Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 12:09:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 33 34 [35] 36 37 ... 41   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como enrolar transformadores  (Lida 312485 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #510 : 24 de Junho de 2018, as 14:22:09 »

Essa diferença de voltas também vai influenciar na impedância refletida ou seja menos voltas é igual a menos volts nesse caso. E sobre o transformador estar ligado a uma ponte de diodos e o capacitor... releia minha resposta número 3
« Última modificação: 24 de Junho de 2018, as 15:41:17 por xformer » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #511 : 24 de Junho de 2018, as 15:39:34 »

Se você enrolou o transformador para 5300 ohms no primário e 8 ohms no secundário, a relação de impedância é 5300/8 = 662,5  e a relação de espiras é raiz(662,5) = 25,74.    Logo, se você aplica 14Vrms no secundário, devia ter algo em torno de 25,74 x 14V = 360Vrms  em vazio (sem carga) no primário.
Experimente fazer isso sem a lâmpada em série.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #512 : 24 de Junho de 2018, as 15:42:10 »

Devido ao sono, acabei me expressando mal ontem:

- a diminuição das voltas no primário foi porque usei fio mais grosso, então o transformador originalmente calculado não coube na bobina. Enrolei o máximo de camadas do secundário que couberam, deixando espaço para o secundário, e recalculei o secundário mantendo a mesma razão entre a raiz das impedâncias. Ou seja, diminuí as voltas no secundário também.

Como n = (Z1/Z2)^0.5 = N1/N2, obtive n = 25 para Z1 = 5K e Z2 = 8ohm. Meu N1 deu 1468, então N2 deve ser 59 (couberam 57, o que resultou em Z1 = 5K3 para uma carga de 8 ohm). Então apliquei o valor de N1 na equação N1 = (E1x10^8)/(f.S.B.4,44) para achar E1 e usar E1 = (P.Z1)^0.5 para ver se a diminuição nas espiras me garantia a potência acima do necessário.

- o transformador de 12V também está ligado a uma ponte retificadora, mas liguei o transformador que enrolei em AC, diretamente no secundário do transformador de 12V. Não desconectei a ponte, mas não tinha carga nenhuma ligada na saída DC.

Enfim, coloquei um pedaço de papel glossy como gap de ar e fiz mais um teste. Mesma configuração, tudo ligado numa lâmpada em série, que por fim foi ligada na mesma tomada da caixinha de som do pc. A notícia boa é que o ruído induzido na caixinha de som sumiu. A ruim é que agora estou obtendo cerca de 73V no transformador, e essa tensão continua caindo com o tempo.

Vou fazer o teste sem a lâmpada em série.
« Última modificação: 24 de Junho de 2018, as 16:04:36 por marcao_cfh » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #513 : 24 de Junho de 2018, as 16:03:09 »

Só mais uma observação: se você projetou o transformador pra 3,5W, então no secundário é projetado para ter raiz(3,5W x 8ohms) = 5,29Vrms.   Logo não é muito bom aplicar 14Vrms no secundário já que pode forçar o transformador.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #514 : 24 de Junho de 2018, as 16:05:18 »

Retirei a lâmpada em série e mantive a ponte de diodos e capacitor no transformador de 12V. Resultado: 80V, que também caíram com o tempo.

Então, suspeitando que a ponte de diodos e capacitor estivessem influenciando em algo, resolvi eliminar todas as variáveis de uma vez Cheesy. Com uma razão de 25 (arredondando), ligando o primário em 127V eu deveria obter 5V no secundário. Pois bem:


Medi 129,2V em casa, o que me dá uma razão de 24,63. Pelos cálculos usando o número de voltas, deveria dar razão de 25,75. essa diferença deve ser devido às perdas no transformador, correto?

Posso dá-lo como funcional só com esse teste?
« Última modificação: 24 de Junho de 2018, as 19:19:45 por marcao_cfh » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #515 : 24 de Junho de 2018, as 18:29:27 »

Não consegui entender essa sua última mensagem, Você pos 127 volts AC no primário e obteve quanto volts AC no secundário ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #516 : 24 de Junho de 2018, as 18:43:03 »

5,246V
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #517 : 24 de Junho de 2018, as 19:08:17 »

Acho que está dentro do aceitável !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #518 : 24 de Junho de 2018, as 19:21:28 »

Também acho. Acho que posso dá-lo como funcional, agora tem que ver como fica o som. Prieiro tenho que enrolar o transformador de força daquele amplificador, mas não estou a fim de fazer isso na mão não Cheesy. Pode ser que essa semana eu tenha um avanço na minha bobinadora (que no caso ainda tenho que começar a fazer Cheesy).
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #519 : 27 de Novembro de 2018, as 09:27:04 »

Pessoal, brevemente projetarei um transformador para isolar um conversor CC-CC, só que ele trabalhará com frequência de 120Hz e 25kHz, eu já tenho o núcleo (ferrite) e os fios de cobre.

Sobre a questão da potência do transformador e projeto do núcleo eu ainda preciso olhar com calma pois: a ondulação de tensão em 120Hz vai me forçar a ter um núcleo maior para potência de uns 300W enquanto que se eu projetá-lo para 25KHz ele vai saturar como estava acontecendo com um outro transformador que eu estava utilizando.

Onde vocês recomendam comprar os isoladores (entre-camadas e enrolamentos)?

Tem algum procedimento construtivo que queiram me sugerir?

Abraços.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #520 : 27 de Novembro de 2018, as 11:01:59 »

Não entendi direito Vitor. Como o transformador vai trabalhar em duas frequências ?  De qualquer forma, para 120Hz, o núcleo de ferrite não é adequado (melhor para >50kHz).
Pra isolar os enrolamentos, compre fita de mylar (poliéster). Normalmente se vê de cor amarela, mas tem de outras cores (branco, verde, etc).  Eu compro na Líder.

Para o procedimento construtivo, procure o AN4140 da Fairchild: Transformer Design Consideration for off-line Flyback Converters using Fairchild Power Switch (FPSTM).   Se não encontrá-lo, me avise que eu envio por email para você.




Pessoal, brevemente projetarei um transformador para isolar um conversor CC-CC, só que ele trabalhará com frequência de 120Hz e 25kHz, eu já tenho o núcleo (ferrite) e os fios de cobre.

Sobre a questão da potência do transformador e projeto do núcleo eu ainda preciso olhar com calma pois: a ondulação de tensão em 120Hz vai me forçar a ter um núcleo maior para potência de uns 300W enquanto que se eu projetá-lo para 25KHz ele vai saturar como estava acontecendo com um outro transformador que eu estava utilizando.

Onde vocês recomendam comprar os isoladores (entre-camadas e enrolamentos)?

Tem algum procedimento construtivo que queiram me sugerir?

Abraços.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2018, as 11:05:00 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #521 : 27 de Novembro de 2018, as 11:51:38 »

Esse conversor pega a rede 60Hz e passa por uma ponte de diodos (120Hz), então a tensão de entrada do conversor é CC pulsante em 120Hz, com isso é possível fazer a correção ativa do fator de potência. Por isso que o núcleo além de trabalhar com a frequência de chaveamento também tinha componentes em 120Hz e acabava saturando. Obs.: Com entrada CC constante ele não saturava.
Achei o artigo e a fita. Qualquer coisa eu informo por aqui.
Abraços.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #522 : 10 de Dezembro de 2018, as 20:17:34 »

Boa noite, pessoal. Com o fim do ano letivo se aproximando, quero retomar alguns projetos e, dentre eles, está um transformador de força. Me surgiu a seguinte dúvida. Um transformador de (chutando valores) 250V 100mA sem center tap e retificado por uma ponte de diodos e um de 250V+250V (com center tap) 100mA retificado por um par de diodos seriam equivalentes? Quais as vantagens e desvantagens de cada um? Pergunto pois posso estar comentando bobeira, mas o tipo sem center tap me parece mais vantajoso por ter metade das voltas no secundário, o que facilita e muito o trabalho de enrolar.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #523 : 10 de Dezembro de 2018, as 21:03:19 »

Vai depender muito de como você vai filtrar (ou não) após a retificação de cada tipo. Veja que em alguns casos, há perda ou na tensão ou na corrente DC final, em relação ao valor RMS do secundário.

Veja essa tabela resumo da Hammond que estima aproximadamente o que pode se esperar de cada configuração:

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #524 : 10 de Dezembro de 2018, as 22:18:11 »

Seria uma filtragem "típica" de amplificadores, com filtros RC. Acredito que se encaixa no tipo "capacitor input load", correto? Sendo assim, a tensão ficaria igual para a retificação em onda completa com dois diodos e a retificação em ponte. Entretanto, a corrente teria uma perda de cerca de 40% na retificação em ponte Huh?. Ou seja, as voltas caem pela metade, mas é necessário haver a compensação da corrente, usando fios mais grossos no primário e no secundário. Vou fazer uma estimativa de "receita" amanhã com mais calma e ver o que é mais viável para a minha situação.

De qualquer forma, já salvei essa imagem aqui, vai ser muito útil!

Editado: não aguentei a ansiedade Cheesy. Fiz uma estimativa de transformador para uma ECL82 usando uma calculadora online, só para ser mais rápido. A opção de retificação por ponte aumentou poucas voltas no primário e também no secundário dos filamentos (que não mexi nos valores pois não vai ser retificado). Entretanto, o secundário de alta tensão caiu para pouco mais de metade das voltas. A compensação da corrente fez o fio da alta tensão aumentar a bitola em dois números na tabela AWG, o que para mim pode ser útil pois não tenho fios muito finos (o meu mais fino é o 32, me assusto quando calculo algo e dá fio 35 Cheesy). Pelo menos nesse caso, achei mais válido o transformador com retificação em ponte.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2018, as 22:30:50 por marcao_cfh » Registrado
Páginas:  1 ... 33 34 [35] 36 37 ... 41   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal