Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 11:59:40


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Uso de Internetês e Sanções aos usuários  (Lida 25394 vezes)
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #15 : 17 de Abril de 2014, as 17:29:55 »

Xformer calma, não pretendo iniciar nenhuma briga aqui no fórum, simplesmente não tem o porque ficar alimentando isso, e perdoe-me se caso dei a entender isso.

Eu só estava dizendo que me referia ao "Advertir, via MP, usuário que cometa algum deslize.", eu entendo completamente os motivos de ter apagado minhas mensagens e concordo. Quanto aos outros comentários que fiz foi apenas e justamente ao "Advertir, via MP...." porém nunca critiquei, foi até justamente o contrário, a sua ação.

Quanto ao parecer pessoal, é justamente nessa forma que você escreve ou como lida com os usuários, mas que fique claro que não pretendo de forma alguma levar a discussão a esse ponto. Então vou ignorar toda a parte do seu comentário que eu considero algo parecido com um insulto e sugiro que você faça o mesmo
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, as 17:48:56 por visioncb » Registrado
mattzan
Visitante
« Responder #16 : 17 de Abril de 2014, as 17:33:29 »

A forma como está sendo lidado algumas situações aqui não condiz muito com o bom senso ou proporcionalidade.
A questão da multa não tem nada ver. Uma coisa é você agir de uma forma que pode prejudicar outros. Outra é simplesmente punir por uma mera formalidade. Vivemos em um período em que utilizar o vc, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum), é normal. Sou pós-graduado em direito e uso isso todos os dias em mensagens informais, fóruns e afins. Aqui é o único lugar que isso é tratado de forma exagerada.

Justamente por vivermos em uma sociedade que 1% conhece de fato a lingua portuguesa e pessoas cometem erros diariamente, você começar a excluir mensagens porque utilizaram um termo de forma simplificada como o "vc" não tem muito sentido.

Estou criticando a regra e não a atitude.

Obs: Gostaria de saber qual foi o meu erro de concordância para não cometê-lo novamente.
Registrado
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 630
-Recebido: 134



« Responder #17 : 17 de Abril de 2014, as 17:49:10 »

Em minha opinião pessoal, tem muita gente cheia de “não me toque” no fórum, não acho que o Xformer aja de maneira agressiva. Eu que não queria estar na pele dele fazendo este trabalho canseira.
Quando faço minhas pesquisas nos fóruns gringos, vejo bem a necessidade de se escrever de forma certa. Para entender o Xformer é só se colocar no lugar dele, imaginem ficar vasculhando estas postagens.
Aqui temos que ser abertos para nos comunicar. Sejamos como amigos que tem liberdade para puxar a orelha um do outro sem ficar grilado.
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #18 : 17 de Abril de 2014, as 17:56:41 »

Tudo bem Visioncb, nada pessoal. Apenas jogo claramente a minha forma de agir (como eu escrevi, de forma dura e contundente) e como enxergo a coisa. Se a punição contra o internetês é a exclusão da mensagem. é isso que farei, se enviarei o aviso ou postarei uma advertência ou não é de minha escolha.

Mattzan:
Desculpe, a concordância está correta.

Também sou advogado. e duvido que nas suas petições e demais peças jurídicas você utilize internetês, onde se deve usar linguagem formal e correta (juízes podem oficiar a OAB se encontrarem erros absurdos dos advogados), embora muitas vezes recheadas de termos mais rebuscados e pouco usados.
Como já disse, eu não fiz as regras, tampouco ajudei na elaboração. Apenas ajudo na aplicação e respeito delas. Se você não concorda com as regras, paciência, eu não posso fazer nada e não tenho nada a ver com isso.  Se a regra diz que o internetês é proibido e que será excluído é apenas isso que eu faço. Só que as pessoas gostam de reclamar, uma pequena minoria (não mais do que 10 a 20) de um universo muito grande, que não tem problema algum com essa regra.      
Você acha que por causa de uma pequena minoria que não consegue se ajustar às regras, elas devam ser mudadas ?

E por questão de imparcialidade e igualdade, se apaguei uma mensagem com internetês, não vou deixar de apagar outras que eu encontrar com esse problema (seja com um só ou com 50). Podem reclamar de que apaguei mensagens, mas não quero que alguém reclame de que deixei de apagar ou advertir por minha vontade. Ninguém vai se sentir injustiçado ou perseguido por causa disso.
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, as 18:13:43 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #19 : 17 de Abril de 2014, as 18:00:58 »

Etelvino Costa

As críticas ou as opiniões não chegam a ser sobre o xformer, mas sim sobre as regras do fórum de forma geral
Registrado
mattzan
Visitante
« Responder #20 : 17 de Abril de 2014, as 18:13:22 »

Peças jurídicas e petições de um lado. Mensagens na internet em um fórum de outro lado.  Nem vou me dar ao luxo de comentar a comparação feita. É igual a multa do rapaz la em cima.
Tudo bem, eu só to mostrando a minha opinião e por que deve ser mudada. Apesar das regras terem um cunho ditatorial, eu posso expor meus motivos aqui e para todos verem que essa regra do internetês específica não faz sentido nenhum. Internetês em excesso tudo bem, quando não se entende bulhufas do que o sujeito quer dizer. Agora 2, 3 palavras que todos sabem o que significam dai eu acho demais.

Imaginem se um sujeito la do interior do Estado, que não sabe escrever, mas que tem um conhecimento absurdo em eletrônica, posta uma mensagem aqui utilizando português errado. Pra mim fazer, nós foi, voçê, Apezar, reziztor. Pelas regras vocês não podem excluir. Dai outro sujeito escreve "você está escrevendo errado" - essa mensagem tem que ser excluída. E não é de má-fé ou ignorância que ele escreveu você. Simplesmente porque ele está acostumado tanto a utilizar, e qualquer lugar do mundo da internet, ninguém reclama.

Não sei se deixei claro o que eu quero dizer. Com todo respeito, é como se uma casa de prostituição quisesse ser tratada como igreja.

Estamos na internet, utilizando teclado e as vezes pode surgir alguns termos que são normais no contexto.

Desculpem por causar algum transtorno. Não deixarei de participar aqui por causa disso, ao contrário, só tenho que agradecer o pessoal daqui. Só acho que essa regra prejudica um pouco.

obs: na palavra você ali imaginem a sigla utilizada v e c. Já que eles corrigem automaticamente aqui.
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, as 18:16:32 por mattzan » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #21 : 17 de Abril de 2014, as 18:23:49 »

Não é transtorno, as pessoas podem expressar suas opiniões sobre as regras. Acha que eu concordo com todas ?
Assim como eu sei que muita gente usa smartphones para enviar as mensagens, e eles são horríveis para isso, são feitos pra se usar internetês. Além disso, não dão uma visão muito boa do fórum. Mas por causa disso deveriam ser toleradas as mensagens escritas com internetês ?
Regras são como leis do país. Muita gente não gosta das leis (tributo demais, criminosos com pena branda, demora nas ações, etc, etc), mas devemos respeitar as leis, sob pena de cometermos ilícitos ou ilegalidades.  Esse é o problema do brasileiro. Por não gostar da lei e das regras (das boas e das más), deixa de segui-las e respeitá-las, por isso vivemos nessa bagunça de país. Então até que elas sejam mudadas, ninguém tem o direito de desrespeitá-las, justas ou injustas. Dura lex, sed lex (a lei é dura, mas é lei).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #22 : 17 de Abril de 2014, as 18:28:39 »

Buenas

Opinião minha.
Também concordo com o não uso do internetês pelo fato de que alguns usuários e visitantes são estrangeiros e não falam português. Não há tradução para estes termos.
Assim como acessamos o DIY e o FSB, por exemplo, aliados ao recurso de tradução da Google, os de fora fazem o mesmo.

Abraço

Me afobei e coloquei um NÃO a mais. Corrigido.
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, as 22:57:51 por marcioulguim » Registrado
mattzan
Visitante
« Responder #23 : 17 de Abril de 2014, as 18:36:03 »

Concordo xformer.
Não desrespeitei nem deixarei de segui-la. Estou tentando justamente mudá-la. E sei que nesse fórum é um pouco mais fácil do que na legislação brasileira.
Minha sugestão é só botar o termo "em excesso". As mensagens que tiverem internetês em excesso podem ser excluídas sem aviso prévio. Pra mim fica bem mais justo e não prejudica tanto assim.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #24 : 17 de Abril de 2014, as 18:47:24 »

Minha sugestão é só botar o termo "em excesso". As mensagens que tiverem internetês em excesso podem ser excluídas sem aviso prévio. Pra mim fica bem mais justo e não prejudica tanto assim.

De novo, citando um administrador (o limite é 3,12212 e alguma coisa ou 0 ?), e qual seria o critério para se definir o que é excesso e o que não é.  As regras não podem ser subjetivas.  Quais seriam os termos em internetês mais conhecidos por todos (podem ser por você, mas não por alguns).  Eu listei um monte de termos em internetês e alguns comentaram que nem saberiam dizer o que alguns termos significariam. Você não acha que para mim, seria mais complicado aplicar a regra (quantos e quais seriam tolerados) ?  E de acordo com o Marcio, uma das alegações de se proibir o internetês é porque isso dificultaria a tradução e compreensão de leitores estrangeiros (aí você pode pensar: eles que se danem) ou mesmo entre nós, daqui mesmo, podem nem saber o que significa o maldito do internetês.  Todo mundo acha que é fácil ter bom senso, mas não é, é muito difícil. Por isso é melhor ter regras claras, objetivas e rigorosas do que regras brandas e subjetivas (e mais "justas" que no fim se revelam injustas) cujas aplicações dependam do bom senso de fulano (no caso eu, que nem posso ter bom senso) ou de outrem.

Citar
Peças jurídicas e petições de um lado. Mensagens na internet em um fórum de outro lado.

Fazendo um paralelo entre os dois mundos. Numa petição, se requer ao juiz que resolva uma questão, problema ou conflito. Dessa forma ela deve ser escrita da forma mais clara e objetiva possível, para que o juiz entenda o problema e dê uma solução para ele, que da mesma forma deve usar linguagem correta e formal, para que não haja dúvidas.  Aqui no fórum (por coincidência, tem o mesmo nome da casa da justiça) acontece o mesmo, muita gente vem aqui pedir a solução para um problema, para tanto deve escrever de forma correta e clara para que quem possa ajudar a resolver o problema entenda corretamente o que acontece e depois responder também de forma correta e clara. Se por algum motivo uma das partes falha nessa comunicação, ocorrem mal entendidos e a solução não vem ou se arrasta. Qualquer coisa que prejudique o entendimento dos problemas e das soluções, nunca deve ser bem vinda ou tolerada. As pessoas não compreendem isso, é princípio básico da comunicação, mas a preguiça do ser humano é mais forte.
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, as 20:00:11 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #25 : 17 de Abril de 2014, as 19:46:01 »

Olá Pessoal

Eu sou partidário da conduta do Xformer pois sei bem o quanto é complicado manter a casa em ordem. São mais de 3000 mil pessoas postando tudo quanto é coisa por aqui. Temos que ser práticos, pois TODOS nós, administradores e moderadores, temos nossos trabalhos. Ninguém ganha a vida moderando fórum de internet.

Eu apago texto mal escrito. Poder estar com todas as palavras corretas. Pode estar livre de internetês. Se não fizer sentido, vai para o vinagre. Não basta saber escrever as palavras. Precisa saber colocar todas juntas. Existem virgulas, pontos finais, parágrafos e toda uma série de marcadores e pontuações para dar sentido ao que se escreve. Não são meros enfeites. Quantas vezes eu já me peguei tentando decifrar o que algum apressado escreveu! Tudo numa linha só, sem virgulas, parágrafos, maiúsculas, etc.

Tanto eu quanto o Plautz já recebemos mensagens privadas de membros do fórum nos xingando por não ter suas dúvidas resolvidas. O Xformer e os demais devem ter passado por isso também. Normalmente é gente que nem sabe se expressar! Xingar sabe. Escrever palavrão em mensagem privada de forma a driblar o filtro do fórum, também sabe. Mas escrever em bom português, isso não.

Eu tenho dificuldade em escrever. Sofro de dislexia. Passo tudo pelo corretor ortográfico antes de postar aqui. Nossa língua portuguesa é nossa identidade como nação. Querer fazer concessões quanto a isso é o mesmo que aceitar suborno, ou tolerar desvios de conduta. Está tudo interligado. Hoje tolera-se um erro, amanhã dois, depois coloca-se Paulo Maluf como deputado federal! Pena que nem todos veem isso, a ponto de chegar ao cúmulo de propor o perdão de "pouco uso" do internetês. Se tiver um "q" ou um "p q (moderador, peço que me suspenda do fórum)" tem que ir para o lixo!

A coisa chegou a tal ponto de esculhambação que só estamos deixando entrar novos membros depois de passarem por um exame de português. Esperamos com isso melhorar a média geral do português. Até agora tem dado resultado. Os novos membros que foram aprovados desde dezembro de 2013 não dão o menor trabalho.

Sei que estamos pregando no deserto, tentando converter o vento, afinal temos uma "PresidentA"! Daqui a pouco teremos "estudantas", "manifestantas", "estreantas" e assim por diante. Se a própria chefe da nação pisa e cospe em nosso idioma, essa é sem dúvida uma luta em vão, mas eu vou continuar mesmo assim.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #26 : 17 de Abril de 2014, as 19:52:00 »

É possível achar uma solução viável para todos? Talvez até modificar as regras para agradar a TODOS? (ok, conheço o ditado, não dá pra agradar a todos, mas algo próximo, talvez)

Isso também implicaria em melhorar o fórum em si, assim como a relação entre os usuários, entre outras coisas.
Sabe? Colocar as coisas em uma balança?

É possível convocar todos os administradores, moderadores e os usuários interessados para chegar em um consenso que beneficiaria a todos e principalmente ao fórum? Quando é que essas coisas ficaram tão complicadas?
Já que todos estão aqui para ajudar (ninguém recebe nada ou é obrigado a isso, e ainda estamos aqui) todos poderíamos ter a cortesia de sermos civilizados de resolver isso de forma educada, eficiente e de ganho mútuo.

Se por algum motivo isso não for possível, não há motivos para continuar a discussão, visto que todos os pontos de vista já foram mais do que exclamados.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #27 : 17 de Abril de 2014, as 20:02:11 »

As regras são uma das coisas que mantem este fórum num nível alto a tanto tempo, e portanto devem ser obedecidas, nem mais, nem menos!

O trabalho árduo dos moderadores, também a muitos anos, é outra característica positiva do Handmades, e assim deve ser!

Não existe regra pela metade, toda tolerância é passível de ser interpretada como impunidade!

Eu mesmo não queria ter o trabalho que o Xformer, e outros antes dele, tem e tiveram.

Já houve uma discussão sobre este mesmo motivo, onde o moderador mais ativo era o Plautz, e eu não concordei com os métodos usados na época para corrigir os "infratores".

Passei uns tempos sem acessar o fórum, voltei quando o Alex Frias e o Adiel passaram a ser os moderadores mais ativos.

Então, depois dessas considerações, eu tenho uma sugestão para facilitar a vida do Xformer e para ficar algo mais padronizado.

X, você poderia criar pequenos textos e gravar num arquivo .txt para ser copiado/colado no post do "infrator".

Textos amigáveis apontando o erro e pedindo que o mesmo seja corrigido.

Se o membro não corrigir, e continuar infringindo as regras, a punição seria severa, muito severa mesmo.

Acho que assim ninguém se sentiria atacado por cometer um erro que, na grande maioria dos casos, não é intencional e você não teria que escrever sempre a mesma coisa, bastaria copiar e colar.

Com o tempo você teria nesse arquivo txt uns poucos textos que cobririam todos os erros que aparecem mais por aqui.

E como o texto é padrão e bem educado, ninguém se sentiria constrangido nem atacado.

Apenas uma sugestão.


Para finalizar eu diria uma coisa aos dois lados da questão:

Aos membros: O Handmades é um fórum de divulgação de conhecimento técnico, e a lingua padrão é o português, não é o internetês.
Isso significa que não é assim tão informal como alguns possam pensar, embora haja uma seção informal onde as regras são mais relaxadas, o Off Topic.
Mas para a transmissão de conhecimento técnico, temos que usar o português padrão brasileiro.

Aos moderadores: Como o nome já indica, a função dos moderadores é moderar, moderar é ser moderado nos atos e nas palavras, é intermediar, é muito fácil se deixar levar pelo poder, mas no final se não houver interesse por parte dos membros em postar, o fórum perde o sentido de existir; e cada membro pode se tornar muito útil para o fórum um dia, portanto deve ser "cultivado" e incentivado, mesmo que no começo cometa alguns erros.


Abraços.
    

« Última modificação: 17 de Abril de 2014, as 21:06:26 por Ferro_Velho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #28 : 17 de Abril de 2014, as 20:19:46 »

Então, depois dessas considerações, eu tenho uma sugestão para facilitar a vida do Xformer e para ficar algo mais padronizado.

X, você poderia criar pequenos textos e gravar num arquivo .txt para ser copiado/colado no post do "infrator".

Textos amigáveis apontando o erro e pedindo que o mesmo seja corrigido.

Se o membro não corrigir, e continuar infringindo a lei, a punição seria severa, muito severa.

Acho que assim ninguém se sentiria atacado por cometer um erro que, na grande maioria dos casos, não é intencional e você não teria que escrever sempre a mesma coisa, bastaria copiar e colar.

Com o tempo, você teria nesse arquivo txt uns poucos textos que cobririam todos os erros que aparecem mais por aqui.

E como o texto é padrão e bem educado, ninguem se sentiria constrangido nem atacado.

Inicialmente eu fazia isso (se lembra ?), mas eu percebi que isso também dá trabalho (além de eu guardar uma cópia do que estava apagando). Aí percebi que além de muitos nem se importarem com essa mensagem "amigável" e pouco eficaz, eu tinha trabalho com alguém que não merecia e não teve sequer a capacidade de reler a própria mensagem e ter o cuidado de não escrever internetês. Ou seja, pra quê eu vou perder meu tempo, se basta eu clicar no "excluir" e o meu problema está resolvido (e passa para o autor da mensagem, ele que se dane e escreva direito).  Daqui a pouco nem vou mais guardar a cópia da mensagem apagada (pra ajudar depois os que ficam me pedindo pra ter a cópia apagada, por preguiça de pensar e redigí-la novamente) pra me dar menos trabalho. A coisa é feita por fases. Essa fase do aviso amigável, já passou. Eu simplesmente apago a mensagem e não preciso ficar advertindo e me indispondo com os infratores. Simples assim e nem vou responder mais pra quem reclamar ou pedir cópia.
As pessoas não querem ter trabalho, nem perder tempo, e estão com pressa pra escrever as mensagens (essas são as desculpas pra falta de atenção). Eu também não quero ter trabalho, então vou pelo jeito mais fácil também.  Algo errado nisso ?
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, as 20:23:02 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #29 : 17 de Abril de 2014, as 20:20:58 »

 Não existiria a possibilidade de escrever um script onde as palavras em "internetês" (o xformer já criou uma lista de termos) sejam automaticamente sublinhadas e modificada para a cor vermelha e em negrito?
 Ao final da mensagem, apareceria um comentário automático do tipo:

 "Sua mensagem possui "internetês" as quais assinaladas em vermelho. Corrija a mensagem (em um dado período de tempo), caso contrário ela será apagada sem aviso prévio".

 Outros termos, como "p q (moderador, peço que me suspenda do fórum)", "v.c" ou outros poderiam ser trocados automaticamente também, antes do filtro, como o "você" que já é corrigido automaticamente.

 Seria uma saída "menos" pessoal ao problema, já que o "sistema" do site faria o trabalho chato de contatar os usuários (e talvez apagar a mensagem automaticamente).

 Parafraseando a multa, seria a utilização de um radar, que multa, mas não é o agente de trânsito.  Wink

 Um abraço,

 Eduardo
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, as 20:23:16 por Ledod » Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.071 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal