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Autor Tópico: Mais um jeito de fazer transferência térmica: fita adesiva e chapinha de cabelo  (Lida 28944 vezes)
Ferro_Velho
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« Responder #30 : 30 de Junho de 2017, as 13:47:51 »

Qualquer método de transferência térmica necessita prática e técnica, não há mágica.

Mas também não há método mais fácil que o do papel de etiqueta, quem tenta outro método é porque nunca usou papel de etiqueta.

Necessita cuidados como qualquer outro método, mas o resultado é melhor que os outros.

Já tentei com todos os métodos e nenhum é mais fácil.

O segredo é o fato de o toner não grudar no papel, depois da impressão, se você passar o dedo no papel o toner sai, então imagine como o papel vai sair fácil depois do toner haver grudado no cobre quente.


O tiozinho do vídeo acha o método revolucionário, mas não é "revo", é só prático para tirar o papel.

https://www.youtube.com/watch?v=tlirzV91kbs


Abraço.







« Última modificação: 01 de Julho de 2017, as 00:27:00 por Ferro_Velho » Registrado
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« Responder #31 : 30 de Junho de 2017, as 16:32:40 »

tudo isso senhor logo apos voces pegarem um pano..... Cry Cry Cry Cry Cry
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« Responder #32 : 30 de Junho de 2017, as 22:00:31 »

Eu só consegui fazer placa PCB bem feita com o método proposto pelo Ferro Velho, ou seja, usando papel de etiqueta, mantendo o cursor de temperatura do ferro de passar GE no meio da escala e colocando o ferro em cima da placa sem pressionar (para o toner não borrar) e deixando por... quantos minutos mesmo Ferro??
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« Responder #33 : 30 de Junho de 2017, as 23:26:51 »

Qualquer método de transferência térmica necessita prática e técnica, não há mágica.

Mas também não há método mais fácil que o do papel de etiqueta, quem tenta outro método é porque nunca usou papel de etiqueta.

Concordo com você Ferro_Velho. Todo método de transferência exige doses suficientes de prática e técnica.
Mas discordo quanto à facilidade do papel etiqueta. Já usei e o resultado não foi tão bom assim.
Acredito que parte do sucesso seja em função partir de um método com o qual se tenha maior facilidade e aperfeiçoá-lo. O método revolucionário aí do "tiozinho", pra mim, caiu como uma luva. Tentei vários métodos, mas depois que passei a usar essa técnica, não perdi nenhuma transferência. E pela frequência, o numero de acertos só cresce.
Se eu tivesse insistido no papel etiqueta, teria pegado o jeito também, mas como inicialmente tive mais facilidade com método proposto pelo tiozinho, para mim não há método melhor.
Dica para quem ainda está não pegou jeito na transferência. Tente todos os métodos possíveis até conseguir acertar. Se não, procure aperfeiçoar nalguma técnica que tenha sentido maior facilidade, e com certeza vai dar tudo certo.
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Ferro_Velho
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« Responder #34 : 01 de Julho de 2017, as 00:18:26 »

Citar
quantos minutos mesmo Ferro??

Aha! Aí esta a prática. Cheesy

Ramsay eu deixo pouco tempo, aqueço a placa antes mas não uso paninho, uso o ferro mesmo para fazer a "pressão", que é quase nenhuma, só o peso do ferro.

Tenho cuidado para passar bem pelas bordas e para não exagerar no tempo e no calor, é como afinação de uma corda, você vem por baixo devagar até chegar no ponto certo.


AMPERX, não entendi, o vídeo com o tiozinho é com papel de etiqueta.


Abraços.
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« Responder #35 : 01 de Julho de 2017, as 00:58:54 »

A minha com papel fotografico hoje foi um fiasco. Depois com sulfite foi péssimo também. Retoquei com uma caneta suspeita e perdi a placa. Corroeu onde tinha caneta. Amanha tentarei com a folha de etiquetas. Ja separei ela aqui. O layout pra placa da fonte do tremendão do kem merece uma placa bem feita. Meu tremendão também...
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« Responder #36 : 01 de Julho de 2017, as 10:57:46 »

Bom dia a todos, Já experimentei o método citado acima pelo Ferro_Velho com papel etiqueta funciona bem, porem o ideal e aquecer a placa depois colocar o papel por cima da placa já aquecida com auxilio de um pano ir pressionando, depois e só passar o ferro no fundo da placa.

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« Responder #37 : 01 de Julho de 2017, as 11:41:14 »

Vamos somando as dicas e aplicando no método. Uma hora a gente acerta.Hoje a tarde tentarei assim.
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« Responder #38 : 01 de Julho de 2017, as 12:14:18 »

Existe um fator que precisa ser levado em conta, além do tipo do papel, do tempo, do aquecimento.  É a qualidade do toner da impressora. Geralmente toner de refill não funciona tão bem como o original.  E também com toner preto de impressora laser colorida da HP não fica bom como o de impressora só preta e branca.  E precisa configurar para fazer a impressão carregando no toner, se imprimir em modo econômico, vai pouco pó de toner e vai ficar falhado na transferência.

Eu prefiro também o papel parafinado anti aderente que fica embaixo das etiquetas, mas na falta dele, outra opção é papel couché (aquele liso de revistas coloridas, de espessura maior - geralmente usado nas capas).
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« Responder #39 : 01 de Julho de 2017, as 12:23:49 »

A minha com papel fotografico hoje foi um fiasco. Depois com sulfite foi péssimo também. Retoquei com uma caneta suspeita e perdi a placa. Corroeu onde tinha caneta. Amanha tentarei com a folha de etiquetas. Ja separei ela aqui. O layout pra placa da fonte do tremendão do kem merece uma placa bem feita. Meu tremendão também...

Olá, Casacunha :

Lamento, mas termotransferência é isso mesmo. Não funciona a contento; é preciso muita paciência e desprendimento para se chegar a um resultado com um mínimo de qualidade. Eu tentei todas as alternativas e materiais sugeridos ( e olha que sou uma pessoa habilidosa ) e, depois de gastar muito tempo, cheguei a conclusão - o resultado é sempre insatisfatório, deixando o operador na maior frustração. Transferir, transfere, mas sempre fica uma falhazinha ( claro, nas trilhas mais estreitas ) que põe o trabalho todo a perder.

Na verdade, eu não vi um só trabalho de transferência térmica que me satisfizesse - algo que resolvesse trilhas de, pelo menos, 0,5 mm e não precisasse corrigir depois de revelado. Os alunos, na escola, perdem um tempo enorme fazendo placas com esse processo e corrigindo com caneta depois; as placas SEMPRE ficam ruins - e estamos falando de cerca de uns 150 alunos por ano; não é pouca gente... Quando o dry film que eu usava ficou velho demais e não aderiu mais à placa, eu tentei fazer por termotransferência e... não prestou ( e as trilhas nem eram tão finas, 0,7 mm ). Como último recurso, devido à urgência do serviço, lembrei que temos um " mestre da termotransferência  " na escola; pedi a ele que fizesse a placa para mim. Para a minha surpresa, o resultado veio igual àquele que eu tinha obtido. Conclusão : não era inabilidade do operador; é o método em si que "não funciona" ( devido principalmente à espessura muito tênue do filme de toner ).

Eu recomendo partir direto para a tinta fastpcb ou, como eu uso, o dry film. O colega gasta um pouco mais, mas o sucesso é garantido.
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Eu dei uma olhada no ML e achei este anúncio http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-805318928-dry-film-filme-fotossensivel-fotoresistivo-pcb-pci-_JM

O vendedor diz que o produto está "enrugado", por isso, o vende mais barato. O meu dry film também está desse jeito e funciona perfeitamente ( possivelmente por causa da idade; foi adquirido em 2011 ). É uma boa chance de experimentar o certo; uma folha de 30 cm x 25 cm dá para fazer muita placa.
« Última modificação: 01 de Julho de 2017, as 12:47:37 por A.Sim » Registrado

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« Responder #40 : 01 de Julho de 2017, as 13:22:57 »

A.sim , vou pegar uma carona na sua explicação e lhe pergunto, como você faz os fotolitos?
Nos dê uma dica sobre esse assunto tão obscuro .

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« Responder #41 : 01 de Julho de 2017, as 13:49:03 »

Olá, Daniel :

Obrigado pela pergunta bem pertinente : eu uso o EAGLE para desenhar a placa. Depois, copio o desenho três vezes, orientadas no mesmo sentido, e componho uma "matriz". Depois, exporto como .bmp . Por alguma razão por mim desconhecida, o arquivo é exportado já como negativo. Imprimo em transparência com impressora jato de tinta e sobreponho os três desenhos, de forma a obter o grau de contraste necessário.
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« Responder #42 : 01 de Julho de 2017, as 13:50:56 »

Obrigado A.Sim, por abordar o assunto com tanta clareza. Eu realmente nunca me dei bem com transferencia. Vamos verificar o sistema com DryFilm. Me lembrei que ha uns 3 anos achei uma impressora jato de tinta na rua. É uma HP que usa 4 cartuchos. E me parece que da pra adaptar ela pra imprimir direto na placa,  alterando a espessura de passagem do papel e a velocidade do mesmo. Alguem conhece essas mudanças?
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« Responder #43 : 01 de Julho de 2017, as 14:09:04 »

A.sim , vou pegar uma carona na sua explicação e lhe pergunto, como você faz os fotolitos?
Nos dê uma dica sobre esse assunto tão obscuro .

At Daniel

Daniel outra técnica que eu vi o LeandroDKV e o amigo dele Thiago usarem quando fizeram uma tela de silkscreen pra mim foi assim:
- Imprimir o fotolito num papel vegetal que é translúcido, com impressora laser.
- Fazer uma "câmara" de gás com thinner evaporado e aplicar sobre a região impressa (no caso era uma vasilha de plástico com pouco thinner, tapado até o líquido evaporar e depois cobrir o papel vegetal).
- O efeito é que o toner impresso fica mais escuro ou com menos falhas bloqueando a luz que vai sensibilizar a tela.

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« Responder #44 : 01 de Julho de 2017, as 14:09:30 »

Obrigado A.sim pelo seu esclarecimento, vai ser de grande ajuda daqui pra frente.

E obrigado Xformer pela dica.

As duas são muito bem vindas.


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« Última modificação: 01 de Julho de 2017, as 14:11:27 por daniel_tubes » Registrado

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