Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 16:47:31


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Diário de Construção - Marshall Plexi 50W e mods. Up Video  (Lida 16114 vezes)
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« : 21 de Julho de 2016, as 20:55:20 »

Amigos, como uns dos primeiros posts que posto no Handmades, onde sou recém chegado, mostro minha primeira construção desde o segundo grau..... a mais de 30 anos atrás.
Resolvi começar com um Marshall dos anos 60, o que para meu nível de conhecimento e experiencia em construção e montagem de eletrônicos era quase uma loucura, mas cavalo apertado, anda.

Como fã do Hendrix e do Led, descobertos por mim depois de ir para o lado negro da força, pois antes eu era adepto somento ao mundo dos graves, resolvi construir meu primeiro Marshall.
A dúvida cruel, era entre um Marshall JMP 50W 1968 (conhecido como PLEXI, em razão da frente (face plate) ser de plexiglass, ao contrário dos anteriores e posteriores a 69, que eram de alumínio), ou se construia um JTM45, onde além de alguma diferenças no projeto de pré, a retificação é feita por válvula, sendo que nos mais novos a retificação é feita por diodo.
De todo modo, pesquisei muito e resolvi começar a ação.
Comecei fazendo o chassi do amplificador, que tem exatamente as mesmas medidas nos dois modelos, 17' x 6,5' x 2,5'. A diferença básica entre eles é que no JTM o chassi é de alumínio, no JMP é de aço.
Já que a idéia é fazer o amplificador o mais vintage possível, parti pro alumínio.
Descobri em BH uma loja onde cortaram e dobraram o chassi na hora.... show, e barato perto do custo de comprar um pronto ou fazer um de aço a lazer.
Na década de 60 nenhum era cortado a lazer, então fiz no feijão mesmo.

« Última modificação: 05 de Dezembro de 2016, as 16:13:42 por Paulorpcf » Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #1 : 21 de Julho de 2016, as 21:01:34 »

Acompanhando, pois estou também na correria pra montar um Blackface Princeton Reverb e me interessa toda experiência que eu puder presenciar !  Smiley

A propósito, belo chassi! Onde eu moro não encontrei um local eficiente que fizesse um, mas vou continuar procurando, afinal Sampa é enorme  Roll Eyes
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #2 : 21 de Julho de 2016, as 21:04:00 »

Componentes comprados na multicomercial, transformadores encomendados, placa comprada e capacitores axiais no José Silveira, mesmo assim não achei online os cabos com isolamento mínimo de 600V, só de 300V.
Telefonei para um monte de lugar e nada.
Resolvi passar em uma loja de material elétrico em BH e, estavam lá, cabo flexíveis 0.5mm (awg20) com isolamento de 750V.
Comprei um monte, mas faltou cabo roxo e laranja, previstos nos projetos da metropoulos.... paciência...



-----
Depois de decido por montar um Plexi 68 ou 69 chegaram os componentes que comprei na Multicomercial, além da placa feita por encomenda de fenolite com turrets:





-----
Fiz um mocup da placa, para acertar as perninhas do componentes, ver se cabia tudo, e também por causa da ansiedade...


-----
Os transformadores chegaram depois de longa espera... ai pude cortar o chassi com serra copo e furadeira, brocas segas no alumínio é loucura.
Mas para primeira construção até que ficou bacana.


-----
Voltando a placa de componentes, fiquei um pouco desapontado com a aparência dos resistores (corrigido pois tinha digitado capacitore) de filme metálico de 1W, um mosquitinho na placa....

Apelei e comprei tudo de 3 W ou de 2 W... menos os de 1M, que não achei em BH.



Cometi dois erros na placa, mas comento eles no futuro.

-----
Acompanhando, pois estou também na correria pra montar um Blackface Princeton Reverb e me interessa toda experiência que eu puder presenciar !  Smiley

A propósito, belo chassi! Onde eu moro não encontrei um local eficiente que fizesse um, mas vou continuar procurando, afinal Sampa é enorme  Roll Eyes

Diego, tive o mesmo problema aqui, mas resolvi fazer eu mesmo o meu. Devo fazer alguns em breve no corte a lazer, questão de dias, se te interessar me fale.

-----
Chegados os transformadores, que foram perdidos pelo correios......  Toma na Cabeça , resolvi montar um mocup deles e fotografar.... ansiedade forte batia naquele momento.


-----
Seguindo na montagem, testei vários parafuso diferentes, além de começar a montagem da fiação, instalar os potenciômetros, jacks, soquetes de valvulas e etc.


« Última modificação: 24 de Julho de 2016, as 15:39:03 por Paulorpcf » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #3 : 22 de Julho de 2016, as 09:58:45 »

Legal Paulo!!! Estou montando um Plexi também, sobre o chassis, você tem as medidas e posicionamentos dos furos? Vou mandar fazer um aqui em uma empresa na minha cidade e falta só terminar as medições no Corel.

Abraços.
Registrado
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #4 : 22 de Julho de 2016, as 10:32:49 »

Os transformadores foram comprados aonde?
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #5 : 22 de Julho de 2016, as 14:57:03 »

Vamos lá.

Adriano_Passos, os transformadores comprei de George Luthier, de Curitiba, mais para frente falo um pouco mais sobre eles.

Eletric Effects, este chassis eu fiz todo a mão, o próximo, que sai em breve, deve ser cortado a lazer numa metalúrgica, esta semana termino o corel.
Devo fazer alguns para cobrir os custo, e se o valor ficar acessível disponibilizo eles em breve.

Dando andamento, fiquei por dois ou três dias até as 3 da manhã montando o Plexi, marinheiro de primeira viagem é assim. As veze faltava algum componente, parafuso, arruela.... tinha de alargar furo... No p´roximo já começo bem mais preparado.

Na saga de comprar fios, acabei achando uns com isolamento de 1000 V de silicone, gastei uma grana neles, refiz toda a fiação da placa e montei toda a elétrica.










-----
E terminei....



Bom, ai começaram os problemas.....

-----
Falo deles daqui a pouco, mas aproveito para mostrar o gabinete que fiz, nas medidas do original:



Bem como a caixa com dois falante pedrone, usando um projeto muito interessante em termso sonoros e de portabilidade:

« Última modificação: 22 de Julho de 2016, as 15:03:36 por Paulorpcf » Registrado
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #6 : 22 de Julho de 2016, as 15:10:52 »

Fio grosso demais, não precisava tanto.
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #7 : 22 de Julho de 2016, as 15:18:20 »

Ao ligar o amplificador pela primeira vez, após descobrir a falta de um fio entre o pino 6 das EL34 e o Choque, tudo parecia ok, sem fumaça, sem explosão..... Smiley mas com uma barulheira medonha!!!!

Putz..... Sad

Com instrução do Fernando da Cestariamps, descobri que não devia ter usado pasta de solda..... Lips Sealed , nem sabia que existia pasta de solda que não pode ser usada em eletrônicos.... Sad.
Desmontei tudo novamente para limpar a pasta toda, uma vez que cotonete com isopropílico não resolveu.
Desmontei tudo  mesmo.







Retirei todos os componentes da placa, removí toda a solda dos componentes, dos soquetes de valvulas, tudo:




  

-----
Adriano, eu sei, mas segui o projeto inicialmente, depois troquei para os cabos com isolamento de silicone, lindos, mas mais grossos ainda...falo deles daqui a pouco.



-----
Depois de tudo limpo, remonte, testei, não gosteii e desmontei tudo novamente.
 Sad
O Ruido não ia embora de modo algum. Roll Eyes
A pasta de solda (minha culpa, minha máxima culpa) corroeu até os potenciômetros....

Troquei os cabos de silicone pro outros que já tinha comprado, uma vez que os de silicone são bonitos, mas não tem aparência vintage, que é importante para mim, além de serem muito grossos, de não ter efeito memória de posição e dificultar conformá-los para evitar interferência.

Mesmo depois de tudo remontado pela terceira vez, o ruido estava lá:

https://youtu.be/TCUw8rtNk3A
https://www.youtube.com/watch?v=TCUw8rtNk3A#t=38

Se alguém souber como incorporar o vídeo, agradeço.
  

-----
Depois de muito quebrar a cabeça, trocar todo o aterramento, fazer esquema de aterramento estrela, descobri que fui traido por um erro já no mockup, montei e liguei um capacitor de 500pF no terra, quando deveria ser paralelo ao resistor de divisão de sinal.

http://img.photobucket.com/albums/v335/LBR_Galland/IMG_1058%20anotada.jpg

Refiz tudo novamente:



Troquei os cabos por blindado na área do pré amplificador, troquei componentes por outros de mesmo valor, fiz versões diferentes sem capacitor de catodo na V2... retirei capacitor de filtro no canal I, o agudo, mudei a barra de aterramento de lugar (é buss ou buzz???) ....



« Última modificação: 22 de Julho de 2016, as 15:45:03 por Paulorpcf » Registrado
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #8 : 22 de Julho de 2016, as 15:45:35 »

Cara, o fios que vão para o soquete das valvulas de pré são fios blindados? Digo isto por que alguns não devem ser, no projeto já mostra quais devem ser, se você blindar todos da problema de ruido. Ai os fios que são blindados a malha do terra tem que ser aterrada só um 1(uma) das extremidades, se você aterrar as duas pontas vai amplificar o som, já aconteceu comigo.
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #9 : 22 de Julho de 2016, as 15:59:04 »

Blindados aterrados só de uma lado.
Não resolveram o problema, nem amenizaram.
No projeto original não há nenhum cabo blindado.

Registrado
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #10 : 22 de Julho de 2016, as 16:13:52 »

Assim, eu retiraria os cabos blindados, somente cabo de sinal que sai do input e vai para a entrada da valvula V1, ai naquele esquema, so um lado da malha do cabo é aterrada. Depois de fazer todas as trocas, vc pode fazer um teste de sinal seguindo o esquema do amplificador, tipo um injetor de sinal, e vai testando, vai chegar uma hora que vai aparecer o ruido, ai você vai saber qual estagio do circuito esta com problema. Tome cuidado ao mexer no amplificador ligado, já tomei alguns choques por descuido, e não é nada agradavel. Boa sorte!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 22 de Julho de 2016, as 18:24:14 »

A pasta de soldagem contem ácido que ajuda a limpar a oxidação nas superfícies que vão ser soldadas. É mais usada em soldagem de fios elétricos (emendas) mas depois precisa ser bem limpos com pano e álcool. E se usa barrinhas de solda (estanho) grossas e com ferros de solda bem potentes 
Na soldagem de circuitos eletrônicos, a solda geralmente vem em fios que tem fluxo resinoso no meio, então geralmente não é necessário outro produto para ajudar a soldagem (limpe os terminais dos componentes com palha de aço fina ou lixa fina, antes de soldá-los).  Se mesmo assim quiser um produto que ajude na soldagem, compre breu (resina) que se vende em pedrinhas (amarelas) em casas de materiais de construção. Ele diluído em álcool isopropílico forma uma pasta de solda que ajuda na soldagem (passe um pouco no fio ou na região da soldagem), ou mesmo use a pedrinha (que derrete com o calor do ferro) no momento da soldagem.  Depois passe o paninho com álcool para limpar a soldagem.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #12 : 22 de Julho de 2016, as 18:58:07 »

Paulorpcf

Me parece que você está fazendo tudo muito apressadamente e sem método.  Roll Eyes

A sua primeira montagem estava boa, não deveria ter desmontado tudo de novo antes de descobrir qual era o defeito. Já que você está nos mostrando sua montagem, espere também por ajuda dos colegas, pois sempre aparece uma ideia que pode resolver seu problema.

Desmontar o circuito sem encontrar o defeito tem duas desvantagens; 1) Você nunca vai saber o que causou o primeiro defeito. 2) A chance de errar novamente é maior, visto que você começa a ficar mais ansioso.  Tongue

Uma pergunta: o ct do circuito dos filamentos estava aterrado?

Abs
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, as 22:29:14 por Matec » Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #13 : 22 de Julho de 2016, as 19:19:34 »

Amigos, agradeço a ajuda de todos, mas vou seguir com a saga....

Desmontei a primeira e segunda vez para limpar a porcaria da pasta de solda.... gastei muito tinner e isopropílico nele!!!
Os 2 potenciômetros de volume e o de presence foram trocados.... ficaram muito ruidosos, mesmo depois de limpos.
Depois de abertos, apresentavam oxidação onde entrou pasta.... depois de um tempo é que ví que estava escrito na pasta de solta que esta era INAPROPRIADA para solda em eletro/eletrônicos....
Se não pode ser usada em eletro/eletrônicos serve para soldar o que? cano de cobre? E olha que comprei em casa de eletrônica.

Bom, mas voltando a montagem, coloquei capacitores de desacoplamento de .47uF nas linha de HT da ponte retificadora, aterrei a alimentação dos filamentos por com resistores de 100K (sem bem me lembro), como no projeto do Plexi 1987X, que são reedições dos 1987 originais.... Houve muita melhora mas sem solução.

Depois de conversar com os amigos José Silveira (fornecedor de componente e técnico)e LBorges (do forum contrabaixobr), chegamos a conclusão que o ganho estava muito, muito alto.
Havia a possibilidade de trocar uma válvula do pré por outra de menor ganho, mas acabei voltando ao Fernando da Cestari que fez uma modificação no circuito, drenando um pouco do ganho excessivo para o aterramento e acabou com quase todo o ruído.
Depois disso, fiquei mais aliviado...
Apesar de ter montado tudo como o projeto, estudando sobre o assunto pela internet, descobri que o ganho das válvulas atuais é maior que os da época do projeto.......

 

-----
Bom, agora já tinha um Plexi handmade, ponto a ponto, com aparência original, e funcionando a contento..... precisava de um gabinete decente e também com aparência original.

Como já postei anteriormente, tinha um quase pronto, mas não achei o Tolex para comprar no Brasil, só curvim.... também não achei o piping dourado, que descobri que se chama VIVO nas lojas no Brasil, sendo que só achei Branco, preto e multicoloridos. Um plexi com piping laranja não era opção. Batendo Cabeça

Resolvi fazer um gabinete Custom, com madeiras brasileiras de lei.
Tentei uns fabricantes pela internet, mas ou não responderam, ou quando o fizeram já era tarde.
Busquei a ajuda de um amigo cujo pai é marceneiro das antigas, faz móveis rústicos.
Depois de muita conversa, me falou que tinha alguns restos de madeira de muito anos atrás... alguns retalhos.
Me mostrou um retalho de vinhático cortado quartersaw..... que depois de trabalhado me daria o efeito flamed que eu queria... Legal!
Combinamos o valor e ele começou o serviço.



Poucos dias depois me falou que não conseguiria fazer o gabinete pois não daria para fazer todas as faces com a madeira disponível.
Voltei lá e conseguimos um toco de Jacarandá da Bahia.... putz.... deve ter sido toco de vaca coçar sa costas no Brasil colonial.... merecia ser uma escala de guitarra... não a frente do meu pobre Plexi....
Como não tinha outra opção melhor, virou.

« Última modificação: 22 de Julho de 2016, as 19:32:57 por Paulorpcf » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #14 : 22 de Julho de 2016, as 20:00:30 »

Paulorpcf

Eu estou enganado. A montagem é antiga e a postagem é que é nova. Porém ainda estão valendo os meus pitacos.

Em todo caso seria bom que você nos desse as coordenadas dos defeitos e das soluções detalhadas (para possíveis novas montagens).


.... depois de um tempo é que ví que estava escrito na pasta de solta que esta era INAPROPRIADA para solda em eletro/eletrônicos....
Se não pode ser usada em eletro/eletrônicos serve para soldar o que? cano de cobre? E olha que comprei em casa de eletrônica.


Canos de cobre e calhas de telhado. Agora nem para isso se utiliza mais... Roll Eyes

 Smiley
« Última modificação: 28 de Abril de 2018, as 04:11:41 por Matec » Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.065 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal