Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 05:37:29


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Montagem Head baixo 250W  (Lida 33665 vezes)
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #15 : 18 de Outubro de 2016, as 22:47:32 »

esse é o esquema original do GK 400RB , nele tem as referencias de tensões medidas.


-----
no original tem o circuito de buffer entre a placa de pré e power, e mesmo montando esse circuito ainda o ganho ficou muito abaixo do esperado utilizando o power básico do video rockola de 200W.
a unica solução que encontrei foi como disse, removendo tudo e colocando um circuito basico de buffer usando um TL071
« Última modificação: 18 de Outubro de 2016, as 22:56:14 por edyguitar » Registrado
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #16 : 18 de Outubro de 2016, as 22:52:49 »

Esse CI U4 que se vê nesse último esquema funciona como uma chave, acionada por um pedal. Ele funciona como se fosse um pedal boost externo. Poderia ser feito de outra maneira. Mas assim fica mais "bunitinho".  Cheesy

Abs

Nossa, bem diferente  Cheesy



Obrigado Edy, realmente a saída está bem próxima, mas o que aconteceu foi essa atenuação da perna positiva do capacitor para a negativa, antes mesmo de ir para o potenciômetro, por isso achei bem estranho.

-----
Obrigado pelas dicas Edy, no power que vou usar tem um ganho antes do power em si, acho que através desse ganho da para arrumar esse problema. Outra coisa é que vendo no manual do GK os testes feitos foram com os potenciômetros todos no 10, depois vou testar com as mesmas condições para ver o comportamento.
« Última modificação: 18 de Outubro de 2016, as 23:02:05 por castrodga » Registrado
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #17 : 09 de Dezembro de 2016, as 14:26:03 »

Boa tarde pessoal, estou com um problema na fonte da potência. O projeto pede um capacitor eletrolítico de 6800u/80V e não estou achando esse capacitor em lugar nenhum, teria algum problema usar um de 4700u? Ia afetar o desempenho do amplificador?

Foto da fonte:



Grato
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #18 : 09 de Dezembro de 2016, as 15:03:28 »

perde um pouco nos graves, mas nada muito exagerado, eu sugeria colocar 4 de 4700uF mas caso a placa já estiver pronta e o espaço pros capacitores for de 35mm de diâmetro pode colocar 2 de 10.000uF
Registrado
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #19 : 09 de Dezembro de 2016, as 15:53:22 »

perde um pouco nos graves, mas nada muito exagerado, eu sugeria colocar 4 de 4700uF mas caso a placa já estiver pronta e o espaço pros capacitores for de 35mm de diâmetro pode colocar 2 de 10.000uF

Pior que a placa já está pronta, devia ter olhado isso antes  Batendo Cabeça
Registrado
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #20 : 03 de Janeiro de 2017, as 19:24:53 »

Boa noite, venho trazer noticias da montagem e pedir ajuda novamente  Toma na Cabeça

Ontem terminei de montar a placa da potência, e quando fui ligar o amplificador, ele liga porém 1 segundo depois o fusível já abriu. Hoje testei o transformador ligado sem carga nenhuma e ele está com as tensões no secundário, então acho que está tudo certo com ele.

Os transistores de saída 2sc3858 e 2sa1494 eu retirei da placa e testei continuidade neles, um dos PNP e um dos NPN estão totalmente em curto, já os outros não. Porém o estranho é que na placa todos os 4 estavam em curto.
Dando uma geral na placa (tinha conferido tudo antes de ligar) está tudo certo.

No dissipador usei isolante silglass e pelo menos contato elétrico não estava dando.

Alguma ideia do que possa ser? Devo trocar também os outros transistores?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #21 : 03 de Janeiro de 2017, as 20:03:18 »

Olá castrodga

Existe uma LEI para evitar que coisas como as que ocorreram com seu amplificador aconteçam.  Cry

O uso de Lâmpada em Série em testes com qualquer equipamento novo ou que esteve em conserto. Em especial amplificadores acima de 10W, transistorizados ou valvulados. Shocked

Agora, pra que se possa ajudar, você precisa postar o esquema do amplificador e fotos da PCB, lado das trilhas e lado dos componentes.

Aí sim, a ajuda poderá ser proveitosa Undecided

Abs
« Última modificação: 16 de Abril de 2017, as 21:32:03 por Matec » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #22 : 03 de Janeiro de 2017, as 20:47:42 »

Olá, Matec :

O esquema é esse aqui http://construyasuvideorockola.com/proyect_amp250w_01.php

Mas, pasmem, ele tem alguns errinhos. Vamos ver ?

a) Os transistores de proteção de sobrecorrente nunca entram em operação, pois os resistores de 220 ohms que vão às bases dos transistores 2N5551 / 2N5401 estão ligados no lado errado dos resistores de emissor de 0,22 ohms ( eles devem ser ligados no lado ligado aos emissores dos transistores de saída ).

b) A tensão de base do 2SA940 ligado à linha de B- ( o de "baixo" ) deve ser negativa.

c) Esse amplificador é classe C ( bem, classe B com um tremendo crossover ). Os transistores de saída não recebem nenhuma polarização quiescente. A tensão entre coletor e emissor do multiplicador de Vbe ( 2SD669 ) é de apenas 1 V, o que faz com que o par driver 2SC2073 / 2SA940 fique no limiar da condução e os transistores de saída fiquem cortados. Os valores de tensão indicados no esquema ( 0,7 V e (-)0,7 V ) para as bases do par 2SC2073 / 2SA940 não fecham com o valor calculado para o multiplicador de Vbe ( ( 510/1200 +1 ) x 0,7 = 1,00 e, não, 1,4 V ).

« Última modificação: 03 de Janeiro de 2017, as 20:56:10 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #23 : 03 de Janeiro de 2017, as 21:27:13 »

Olá A.sim

Eu queria que os colegas que pedem ajuda se acostumassem a postar o esquema já no post de pedido, pois é uma M.@.# ficar caçando esquemas nesses sites por aí (e nesse em particular... Bufando )   (Você acredita que ainda não achei o link do esquema na página?  Bufando ).

Quanto aos erros que existem no esquema, é outro problema dos novatos. Olham a potência prometida e já partem para a execução. Confiam demais no autor. Fazem o amplificador e depois têm que refazer tudo, ou no mínimo fazer correções no equipamento já montado.

Pelo que você descreveu, o ampli é ruim por erros básicos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Opa depois de 1 hora achei o link do pdf, (juro que não estava lá da primeira vez  Cheesy ).




Bem agora olhando o esquema e comprovando o seu Diagnóstico (sim o esquema está errado no posicionamento do circuito de proteção, mas no layout está correto).

Bias baixo demais = classe B = distorção de crossover = som ruim em baixos volumes.

Também posso ver que esse circuito é um que possivelmente oscila fácil. Muitos capacitores Miller no amplificador de tensão e nenhum capacitor para o corte de altas frequências no Circuito Integrado, ou seja: os bois empurrando o carro = oscilação: o que provavelmente torrou a saída.

Também não é legal esse sistema de excitação dos amplificadores de tensão: qualquer diferença entre a filtragem do +B e o -B e vai sobrar humming na saída.

Eu não indicaria um amplificador como esse para iniciantes. Não mesmo

Abs
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2017, as 22:00:41 por Matec » Registrado
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #24 : 04 de Janeiro de 2017, as 09:59:22 »

Olá castrodga

Existe uma LEI para evitar que coisas como as que ocorreram com seu amplificador aconteçam.  Cry

O uso de Lâmpada em Série em testes com qualquer equipamento novo ou que esteve em conserto. Em especial amplificadores acima de 10W, transistorizados ou valvulados. Shocked

Agora, pra que se possa ajudar, você precisa postar o esquema do amplificador e fotos da PCB, lado das trilhas e lado dos componentes.

Aí sim, a ajuda poderá ser proveitosa :-

Abs

Olá Matec, pois então, o pior é que eu sei disso, acho que foi a empolgação do músico que passou por cima da paciência  Batendo Cabeça

Segue as fotos:





-----
Olá, Matec :

O esquema é esse aqui http://construyasuvideorockola.com/proyect_amp250w_01.php

Mas, pasmem, ele tem alguns errinhos. Vamos ver ?

a) Os transistores de proteção de sobrecorrente nunca entram em operação, pois os resistores de 220 ohms que vão às bases dos transistores 2N5551 / 2N5401 estão ligados no lado errado dos resistores de emissor de 0,22 ohms ( eles devem ser ligados no lado ligado aos emissores dos transistores de saída ).

b) A tensão de base do 2SA940 ligado à linha de B- ( o de "baixo" ) deve ser negativa.

c) Esse amplificador é classe C ( bem, classe B com um tremendo crossover ). Os transistores de saída não recebem nenhuma polarização quiescente. A tensão entre coletor e emissor do multiplicador de Vbe ( 2SD669 ) é de apenas 1 V, o que faz com que o par driver 2SC2073 / 2SA940 fique no limiar da condução e os transistores de saída fiquem cortados. Os valores de tensão indicados no esquema ( 0,7 V e (-)0,7 V ) para as bases do par 2SC2073 / 2SA940 não fecham com o valor calculado para o multiplicador de Vbe ( ( 510/1200 +1 ) x 0,7 = 1,00 e, não, 1,4 V ).


Olá A.Sim,

No caso a), como o Matec falou, esse é um erro do esquemático, conferi também o layout e no layout os resistores de 220 vão para o emissor dos transistores.

b)Realmente faz sentido o que você constatou, mas será que não é um erro do esquemático também? Depois vou fazer a medições para conferir se essa tensão está positiva mesmo.

c)Tem algum jeito de corrigir esse problema?

Olá A.sim

Eu queria que os colegas que pedem ajuda se acostumassem a postar o esquema já no post de pedido, pois é uma M.@.# ficar caçando esquemas nesses sites por aí (e nesse em particular... Bufando )   (Você acredita que ainda não achei o link do esquema na página?  Bufando ).

Quanto aos erros que existem no esquema, é outro problema dos novatos. Olham a potência prometida e já partem para a execução. Confiam demais no autor. Fazem o amplificador e depois têm que refazer tudo, ou no mínimo fazer correções no equipamento já montado.

Pelo que você descreveu, o ampli é ruim por erros básicos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Opa depois de 1 hora achei o link do pdf, (juro que não estava lá da primeira vez  Cheesy ).




Bem agora olhando o esquema e comprovando o seu Diagnóstico (sim o esquema está errado no posicionamento do circuito de proteção, mas no layout está correto).

Bias baixo demais = classe B = distorção de crossover = som ruim em baixos volumes.

Também posso ver que esse circuito é um que possivelmente oscila fácil. Muitos capacitores Miller no amplificador de tensão e nenhum capacitor para o corte de altas frequências no Circuito Integrado, ou seja: os bois empurrando o carro = oscilação: o que provavelmente torrou a saída.

Também não é legal esse sistema de excitação dos amplificadores de tensão: qualquer diferença entre a filtragem do +B e o -B e vai sobrar humming na saída.

Eu não indicaria um amplificador como esse para iniciantes. Não mesmo

Abs

Olá Matec, peço desculpas por não ter colocado o esquema na mensagem, é porque ele estava na primeira página do tópico.

Bom, quanto a confiar no autor, realmente, também porque eu estou sem tempo e precisava de um projeto "pronto", tanto é que pesquisei vários e pelo que me indicaram esse era um bom projeto. Porém, agora dei uma desanimada com todos esses problemas Sad

Realmente esse não é um amplificador simples, mas nessa altura do campeonato vou ter que me virar para fazer ele funcionar, não sei se compensa partir para outro projeto.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2017, as 10:27:58 por castrodga » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #25 : 04 de Janeiro de 2017, as 13:57:56 »

Olá, colegas :

a) na verdade, eu olhei apenas o esquema; não verifiquei o layout. Que bom que lá estava certo.

b) é só anotar no esquema o sinal (-).

c) dá para corrigir, sim; é só alterar o divisor resistivo da base do 2SD669. Substitua o resistor de 1,2 k ohms pela associação série de um resistor de 150 ohms com um trimpot de 1k ohms. Com isso, a tensão no multiplicador de Vbe poderá ser variada de ~1 V ( aproximadamente como está ) até 3,1 V o que permitirá vencer as duas quedas Vbe ( driver e saída ) e ainda proporcionar alguma corrente quiescente nos transistores de saída ( 3,1 - 4 x 0,7 = 0,3 e 0,3 / (2 x 0,22) = 680 mA - é muito, mas tem ajuste ). Deve-se primeiro fazer o amplificador funcionar com o trimpot na resistência máxima ( corrente quiescente ~zero ) e, depois, atuar no trimpot até que a queda nos resistores de 0,22 ohms dê algo em torno de 11 mV ( 50 mA de corrente quiescente ) ou outro valor que melhor agrade.

d) o uso do TL071 no estágio de pré-amplificação é um exagero. E ele ainda está sendo usado em laço aberto ( o laço é fechado com realimentação global )... é muito ganho para um amplificador de áudio !
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2017, as 20:46:34 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #26 : 04 de Janeiro de 2017, as 15:18:26 »

Olá A.Sim,

Obrigado pela ajuda, estou pensando em testar o amplificador com o par de transistores que não queimou somente, antes de testar ele completo. Antes disso, testar os valores das tensões na placa sem os transistores. A solução do item c) pode ser aplicada com somente um par de transistores ou só para o amplificador final?
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #27 : 04 de Janeiro de 2017, as 20:44:00 »

Olá.

A solução do item ( c ) vale para o amplificador com os quatro transistores, ou só dois, se quiser.

Quanto a testar o amplificador, sugiro colocar um resistor de 100 ohms x 10 W no lugar de cada um dos fusíveis de +B / -B para limitar a corrente e evitar novas queimas. Com os resistores, dá para testar o amplificador e verificar as tensões quiescentes sem medo de queimar os transistores de saída.
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2017, as 20:45:38 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #28 : 05 de Janeiro de 2017, as 17:57:37 »

Olá

Só pra finalizar minha "avaliação" sobre esse esquema de power; fui fazer uma simulação e descobri que há um erro no projeto muito mais sério que oscilações em alta frequência. O amplificador não é estável em DC, o que pode fazer com que "trave" a saída, ou em +B ou -B, e leve à imediata destruição dos transístores de saída, falantes e fonte.  Cry

Não tem como garantir o bom funcionamento desse amplificador. Bufando

De modo que o melhor é partir para outro projeto de power que seja já aprovado, sem haver surpresas escondidas.  Batendo Cabeça

Tem alguns Powers Prá lá de testados que vou mostrar mais tarde.

Abs
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #29 : 05 de Janeiro de 2017, as 18:40:05 »

Olá, Matec :

O amplificador é estável em DC, sim. A fase da realimentação está correta. Notaste que ela entra na entrada (+) do operacional ?

Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal