Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:43:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 32 33 [34] 35 36 ... 41   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como enrolar transformadores  (Lida 312199 vezes)
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #495 : 13 de Junho de 2018, as 23:51:39 »

 Pegando carona no post do Di. Rocha, lembro de ter lido em algum canto na internet (site/blog nacional) com tutorial para fabricar transformador, também dizendo para usar cola branca.
 Como aconteceu em outras situações que acabaram surgindo mitos em relação aos timbres, só falta surgir mito/lenda que determinada marca de cola 'melhora o timbre' por algum motivo Cheesy
 Também alguém usar 'cola caseira' feita com arroz, minha mãe a muito tempo comentou de uma receita de cola feita com arroz Roll Eyes
 Eu vi em alguns tutoriais, o montador usando durex ou (mais comum) fica crepe para segurar o papel craft, apesar que depois de bastante tempo eles ressecam e ficam igual folhas secas de árvores, ao encostar esfarelam...
 Aproveitando o assunto, só por curiosidade, alguém já usou fita isolante comum ou fita de alta fusão para isolar primário/secundário?
« Última modificação: 14 de Junho de 2018, as 00:00:12 por Cidão » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #496 : 14 de Junho de 2018, as 00:34:38 »

Pegando carona no post do Di. Rocha, lembro de ter lido em algum canto na internet (site/blog nacional) com tutorial para fabricar transformador, também dizendo para usar cola branca.
Aqui mesmo tem um tutorial onde é usada a cola branca: http://www.handmades.com.br/conteudo/projetos/pdfs/diy_ot.pdf
Registrado
Di. Rocha
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 8



« Responder #497 : 14 de Junho de 2018, as 12:36:27 »

As "fotas"...... do transformador de força:





Os dois...

https://postimg.cc/image/b60p0imof/



Li este tutorial também Marcão Grin
« Última modificação: 14 de Junho de 2018, as 12:54:44 por Di. Rocha » Registrado

Di. Rocha
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #498 : 14 de Junho de 2018, as 16:16:19 »

Ficou bem legal! Parabéns.

Eu vou retomar meu transformador hoje. Parei em 600 voltas, são 2200. E não tive retorno do amigo que está me ajudando a fazer minha bobinadora, então vai ser na mão mesmo Cry
Registrado
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #499 : 17 de Junho de 2018, as 04:40:14 »

Qual verniz vocês usam nos transformadores?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #500 : 17 de Junho de 2018, as 15:49:37 »

https://hackaday.com/2018/06/16/diy-coil-winding-machine-counts-the-hacky-way/

Trabalhão do caramba !!
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hauf
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 130

Obrigado
-Dado: 109
-Recebido: 19


...o que sabemos é uma gota,...


« Responder #501 : 17 de Junho de 2018, as 18:37:10 »

Nossa! Demanda um bocado de paciência hein! Huh?
Registrado

Hauf!?
phaser90,guv´nor,rat,pulsar,littleangel
Di. Rocha
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 8



« Responder #502 : 18 de Junho de 2018, as 12:36:51 »

Qual verniz vocês usam nos transformadores?

Eu usei o verniz copal mesmo. já tinha meio galão em casa, resolvi usar o que tinha.
Registrado

Di. Rocha
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #503 : 18 de Junho de 2018, as 19:36:08 »

Eu usei o verniz copal mesmo. já tinha meio galão em casa, resolvi usar o que tinha.
O verniz para pci que vende em loja de componentes, será que serve também?
Registrado
Di. Rocha
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 8



« Responder #504 : 19 de Junho de 2018, as 12:30:23 »

Cidão,
Creio que os experts do fórum podem nos informar melhor acerca deste verniz; Contudo  não deixo de experimentar novas idéias, ainda que arriscadas, porém com algum cuidado...
Registrado

Di. Rocha
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #505 : 19 de Junho de 2018, as 18:45:49 »

Cidão,
Creio que os experts do fórum podem nos informar melhor acerca deste verniz; Contudo  não deixo de experimentar novas idéias, ainda que arriscadas, porém com algum cuidado...
Me parece que o verniz para pci é mais facil de encontrar do que o para motor/transformador, principalmente em loja de eletronica.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #506 : 20 de Junho de 2018, as 16:35:49 »

Olá.

Idealmente, transformadores deveriam se impregnados com esses dois materiais :

piche / asfalto ( a Philips usava... )

mistura de Chatterton https://en.wikipedia.org/wiki/Chatterton%27s_compound

Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #507 : 24 de Junho de 2018, as 02:50:41 »

Boa noite, pessoal. Terminei de enrolar meu primeiro transformador hoje, totalmente feito à mão. Era para ser um de saída SE de 5W com primário 5K e secundário 8ohm mas, como usei fio mais grosso para os dois enrolamentos, tive que fazer algumas alterações, e terminei com 5K3 no primário e potência de pouco mais de 3,5W, se fiz os cálculos corretamente. A diminuição de potência não é nada significativo, pois calculei ele um pouco superdimensionado mesmo.

Agora vem a parte das dúvidas:
1- no gap de ar preciso colocar um pedaço de papel ou como a potência é baixa eu posso deixar sem nada mesmo?
2- o secundário apresentou continuidade, enquanto o primário apresentou uma resistência de 85 ohm. Essa resistência é normal?
3- como testo o transformador? Pensei em conectar o secundário a um transformador de 12V (com lâmpada série, claro) e medir a tensão no primário, que deve ser de pouco mais de 300V. Esta é a maneira mais adequada, ou devo seguir outro procedimento?

Uma foto dele:
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #508 : 24 de Junho de 2018, as 03:17:46 »

Respostas:

1- Pelo que me consta precisa por gap sim
2- Normalíssima! Pudera... com tantas voltas de fio
3- Desse jeito mesmo! a tensão de teste tem de ser AC.E não precisa da lâmpada em série não
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #509 : 24 de Junho de 2018, as 03:33:28 »

Vou testar a tensão amanhã. As voltas no primário começaram em 2200, mas diminuíram para "só" 1468 Cheesy. Sabia que ia dar resistência, mas imaginei que fosse menos que isso. Quanto ao gap, eu separei as lâminas E e I, mas perguntei porque lembro que li em algum lugar que em alguns casos não é usado o papel, só separar as lâminas mesmo.

Aliás, esse transformador vai ser usado naquele amplificador com a ECL85. Um pouquinho mais perto de iniciar os testes com ele.

Editado: fiz um teste rápido aqui. Liguei com lâmpada em série por garantia e como uma maneira de ter uma chave liga/desliga para o transformador de 12V. Medi 14V AC no transformador de 12V sem carga. Ao ligar o transformador que enrolei, a caixinha de som do pc (que está ligada na mesma tomada) fez bastante barulho, e o multímetro mostrou cerca de 156V AC ao invés dos 300V esperados. Além disso, esses 156V foram caindo com o tempo. Sei que algo está bastante errado Cheesy mas o que pode ser? O que pode estar causando esse ruído na caixinha de som e essa diferença de tensão? Refiz os cálculos e os números estão corretos. O transformador está ligado a uma ponte de diodos e a um capacitor (é uma fonte DC, mas está sem carga ligada), isso influencia em algo?
« Última modificação: 24 de Junho de 2018, as 04:04:32 por marcao_cfh » Registrado
Páginas:  1 ... 32 33 [34] 35 36 ... 41   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal