Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 12:18:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 37 38 [39] 40 41   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como enrolar transformadores  (Lida 312138 vezes)
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #570 : 12 de Setembro de 2019, as 19:40:30 »

Matec, muito obrigado. Nesse caso talvez funcionaria para o ht de um amp valvulado apenas...
Registrado

Grande abraço, Raphael!
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #571 : 25 de Outubro de 2019, as 20:18:07 »

Terminei semana passada dois transformadores de força para um projeto de 50W com um pré do twin e outro do jcm800. Enrolei 2 transformadores de saída e dois chokes, estes ainda faltam as canecas para terminar.

Eu já tinha enrolado alguns transformadores antes, mas que é trabalhoso, isso é.
Tive que fazer uma adaptação para colocar terminais nos transformadores de força, não achei carretéis para terminais, mesmo assim, ficou bom, bem firme.

Tenho trocado algumas mensagens com o Marcão aqui do fórum, que muito tem me ajudado.

Seguem algumas fotos:


Enrolando o de saída


Carretel de força e de saída prontos


A ponte de terminais no carretel do transformador de força


Banho de verniz


Os dois transformadores de força montados
« Última modificação: 25 de Outubro de 2019, as 20:36:58 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #572 : 25 de Outubro de 2019, as 20:44:24 »

Eu já tinha enrolado alguns transformadores antes, mas que é trabalhoso, isso é.

Mas não é só enrolar o fio certinho no carretel ? Qual foi a dificuldade ?
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #573 : 25 de Outubro de 2019, as 21:23:04 »

Eu já tinha enrolado alguns transformadores antes, mas que é trabalhoso, isso é.

Mas não é só enrolar o fio certinho no carretel ? Qual foi a dificuldade ?

Prof. Alexandre, acho que o senhor não entendeu. Eu não falei em nenhum momento em dificuldade, falei sim que é trabalhoso.

Dificuldade mesmo é comprar materiais. Fio esmaltado, papéis isolante e verniz, tem um bom fornecedor aqui na cidade. Mas lâminas, carretéis e canecas, não existe aqui. Eu comprei algum material na lider numa viagem a SP (nucleos e carretéis), mas eu só achei lá (tem no ML, mas é muito caro). Achei também um fabricante de canecas, ele tem as canecas horizontais e verticais, bi-cromatizadas, mas só vende pra fábricas e acredito que em grande quantidade.

Eu até peguei um cartão e conversei com o vendedor que me atendeu quando tive na lider, ele me disse que mandavam pelos correios. Liguei pra lá, pediram pra enviar um email (que eu enviei a mais de um mês) mas não me retornaram Sad
« Última modificação: 25 de Outubro de 2019, as 22:06:03 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #574 : 18 de Novembro de 2019, as 19:08:53 »

Dando continuidade as últimas postagens, terminei os 2 transformadores de choke pros amps de 50W, fiz um padrão fender e um padrão marshall, assim como os transformadores de saida (um com 4k2 e outro com 3k5 de impedância primário).



O transformador de força vai ter um lado inserido dentro do chassis, como é feito no twin e em muitos outros amplificadores.

Abaixo seguem fotos dos transformadores para um Fender Champ, feito pro meu amigo Laerte, gostaria de agradecer novamente ao Marcão e também ao Matec, que conferiu os cálculos do pequeno transformador de saída SE do champ.



Ambos os transformadores de saída tem saída para falantes de 4 e 8 ohms.

Eu to juntando peças e preparando esse projeto do "clone" do amp de 50W com um pré do fender twin e outro do jcm800, talvez eu abra um diário de construção para postar os avanços e tirar possíveis dúvidas recorrentes.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #575 : 18 de Novembro de 2019, as 20:18:14 »

Os transformadores estão muito bonitos, parabéns!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #576 : 19 de Novembro de 2019, as 10:38:52 »

Estes transformadores ficaram muito bons. Mas tenho umas perguntas:

- Essa ponte de terminais no transformador de força, não ficou muito exposta?
- Como é no original?
- Acho que os terminais são um pouco menores, não? (mais fáceis de isolar)

De qualquer forma, uma vez soldadas, aconselho um isolante como espaguete termo retrátil.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #577 : 19 de Novembro de 2019, as 15:49:16 »

Estes transformadores ficaram muito bons. Mas tenho umas perguntas:

- Essa ponte de terminais no transformador de força, não ficou muito exposta?
- Como é no original?
- Acho que os terminais são um pouco menores, não? (mais fáceis de isolar)

De qualquer forma, uma vez soldadas, aconselho um isolante como espaguete termo retrátil.

Obrigado Hgamal.

Os carretéis certos seriam os carreteis para terminais, mas infelizmente, não consigo comprar aqui. Essa foi a solução que encontrei, a ponte está presa com uma cinta catraca, e colada com epoxi, depois ainda foi submersa no verniz isolante, ficou bem firme.
O original, é com um tampa "caneca", com um furo no meio por onde passam os fios.
Os terminais HT estão distantes, pois retirei os terminais intermediários, os terminais que estão mais perto são das tensões de filamento e de bias.
A intenção é usar espaguete termo retrátil sim, dá uma boa isolação.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #578 : 03 de Maio de 2020, as 18:39:42 »

Seguindo os trabalhos nesse isolamento, ganhei do Daniel DaPia um chassis de um clone do fender champ. Resolvi construir este amplificador SE com uma 6L6 na saída. Calculei o transformador de saída baseado no do champ 12, com 12W, apesar de achar dificil que passe dos 10W. O transformador de força enrolei com sobra suficiente pra poder usar uma EL34 na saida. Essa semana deve chegar o chassis, já começo a montagem, escolhi o AA764, pois tem controles de grave e agudo, vou adicionar um controle de medios, essa mod fica bem fácil.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #579 : 03 de Maio de 2020, as 18:46:30 »

Maravilha Raphael!
Você comprou uma bobinadeira, ou fez a sua própria?

 Legal!
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #580 : 03 de Maio de 2020, as 19:03:46 »

Maravilha Raphael!
Você comprou uma bobinadeira, ou fez a sua própria?

 Legal!

Obrigado Matec!

Eu fiz a bobinadeira ano passado. Tinha feito uma anos antes, mas era mais rudimentar que esta. Comprei um contador onde programo o numero de voltas e ele para quando chega no numero setado. Peguei um motor de parabrisa bosh de um fusca, mandei fazer rosca numa barra rosqueada. Fiz um controle de velocidade modificando uma fonte at de pc, e usei uns mancais laterais rolamentados que comprei no ml.
Ficou boa, mas o processo é lento, fiz um pedal pra acionar o motor, então tenho as duas mãos livres. Apesar de lento, fica muito bom, pois consigo ajustar uma espira ao lado da outra, sem acavalar e sem espaços em branco.
Agora to fazendo uma bobinadeira menor, com um motor mais rápido, de maquina de costura que ganhei de uma tia.
Mas essa é pra fazer os trafinhos de entrada/saida de prés de microfone valvulados, o fio é dos mais finos, tem que ser mais rápido e mais 'leve' a bobinadeira.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #581 : 03 de Maio de 2020, as 19:12:16 »

Obrigado Matec!

Eu fiz a bobinadeira ano passado. Tinha feito uma anos antes, mas era mais rudimentar que esta. Comprei um contador onde programo o numero de voltas e ele para quando chega no numero setado. Peguei um motor de parabrisa bosh de um fusca, mandei fazer rosca numa barra rosqueada. Fiz um controle de velocidade modificando uma fonte at de pc, e usei uns mancais laterais rolamentados que comprei no ml.
Ficou boa, mas o processo é lento, fiz um pedal pra acionar o motor, então tenho as duas mãos livres. Apesar de lento, fica muito bom, pois consigo ajustar uma espira ao lado da outra, sem acavalar e sem espaços em branco.
Agora to fazendo uma bobinadeira menor, com um motor mais rápido, de maquina de costura que ganhei de uma tia.
Mas essa é pra fazer os trafinhos de entrada/saida de prés de microfone valvulados, o fio é dos mais finos, tem que ser mais rápido e mais 'leve' a bobinadeira.

Parabéns novamente Raphael. Tenho vontade às  vezes de montar uma, só pra testar alguns poucos transformadores. Uma hora eu faço.

 Smiley
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #582 : 04 de Maio de 2020, as 12:59:12 »

Obrigado Matec!

Eu fiz a bobinadeira ano passado. Tinha feito uma anos antes, mas era mais rudimentar que esta. Comprei um contador onde programo o numero de voltas e ele para quando chega no numero setado. Peguei um motor de parabrisa bosh de um fusca, mandei fazer rosca numa barra rosqueada. Fiz um controle de velocidade modificando uma fonte at de pc, e usei uns mancais laterais rolamentados que comprei no ml.
Ficou boa, mas o processo é lento, fiz um pedal pra acionar o motor, então tenho as duas mãos livres. Apesar de lento, fica muito bom, pois consigo ajustar uma espira ao lado da outra, sem acavalar e sem espaços em branco.
Agora to fazendo uma bobinadeira menor, com um motor mais rápido, de maquina de costura que ganhei de uma tia.
Mas essa é pra fazer os trafinhos de entrada/saida de prés de microfone valvulados, o fio é dos mais finos, tem que ser mais rápido e mais 'leve' a bobinadeira.

Parabéns novamente Raphael. Tenho vontade às  vezes de montar uma, só pra testar alguns poucos transformadores. Uma hora eu faço.

 Smiley

Matec, se precisar de ajuda ou quiser trocar idéia quando for fazer a bobinadeira, fico a disposição. Vale a pena, gastei pouco na minha, quase tudo é material reciclado e ficou muito boa. Não é como uma cnc que faz quase tudo sozinha, mas funciona bem.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #583 : 04 de Maio de 2020, as 13:55:29 »

Obrigado Matec!

Eu fiz a bobinadeira ano passado. Tinha feito uma anos antes, mas era mais rudimentar que esta. Comprei um contador onde programo o numero de voltas e ele para quando chega no numero setado. Peguei um motor de parabrisa bosh de um fusca, mandei fazer rosca numa barra rosqueada. Fiz um controle de velocidade modificando uma fonte at de pc, e usei uns mancais laterais rolamentados que comprei no ml.
Ficou boa, mas o processo é lento, fiz um pedal pra acionar o motor, então tenho as duas mãos livres. Apesar de lento, fica muito bom, pois consigo ajustar uma espira ao lado da outra, sem acavalar e sem espaços em branco.
Agora to fazendo uma bobinadeira menor, com um motor mais rápido, de maquina de costura que ganhei de uma tia.
Mas essa é pra fazer os trafinhos de entrada/saida de prés de microfone valvulados, o fio é dos mais finos, tem que ser mais rápido e mais 'leve' a bobinadeira.


Matec, se precisar de ajuda ou quiser trocar idéia quando for fazer a bobinadeira, fico a disposição. Vale a pena, gastei pouco na minha, quase tudo é material reciclado e ficou muito boa. Não é como uma cnc que faz quase tudo sozinha, mas funciona bem.
Por que você não abre um tópico aqui no fórum? Ia ser bem interessante.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #584 : 17 de Maio de 2020, as 23:25:50 »

Obrigado Matec!

Eu fiz a bobinadeira ano passado. Tinha feito uma anos antes, mas era mais rudimentar que esta. Comprei um contador onde programo o numero de voltas e ele para quando chega no numero setado. Peguei um motor de parabrisa bosh de um fusca, mandei fazer rosca numa barra rosqueada. Fiz um controle de velocidade modificando uma fonte at de pc, e usei uns mancais laterais rolamentados que comprei no ml.
Ficou boa, mas o processo é lento, fiz um pedal pra acionar o motor, então tenho as duas mãos livres. Apesar de lento, fica muito bom, pois consigo ajustar uma espira ao lado da outra, sem acavalar e sem espaços em branco.
Agora to fazendo uma bobinadeira menor, com um motor mais rápido, de maquina de costura que ganhei de uma tia.
Mas essa é pra fazer os trafinhos de entrada/saida de prés de microfone valvulados, o fio é dos mais finos, tem que ser mais rápido e mais 'leve' a bobinadeira.


Matec, se precisar de ajuda ou quiser trocar idéia quando for fazer a bobinadeira, fico a disposição. Vale a pena, gastei pouco na minha, quase tudo é material reciclado e ficou muito boa. Não é como uma cnc que faz quase tudo sozinha, mas funciona bem.
Por que você não abre um tópico aqui no fórum? Ia ser bem interessante.

Ken, to projetando uma outra pra enrolar transformadores mais leves, essa com mais velocidade. A idéia é fazer transformadores pra casar impedâncias de microfones em prés a valvula. E transformadores pra balancear a saida do pré. Posso tentar documentar desde o inicio. Não vai ser como uma bobinadeira profissional ou semi/total automática, mas pra quem quer fazer eventualmente um transformador, bobina ou alguma experiência é válido.
De toda forma, se alguém precisar de qualquer informação sobre essa maior que está pronta ou quiser trocar idéias estou a disposição.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Páginas:  1 ... 37 38 [39] 40 41   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.052 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal