Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 17:18:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 24 25 [26] 27 28 ... 41   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como enrolar transformadores  (Lida 319237 vezes)
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #375 : 23 de Junho de 2016, as 16:22:27 »

A ultima vez que eu procurei foi mesmo no século passado. No começo, para ser específico...  Embarrassed
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #376 : 29 de Junho de 2016, as 17:32:56 »

ok! obrigado pelas respostas. Tenho mais uma duvida, o primário do meu transformador é de 4 fios. entendo que esse transformador tem dois enrolamentos de 110v né isso? em série tenho 220v e paralelo 110v?!
abraço
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #377 : 30 de Junho de 2016, as 15:39:44 »

É isso aí...

Mas tem uma certa combinação de cores.
Para 110 (127)V, liga-se "começo do enrolamento 1" com "começo do enrolamento 2" e "final do enrolamento 1" com "final do enrolamento 2".
Para 220V, "final do enrolamento 1" com "começo do enrolamento 2".
Agora, que cor de fio representa que ponto do enrolamento eu já não posso dizer (até porque não parece haver alguma padronização).

Talvez isso aqui ajude:


« Última modificação: 30 de Junho de 2016, as 15:47:42 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #378 : 18 de Julho de 2016, as 18:25:48 »

Quantos graus devo comprar o fio esmaltado? 150°c ou 250°c??? acho que é a temperatura suportada pelo fio né isso?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #379 : 20 de Julho de 2016, as 11:04:18 »

Quantos graus devo comprar o fio esmaltado? 150°c ou 250°c??? acho que é a temperatura suportada pelo fio né isso?

Veja tabela de um fabricante:
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #380 : 16 de Janeiro de 2018, as 03:18:45 »

Olá, utilizei o site abaixo para fazer o cálculo de um transformador de força, mas ao consultar uma tabela AWG eu pude observar que ele calculou a bitola errada para as correntes dos fios, ou será que eu consultei/interpretei a tabela errada?

http://www.py2bbs.qsl.br/calc_transf.php

Dados do transformador:
Primário 4 fios
+B: 360Vac 0,3A (180Vac - CT - 180Vac) - awg 26??
Filamentos: 6,3Vac 6A (3,15ac - CT - 3,15Vac) - awg 13?
Bias: 60Vac 50mA - awg 34

Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #381 : 16 de Janeiro de 2018, as 04:16:25 »

Na parte que você tem que preencher, tem uma opção que já vem preenchida que é Densidade de corrente (A/mm²). Ajuste o valor para o que você acha correto.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #382 : 17 de Janeiro de 2018, as 00:17:18 »

O programa tem mesmo uns "macetes", pra não falar que são inconsistências.

Em primeiro lugar, quando você marca o secundário "com CT" o programa automaticamente divide a área do fio por 2, o que já dá um erro grande.
Depois, ele faz a estimativa do diâmetro do fio "por baixo" o que faz com que normalmente o programa marque o calibre de fio um número abaixo do que se esperaria pela tabela.

Bom, pelo seu cálculo você está fazendo um transformador à lá FG-5067, o que já é ruim, pois esse transformador é meio fraco para um valvulado de 100w (o HT tem só uns 108w e a necessidade seria de uns 140w)

Finalmente mesmo com o cálculo que foi feito por você, o núcleo não poderia ser o de 32mm, como o do FG-5067, pois o enrolamento não caberia na janela do núcleo; e sim um de 38mm (largura da língua interna perna central) como o do FG-4010. Isso de acordo com o programa.

 Smiley
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2018, as 01:20:19 por Matec » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #383 : 17 de Janeiro de 2018, as 00:49:11 »

Em primeiro lugar, quando você marca o secundário "com CT" o programa automaticamente divide a área do fio por 2, o que já dá um erro grande...

... e sim um de 38mm (largura da língua interna)...

Divide a área do fio por 2 ?? Quer fritar o enrolamento ?

Matec, não é " largura da língua interna ", é " largura da perna central "...

Abraço.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #384 : 17 de Janeiro de 2018, as 08:04:21 »

O programa tem mesmo uns "macetes", pra não falar que são inconsistências.

Em primeiro lugar, quando você marca o secundário "com CT" o programa automaticamente divide a área do fio por 2, o que já dá um erro grande.
Depois, ele faz a estimativa do diâmetro do fio "por baixo" o que faz com que normalmente o programa marque o calibre de fio um número abaixo do que se esperaria pela tabela.

Bom, pelo seu cálculo você está fazendo um transformador à lá FG-5067, o que já é ruim, pois esse transformador é meio fraco para um valvulado de 100w (o HT tem só uns 108w e a necessidade seria de uns 140w)

Finalmente mesmo com o cálculo que foi feito por você, o núcleo não poderia ser o de 32mm, como o do FG-5067, pois o enrolamento não caberia na janela do núcleo; e sim um de 38mm (largura da língua interna perna central) como o do FG-4010. Isso de acordo com o programa.

 Smiley

Obrigado Matec,

Realmente o transformador é o FG5067, alterei algumas correntes, principalmente do HT de 0,3A para 0,45A conforme recomendação sua em ter no mínimo 140W de HT e também para o programa poder usar as bitolas certas (AWG 25, P=360*0,4=162W), não marquei os CTs e corrigir a perna central para 3.8cm



Espero que não haja nenhum outro erro nos cálculos, vou arriscar a montar meu primeiro transformador de força para valvulados, antes eu só havia montado para outras finalidades com no máximo 1 secundário, mas ainda há dúvida quanto a outros assuntos como Blindagem eletrostática.

valeu a todos, o tópico está muito bom e já li ele todo umas duas vezes ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Registrado
notreve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 86

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 44


« Responder #385 : 17 de Janeiro de 2018, as 14:04:00 »

Quando preciso Calcular um Transformador como este, costumo utilizar a planilha postada pelo alnicolas, (postada na no inicio do tópico, em 2010)
e sempre funciona muito bem.



http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=677.0;attach=2185
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2018, as 14:32:56 por Matec » Registrado

IN UNION  WE STAND ..
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #386 : 17 de Janeiro de 2018, as 19:06:16 »

Tenho uma dúvida nessa planilha compartilhada pelo colega alnicolas. Há a opção de colocar somente uma tensão para o primário. Como procedo caso queira calcular o primário com 127V e 220V? Vocês usam a planilha, ou devo calcular na mão mesmo?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #387 : 17 de Janeiro de 2018, as 21:09:35 »

Tenho uma dúvida nessa planilha compartilhada pelo colega alnicolas. Há a opção de colocar somente uma tensão para o primário. Como procedo caso queira calcular o primário com 127V e 220V? Vocês usam a planilha, ou devo calcular na mão mesmo?

Tem como fazer, mesmo com essa planilha, mas pode ser um pouco mais complicado. Nesse caso o cálculo do site já tem as opções disponíveis. O resultado desses cálculos fica bem parecido.
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #388 : 19 de Janeiro de 2018, as 16:50:12 »

Eu já usei o site http://www.py2bbs.qsl.br/calc_transf.php, seguindo certinho a receita do bolo você alcançará o resultado esperado , fiz um transformador para o meu M150 , fiz com 2 secundários um para o power e outro para o pré clean e marshallizer.

Com relação as tensões bateram de primeira... fiz um teste com um carga resistiva e medindo a queda de tensão , ficou bem próximo ao meu esperado, claro que não posse deixar de citar que usei um núcleo recuperado de um velho no-break.

Não me arrependo de ter quebrado a cabeça pra montar o transformador, apesar do trabalho que deu, feito meio que no improviso.

Mas pode ir na fé que tenho certeza que vai funcionar. Só não recupere fio de cobre usado , esse pode estar com as camadas de esmalte comprometidas podendo arruinar seu trabalho.

At Daniel.
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #389 : 19 de Janeiro de 2018, as 17:46:39 »

Vou dar meu pitaco aqui...
O que mais vejo de problema com transformadores é o dimensionamento do mesmo.
Em uma continha rápida. A maioria dos amplificadores que montamos são classe AB. Qual a eficiência média desses amplificadores? 60%...
Ou seja, um amplificador de 100W vai consumir 167W de energia, onde 67W vão ser dissipados na forma de calor.
Mas... a eficiência de uma retificação em ponte é de 60% também.  Já passamos para um consumo de 278W, mas nos picos.
Ok, estamos falando de musica, não de um sinal constante. E o transformador suporta picos de corrente.
Mas temos que ter em mente que para dimensionar um transformador, temos que escolher um que tenha 1.7 a 2x a potencia do amplificador. Isso se o pré não for muito gastão.
Mas vejo muito o pessoal usando um transformador de 15V 1A para um TDA2050, e dizer que da tranquilo. E por ai vai.
Ai não adianta os cálculos do transformador estarem perfeitos. O transformador não vai dar conta...
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2018, as 05:54:12 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 ... 24 25 [26] 27 28 ... 41   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal