem provocar ruídos, por isso talvez o pessoal tenha desaconselhado.

Não consegui visualizar o esquema que você postou (restrições aqui na firma), mas se ele trabalhar dentro do mesmo princípio de ceifamento, teoricamente os efeitos colaterais serão os mesmos.

Pessoalmente, tenho um certo "trauma" de mosfets, nada que eu montei com eles funcionou...

Um dimmer com triac você pode comprar pronto em qualquer depósito de material de construção, custa baratinho. Com um desses modelos comerciais, você pode testar a gambiarra solução em um trafinho qualquer, e se der certo você parte para algo mais parrudo...

Dica: em aplicações industriais nas quais são usados dispositivos baseados em ceifamento (como os "inversores de frequência"), recomenda-se o uso de cabos blindados, tanto na entrada como na saída, para amenizar a propagação dos ruídos.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #5 : 01 de Abril de 2014, as 14:36:31 »

Onde fica o artigo sobre isto no site do Luciano Peccerini? Quak URL?

Segue o link:
Fonte de bancada para circuitos valvulados

[]´s
Registrado

Juliano Oliveira
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 01 de Abril de 2014, as 20:51:55 »

Num outro fórum me deram a sugestão de fazer a regulagem no primário, ou seja, controlar a AC que vem direto da tomada através de chaveamento. A sugestão inicial foi com um 555 chaveando um MOSFET.

Esquece esse circuito. É complicado, perigoso (fica ligado diretamente na rede elétrica) e não tem regulação com a saída (precisa de um feedback), além disso ainda precisa de mais uma fonte de 12V.

Se quer o simples, um transformador com secundário com a tensão adequada para sua necessidade, com a retificação normal e filtragem, seguido de um regulador linear (fixo ou ajustável).  Lógico que vai ser difícil achar um integrado regulador para alta tensão (tipo o LM317), então a melhor opção é usar componentes discretos para o regulador linear. Precisa basicamente de uma tensão de referência (normalmente com zeners) e um elemento de passagem que aguente tensões altas (quase não dá pra fugir dos MOSFETs, pelo menos com Vds de 600 a 800V e alguns ampéres de corrente de dreno - mesmo que para uma fonte de algumas centenas de mA, obviamente com dissipador), capacitores de alta tensão e diodos para proteção do MOSFET, além de fusíveis.   Procure na internet que não é difícil achar um circuito assim.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #7 : 01 de Abril de 2014, as 21:07:20 »

Desculpa a invasão do tópico mas, já que o assunto é fonte de alta tensão...

Renato você sabe de algum projeto ou se é possível de ser construido por um handmaker uma fonte regulável de 0 -100 volts  DC ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 01 de Abril de 2014, as 21:16:08 »

Procurando nos milhares de esquemas que guardo no computador, achei esse aqui (mas não sei se funciona, não montei):



Precisa diminuir a tensão do secundário, senão força muito.  Além disso o potenciômetro fica submetido a alta tensão, perigoso e ele precisa ser de boa potência.  Talvez seja melhor colocar um resistor no lado de cima dele.
« Última modificação: 01 de Abril de 2014, as 21:18:51 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #9 : 01 de Abril de 2014, as 21:31:53 »

@xformer

Eu tinha visto já um esquema desses, mas achei tão simples que pensei que não fosse uma solução eficiente.
Vou voltar a olhar essa abordagem.

Obrigado

[]´s
Registrado

Juliano Oliveira
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #10 : 10 de Abril de 2014, as 14:33:54 »

Eu ainda estou no dilema da fonte.
Considerei todas as opções, esse último circuito parece bom mesmo, porém, o problema da dissipação me preocupa.

Considerei comprar um transformador com várias tensões, considerei as seguintes tensões de secundário:
200 volts, 300 volts, 350volts e 400 volts de 200mA e secundários de 6,3 e 12 volts 2A

Fiz um orçamento no valvestate, sai por R$ 280,00 esse transformador e disse ser bem grande.
Estou considerando usar um transformador desses com uma chave seletora e fazer uma regulagem fina com MOSFET, logo, teria menos dissipação na regulagem.

O que acham?
O preço do transformador está bom?
Consideram utilizar outras tensões? Maior corrente?

E uma última dúvida. Digamos que eu aplique no circuito que o XFORMER mandou 200 volts e eu queira regular para 170 volts. E digamos que eu queira consumir desse circuito 200mA. Para calcular a dissipação que irá gerar calor, utilizo a diferença de 30 volts (30*0.2=6W) ou 170 volts (170*0.2=34W) ou 200 volts (200*0.2=40W).

Registrado

Juliano Oliveira
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #11 : 10 de Abril de 2014, as 15:27:28 »

 O mosfet funciona como um resistor variável, a fórmula de dissipação de potência é P=V*I (tensão sobre o resistor e corrente percorrida nele), no caso, seria 6W mesmo.

 Um abraço!

 Eduardo



 
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 10 de Abril de 2014, as 18:48:50 »

Uma opção ao transformador de multi taps no secundário seria usar um transformador de isolação (como no esquema) 220Vac no primário e 220Vac no secundário, e ligando no primário um transformador VARIAC de uns 200VA.  Fica um pouco mais caro, mas nesse caso você teria muito mais taps, pois ele é um autotransformador com um knob grandão que ajusta a tensão de saída como se fosse um potenciômetro de fio (na verdade até é - um reostato com núcleo).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #13 : 10 de Abril de 2014, as 21:47:04 »

Xformer... e que tal o transformador antes e o variac depois?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #14 : 11 de Abril de 2014, as 11:22:13 »

Aí um variac de 500VA por R$ 124,00:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-553056678-regulador-voltagem-monofasico-variac-tdgc2-05-05kva-220vca-_JM
Um transformador isolador à R$ 170,00:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-545454386-transformador-isolador-e-proteco-contra-raios-150w-_JM

Imagine então uma fonte que dá pra fazer com isso, de uns 100W.

Dá pra usar um "regulador passivo", tipo um simulador de indutor utilizando FET onde caem uns poucos Volts e está resolvido o caso.

Abraços, T+  Saúde e amor!
« Última modificação: 11 de Abril de 2014, as 12:24:54 por Patines » Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal