Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 14:35:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 25 26 [27] 28 29 ... 41   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como enrolar transformadores  (Lida 321013 vezes)
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #390 : 19 de Janeiro de 2018, as 20:12:21 »

Muito bem colocado Kem. Eu pessoalmente não havia me atentado a esses detalhes que você descreveu.
Agradecido pela observação...

At Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #391 : 20 de Janeiro de 2018, as 14:56:20 »

Outra dúvida que eu tenho é em relação as chapa GNO que aproveitamos de sucata de transformadores, quando não sabemos o valor da indução magnética do núcleo em gaus, que valor por segurança pode se usar? 10.000? 11.300?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #392 : 20 de Janeiro de 2018, as 16:23:36 »

Essa é uma questão delicada.

Como a maioria das pessoas não tem como fazer essa medida, isso acaba ficando por sua conta e risco.
O valor de 11300 é um valor prático para bons núcleos GNO. Você pode tentar fazer com ele. Porém se você tiver dúvidas sobre a qualidade do núcleo empregado, você pode pensar num valor menor, sabendo que isso torna o transformador maior.

 Smiley
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #393 : 20 de Janeiro de 2018, as 17:15:04 »

Essa é uma questão delicada.

Como a maioria das pessoas não tem como fazer essa medida, isso acaba ficando por sua conta e risco.
O valor de 11300 é um valor prático para bons núcleos GNO. Você pode tentar fazer com ele. Porém se você tiver dúvidas sobre a qualidade do núcleo empregado, você pode pensar num valor menor, sabendo que isso torna o transformador maior.

 Smiley

Enrolei dois tranaformadores, um para meteoro nitrous (chapas de sucata) e fender 212r (chapas de 0.5mm compradas em loja mais o vendedor não sabia informar o gaus), usando o valor de 10000 em gaus eles ficaram muito grandes perto dos originais, não foi possível aproveitar as chapas e núcleo, porem funcionam perfeitamente.

Obrigado mais uma vez Matec e ao pessoal do fórum
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #394 : 20 de Janeiro de 2018, as 21:08:05 »

Enrolei dois tranaformadores, um para meteoro nitrous (chapas de sucata) e fender 212r (chapas de 0.5mm compradas em loja mais o vendedor não sabia informar o gaus), usando o valor de 10000 em gaus eles ficaram muito grandes perto dos originais, não foi possível aproveitar as chapas e núcleo, porem funcionam perfeitamente.
Não ache que seus transformadores ficaram maiores que os originais só porque você usou 10000 gaus no cálculo.
A grande maioria dos fabricantes usa transformadores sub dimensionados, no limite mesmo. Por isso são menores.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #395 : 20 de Janeiro de 2018, as 21:39:36 »

Outra dúvida que tenho é em relação aos fios. Por exemplo, em determinado transformador de saída, são necessárias cerca de 2200 voltas de fio 35 no primário. Porém, não encontrei o fio 35 para vender em quantidade pequena, apenas em bobinas fechadas. Li que pode-se usar um fio mais grosso, no caso de não possuir o fio na medida correta. Tenho o fio 32 que, por ser mais grosso, aguenta mais corrente que o fio 35. Como fica o número de espiras? Continua 2200 (aumentando a dimensão do transformador, claro), ou recalculo para adequar ao fio 32?
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #396 : 20 de Janeiro de 2018, as 21:53:23 »

Não confunda a bitola do fio com número de voltas.
No caso da bitola (diâmetro do fio) está variação de 3 (35-32) na tabela AWG, implica que o diâmetro do fio 32 é o dobro do 35. Não tenho certeza, mas o 32AWG suporta o dobro de corrente se comparado ao 35AWG.
Em relação as voltas (espiras), ela afetam a tensão, sendo definida pela relação entre o primário e o secundário, considerando o princípio da indução eletromagnética.

Para simplificar se couber no carretel, enrole com o 32AWG, porém não altere o número de espiras.

Att.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2018, as 21:56:47 por Lamer » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #397 : 20 de Janeiro de 2018, as 22:15:57 »

marcao_cfh

No final, é mais fácil recalcular o transformador.

Com um fio com espessura maior, o núcleo terá que ser maior já que é bem provável que o enrolamento não caiba na janela do núcleo. Um núcleo maior necessita de menos espiras, então é vantagem recalcular.

Transformadores maiores não costumam ter "contra-indicações", exceto pelo próprio tamanho.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #398 : 20 de Janeiro de 2018, as 23:59:13 »

Nessa situação em específico, acredito que o enrolamento com fio 32 vai caber pois, usando a calculadora da página PY2BBS para o núcleo que tenho aqui, está dando muita folga na possibilidade de execução (6,71). Se trata de um SE com primário de 5K e secundário de 8 ohm, com potência em torno dos 3-4W para fazer experimentos com algumas válvulas de baixa potência. Ainda preciso montar minha bobinadora, o que vai me levar um tempo, mas resolvi aproveitar o tópico para tirar essa dúvida.

Compreendi a parte de recalcular o transformador. Caso a possibilidade de execução fosse mais próxima de 3, então realmente seria necessário recalcular o transformador para um núcleo maior.
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #399 : 25 de Janeiro de 2018, as 18:31:00 »

O transformador de força baseado no Willkason 5068 (com alterações sugeridas aqui) funcionou perfeitamente, porem o meu custo foi muito alto (aproximadamente R$100,00 + mão de obra). Cada 100g de fio de cobre custa R$5,00, cada kilo de chapas aqui custa R$14,00..
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #400 : 25 de Janeiro de 2018, as 18:49:11 »

Então você ainda saiu no lucro. Uma unidade dessas costuma ser comercializada em média por R$250,00. Você fez o 5067.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #401 : 14 de Fevereiro de 2018, as 18:45:41 »

Pessoal, uma outra dúvida. O que vocês usam para isolar o primário do secundário em um transformador de força, e isolamento entre camadas em um transformador de saída? Me recomendaram fita polyester, mas não encontrei para vender na cidade vizinha (moro em cidade pequena). Encontrei no Mercado Livre, mas prefiro usar o dinheiro do frete para comprar componentes Cheesy.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #402 : 14 de Fevereiro de 2018, as 21:22:55 »

Tenta achar papel kraft (pardo ou rosa). Fita crepe também quebra o galho.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #403 : 14 de Fevereiro de 2018, as 23:16:05 »

Fita crepe daquela branca (mais fina) ou marrom? Quantas camadas você recomenda?

O papel kraft eu acredito que encontro nas papelarias locais (só tem duas Cheesy).
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #404 : 14 de Fevereiro de 2018, as 23:58:15 »

Pode ser a fita mais fina. A fita de poliéster (mylar) é bem mais fina, então com a fita crepe ou o papel kraft use uma camada só. Se colocar várias camadas pode acontecer de você não conseguir colocar todas as camadas de fio de cobre e isolante no carretel (ainda mais o transformador de saída que tem vários enrolamentos e não usar bobinadeira com passo de fio automático).

Papel kraft é papel de embrulho.  Muita mercearia usa pra embrulhar produtos. Dependendo, você consegue até aproveitar de suas compras ou pedir um pedaço, só precisa de algumas fitas cortadas na largura do carretel.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 25 26 [27] 28 29 ... 41   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal